Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Brenda824 30/07/2023

Livro necessário
Parece que a autora está sentada conosco contando a história dela, é um livro muito fácil de ler, te faz entender ela e a doença.
Necessário demais, deveria ser leitura obrigatória assim que entra na adolescência

@yoyok_ 24/07/2023

2022
Acho que todo adolescente se identificaria em algum aspecto com muitos sentimentos que a personagem sente na jornada dela. Aqui relata a vivência da Valéria após descobrir que contraiu aids numa época onde os recursos eram limitados e o preconceito prevalecia ainda mais.

Marina.Sandri 12/07/2023

O livro que fez eu voltar a amar ler
Sim conta uma história real, da própria escritora e eu super indico pra quem é mãe de menina, pra presentear e fazer ler mesmo. A leitura é fluida e real.
É também um alerta que doença não tem cara! É um alerta pra nós pais tbm, aprender a olhar mais e conhecer nossas filhas (os) !
Eu tinha 15 quando li, e li em 1 noite inteira.. esse livro me mudou como mulher e hoje mãe. Além de fazer eu amar ler mais e mais...
A Valéria, que se algum dia ler esse comentário, meu muito obrigada ? por compartilhar !

Isadora 10/07/2023

Que livro!
Foi muito legal ver a Valéria, que antes não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto, ir aprendendo a como viver com o AIDS. É uma história que eu tenho certeza que várias pessoas podem se ver passando, não necessáriamente só com a AIDS, mas com qualquer doença que precisa de um cuidado especial. Por mais que ela tivesse essa doença tão mal vista, ela foi se superando e não deixou de aproveitar a vida o máximo possível. Acho que todos devem seguir o exemplo dela. Livro muito bom, recomendo demais. ?

Scarlet18 28/06/2023

Seja forte e corajosa.
De leitura fácil e objetiva, Valéria conta como descobriu e viveu com o vírus do AIDS, sua vida vira de ponta cabeça, difícil de lidar com a família e amigos escondendo esse segredo já que pelos anos 90 era loucura ser soro positivo. Mas a história te prende e da vontade de ler sem parar. Val é muito forte e surpreende.

camiscaarvalho 24/06/2023

Muito sensível e importante.
Essa é uma leitura muito necessária, que merecia ser resgatada pelas redes sociais. A autora conta como contraiu HIV, revive as memórias da sua adolescência e reflete sobre todo esse momento. É uma leitura muito gostosa, a autora foi capaz de criar um texto que desperta muito empatia nos leitores, tornando a autobiografia fluida e muito interessante.
Vania.Cristina 24/06/2023minha estante
Interessante...

Abelha Atarefada 31/05/2023

O livro traz importantes e necessárias reflexões, representando bem a realidade de tantas pessoas que lidam com a AIDS.
Geralmente, os livros da lista da escola são cansativos ou chatos, mas esse, por ter uma linguagem coloquial que dialoga com o público mais jovem, faz a leitura não se tornar maçante, cativando o interesse em acompanhar a jornada da autora.

bibi.jelly 24/05/2023

Todo mundo deveria ler.
No começo, eu confesso que não coloquei fé nesse livro, mas depois de somente 9 páginas lidas me convenci o contrário.

A autora retrata a doença e sua experiência de uma forma mais "leve", podemos dizer assim. Foi uma experiência incrível ler 'Depois Daquela Viagem', e com certeza todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida. Eu não sabia muito bem como era as pessoas que tem AIDS, como elas viviam, como sobreviviam, e esse livro me mostrou muita coisa, não somente da doença, mas da vida. Muito obrigada Valéria por essa obra de arte.

PS: Obrigada prof Junior por passar esse livro pra minha turma ler.

Cinbrle 04/05/2023

Quando eu li esse livro eu tinha acabado de fazer 12 anos e me impactou tanto, sempre lembro desse livro, a forma como ela descreve a primeira vez e meio que fala "ah, isso que é s3x0? Pensei que fosse algo a mais" (não lembro se foi nessas exatas palavras) eu sempre fico lembrando disso porque tive a mesma reação que ela na minha e assim que acabou lembrei do livro na hora kkkkk.
Apesar de ser bom, eu acho que é um livro triste, a parte em que ela descobre a doença é cortante, pega na alma. O relacionamento abusivo também pega muito no leitor. Acho que toda garota nessa idade de 12/13 anos deveria ler e entender sobre a importância da história da Valéria. O final é bom porque dá a esperança de que nem tudo está perdido, além de conscientizar sobre Ist.
Um livro lindo, triste e que traz esperança. A Valéria foi muito forte.

alex_fsi 03/05/2023

Legal ela ter exposto sobre o tema
Imagino que na época que a autora viveu isso tenha sido um baita de um desafio, devido ao preconceito.

Não me conectei tanto com a forma de escrita dela. Me recomendaram com muita ênfase este livro, mas acho que a memória emocional de quem me indicou influenciou demais a opinião dela sobre o livro.

Christiane.Leite 02/05/2023

Um livro absolutamente necessário, especialmente aos jovens. Numa narrativa fluída, com linguagem jovial e intimista, Valéria conta toda sua jornada, desde a primeira experiência sexual, a descoberta de ser portadora do vírus HIV e como aquela "sentença de morte" (afinal, AIDS era uma sentença de morte nos anos 80/90) mudou a vida daquela adolescente de ponta cabeça. Conta com transparência seus medos, seu flagelo e, ao final, injeta uma dose cavalar de esperança em todos nós. É impossível não terminar de ler o livro querendo ser amiga de Valéria.

igordomar 01/05/2023

Uma ótima leitura para o público infanto-juvenil, principalmente por conta da carência significativa da educação sexual nas escolas brasileiras. Além de mostrar que se pode viver com o vírus HIV, apesar das imensas dificuldades e barreiras da sue época (das quais algumas estão de pé até hoje), relata quão conturbada é a juventude, suas aspirações, ambições e descobertas. A autora foi corajosa em expor seus diários, mas, tenho certeza, foi recompensada ao colaborar para a conscientização sobre temas tão pessoalmente sensíveis, mas coletivamente necessários.

Bruna 24/04/2023

" Engraçado, não me lembro que quando estava na escola e alguém não sabia direito que faculdade faria a gente zuava:" faz enfermagem", como se fosse a profissão mais boba desse mundo. Mal desconfiavamos da importância e responsabilidade desses profissionais. E do melhor de tudo, do carinho."