O espelho e outros contos

O espelho e outros contos Machado de Assis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Marquito â¤ï¸ 01/06/2021

O conto dos contos...
Aiai, Machado de Assis me surpreendeu positivamente nesse livro. Nunca havia lido nada do autor até então e, para uma primeira experiência, confesso que foi bem positiva. As várias histórias e núcleos presentes nessa coletânea fazem da narrativa fluída e ativa, sem longos processos de descrição e diálogos muito bem elaborados. Claro que o toque irônico do autor permeia toda a obra. Genial! Digno do melhor que aqui no Brasil existe!

Amanda.Carolyne 03/05/2021

Adorei!
Os livros do Machado de Assis me cativam, mas esse de contos com seus finais inesperados conquistaram meu coração, meu conto favorito foi a da Pianista e a carteira.

Suelen 23/04/2021

A importância do conhecimento acumulado
Ao começar a ler este livro, não achava que Machado iria exigir tanto conhecimento prévio de mim... as referências à Odisseia, Os Três Mosqueteiros e outros clássicos da literatura ocorrem a toda hora e sinto uma satisfação para comigo mesma por conseguir decifrar a maioria delas.

rapha 31/03/2021

Turbilhão de emoções!
Aqui a gente encontra de tudo: suspense, o primeiro amor, traições, a essência da alma humana, e outras tantas situações que o leitor se identificará, tudo isso em poucas páginas.
O estilo de escrita de Machado é poético pela sua ironia aguçada, e ao mesmo tempo simples pela facilidade com que nos relacionamos e entendemos os personagens, suas vontades e desejos mais crus.
Mais que recomendo: lerei outras tantas vezes, ansiosa por outra vez mergulhar e me afogar nas tramas do autor.

Contos favoritos:
- a carteira
- a vida eterna
- a missa do galo
- o enfermeiro

marcadeods 17/03/2021

Um bom livro, só não é para mim
Machado brilha em tudo que faz, serei sempre sua maior defensora. Porém, não gosto de contos, e deveria saber disso antes de começar o livro, mas fui teimosa e insisti pois sou fã demais do autor.
E aconteceu o esperado: demorei horrores para acabar um livro extremamente curto, por não gostar do estilo (tanto que comecei no dia 07/01 e acabei apenas no último dia do mês)
Não quer dizer que os contos são ruins, amei muitos deles, porém, quando aparecia um que não me prendia eu deixava o livro de lado por mais de uma semana, e pegando apenas quando queria ler algo curto e ia atrás de um conto.
Se você gosta desse tipo de leitura, vá com vontade, vai se apaixonar.

Aline 16/03/2021

O que falar de um clássico de Machado de Assis gente? Simplesmente não há o que dizer?
Fazia tempo que não lia seus contos e consegui relembrar meus tempos de leitura leve e despreocupada na biblioteca de minha saudosa escola do fundamental quando pra aguentar os intervalos ia ler contos de Machado de Assis.
Foi uma viagem no tempo.
Ótima coletânea!

Julia Moraes 04/03/2021

Mais uma vez apaixonada pela escrita do Machado de Assis, quanto mais leio ele mais tenho certeza que quero ler toda a obra! Cada conto trás uma reflexão tão profunda sobre a sociedade, a vida, o indivíduo, e ele consegue passar isso tudo mesmo em narrativas bem curtas.

bela 30/01/2021

machado é demais. gostei bastante dos contos, uns mais outros menos, mas no geral uma leitura boa.

Leonardo Rasseli 28/01/2021

Contos muito bons, A chave e A mulher de preto foram os que mais gostei. Machado de Assis não decepciona. Era um gênio.

Vitoria 28/01/2021

O livro tem uma linguagem um tanto quanto pesada, no entanto, vale completamente a pena com o aprendizado que trás. Relata em diversos contos práticas, costumes e noções da época. Além de ser extremamente crítico e trazer uma avaliação sobre cada situação.

flavinhaa.domingos 28/11/2020

Muito bom machado de assis!
Contos é de longe meu gênero preferido, ficava com muito saco pra ler e estou em uma fase de não conseguir ler nada... Essa leitura pra mim foi muito boa, ficava alguns dias sem ler por causa da ressaca, mas sempre que pegava lia umas 50 paginas, e não era cansativo!
Nossa ameei ver como o Machado de Assis que viveu em séculos diferentes que eu nasci, consegue ser tão atual, pensar como as pessoas pensam!
Os contos foram ótimos, histórias do cotidiano com alguns exageros como no teatro, que eu amei! Dou 4,5 estrelas pq nem todos os contos achei bem trabalhado como o caso da vara, mas ameei, melhor livro de contos que já li até agora, leitura muito agradável 28/11

Drika 30/10/2020

No início tive receio de ler esse livro, principalmente pq eu ouvi dizerem q Machado tem uma linguagem muito difícil de entender, mas fui muito surpreendida, foi muito simples de entender e é um ótimo ponto de partida para os livros dele/clássicos brasileiros. Os contos são muito bons, tem uns bem mais ou menos mas no geral são bons, uma boa seleção, bem diversos e divertidos.

Ize 27/10/2020

As personagens de Machado são retratos nada elogiosos de algumas facetas presentes em cada um de nós. Machado de Assis denúncia a corrupção presente no ser humano, levando o leitor a refletir sobre a própria natureza.

Analice77 17/10/2020

Os contos são até interessantes, mas o final é sempre bem nada ver. Não gostei muito disso.
As questões de vestibulares complementam bastante a leitura para quem está estudando.

Sarah 12/09/2020

Atemporal
Para mim é impossível não amar os contos do Bruxo do Cosme Velho. Machado em seus contos apresenta uma leitura atemporal da sociedade. Nesse livro de contos ele aborda temáticas como: interesses individuais acima da moral, crueldade e sadismo, adultério, justificativas para amenizar o peso da consciência.
Enfim. É um ótimo livro.
Machado de Assis nunca me decepciona.
Pelo contrário, a cada leitura é um tapa na cara diferente.

1 | 2 | 3 | 4