100 canções para salvar sua vida

Grupo Editorial The Books

Resenhas - 100 canções para salvar sua vida

istthemoon 18/03/2024

Que livro incrivel!!!!
A leitura desse livro foi espetacular, ele é aqueles livros que tu fica prendida do começo ao fim.
tem uma mistura de tudo um pouco, adorei!!!

P. G. S. ZAGO 16/02/2024

Uma leitura impactante e inspiradora
Adoro essa mistura livro e música, então esse título chamou muito a minha atenção. Somado à essa capa com o i-pod e essa kombi com uma vibe anos 60 foi a mistura perfeita para me fazer embarcar nessa aventura.

A história, porém, não começa no clima descontraído da capa, mas com uma temática pesada: suicídio.

A protagonista, Alicia, resolve cumprir uma antiga tradição e desenterrar uma cápsula do tempo (essa referência também mexeu comigo, óbvio!) e nela descobre seis cartas de sua amiga falecida há um ano. A misteriosa Valentina, que sucumbiu às pressões, depressão e traumas do passado e acabou tirando a própria vida.

O tema é pesado, mas a leitura é leve.

A autora conduz a trama através de uma road trip muito divertida, que faz todos os leitores de espírito livre - como eu - sentirem vontade de cair na estrada, sem rumo certo e apenas viver uma grande aventura.

Ao longo dessa viagem não planejada e guiada pelas cartas de Valentina, a autora conduz o leitor pelas nuances dessa história, desvendando os motivos que levaram à morte precoce e triste da melhor amiga de Alicia, assim como revela aspectos da vida da protagonista, situações com as quais ela não lidou bem e que a acompanham, impedindo-a de viver sua vida em plenitude.

Antigos traumas do passado, sua relação com o luto e com o pai, alcóolatra, emergem enquanto Alicia viaja pelas memórias e mistérios de Valentina, acompanhada de sua fiel escudeira Natasha, que a acompanha nessa viagem emocional.

Como não poderia deixar de ser, as pessoas e lugares que Alicia conhece pelo caminho, assim como as experiência vividas, nem todas positivas, deixam suas marcas e ensinamentos e, aos poucos, vão se encaixando como peças de um quebra-cabeças e formando a nova percepção de mundo, e de si mesma, da protagonista, que desperta de seu torpor e decide, enfim, acolher o desconhecido e deixar o extraordinário acontecer.

Parabéns à autora pela forma sensível e empática que enfrentou temas e situações pesadas e difíceis com leveza, sem deixar de emocionar com a narrativa, mas também sem disparar gatilhos.

Suba nessa kombi e embarque nessa viagem literária e emocionante ao lado desses personagens que conquistam e inspiram e descubra nuances de sua própria existência e enxergue o mundo através de um caleidoscópio de verdades escondidas e lições aprendidas. Um caleidoscópio que revela que a vida pode ser extraordinária, se você deixar!

Vanessa.Papalardo 27/01/2024

??
Incrível como um livro pode te ajudar sem saber que você precisava de ajuda. Com a escrita leve e instigante, a protagonista nos mostra a beleza de viver e continuar, mesmo em dias difíceis, com acontecimentos difíceis. Uma forma de incentivo e apoio para todas as dores e problemas, uma forma de aquecer o coração de esperança e romance ??

Laura.Oliveira 06/10/2023

Um bom romance
Fazia muitos anos que eu tinha este livro guardado e postergava a leitura. Por algum motivo, nunca parecia o momento certo e, no fim das contas, sinto que esta não será uma resenha crítica justamente por pensar que acabei lendo em um momento errado quando quis tanto evitar isso.
Acontece que a escrita da Camila é muito boa. Eu já a conhecia de outro livro que, por sinal, foi uma das melhores leituras que fiz há dois anos. Só que, por algum motivo, apesar de gostar da escrita e de 100 canções para salvar a sua vida ter muitos dos temas que eu gosto (reflexões sobre luto, música e romance), eu não consegui me envolver com a trama e com os personagens.
Não destaquei quase nada para pontuar aqui. A leitura foi difícil de fluir e acho até que, em alguns momentos, eu li de má vontade, mas não consigo culpar o livro quando tenho consciência de que a minha rotina pode ter tido uma grande influência nisso.
No fim das contas, terminei com a sensação de que teria gostado mais se tivesse lido em outro momento que permitisse fluir melhor, então ainda fica a recomendação a quem se interessa pelos temas já citados.

Dudys Writes 27/09/2023

29. Você vai se apaixonar
30. Simplesmente recomendo.

Mari Gominho 28/08/2023

Reflexivo e divertido
É um livro jovem um tanto reflexivo dada a situação das amigas protagonistas - duas voltam a se reunir no aniversário de morte da terceira. Elas tentam compreender as razões que levaram Valentina a tirar a própria vida em meio a um misto de ressentimentos, mágoa, revolta. Nessa jornada, elas irão conhecer muitas pessoas interessantes e entender um pouco melhor sobre os próprios anseios, viver experiências inusitadas e registrar cada qual da sua maneira seus sentimentos.
Demorei a engrenar de verdade na leitura, os primeiros 30% foram um tanto morosos, mas daí pra frente ficou quase impossível de largar, é bem fluida a linguagem, a narrativa conquista e com o tempo a gente começa a viajar junto das malucas. Dá vontade de pegar uma kombi e ir explorar também!

Biggie 27/04/2023

Não sei dizer se gostei ou não do livro, mas vale a leitura.
No aniversário de 1 ano da morte de sua melhor amiga, Alicia volta à cidade natal para desenterrar uma cápsula do tempo. Lá, ela encontra uma caixa misteriosa com 6 cartas que a levam em uma jornada inesquecível pelo Brasil em uma Kombi grafitada, em busca de respostas. 100 canções. 6 cartas. Uma estrada. E alguns amores perdidos no caminho.

Deza Farias 29/03/2023

@???????????????????
?????????????????
100 ????????? ???? ?????? ??? ???? | Camila Dornas | p. 306 | 5/5?

"?????? ???????? ???? ?????????? ??????, ???????????? ??????. ??????? ????????, ?????? ?????????????, ???????? ????."

????????: Suicídio, estupro, abuso sexual, alcoolismo, violência, morte.

Um livro tocante que fala de perdão, superação e busca pela felicidade. Um trio de amigas, uma promessa. Todos os anos se encontrar embaixo de um Carvalho e desenterrar uma cápsula do tempo.
Mas uma das amigas morre, e isso abala as estruturas das amigas que se mudam da cidade pequena de Farol da Ilha onde moravam para a grande São Paulo. Alícia decide que vai continua com a tradição e ir ver se Valentina deixou alguma coisa embaixo do Carvalho. E o que ela encontrar lá vai mudar a sua vida.
Dentro da caixa tinha 6 envelopes, um iPod com cem canções. Cada envelope trás instruções de como Alícia deve segui. E é assim que elas saem no que vai ser a maior aventuras da vida delas, na estrada numa kombi grafitada em busca do desconhecido.

Nessa jornada Alícia conhece Gabriel com quem desengata um romance, um músico lindo, inteligente e amoroso. E eles e os meninos da banda passam a fazer parte dessa aventura. Junto com eles conhecemos alguns pontos turísticos de algumas cidades brasileiras.

O livro é tocante e fala de assuntos muito pesados de uma forma magistral com todo o respeito que o assunto merece. Os personagens são bem desenvolvidos e o enredo é muito perfeito. Não tem como se apaixonar pela história. Eu gostei muito do final, achei que ficou perfeito. A escrita da Camila é muito agradável e fluida, dá pra viver todos os sentimentos dos personagens através da escrita da autora, e olhe, eu senti bastante por me indentificar bastante com tudo que aconteceu com a Valentina.
A capa do livro é muito fofa, nem parece que esconde uma história tão forte.

Mariana.Margato 10/12/2022

Narrativa dinamica, sem muita enrolação e trama interessante que te faz continuar querendo ler. Conforme você vai lendo, já vai decifrando como será o final, sem plots e grandes revelações, mas mesmo assim recomendo a leitura

Patti Spissoto 06/09/2022

Gostoso de ler
Livro gostoso de ler, leitura rápida, história bonita e forte! Louca pra ouvir as músicas indicadas ele

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 02/08/2022

Intenso como uma boa playlist
Não se deixe enganar por essa capa fofa e colorida: este livro traz uma narrativa forte e aborda muitos assuntos que podem ser grandes gatilhos (como consumo excessivo de álcool, suicídio, violência sexual, relacionamentos familiares).

Nesta história conhecemos Alícia e Natasha que, um ano depois, ainda estão tentando entender e superar a morte de Valentina, que completava o inseparável trio. Uma garota que só podemos conhecer através das palavras de suas melhores amigas.

Neste ponto já podemos ver como cada uma lida com essa dor e é bonito perceber que sim, cada um de nós vive o luto ao seu modo.

Mas esse panorama é apenas o começo. E a verdadeira história se desenrola a partir do momento em que Ali e Tasha resgatam a cápsula do tempo delas — uma tradição criada alguns anos antes — e, como de certa forma já esperavam, encontram algo deixado por Valentina. Elas só não imaginavam que esse algo seriam seis cartas, um iPod rosa com 100 canções e um mapa.

É a partir dessa descoberta que Ali e Tasha se jogam na estrada à bordo da Kombi grafitada de Alícia, que está ao volante, mas sendo conduzida por Valentina. Numa espécie de caça ao tesouro do além, as amigas iniciam assim a sua jornada.

As duas amigas saem, portanto, em busca das respostas não dadas enquanto Valentina era viva e descobrem coisas dolorosas, que jamais esperaram descobrir (mas que, a partir de um certo ponto passamos a desconfiar, mesmo não querendo).

Mas nem tudo é lágrima e dor nesta narrativa. Enquanto rodam o Brasil, as duas amigas vivem aventuras únicas e, principalmente, conhecem pessoas que serão igualmente capazes de transformar suas vidas.

Confesso que me espantei com a facilidade que esse povo tem de cair na estrada. Mas é muito difícil não se deixar levar pelo espírito de liberdade deles. Ah, e aqui não estou mais falando somente de Ali e Tasha, mas dos amigos que elas conheceram pelo caminho também.

100 canções para salvar sua vida é um livro intenso, que vai te fazer pensar sobre a vida (e a morte), sobre amizades e valores, sobre força, coragem e sorrisos.

Uma história que vai te fazer sentir muitas coisas ao mesmo tempo e que, provavelmente, irá te marcar de alguma forma.

site: https://blogdastatianices.com/2022/08/02/100-cancoes-para-salvar-sua-vida/

qziacoelho 25/07/2022

Esse livro foi certamente um daqueles achados que nos surpreendem. Me interessei por ele pelo título e capa, não costumo ler sinopse, então eu não tinha muita noção do que vinha pela frente e, wow! Não consegui largar ele até terminar de ler.
Três amigas inseparáveis tem um ritual de ano novo, escrever cartas, enterrar e só ler na véspera do ano novo seguinte. Porém, uma delas se suicida, e então, o que há naquela carta deixada por ela?
O livro vai tratar de assuntos fortes como abuso, alcoolismo, doenças degenerativas, crises de pânico e outras.
Confesso que terminei ele com o coração quentinho.