Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin




Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas


184 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


@quixotandocomadani 17/03/2023

Omelas e o Utilitarismo
Cheguei nesse conto "The ones who walk away from Omelas" pelo capítulo 2 do livro "Justiça", onde o autor, Michael Sandel, aborda o tema Utilitarismo. (soma das satisfações de uma maioria deve ser acatada como bem estar geral)

No conto de Úrsula K. Le Guin, Omelas é uma cidade onde todos são felizes, cidade perfeita de conto de fadas. Exceto por uma criança que vive presa num quarto sem janelas, mal vestida e mal nutrida, com medo. Todos tem conhecimento desse fato e acreditam que a felicidade de Omelas depende do sofrimento dessa criança.

Adolescentes são levados a visitar essa criança, e a saber de sua existência. Depois de um primeiro momento de choque e revolta, acabam aceitando a situação, apenas alguns não aguentam e acabam indo embora de Omelas... Mas para onde eles vão?

Conto bem reflexivo... E o livro de Michael Sandel tem me feito questionar e enxergar outros pontos de vista.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
Aciolelion 11/06/2023minha estante
poderia me indicar o livro Michael sandel por favor


@quixotandocomadani 14/06/2023minha estante
Olá! O livro chama Justiça - o que é fazer a coisa certa.




Lua 16/03/2023

?
Retrata uma situação um tanto quanto desconfortável. O jeito em que todos os moradores de Omelas concordam com o sofrimento da criança para apenas continuar com a sua "plena felicidade".
comentários(0)comente



Nattely.Georgia 25/02/2023

Extremamente inquietante.
Fiquei pensativa quando li, depois tentei associar ao mv de spring day do bts e fiquei ainda mais triste.
o conto tem uma pegada bem comunicativa com o leitor e é bem incógnito, é também um bom chute para refletir sobre tais coisas da sociedade. mas não é tão simples, não dá pra ler se não existir capacidade para compreender sobre o que a autora quer dizer. e, sim, também é importante, mas não obrigatório ler pra ter uma compreensão estendida do mv spring day. sério, leiam! é bem curtinho.
comentários(0)comente



Keyth 18/02/2023

6 anos depois
Meu primeiro contato com foi em 2017, quando queria entender mais da teoria que rondava os mvs do BTS. Obviamente, não dá pra esperar um entendimento profundo de uma garota de 13 anos; por essa razão, ao me deparar com esse conto depois de 6 anos, decidi reler.

É uma história que incomoda, mas não apenas pelo sofrimento que retrata, no retrato atual do mundo, não é difícil imaginar que algo assim aconteceri. Te coloca do banco dos réus e te faz decidir se vai aproveitar a situação com a desculpa que seria por um bem maior ou será um dos que abandonaram Omelas; sendo sincera, não consigo arrumar uma resposta para essa questão.
comentários(0)comente



Débora Diogo 06/02/2023

Uma grande surpresa
Acho que nunca li nenhum outro conto que me causasse tanto impacto quanto esse. A quebra de expectativa foi tão grande que ainda não consegui parar de pensar nessa história curta e surpreendente.

Nunca li nenhuma outra obra de Ursula K Le Guin, e esse foi um excelente primeiro contato. As descrições sobre o povo de Omelas são bem detalhadas, achei um pouco confuso no início mas logo me acostumei. Nesse conto conhecemos um lugar praticamente utópico, o povo de Omelas vive em harmonia e felicidade, todos se respeitam e a sociedade parece funcionar perfeitamente, porém, essa "perfeição" tem um preço muito alto.

No momento em que a condição para a manter a felicidade e a harmonia de Omelas é revelado, fiquei em choque. Não esperava uma reviravolta tão perturbadora, e fiquei ainda mais surpresa por ver que as pessoas de Omelas estavam dispostas a algo brutal para garantir seu próprio bem estar.

Aqueles que abandonam Omelas é um conto curto que causa um desconforto enorme. É uma reflexão impactante sobre o quanto estamos dispostos pela felicidade, que expõe o egoísmo humano diante do sofrimento alheio. Impossível não lembrar da nossa própria sociedade, que aceita o sofrimento de outras pessoas desde que seus problemas não lhe afetem. Vale muito a pena a leitura e quero ler mais da autora em breve.

PS: Essa é mais uma leitura que fiz por indicação do BTS. O mv de Spring Day possui várias referências desse conto, fica aqui uma indicação especial para as minhas colegas armys.
comentários(0)comente



Ceshiria 30/01/2023

Leitura rápida, mas que te mantém pensando sobre, sabe? Uma das perguntas que me fiz foi: qual seria minha postura como habitante de Omelas? Eu conseguiria viver com a consequência de qualquer uma das ações que tomasse?
comentários(0)comente



Alexandre | @estantedoale 23/01/2023

QUANTO CUSTA A ALEGRIA?
A obra de K. Le Guin não é das mais fáceis de ler. Seja pela compreensão dos detalhes ou pelo seu teor, “Aqueles que abandonam Omelas” tem forte a identidade da escrita da autora.

Ao menos pelo que li em “Floresta é o nome do mundo” e o que sei de “A curva do sonho”, posso afirmar que a complexidade também existe nesse conto – o que é quase absurdo, dado o tamanho do texto.

Ursula floreia, se demora em especulações sobre “como descrever o povo de Omelas”, e confesso que isso me confundiu em alguns momentos. Mas quando a narrativa chega ao ápice… A história assume o caráter crítico pouco antes de seu apogeu: a narradora vagueia pela natureza das pessoas, pelos sistemas políticos – que conhecemos e vivemos neste mundo – e pelos costumes.

Mas esse ápice de que falo é como um murro no estômago. A característica forma desumana de descrever a humanidade está mais do que presente. Descubro que toda essa dificuldade em dizer se o povo daquele lugar é feliz – ou não – tem justificativa.

E descobrir o motivo de o título do conto ser a última frase do conto também.

“Aqueles que abandonam Omelas” é uma história para degustar a escrita de Ursula K. Le Guin. Tem até mesmo os traços de viagem entre sonho e realidade – induzida ou não – que ela apresenta nos outros dois livros que mencionei.

Leia o conto e entenda, também, como estão os seus níveis de empatia.

site: instagram.com/estantedoale
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



livrosbycaca 13/01/2023

?Abraçar a violência é perder o controle de todo o resto?.
A dor do outro influencia você a procurar justiça, mesmo que você esteja sendo beneficiado a todo momento?
comentários(0)comente



lilasies 07/01/2023

Mas eles parecem saber para onde estão indo...
...aqueles que abandonam Omelas.

Leitura desconfortável, na falta de palavra que defina melhor. É desconcertante.
comentários(0)comente



duda mello 07/01/2023

é curto e perturbador.

Omela é uma cidade onde as pessoas são felizes e tem boas condições , mas o preço para ser feliz é alto, para a cidade se mater de ?pé? eles trancam uma criança inocente em um porão e deixam ela lá presa e em eterno sofrimento.

As pessoa podem ate pensar em soltar, ajudar ou falar palavras de consolo, mas todas colocaram em suas cabeças que aquilo é para o bem maior, pois se soltarem a criança a cidade desmoronara.

Mas essa felicidade vale o sofrimento da criança trancada no escuro?

Uma reflexão do que você esta disposto a fazer e concordar para se manter estável e com boas condições, ate onde se suporta e é aceitável.

Pequeno mas impactante
comentários(0)comente



@readingwithsarti 05/01/2023

Não esperava por isso
Uma cidade perfeita, onde todos os habitantes são completamente felizes, todos respeitam uns aos outros, vivem em harmonia. Mas tem uma condição...

Eu fiquei completamente em choque, não esperava que fosse me deixar tão surpresa. Até que ponto as pessoas deixam certas coisas chegarem para o bem de si próprio? Fiquei bastante reflexiva.

Recomendo a leitura, mas saibam que é bem desconfortável.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabela.Andrade 30/12/2022

Uma pena ser só um conto
Bizarro como um conto desse tão pequeno e curto te faz refletir sobre a vida, suas decisões, seu caráter, comportamento em sociedade.
A história relata um vilarejo em que as pessoas são livres e muito felizes, mas tudo depende do sofrimento de uma única criança que faz o "sistema" todo da cidade de Omelas funcionar.
Esse conto me deixou muito reflexiva, e gostaria muito que pudesse ter virado um livro, legal também pensar que o BTS se inspirou para fazer o clipe Spring Day.
comentários(0)comente



184 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR