Modern Love

Modern Love Daniel Jones

Resenhas - Modern Love

Gabs. A 04/04/2022

Melancolic love.
Não gosto de tripudiar as leituras que faço, justamente por acreditar que todo livro tem o seu leitor.

Mas logo de início, esse título foi meio problemático, para um livro se vende como sendo de crônicas de amor, falta muito amor por aqui.

Ok, até que isso é perdoável né?

Mas algumas das histórias são tão chatas e tão desinteressantes que larguei a leitura por um bom tempo, até tornar a ter coragem para finaliza-la.

Vários momentos me deixaram bem perplexa - a exemplo da mulher, que amava o marido muito mais do que seus filhos (4 crianças) afirmando orgulhosamente que eles eram apenas pequeninos satélites, meros detalhes de sua vida, e que o amor verdadeiro ela guardava todo para o esposo (ok, acho que temos uma pessoa precisando de terapia aqui).

E como não mencionar os relatos dos solteiros em Nova York?

Que em tão poucas linhas consegue te contaminar com uma visão tão grande de desamor e melancolia, trazendo a constante sensação de que você morrerá sozinho e solitário para sempre!

Até a metade desse livro, só passei raiva, confesso.

Já por outro lado, tem a parte título, a parte do amor, do respeito, do afeto nos tempos loucos em que vivemos.

Tem sim histórias lindas de casais, famílias e até de quase desconhecidos (que se revelam não tão desconhecidos assim) que se amam e dividem suas histórias de vida bonitas e frágeis.

Tem histórias de encontros que deram (muito) errado, outros que deram bastante certo. Histórias do primeiro olá e histórias do último adeus, encontros e muitos desencontros.

Histórias humanas, de dor, perdas e afeto - mas com uma grande carga melancólica.

Talvez o jeito humano de amar seja esse mesmo.

MarceloN0gueira 21/06/2021

Um livro muito gostosinho que me tirou do meu bloqueio de leitura pelo qual eu estava passando. Relatos super curtos, fáceis de ler, que proporcionam váarias reflexões, saí grifando vários trechos.

O que me decepcionou, e ainda assim não é nada demais, é que algumas das histórias compiladas no livro já tinham sido exploradas na série, o que me deu uma sensação de trabalho preguiçoso, poderiam ter escolhido outra história. Para além disso, um ótimo livro pra passar o tempo, principalmente pra quem pira em histórias sobre relacionamentos dos mais variados tipos.

kath.stolze 19/03/2022

amor em suas mais diversas facetas e formas
esse livro me tocou imensamente. aqui, podemos ver o significado de amor para cada pessoa, podemos experienciar suas histórias.
é difícil definir esse livro com adjetivos, então vou lançar uma situação:
ler esse livro foi como sentar em um sofá, num dia frio e chuvoso, com um cobertor aconchegante e uma senhorinha idosa contando histórias que tocam a alma, o coração e a mente.
você ri, derrama algumas lágrimas disfarçadas, reflete sobre a vida e sobre suas atitudes. é uma dádiva a conversa que você tem com a senhorinha de cabelos brancos, assim como é uma dádiva ler esse livro.
gustavo 19/03/2022minha estante
ai????????????

Vitória 30/06/2020

Se você se considera o "último romântico desses litorais do Oceano Atlântico" esse livro é para você.
Eu não me expressei perfeitamente no título porque, na verdade, esse livro é para todo mundo que ama, já amou ou irá amar um dia. "Modern Love", organizado pelo editor Daniel Jones, é uma coletânea de textos postados em uma coluna, do The New York Times, com o mesmo título da obra que se divide em quatro "partes": I) Em algum lugar lá fora, II) Acho que amo você, III) Segurando firme nas curvas e IV) Assuntos de família (meu "capítulo" favorito).

Como citei anteriormente, Daniel Jones usufrui do papel de editor, ou seja, as histórias são contadas por diversxs escritorxs estadunidenses, não por ele exclusiva e diretamente. E o que mais me impressionou no livro - até mesmo mais do que na série disponível na Amazon Prime Video - é o fato de as narrativas não serem focadas no amor romântico ou na idealização desse sentimento, mas sim em momentos e detalhes cotidianos - que podem ser terríveis, cansativos e complexos, como um casamento destrutivo ou um processo de adoção de uma criança.

Ao ler "Modern Love", eu fazia anotações e refletia no quanto se relacionar é difícil e doloroso, exatamente porque amar alguém exige coragem. É preciso bravura para compreender que, ao amar, estaremos em posições vulneráveis. Mas, paradoxalmente, a gente se torna mais forte ao ser e espalhar amor, no sentido de que ele adota um papel de "combustível" nos motores que residem em nosso corpo. Quem (re)conhece a potência que existe em um "eu te amo" sabe do que estou falando.

E aqui vai um bônus: vou deixar minhas histórias prediletas para você, que sentiu vontade de ler o livro, começar por elas. Segue os relatos que me fizeram chorar mais do que o episódio 14 da segunda temporada de "This is Us":

- Agora eu preciso de um lugar para me esconder (pág. 169)
- Só segurando firme nas curvas (pág. 175)
- Você talvez queira se casar com o meu marido (pág. 147)
- O meu marido agora é minha esposa (pág. 213)
- Minha primeira lição sobre maternidade (pág. 241)
- Primeiro conheci meus filhos, então, a minha namorada. Há uma relação entre todos (pág. 228)
- Sincera, louca, culposamente (pág. 134)

Pamella 26/08/2020

Emoções e emoções
Depois de assistir à série e me apaixonar por ela, fui ler o livro e estou em dúvida quanto a qual dos dois é melhor! Me identifiquei com as histórias de laços que formamos aí longo da vida. Independente de laços de sangue.

isabela 02/06/2021

Adoro a proposta dessa coluna do NYT e o livro é uma boa coletânea. Alguns ensaios são realmente incríveis - não consigo parar de pensar no da mulher que viu a mãe cometer suicídio. Mas acho que a proposta de organização acabou prejudicando um pouco o ritmo de leitura. As seções iniciais tem os textos menos interessantes, na minha opinião, então o livro parece que demora para esquentar. Alguns ensaios eu pensava: "uau, excelente reflexão para você contar para o seu psicológo, mas não vejo porque isso foi publicado no New York Times".

Mas, no geral, os textos são muito bons! Recomendo pra pessoas como eu, que querem retomar o ritmo de leitura com textos fáceis que ainda sim podem trazer reflexões legais.

Alyne.Scarpioni 12/09/2020

amor em suas diversas formas
que livro maravilhoso! sem dúvida algumas crônicas se destacam em relação a outras. mas todas mostram o amor visto de diversas formas: na família, no conjugal, na amizade, entre pais e filhos... prepare-se para rir e chorar. algumas histórias são tão interessantes que cheguei a pesquisar mais sobre o autor da crônica após finalizar. uma leitura leve e rápida com crônicas selecionadas com muito cuidado. vontade de ler cada vez mais sem que tenha um fim. muito recomendado!

Narry 07/01/2022

Muito bom!!!
Alguns contos deixam o coração quentinho e outros quebrado. As histórias foram muito bem selecionadas, pq são todas interessantes, não teve um conto que eu não gostei. E pra quem já viu a série vale a pena ler também, recomendo!

Jéssica 13/01/2021

Há relatos valiosos que nos transforma.
Foi uma ótima experiência. Quero ler novamente os relatos que mais gostei.

mariabotan 16/01/2021

O livro que deu origem à série da Amazon
Pra quem não sabe, esse livro deu origem à série de mesmo nome da Amazon.
São histórias curtas de pessoas reais contando sobre amores, perdas, dificuldades da vida, traições. É impossível não chorar e se solidarizar com algumas das histórias. Vale muito a pena a leitura (e assistir a série, claro!).

Beatriz 26/02/2022

O amor moderno é real e diverso
Ler "Modern Love" é aumentar as percepções sobre o amor, até mesmo um relacionamento que acabou não é um fracasso. O amor é mais do que uma atração física e mais do que um "felizes para sempre".

Sara Dramática 04/03/2022

SENSACIONAL
Sinopse: Moden Love é uma coluna do New York Times, organizada por Daniel Jones desde 2004. O livro consiste em um compilado de histórias dos mais variados tipos, porém se tratando de amor, arrependimento, perda, ou seja, sentimentos profundos.
O livro mesmo sendo de pequenos relatos realmente vividos, é separado em quatro partes, relatando assim as histórias propostas pelo tema.
Opinião: Achei o livro muito empolgante, até por se tratar de histórias reais a emoção de que tudo aquilo realmente aconteceu é a cereja do bolo. Cada história nos toca de uma forma, e em muitas delas podemos nos identificar.
Os temas são muito versáteis, lá encontraremos relatos como já foi dito amor, perdas, mas vale ressaltar que são histórias bem inclusivas, confesso que em algumas fiquei mais tocada do que em outras. Porém, sobretudo, nele encontramos muitas formas de amar, e a acreditar no amor. Uma das histórias me fez ver que realmente o clichê: nunca é tarde para o amor é REAL.
Por favor leiam.
O livro inspirou uma série disponível na Amazon Prime, eu ainda não assisti, mas estou na expectativa!!!

Às vezes é preciso perder o amor para reencontrá-lo, e a volta para o lugar de origem é a chave para que esse amor volte a desabrochar. (pág. 85).

Jéssica 02/04/2021

Histórias reais e inspiradoras de pessoas tão reais quanto a gente. É engraçado porque em algumas histórias da até pra pensar: acho que já passei por isso. E é como se estivéssemos lendo a própria história, mas com personagens e desfechos diferentes. É um livro muito fofo e cativante! Minha história favorita é a do Guzim, claro!

Tamiris 01/02/2021

Nem me lembro da última vez que li um livro tão rápido. Cada conto me prendeu de uma maneira diferente, uns me fazendo rir enquanto o próximo me levava às lágrimas. Já no prólogo, somos avisados: o amor vem em todas as formas, cores e tamanhos. Existe o amor próprio, o amor romântico, o amor ao próximo, o amor da família, o amor incondicional, o amor que acaba, o amor que está a espera de acontecer e tantos outros. Todos igualmente poderosos e capazes de deixar marcas profundas, sejam elas belas ou não. "O que é amor?" talvez esteja entre as perguntas mais antigas do mundo, e embora seja impossível explicar um sentimento tão complexo numa única frase frase, talvez seja possível encontrar a resposta nesse livro.