The Lost Hero

The Lost Hero Rick Riordan

Resenhas - The Lost Hero

Gio 27/02/2011

Comecei a ler esse livro muito empolgada, porque eu sou super fã de Percy Jackson, então minhas expectativas para o primeiro livro dessa nova série eram gigantescas. Depois de alguns capítulos eu estava meio que me forçando a continuar, porque eu não estava aguentando mais o Jason, que ficava se questionando do seu passado, e a Piper, que queria o amor do Jason... Eu estava continuando só por causa do Leo.
A forma de contar a história mudou de uma série para a outra, agora tem três pontos de vistas, narrados em terceira pessoa. Achei que fazer os capítulos assim deixou a história mais dinâmica, mas cortou muitas das partes emocionantes e das lutas.

Resto da resenha aqui: http://literallyabout.blogspot.com/2011/02/o-heroi-perdido-rick-riordan.html

Tamy 25/02/2011

INCRÌVEL!
Fãs de Rick Riordan preparem-se! Um dos lançamentos da Intríseca, previsto para Julho desse ano, é a continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos, The Lost Hero (O herói perdido, literal), primeiro livro da série The Heroes of Olympus (Os Heróis do Olimpo, literal). O livro foi lançado no dia 12 de outubro nos Estados Unidos e aqui, com certeza, vai ser mais um sucesso! O segundo livro da série, The Son of Neptune (O filho de Netuno, literal) tem previsão de lançamento para o inverno de 2011, nos EUA.

Jason – o protagonista desta série – acorda em um ônibus sem saber quem é, quantos anos tem e porque está ali. A seu lado estão Leo – aquele que se diz seu melhor amigo – e Piper – aquela que Leo diz ser a namorada dele. Ao que tudo indica, ele é aluno de uma escola para jovens delinqüentes que está em excursão para o Grand Canyon. Pouco depois de chegarem, cai uma tempestade e nela, um de seus inocentes coleguinhas de classe – Dylan - se transforma em um espírito de vento (Ventus / Venti no pl.), invocando mais dois.

Durante o confronto, seu professor supervisor, treinador Hedge, se revela um fauno (sátiro em PJO), e ainda que os Venti sejam derrotados, Dylan o leva. É aí que Jason se descobre um semideus, e que ainda por cima, possui uma moeda que vira espada. Uma biga aparece puxada por pégasus, trazendo Annabeth – velha conhecida para nós - e Butch, filho de Iris. Acontece que ela foi especialmente procurando por alguém com apenas um calçado, que (i) ou seria Percy Jackson – que desapareceu, segundo Butch – ou (ii) a ajudaria a encontrá-lo. Ela fica um pouco irritada por não encontrar seu namorado e,bem, Jason é o cara com apenas um calçado.

Rick veio, como sempre, trazendo uma ótima história e uma série promissora. A narrativa desta nova série é envolvente e ainda mais excitante que PJO. A alternância entre os pontos de vista de cada um dos três protagonistas desse livro nos faz conhecer melhor cada semideus e entender como se sentem uns em relação aos outros. Percy Jackson pode estar parcialmente presente nesse livro, mas as estrelas são outras dessa vez: Jason (que eu espero que não seja traduzido para Jasão quando for lançado aqui), Leo e Piper! Aliás, o próprio título do livro nos faz pensar em uma ambigüidade – o herói perdido é Percy Jackson, desaparecido do acampamento meio-sangue, ou é Jason Grace, que acorda desmemoriado e passa por tudo o que o livro nos mostra para “se encontrar”?

Eu pensei que Rick não iria me surpreender muito quando comecei a ler. Um trio, dessa vez três semideuses, uma grande profecia, e todos eles aparentemente GRANDES. Aparentemente não, pode ter certeza disso. A sua maneira, cada um deles é mais especial do que um filho dos deuses poderia ser. Pensei que seguiria a fórmula anterior, e que o trio seria o protagonista da aventura. Nesse ponto não me enganei, mas toda a intrincada história mitológica presente nesse livro é incrível and i’m dying pela continuação! Se na primeira aventura dos semideuses conhecemos a mitologia pelo lado grego, dessa vez relacionamos tudo isso com a versão romana piegas.

Sete meio-sangues ao chamado vão responder;
Em tempesdade ou fogo o mundo deve perecer;
A Promessa manter com o final respirar;
E às Portas da Morte, armas e inimigos enfrentar.

Nesta obra, Rick nos mostra também como aquela coisa todo de os deuses serem ”onipresentes” e poderem estar em vários lugares ao mesmo tempo é verdade. Afinal, os semideuses romanos precisam nascer de alguma forma né? Confesso que fiquei um pouco irritada com aquele mimimi do Jason sobre sua perda de memória, mas isso nos dá a oportunidade de criar a sua personalidade original à nossa maneira, sem a desculpa da amnésia, sem a influência dos outros por quem ele acha que é. Rick me deixou ainda mais abismada com a sua capacidade de criar novos obstáculos ao sucesso dos semideuses, e a sua versatilidade na narrativa e desenvolver da história. Me senti tão envolvida pelos personagens que não queria me desligar deles, nem quando terminei de ler o livro. A quantidade de teorias que fluem da sua mente é infindável.

Especificamente quanto à personalidade deles, bem, eles precisam mesmo ser mais adultos que Percy e Cia, já que os conhecemos com mais idade, mas isso não fez com que o primeiro livro dessa série perdesse o gostinho de aventura infanto-juvenil, ou a sua leveza. Treinador Hedge está aí para isso: ele rouba a cena o tempo todo, se mostrando engraçado e bem diferente do que vimos como sátiros em PJO, uma faceta mais irreverente e selvagem mesmo. Leo é um típico filho do seu pai, com uns adendos interessantes e um cinto de utilidades melhor que o do Batman! É o mais engraçado, e sempre sai com tiradas fantásticas, além de se apaixonar por cada novo rabo de saia que aparece na sua frente. De longe, foi o meu personagem preferido.

Deixo que Rick me apresente devidamente à Jason, em livros futuros, para que eu possa tirar melhores conclusões sobre ele. Não é um protagonista que te conquista, mesmo que esteja claro, desde o começo, que é ele quem vai liderar a tropa por todo o livro e talvez por toda a série. A Piper talvez tenha sido um tapa-buraco, aquela personagem criada para trazer romance e talvez um pouco mais de complicação para a vida do nosso mocinho. Isso, claro, em um momento futuro, mas já é de se esperar que uma filha de... bem, que uma filha dela, vá trazer problemas!

Finalmente, para não me estender ainda mais na resenha desse ótimo livro, quero ressaltar aqui a minha nova deusa preferida: Hera. Para o mundo romano, Juno, teve um papel fundamental nesse livro, e pela primeira vez nas histórias mitológicas que tanto vi por aí, ela não é a vilã. Definitivamente, me surpreendeu e está no meu TOP 10 deuses olimpianos.

E se você já leu The Lost Hero e ficou com um gostinho de quero mais, assim como eu, conheça a fanfic nacional de (futuro) maior sucesso do mundo virtual, Maré e Fogo:

“Bem vindos semideuses, bem vindos ao Palatium, onde você pode ser um novo pupilo ou a próxima refeição."

Final do Outono, sul do Texas, dias antes da Maldição de Titã ter início.

Reyna Kihani é uma garota comum, ela gosta de Rock e de Surf, e ainda que essas duas coisas pareçam a princípio contraditórias, para ela se combinam muito bem. Numa noite qualquer, ela foge da escola para assistir um show de uma das suas bandas favoritas, porém nada sai como planejado, e durante a madrugada ela se vê num duelo mortal pela própria vida. E antes que se dê conta, ela se vê dentro de um mundo onde tudo é possível e no centro de uma guerra pela sobrevivência da humanidade.”

Bia 11/01/2011

Eu estou surtando, literalmente.
Eu pensei que tinha amado Percy Jackson e os Olimpianos.
Mas Os Heróis do Olimpo...
U.A.U.

Tá que todo esse surto, curiosidade, ansiedade se deva por Percy não ter aparecido em lugar algum nesse livro, a não ser pelas histórias de sua aventura. Eu realmente me pego pensando a cada cinco minutos o que aconteceu com Percy e o que foi feito dele. Sério.

Mas, como disse, Percy não está nesse livro, então não irei falar dele por aqui(pelo menos tentarei, claro).

Eu adorei cada personagem desse livro. Confesso que gostei muito mais de Afrodite depois de suas conversas com Piper que, por sinal, é minha personagem favorita. Ela me encantou desde o comecinho. Não me pergunte porque, mas simplesmente adorei-a.

Agora Jason. Eu sou a única que está se sentindo ameaçada por ele? Eu gostei dele, apesar disso, rs.

Já o Leo... Poxa, as vezes eu penso que ele tem doze anos, poxa! Isso me irrita na maioria das vezes, mas como o próprio personagem diz, ele é realmente irritante.

Sobre a história: eu me perdi em algum lugar e não encontrei a volta para 'casa'. É tanta coisa, tanta gente/criatura/monstros que eu estava surtando legal no meio do livro. Eu estava como Jason, rs.

Apesar de tudo, tenho que elogiar novamente Rick Riordan. Francamente, haja criatividade! É impressionante como as peças são bem encaixadas, apesar do quão estranho a história pareça.

Eu só tenho uma critica. Acho que ele não deveria lançar uma série assim, esperar até outubro por 'The Son of Neptune' é muita maldade, rs.

Jullya 04/01/2011

Se há um autor bom em surpreender é Rick Riordan, não satisfeito em escrever uma excelente série: Percy Jackson e os olimpianos, ele consegue criar uma nova série a partir desta.
Como todos que já conhecem o trabalho desse autor sabem que ele é mestre em misturar mitologia com os tempos atuais, em Percy Jackson ele usa a mitologia grega, já neste livro ele consegue conciliar a mitologia grega e romana.
Nessa nova obra Percy some deixando todo o acampamento meio-sangue abalado afinal ele é o herói, mas para compensar eis que nos aparece um novo herói, Jason Grace, filho de Zeus, e juntamente com ele cria-se o trio composto por Jason, Piper(filha de Afrodite) e Leo (filho de Hefesto).
Uma nova grande profecia é feita, envolvendo 7 semi-deuses, os primeiros 5 já estão indicados nesse livro: Jason, Piper, Leo, Annabeth e claro o Percy.
Mas como na série antecedente a grande profecia é feita mas não se concretiza ainda, a história se foca na deusa Hera que foi raptada e como salvadores ela escolhe o trio e não só escolhe ela também obriga, fica claro que Leo foi destinado a missão e Hera o prepara pessoalmente desde criança já prevendo a situação vivida, Jason tem a memória roubada pela deusa que o impeli a salvá-la em troca de suas lembranças, e Piper tem seu pai raptado pelos vilões.
Os três são especiais e problemáticos, sendo Leo órfão e com um incrível dom de dominar o fogo, Piper a bonita da história, que mesmo filha de quem é não é um menina fútil e tem o dom de persuasão, ela consegue tudo o que quer inclusive uma BMW só pedindo e Jason, bem ele é filho de Zeus precisa de mais? E o protetor deles? É um velho sátiro chamado Hedge (primeiramente apresentado como professor) que tem um leve distúrbio de achar-se o herói e ser demasiado em violência (mas o cara dá muito humor a história).
Como esperado de Rick é uma história extraordinária, tem semelhanças com O ladrão de raios, mais nada que decepcione, e também há uma grande mudança, no ladrão de raios o romance de Percy e Annabeth fica em entrelinhas e o único narrador é o Percy, já neste o romance fica bem claro e todos os três heróis narram o que é mais surpreendente é que tal tática consegue deixar o livro ainda melhor.
Como esperado de tal escritor o livro é maravilhoso e vale a pena ser lido, o único problema é que demora demais pra sair a continuação e isso me irrita profundamente, a curiosidade me corrói...
oguiqueiroz 05/01/2011minha estante
Ficou ótima,parabéns!
Tôp doido para ler esta série! o/

Josy 05/01/2011minha estante
Ouvi falar muito bem dos livros do Rick Riordan e com essa resenha só fiquei com mais vontade de ler.

Cristine 08/11/2011minha estante
eu achei que essa fosse outra série,nada a ver com primeira...afff
lá vou eu ter que ir atras dos benditos livros...

Nattyvs 29/12/2010

Também fiquei receosa em saber como iriam continuar com essa história, e me surpreendi! Adorei o novo enredo, misturando coisas de mitologia romana, e não vejo a hora do próximo livro.
A história apresentada pelo ponto de vista dos 3 protagonistas traz um enredo mais completo. Gostei bastante!

guicepeda 17/12/2010

Resenha: The Lost Hero
O enredo criado por Rick Riordan em The Lost Hero é brilhante. Quando fiquei sabendo que a série Percy Jackson e os Olimpianos teria uma “continuação” fiquei meio receoso com medo de que o Tio Rick acabasse com toda a magia de Percy, mas eu estava completamente enganado.
Sou meio suspeito para falar sobre as obras do Tio Rick, os livros deles são como um caixinha de surpresas, e a cada página uma nova aventura.Temos novos personagens, novos mitos,vilões e mocinhos, mas aqui acompanhamos Jason, Piper e Leo. Poderia ficar elogiando o livro por páginas e mais páginas de resenha, mas vamos ao que interessa.
Logo nas primeiras páginas de The Lost Hero, fui surpreendido por um novo mundo cheio de informações novas antes não exploradas da mitologia Romana. A narrativa é dividida pelos pontos de vista dos três protagonistas, com maior ênfase em Jason. É impossível não comparar Jason com Percy, mas enquanto Percy é autoconfiante e indeciso, Jason é o oposto. Objetivo de uma forma mais reflexiva, e sem saber nada sobre o seu passado, é um personagem emocionante e no decorrer da história conquista os leitores assim como Percy.

Continue lendo a resenha aqui: http://guicepeda.blogspot.com/2010/12/resenha-lost-hero-rick-riordan.html

Duda Rodrigues 14/12/2010

Amei!
Nossa, eu amei esse livro! Quem quiser ver minha crítica completa, entra no meu blog, sugarpearls.blogspot.com

Giu 02/12/2010

Oh My Freaking God
Meu Deus, que gênio!! Cara, eu cada vez me surpreendo mais com o Rick Riordan!
Eu advinhei de onde o Jason veio na metade do livro e WOW! sério, comecei a pular de alegria porque esse plot é brilhante!
leia o resto da resenha aqui > http://readinguponastar.tumblr.com/post/2071941810/review-the-lost-hero-rick-riordan
Nii. 29/10/2010minha estante
Ahhhhhhhhh
I want!!!!!!!!! *_*
Não faz terrorismo Giu!!!

Giu 03/11/2010minha estante
uhauhauhauhauhauh desculpa Nii :X le e me fala o que achou tá?

Adriana.FGSM 16/11/2010

"The lost hero" é o primeiro de cinco livros de uma segunda série sobre o acampamento meio-sangue escrita por Rick Riordan. O inicio do livro é muito bom e da um gostinho de quero mais, porém antes mesmo do meio até quase o fim o livro se torna um pouco cansativo, mas então no fim as coisas viram de novo se tornando emocionante e te deixando louco para o próximo livro. O que mais me incomodou nesse livro foi o novo personagem principal, Jason, que é uma pouco chato e até mesmo dependente. Pipper e Leo são maravilhosos e a aparição de Annabeth e Thalia também dão animo ao livro. Achei que tem algumas falhas na história, mas nada realmente muito importante. Recomendo para qualquer um que tenha lido e gostado da série "Percy Jackson e os Olimpianos".

Lany 06/11/2010

[Resenha com spoilers! Já vou avisando!]
Eu gostei muito dos três novos personagens principais, inclusive, adorei o fato de cada capítulo ser narrado por um deles. Isso deixa a história muito mais dinâmica. Mas admito que senti MUITA falta do Percy no começo da história. Com certeza, o acampamento Meio-Sangue não é a mesma coisa sem ele...
O livro começou muito bem, mas o meio eu achei bem... Monótono. Toda aquele história dos espíritos do vento me cansou um pouco. Mas quando foi chegando no final, ou seja, quando a Thalia reapareceu e o Jason foi começando a lembrar das coisas... UOW! O livro ficou MUITO bom! Eu fiquei super triste só de imaginar que o Percy deve estar lá no Acampamento Romano, sem se lembrar das coisas, inclusive da Annabeth...
Outra coisa: senti MUITA falta dos deuses Olimpianos. Sério, eles dão um toque completamente diferente nos livros, e eles praticamente não apareceram.
E o Jason... Ah, o Jason! Apesar de no começo eu não ter gostando tanto assim dele como dos outros personagens... Mudei totalmente de opinião quando cheguei no final do livro! Estou adorando ele, e fico muito feliz que ele, Leo e Piper estão na profecia, porque isso significa que teremos a presença deles nos próximos livros!
Infelizmente, não pude dar 5 estrelas para o livro. Mas eu espero realmente que isso mude nos outros da série!

Lany 04/12/2010minha estante
Pior que devem ter várias garotas de vênus!