Futebol Ao sol e a Sombra

Futebol Ao sol e a Sombra Eduardo Galeano

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

righigor 13/06/2024

Textos escritos de forma excelente. Uma ótima contextualização mostrando que politica e futebol se misturam sim e são na verdade a mesma coisa. Muito boa leitura de Eduardo Galeano

Leon.Alvez 25/05/2024

Se você procura um livro cheio de estatísticas, aqui não é o seu lugar. Galeano nos trás o futebol em forma de poesia, com a paixão latina, de quem cresceu ouvindo as mais incríveis histórias desse esporte universal. Um livro essencial pra quem, como eu, ama o futebol!

Arthur836 18/05/2024

O futebol foi e é um símbolo de identidade coletiva
Comecei a ler esse livro por conta de um projeto de pesquisa da faculdade e ele realmente me surpreendeu.
Galeano, autor do que eu considero a mais célebre obra sócio-político tratando da américa do sul "As veias abertas da américa-latina", traz um visão latina e mundial, política e social à respeito do futebol, uma das grandes paixões do autor.
Dividindo em vários contos, Eduardo Galeano apresenta primeiramente uma visão idílica, idealizada e apaixonada à respeito do esporte, até chegar no ápice do livro, formando críticas às conjuturas do futebol moderna, da sua ligação com a sociedade e a sua utilização por governos autoritários, considerado como o ópio do povo.
É uma obra incrível pra quem se interessa por futebol e política.
lorena 18/05/2024minha estante
??

skuser02844 08/05/2024

Futebol
Esporte, política e críticas sociais se misturam nessa coletânea de textos sobre o futebol. Apresenta o olhar do torcedor, que quer a vitória a qualquer custo, com o sentimento do apaixonado por esse esporte, que aprecia os lances bonitos e as histórias espetaculares dos pequenos contras os grandes, do impossível sendo possível.

hadba_reads 03/04/2024

Dudu Galeano always on point
Amo o fato de que Dudu Galeano gosta de futebol, mas não deixa de criticar (de maneira irônica e com um humor super ácido) a indústria desse esporte. Adoro que o livro dele tem um formato de conto e a contextualização histórica de cada período.

Raffa 17/02/2024

Futebol é política, sociedade, cultura e paixão.

futebol pode ser usado para melhorar a imagem de uma ditadura, mudar a vida de uma criança pobre que tem apenas uma bola como diversão, pode também ser uma indústria que explora seus jogadores e mercantiliza a relação entre o indivíduo e sua pátria.

pode distrair a população de seus problemas, pode escancará-los e pode fazer uma nação vibrar por 90 como nunca.

Maria 29/01/2024

Um livro sobre crônicas e contos relacionados ao futebol e o que corre a sua volta. Alguns momentos achei uns contos longos e cansativos, outros muito bons.

marlleylourenco 07/01/2024

Não sabia exatamente o que esperar desse livro. O início não me ganhou tanto e demorei um pouco para engatar, mas depois não parei mais.

Adorei a forma como os eventos e personagens eram sempre contextualizados a época em que ocorriam e a acidez ao tratar dos bastidores da "sombra" do futebol.

O trecho "depois do livro", a partir da Copa de 98, não é como o resto do livro, mas valeu a tentativa de deixar o conteúdo mais atualizado.

clebs_santos 14/08/2023

O pai do ódio eterno ao futebol moderno
"Fontes bem-informadas de Miami anunciavam a queda iminente de Fidel Castro, que ia despencar em questão de horas".

Todo capitulo que Galeano escreveu sobre uma edição de Copa do Mundo começava com uma contextualização sobre o mundo naquele ano. E essa frase estava presente em todas essas aberturas. Achei isso divertidíssimo.

Esse livro é uma exaltação ao futebol, uma aula de geopolítica e uma lamentação ao que o futebol se tornou.

A cada capítulo é possível acompanhar como o futebol foi se transformando em negócio e como Galeano fica incomodado com isso. As criticas a Fifa e ao mercado da bola (termo que quem acompanha o futebol conhece bem) tornam-se mais frequentes conforme os relatos do autor se aproximam dos tempos atuais.

À primeira vista, pode parecer apenas um "no meu tempo era melhor", mas não. O autor confirma, mesmo em sua tristeza com o futebol moderno, o que ele fala logo na primeira pagina do livro, que ele era "um mendigo do bom futebol".

Entrou na minha lista de livros favoritos com a mesma facilidade com que Pelé fazia seus gols.

Sara458 02/04/2023

Futebol ao Sol e a Sombra
Não gosto muito de crônicas. Mas até que gostei do livro, mesmo achabdo ele um pouco monótono e tals. Mas é interessante.

nanahxis 15/03/2023

Futebol é paixão nacional
Eu gostei do livro de uma forma que não imaginava. Me surpreendeu!
Foi muito bom descobrir coisas que envolvem a história do futebol de uma época que eu não era nascida e, relembrar de coisas que aconteceram nos mundiais que assisti.

WeltonLuis 17/02/2023

Nesta obra, Eduardo Galeano traz crônicas sobre futebol e todo o seu contexto social, político e econômico que o faz ser tão distinto de outros esportes. Uma leitura recomendada a quem aprecia o esporte que há muito tempo deixou de ser apenas bretão.

Hudson 30/01/2023

Política, interna e externa ao esporte; textos que contam como o esporte que era do povo engessou-se e se tornou propriedade de engravatados que mandam e desmandam de acordo com o lucro em potencial. Mas não deixa de ter beleza quando se fala das lendas e do futebol, principalmente o sul-americano, em sua mais pura essência. Ótimo livro.

ThalismarGonAalves0 25/01/2023

Futebol, história e política
Esse livro é muito bom para quem gosta de futebol, história e política. Galeano, com sua forma de escrita poética, apresenta um histórico das copas do mundo (até a de 1998) e comenta fatos históricos relevantes que ocorreram entre os anos das copas do mundo.

Lena 03/01/2023

Peguei esse livro por recomendação de um amigo e vou parafraseá-lo: além da religião e da música, só o futebol explica o que aconteceu nesse canto do mundo durante o séc. XX.

Eu não conhecia esse lado da história do futebol e estou fascinada. O Galeano apresenta o valor político-cultural desse esporte para a América Latina e explica ? da maneira mais didática que já li ? o porquê do nosso futebol e dos nossos jogadores se distinguirem daqueles que estão no Hemisfério Norte.

É um bom início para quem não acompanha o universo futebolístico, mas deseja entender sua importância e se livrar dos preconceitos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5