Cursed

Cursed Frank Miller

Resenhas - Cursed – A Lenda Do Lago

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafyscreve 04/02/2024

Uma releitura que podia ser original
De verdade, não entendi o motivo de fazerem uma releitura da história do Rei Arthur sem nenhum dos pontos que fazem a história do Rei Arthur ser o que é.
Não me entendam mal, o livro é muito bom. Os personagens são bem construídos, a narrativa vai se tornando mais e mais complexa conforme a história vai passando e as últimas 50 páginas são um frenesi de eventos que deixa a gente com ansiedade - de um jeito agradável.
Ainda assim, o fato de ser um releitura me fez imaginar que teriam mais eventos justificando a inspiração, os quais não existem e chegam a se afastar pra bem longe do material ?original?.
O livro não chega a terminar em um cliffhanger, mas mantém o final aberto, e considerando que o livro já foi publicado há alguns anos, me pergunto se veremos o fim da história?
Eles podiam só ter escrito um livro original.

Victor Oliveira 30/08/2023

Cursed - A lenda do lago
O fato de ter a participação do Frank Miller no livro já me chamou a atenção e ele não me decepcionou.

Essa releitura das lendas Arthurianas é ótima. Têm uma vibe The Witcher que gostei bastante. Além das questões políticas/conspiratórias que Frank costuma por em suas obras.

O final deixou pontas soltas para uma possível continuação, que eu espero sinceramente que saia em breve.

Carolinah 16/06/2023

Gostei
Não tenho muito oque falar mas gostei bastante desse livro. Eu vi a série também e vi que tinham bastante diferenças, o que é normal nas adaptações mas algumas a série me chamaram bastante a atenção. Enfim, achei uma leitura ótima, mas eu demorei bastante Kakakakaka

EGBraga 09/06/2023

Boa Proposta | Péssima Execução
O enredo apresenta uma proposta densa e madura, com histórias secundárias de igual potencial, em especial por revigorar a lenda do rei Artur usando a Dama do Lago como ponto central da trama. No entanto, há inconsistências substanciais não apenas na forma como é escrito, mas sobretudo no desenvolvimento dos personagens.

Em "Cursed: A Lenda do Lago", é possível notar picos de estilo narrativo, além da completa ausência de transição entre eles. É clara a predileção por estruturas de parágrafos e diálogos simples, mas há blocos rebuscados e carregados de pesada reflexão. Acredito que tal escolha técnica seja uma tentativa falha de unir uma proposta elaborada a um público alvo mais jovem. No entanto, corroborou para impedir o desenvolvimento de uma identidade literária à obra, transmitindo uma sensação de estranheza durante a leitura.

O efeito obtido é ainda mais desastroso quando associado à fraca personalidade de Nimue. Inicialmente retratada como uma jovem imprudente, obstinada e corajosa, a personagem principal conserva seu cerne durante toda a história, faltando com bom senso em várias ocasiões. Algo que, definitivamente, quebra todas as expectativas de um arco decente de personagem, pois houve pouquíssimo desenvolvimento.

Além disso, é preciso destacar que estamos falando de uma personagem feminina. O arco da heroína envolve diversas questões, como aceitar a si, sua missão e se inserir ativamente na resolução da problemática por uma decisão própria. O que vemos em "Cursed: A Lenda do Lago" é o oposto. Nimue é incitada e persuadida durante toda a história por terceiros, como Morgana e Merlin. Além disso, é Artur quem a impede de colocar em prática ideias absurdamente infantis ou desprovidas de bom senso, como se a personagem principal não fosse capaz de agir sozinha.

Os poucos personagens bem trabalhados são o Monge Choroso e Artur, que carregam angústias com as quais o leitor facilmente consegue simpatizar, além de terem se desenvolvido muito bem no decorrer do enredo. Infelizmente, é provável que esse panorama deva-se ao fato de serem personagens masculinos tradicionais cujos arcos são explorados com frequência em numerosas obras. Especificamente em relação a Arthur, consegui até mesmo tragar o romance entre ele e Nimue, embora desaprove por completo a posição que lhe foi designada no arco da personagem principal.

No mais, o livro não possui descrições muito elaboradas, mas não é como se fossem necessárias visto que a obra é rasa em conteúdo prático. Portanto, as que foram feitas bastam ao entendimento. Mas, talvez para atenuar esse déficit, foram adicionadas algumas ilustrações, que eu não gostei. Além do estilo que é um tanto desagradável aos meus olhos, considero também não ser o ideal para obras de fantasia medieval. Os traços pesados não evocam a ilustrações clássicas do período e parecem, em alguns momentos, não condizer com o que fora descrito dos personagens.

Por fim, de maneira geral, "Cursed: A Lenda do Lago" é um bom exemplo de como a melhor das propostas pode dar errado quando mal executada. Arrisco até mesmo a dizer que faltou polimento em uma das releituras mais incríveis que pude acompanhar da lenda do rei Artur. Assim, tenho certeza de que, adicionando umas boas doses de seriedade e técnica, seria um livro de grande sucesso.

site: https://egbraga.tumblr.com/

Gian 10/04/2023

Uma ótima pedida para quem gosta de cenários, batalhas e época medieval. O tipo de livro que lembra muito a saga The Witcher!
A história gira em torno de uma garota chamado Nimue, onde a mesma herda uma espada mágica ,de sua mãe, que possui um poder de tornar quem a empunha "imbatível" com a condição de procurar e entregar a mesma ao feiticeiro Merlin!
Uma narrativa muito fluida, cheia de ação e aventura!

Bagii 06/03/2023

Cursed - A lenda do lago
Foi uma leitura extremamente entediante e muitas vezes confusa, muitos personagens narraram a história e eu acho isso desnecessário, o desenvolvimento da história pra mim foi algo muito chato e eu realmente tive que empurrar com a barriga só para poder ver a série e poder comparar os dois.

Costa 26/01/2023

Esperava mais
Assisti a série primeiro e apesar de ter uma história boa, achei meio confusa e o mesmo aconteceu com o livro. No geral é bom, mas teria sido melhor se fosse mais extenso e talvez dividido para dar um contexto melhor pros acontecimentos.

Juliaa; 26/01/2023

bonzinho
Eu esperava mais, amei o livro e comecei muito entusiasmada mas lá para o meio desanimei um pouco, é muito enrolado.

É um bom livro para passar o tempo, e a Nimue é uma ótima protagonista, acompanhar o seu amadurecimento foi lindo mas tinha muitas vezes que acontecia uma coisa e depois de um tempo deixavam isso para lá e depois voltavam... muito enrolado.

Não gostei muito do final e esperava mais, agora vou pra série pra ver se é boa

Izabela 16/01/2023

Aventura um pouco envolvente, muitas lutas. A importância da família, de um clã ou de iguais é muito presente.

Ju 21/11/2022

Esqueci de fazer a resenha então vai ficar aquela beleza?
Esse livro é inspirado na lenda do Rei Arthur e, como todos aqui sabemos, tem a série lá na Netflix (não assisti e não faço a mínima ideia se é boa ou não). Bem, esse livro é bom. Eu real gostei dele. Mas infelizmente, com os capítulos curtos e como toda a hora trocava os pontos de vista não conseguia fluir com a leitura. Isso me resultou em demorar mais de 1 ano (com vários meses em "pausa" desse livro) para terminá-lo. Enfim, o final dele também foi bem "do nada". Digo isso porque se vc não conhecia tão aprofundado a lenda do Rei Arthur, daí vc n entende mesmo? Tive que dar uma procurada na lenda pra entender (pesquisa rápida você já encontra). Mas no final deu tudo certo e é isso que importa. Dei umas estrelinhas a menos porque a leitura n fluia e peguei um leve ranço?

Emily.Medina 06/08/2022

Gostei da forma em que colocaram a espada na vida da Nimue e a nova vida que lhes foi dada, totalmente diferente e empolgante.

ferngeov 13/06/2022

Esperava mais
Comecei com um pique energético, e acabei vendendo o início de uma ressaca literária. As ilustrações pecam um pouco já que umas a personagem morena parece loira. Final desanimador.

Matheus.Giovanazzi 17/11/2021

Gente eu achei os desenhos tenebrosos, não que eu seja um artista plástico pra opinar, mas não entendi o conceito. A premissa do livro é boa, a execução nem tanto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5