Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi




Resenhas - Depois Daquela Viagem


424 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Tefinha 23/01/2024

Importante, mas cansativo em alguns momentos.
A história nos faz refletir e também se conscientizar, porém, achei um pouco cansativo, principalmente nos momentos em que ela ficava lembrando da infância e tal. Achei desnecessário render tanto tempo (em mais de um capítulo) nas recordações da infância.
comentários(0)comente



Yasmin 23/01/2024

*
Aquela velha história de que livro bom é livro que é passado adiante.
Ganhei esse livro de uma amiga da família, ela me deu com tanto carinho e disse que leu quando tinha minha idade. Então resolvi que ele seria minha primeira leitura de 2024. E não me arrependo.

Não é o tipo de leitura que tô acostumada, mas ele é direto, fala as claras e não é uma lição de moral. É a menina contando como contraiu o vírus da AIDS e tudo que se passou em seguida. As idas aos médicos, os preconceitos não só dá sociedade mas tbm dos médicos, de como ela queria ser tratada por eles como gente e não só como um pedaço de carne cheio de vírus (e quando ela falou isso eu me arrepiei dos pés a cabeça.) É triste saber que ainda hoje temos profissionais da saúde incapazes de serem tocados pela dor do outro. que acham que aquela pessoa não passa de mais uma.

Teve uma parte que me marcou muito foi que ela disse que no Brasil os panfletos e quando ela ia ao médico só se falava que "quem tinha AIDS ia morrer. tinha uma estimativa de meses ou alguns anos, mas não passaria disso" e quando ela foi para os EUA estudar ela acabou indo ao médico lá e lá os panfletos já eram diferentes eram sobre "Pessoas que *vivem* com AIDS, que trabalham, constroem família". Outra foi uma médica que ela consultou que disse pra ela sonhar grande, fazer planos para dali alguns anos, mas ao mesmo tempo não deixar nada para depois, viver o agora e aproveitar. E isso serviu tanto pra ela quanto pra mim! Ter objetivo na vida é o que nos impede de morrer num quarto escuro, mas aproveitar o agora é o que faz a vida valer a pena. Quem sabe se amanhã ou depois estaremos aqui?

Uma outra parte que eu amei foi quando ela faz uma metáfora sobre você fazer um bolo sem estar marcando o tempo e você fazer um bolo com o tic tac do relógio dizendo que seu tempo está acabando. No fim das contas, você acaba gastando o mesmo tempo, mas com o tic tac te lembrando a todo momento que seu tempo está no fim, vc se enrola, o ovo cai no chão, a farinha suja tudo, vc vigia o relógio o tempo todo ao invés de se concentrar no que realmente importa que é fazer o bolo. E assim foi com ela quando descobriu a doença. Estava o tempo todo achando que tinha alguns meses e vigiando o relógio da vida o tempo todo sem prestar atenção de que *estava* viva. De que tinha vida e tinha muito o que viver ainda.

Enfim, esse livro me tocou de um jeito especial. É uma leitura rápida e direta. Parece mais um bate papo com a autora. Ela contou a verdade nua e crua e isso é tão importante. Queria que todo adolescente se interessasse por essa leitura. Não acho que tenha sido a intenção da autora dar lição de moral em ninguém, mas o tanto de coisa que tirei desse livro de aprendizado não é brincadeira não!
comentários(0)comente



Lety 18/01/2024

Leitura rápida e cativante, baseado na história real da autora, um livro que me prendeu do início ao fim
comentários(0)comente



Isabelle333 15/01/2024

Já li este livro 3 vezes é meu preferido da estate. A primeira vez que o li o terminei em apenas um dia,super recomendo a cada palavra você consegue sentir a dor da autora e como isso a tornou forte!!!
comentários(0)comente



PaulaSilva88 09/01/2024

Faz anos que li este livro, lembro bem da minha época de manhãs na escola e as tardes na biblioteca, é o primeiro livro que tenho na memória de ter lido inteiro e ter ficado fascinada pela história, um dos livros que me fez leitora.
comentários(0)comente



Mila 03/01/2024

Valéria, uma grande sonhadora
Um livro rápido, instigante e sem rodeios.
Nele conhecemos a trajetória de Valéria após a descoberta da AIDS, em uma época que ainda não se tinha muitas informações sobre a doença, mas muito preconceito.
Com seu tom jovial, alegre (e triste) e engraçado, ela conta sua história após o diagnóstico e como passou a encarar a vida. Narra não só os pensamentos abstratos que teve, mas também as dores concretas que sentiu em seus longos dias no hospital.
Uma obra que gera reflexão e nos faz enxergar a vida de forma mais leve.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nicoly.Souper 04/11/2023

Me senti numa montanha russa
Esse livro me fez sentir que eu estava numa montanha russa de sentimentos. No começo eu me identifiquei muito com ela, porque tive um relacionamento parecido, mas na metade do livro eu sentia a imaturidade da personagem e me aborrecia, só que com o decorrer da história fui acompanhando esse crescimento dela e me sensibilizei com a narrativa e acabou que eu me conectei realmente com a protagonista. Acho que é um livro muito necessário.
comentários(0)comente



CallmeRoberta 27/10/2023

Depois daquela viagem
O primeiro livro que li. Esse livro tem um lugar no meu coração que nenhum outro livro pode tomar o lugar.
Lembro claramente, 9 ano do ensino fundamental, meu professor de português indicou esse livro para a sala. Ninguém deu muita ?bola?, pois com 14 anos poucas pessoas queriam saber de ler sem necessidade.
Resolvi dar uma chance. E foi a melhor coisa que eu fiz!
Ver a história da Valéria e entender o que realmente é o HIV foi libertador. Eu tinha uma imagem totalmente erronia do vírus e de como as pessoas precisam lidar com ele.
A Valéria é uma personagem incrível, otimista, verdadeira, corajosa, criativa e não se vitimiza pela sua doença!
Indico esse livro para todos que acham que sabem o que é viver com o HIV, e para quem não sabe também!
Bia 20/01/2024minha estante
Eu li por indicação de uma professora no ensino médio e se tornou um dos meus favoritos da vida




nabia.mm 13/10/2023

Não rolou :(
Não tenho muito o que dizer

eu espero muito que esse livro tenha ajudado muuuitas pessoas que passam por essa situação

espero que várias pessoas tenham se apoiado e se identificado com os problemas que estão fora da realidade de muitas pessoas

mas eu não gostei do livro :(

desculpa
comentários(0)comente



Aylane Nunes 03/09/2023

Pra quem gosta de leitura jovem, recomendo!
Demorei um pouco a terminar esse livro porque realmente tive alguns dias que não consegui ler. Mas é fluido e possui uma linguagem bem jovem.
Trata-se de uma não ficção e que com certeza vai agradar a muitos leitores que se interessam pelo tema: AIDS.
É um livro que trata do assunto com leveza, tem cenas de humor, cenas de reflexão da própria autora frente ao preconceito das pessoas, cenas da Valéria no hospital passando por tratamento, enfim.
Como não me deparo com muitos livros que tratam dessa temática de forma bem lúdica, logo me interessei em adquirir pelo sebo virtual achando que seria uma obra difícil de encontrar e não lembrei de pedir troca aqui pelo skoob.
Agora sinto a necessidade de repassar esse livro pra que essa leitura conquiste mais leitores, e, caso alguém venha solicitar , irei enviar com outro livreto + marcadores.
comentários(0)comente



Bianca.AlbertAo 31/08/2023

O livro é bem interessante. Acho importante ler sobre coisas que não são da nossa convivência e dia a dia. Também acho que é um livro muito importante para os soro positivos, pois da a perspectiva de uma pessoa assim. Os pensamentos, as lutas, as dificuldades. A protagonista é uma pessoa financeiramente bem e tem muita sorte disso., as vezes um pouco irritante por ser meio mimada (o que me fez demorfar um pouco pra terminar o livro), mas ainda sim uma boa leitura e um bom conhecimento pessoal.
comentários(0)comente



Bob 29/08/2023

Bom
A história da Valéria é incrível, entendo como muita gente pode ter gostado mas não me senti conectado com o livro em si
comentários(0)comente



Angelucia.Souza 24/08/2023

Um mix de sentimentos, principalmente por ser uma história real, saber que essa foi a realidade da autora e que ela, assim como várias outra pessoas, passam por esse mesmo tipo de situação ( claro que em tempos diferentes) me fez ficar reflexiva em vários momentos.
comentários(0)comente



Bianca1058 12/08/2023

Paradidático de escola
Um dos poucos livros paradidáticos que já pediram nas escolas q estudei que não era um clássico de José de Alencar, Machado de assim.
Não me entenda mal, são leituras incríveis e amei lê-los logo na pré adolescência, mas esse livro traz uma história contemporânea, uma protagonista gente como a gente e desperta a curiosidade pra buscar entender o que é AIDS-HIV.
comentários(0)comente



424 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |