O Guardião da Meia-Noite

O Guardião da Meia-Noite Rubens Saraceni

Resenhas - O Guardião da Meia-Noite

Bianca S 05/04/2024

Com todo o respeito, um dos piores livros q ja li
Meu deus, por onde começar?

o livro começa contando a história do barão pra poder contextualizar a jornada dele pós morte...
e essa parte da vida dele eu suspirei de raiva e indignação em todo parágrafo... estupro, machismo, misoginia, assassinato, escravização... puta q pariu.

bom... o cara morreu, passou 4 anos no umbral e daí foi pro reino das trevas. ai vc pensa "vai ser castigado pelo ? #$%!& q foi em vida, certo?" erraaaadooo, no reino das trevas ele virou um bichão da magia super poderoso que DO NADA decidiu comecar a querer "salvar" as mulheres e os outros seres das trevas q poderiam ir pra luz... tipo... de ONDE veio essa mudança de ideia dele de um ? #$%!& pra tentar ajudar o povo a ir pra luz? foi totalmente DO NEIDA.

aí assim... um livro psicografado, a gente entende que um ente sobrenatural escreveu por intermedio de algum mortal, certo? oq eu acho muito curioso é q esses entes sobrenaturais q "viram" oq rola depois da morte simplesmente retratam a mesma logica social do tempo em que o mortal q ta escrevendo vive. no reino das trevas, as mulheres sao moedas de troca, pessoas sao escravizadas etc etc. que curioso né? que depois de morrer, a lógica é a mesminha da sociedade no tempo q se escreveu.

além disso, a beatriz se culpava pelo cara ter ido pro inferno (vou chamar de inferno pra ser mais facil pra mim) POR CAUSA DO "DEFEITO" DELA (o fato dela n ter sangrado no primeiro estupro e ele achar q ela n era virgem)... tipo... QUE????? ai no fim um dos seres de luz fala que ela PRECISA da lembrança dele e da culpa pra ser a pessoa iluminada q ela é???? ela ja queria ser freira e fazer o bem ANTES de toda a putaria q ele fez ela passar. entao ngm pode puramente querer fazer o bem? precisa se culpar injustamente por um ? #$%!& ?

e outra... acho engracado q o cara passa só 4 anos no umbral, depois vira o bichao do submundo e a pessoa escravizada q ele usou pra criar la a situacao c a mlr dele foi pro "inferno" e "mereceu" continuar sendo castigado pelo oq ele fez na vida antes da escravizacao?? pq o umbral de 4 anos do cara é o suficiente e todo mundo tem pena, mas a vida adulta todinha de um cara q foi escravizado nao foi castigo suficiente pro q ele fez na vida anterior?

e o comentário/explicação que fazem sobre pessoas com deficiência intelectual eu, particularmente, achei bastante capacitista.

olha... sério. isso não é de jeito nenhum uma critica à qualquer religião, mas sim apenas a historia retratada neste livro q so me fez passar raiva dura te todo ele. raiva, incredulidade, indignação...

não tankei.
não recomendo.
fui ler esse livro qquerendo entender e aprender sobre a umbanda... e me recuso a pensar q esse é um bom livro pra isso, não é possível....

e mesmo quem ignore minha crítica à psicografia e venha me dizer q eu devo levar em consideração a época da obra, eu sinto muito, mas oq eu considero filhadaputagem, considero filhadaputagem. não vou passar pano só porque "naquela época era natural".

e sobre a mensagem de perdão, culpa, crescimento espiritual... achei muito superficial e rasa...
e onde se deu mais enfoque nessa área, achei totalmente mal direcionada.
Robert.felix 25/05/2024minha estante
Moça vc precisa ler o livro de novo pra absorver oque realmente o livro quer passar, deixa esse negócio de lado sobre machismo e essas coisas pq na epoca q se passa a história era dessa forma pra pior! Ele se tornou um grande nas trevas nao pelas coisas que fez quando encarnado mas por ter aceitado a situação e ainda sentia arrependimento! E ele ajudou as outras mulheres por conta da culpa de ter feito tudo aquilo com a Beatriz... Moça são coisas simples q vc nao interpretou corretamente, tenta ler de novo!

Bianca S 29/05/2024minha estante
querido, so pq eu nao concordo nao quer dizer que eu nao interpretei corretamente ou nao li direito... uma obra esta sujeita a inumeras interpretacoes, nao apenas uma. na minha resenha, eu nao falei apenas de machismo, tambem questionei a propria evolucao espiritual dele que PRA MIM tb nao foi coerente e PRA MIM nao foi "bem construida/desenvolvida"... entao eu fiz apenas um relato da MINHA experiencia e da MINHA interpretacao da historia, que todo mundo tem todo o direito de discordar e ter uma interpretacao diferente ao ler :)

Robert.felix 29/05/2024minha estante
Ué moça e vc acredita q a evolução espiritual de um guardião? Ele vai pro umbral se ferra la, porem evolui através do seu erro e ajuda os que querem evoluir sem passar pelo processo q ele passou!! Isso é um Exu! Ele nao foi bonzinho, n foi exemplo quando encarnado... Esta retratando a evolução de uma entidade de uma determinada linha de espíritos, n necessariamente de todos será assim!

Bianca S 29/05/2024minha estante
ai eh q ta, eu n achei q ele se ferrou, entende? pra mim, ele sofreu um pouco e depois foi recompensado :(

Bianca S 29/05/2024minha estante
mas assim, lembrando que sou uma pessoa leiga no conhecimento de umbanda lendo esse livro. li pra tentar entender melhor e, pra esse proposito, tb nao acho q o livro tenha servido pq eu continuei sem entender nada... agora q vc disse q ele eh um exu, faz mais sentido, mas acho que foi pouco didatico jkkkkk

Bianca S 29/05/2024minha estante
mas mesmo assim minha visao eh q ele n sofreu mt p poder evoluir, achei pouco e achei q ele foi recompensadk qd chegou la no... "inferno" (q nao eh inferno, mas nao me recordo como q eh chamado no livro)

Robert.felix 29/05/2024minha estante
É que ele realmente se arrependeu sabe? Então, por conta disso ele sofreu "pouco" ele carregava uma culpa mesmo após de morto ja parou pra pensar o quao ruim deve ser isso tb? Kkkkkkk mas n é o melhor livro em si pra entender um pouco sobre os espíritos... Mas sim seu raciocínio ta dentro da ideia poxa, so que imagina so cada vida que vc encarnar e nao conseguir consertar seu erro sofrer "pouco" por toda uma eternidade... É mais ou menos isso entende?

Ely Varella - terapias que iluminam 26/12/2009

Para os umbandistas ou simpatizantes, este autor não pode deixar de ser lido. Rubens Saraceni tem uma rica bibliografia. Este é um dos mais bonitos e envolventes. Não deixe de ler.
Thara 29/04/2010minha estante
Ai, quiero.

Nice 13/07/2016minha estante
Bem... eu sou espírita e Não recomendo este autor. Fantasioso e ilusionista, cria orixás, preceitos estranhos e tenho minhas dúvidas que seus Mestres de luz, sejam realmente da luz. Um estudioso sério saberá do que estou falando. Não ajude a espalhar o que deturpa a ideia, vc estará colaborando com as entidades que querem "brincar por aqui". Um abraço.

Vitor.Arruda 05/06/2018minha estante
acabei de ler esse, qual outro livro do autor Rubens Saraceni vc me recomendaria ?

Rickalencar 22/07/2017

Linha da Esquerda
O livro nos trás informações sobre o funcionamento das Trevas, e que ao contrário do que muitos pensam lá também existe ordem. É detalhado como funciona a Esquerda e que a Lei também é cumprida na polaridade negativa. O conceito Exú na Umbanda é bem explicado e o Autor fala um pouco de um dos Tronos (Orixás). Enfim é um livro que te abre a mente para algo que está tão próximo de nós, lado sombra, e que sempre finjimos não ver mas que as consequências para tal existem.
Vitor.Arruda 05/06/2018minha estante
Soh não entendi direito o lado esquerdo e direito da unbanda citado no livro, são forças opostas ou forças que trabalham em conjunto? Oq são essas linhas de força? e qual é a diferença entre elas, se vc souber me responderer algo agradeço.

Rickalencar 14/07/2018minha estante
As duas se complementam, como o yin e yang da filosofia oriental.

Vitor.Arruda 11/03/2019minha estante
Sim são mesmo , obg por me ajudar rick O/

novojunior 15/07/2009

O único do autor que vale a pena
É assim que posso definir este livro de Rubens Saraceni: o único que realmente presta.
Não é por preconceito, não é por implicância, não é por ignorância de não conhecer as outras obras. Foi pura e simplesmente a única conclusão que cheguei após ter acesso a alguns dos vários livros que este pseudo-autor publicou.
Dono de algumas sandices que ele e seus seguidores encaram como peculiaridades ou 'marca registrada do médium', Rubens Saraceni tenta impressionar (e na maioria das vezes consegue tal proeza nos leigos no assunto) a ponto de bitolar a mente dos que nada conhecem sobre Umbanda e suas leis divinas, baseadas tão somente nos ensinamentos cristãos e experiências de espíritos que já passaram por vidas terrenas.
Este livro, portanto, é o único que eu consigo 'salvar' em meio às crendices sem fundamento e - arrisco dizer - loucuras criadas por este médium que se auto intitula Mestre.
Marcio Alexandr 13/10/2013minha estante
Concordo em alguns pontos com você porem, li tambem "O cavaleiro da estrela guia" e este tambem é bom...

Tatiana.Jardim 14/02/2017minha estante
Concordo totalmente. Sou umbandista e acho que ele era louco de pedra.
Até nesse livro mesmo ele demonstra sua loucura. O livro discorria muito bem e simplesmente há um surto no último capítulo! To até agora sem entender o que aconteceu nesse final...

Mah Correia 27/07/2010

LINDO
É maravilhoso, é lindo, a história é extremamente emocionante... Eu chorei quando li... Pretendo reler.

Indico, com certeza, a pessoas com coração aberto e isento de preconceitos religiosos...

Cesar89 20/03/2023minha estante
Eu gostaria de saber como faço para ler aqui por esse aplicativo alguém pode me ajudar

Steer 27/01/2016

Ensinamentos, para quem quer aprender!
Um livro polêmico, como qualquer outro que envolva crenças e questões religiosas, mas o fato que se tem que aprender é que, o que for bom e/ou está em sincronia com aquilo que crê, absorve, caso contrário, ignore.
É um livro bem constituído com uma história envolvente, narrada por um guardião que após a morte, pagou por seus atos.
Ao contrário de muitos livros escritos do gênero não foi narrado em forma fantasiosa aquilo que nossos guardiões passam ao fazer sua passagem, é esclarecedor para quem tem dúvidas e pré conceitos, trazendo ensinamentos que quem souber absorver carregará para a vida inteira, sendo que possui frases marcantes com capacidade de mudar pontos de vistas trazidos há muito tempo na bagagem.
O fato é, que ajudam aqueles que querem subir, e tentam impedir aqueles que querem descer, ao contrário de livros comuns esse é daqueles em que o fato de gostar ou não dependerá única e exclusivamente do fato de ter, ou não, uma mente aberta. Não critique, difame ou tire conclusões precipitadas, leia e absorva o que for bom para você, pois nele há muitos ensinamentos, cabe a você querer aprender.

"Faço chorar um inocente, mas também não deixo sorrir um culpado" - Exú 7 Porteiras

Tatiana.Jardim 14/02/2017minha estante
Desculpe a correção, mas a frase é "NÃO faço chorar um inocente, mas também não deixo sorrir o culpado"

Alexandre.Vieira 04/02/2022minha estante
Excelente livro.
Conheço a obra há cerca de 20 anos e já li, pelo menos, 3 vezes.
Embora não tenha gostado de outros livros de Rubens Saraceni, este, em especial, ultrapassou todas as expectativas e, caso ficasse só neste livro, haveria de ser seu fã.
Não foi o que ocorreu, infelizmente, de modo a permitir que a decepção tomasse conta do leitor com relação ao autor.
Contudo, o que aqui está sendo objeto de análise é o livro e não o autor.
Portanto, dou nota máxima à obra.

Allan.Arndt 04/06/2022minha estante
Perfeito, este livro é incrível e mostra a realidade dos nossos erros e que um erro gera outros erros, é uma teia de conexões entre pessoas e vidas, um emaranhado de fio que vão se puxando de acordo com a lei.

Cleverson 22/06/2014

Um livro inesquecível!
Bom, eu recomendaria este livro ser hesitar para todos tipos de pessoas! Um livro cheio de lições de vida. Espetacular, emocionante e cativante! Um dos meus livros favoritos, sem dúvidas!
Ezildinha.Alice 16/03/2016minha estante
maravilhoso esse livro maravilhoso

Nice 06/05/2012

Fantasioso.
É um livro de fácil leitura, dinâmico e simples, mas peca na doutrina. Sou kardecista, porém estudo todas as religiões e conheço muito a Umbanda, crença singela e discriminada injustamente. O autor fantasia demais e traz de volta velhos mitos como: Exú visto como um ser das trevas. Exú não é demônio e muito menos eles perdem tempo em batalhas astrais contra Lúcifer, o anjo caído. Eu pensei que iria gostar do livro e me decepcionei. Foi uma pena.
Phelipe Guilherme Maciel 29/08/2017minha estante
Você não entendeu a obra, poderia ler de novo. E não deve conhecer a Umbanda, poderia conhecer mais. Eu que acho que conheço muito pouco, sei que a Umbanda não é singela, isso é uma discriminação da sua parte. A Umbanda é vasta, e tem muito de Kardec, de Cristo e de Africanismo em seu culto, logo não deve ser comparada com nenhuma dessas 3 filosofias individualmente pois ela é algo diferente, criado com conceitos básicos dessas 3 outras vertentes religiosas. Os Orixás não são criações, são heranças da religião Africana. Os Umbandistas tem herança kardecista no conceito de espíritos reencarnantes, e como os Kardecistas também acreditam em colonias espirituais, em karma, e etc. E a Umbanda é uma religião Cristã por toda a herança católica que tem. Além disso, a Umbanda possui uma linha oriental, e na verdade, é a mais sincrética das religiões.
Lúcifer, neste livro, não é o ser da Bíblia, trata-se de outro ser das trevas. Que naquele caso não trabalharia pela Lei. Os Exus não são demônios, são seres que atuam na esquerda da Lei.
Mas o Exu é uma herança africanista, se você não é africanista, como pode querer chamar o livro de fantasioso, se na verdade apenas você não acredita nele?
Lembre-se que a Umbanda saiu das mesas brancas do espiritismo, pois muitos como você não acreditavam que negros e caboclos fossem seres elevados o suficiente para ajudar os espíritos encarnados.

Karine 24/04/2015

Inesquecível
Livro fascinante, a história é linda, e me ensinou coisas incríveis, quem gosta do espiritismo vai amar. Ele realmente te prende, quando comecei não quis mais parar.
Pretendo reler, e super indico.
Perfeito !!!

Nikholli 24/07/2012

Lindo
livro emocionamente e história linda!!!!

Vivian 26/08/2012

Fascinante
Este foi o primeiro livro que peguei para ler na vida.
Fascinante como me envolveu, e eu nao conseguia parar de ler, queria sempre saber o que ia acontecer.
Este livro prende o leitor do começo ao fim, principalmente por se tratar de uma história real.
Eu posso falar que este livro abriu portas para que eu lesse outros, porque eu mesma não gostava de ler livros e hoje sei como é bom.

Cookie 12/10/2012

Chorei, sorri e vibrei com esse livro.
Acho q Rubens Saraceni é um dos meus escritores favorito.

Amo tanto que ja dei esse e alguns outros de presente pra algumas pessoas especiais...

Aquele lance de respira fundo e se prepara pra arrancar os cabelos se resume a esse livro...
Não tem como n se emocionar, se render e viver junto cada sequencia de fatos registrado nas paginas...

Vou ler esse de novo tb... Pq jah faz um tempinho q li...

Recomendo e Recomendo Muito perfeito

Erika 15/02/2016

É um livro "psicografado". Religioso umbandista/espirita :) Apesar de tratar de uma entidade que tipicamente trabalha na umbanda ele tem clara tendência espirita kardecista. Problemas? Nenhum, se você não se importar com isso.

Lendo de mente e coração aberto, sem julgar antes de terminar, é um livro muito interessante, fácil de ler e bem esclarecedor, no entanto, é sempre bom lembrar que trata-se do ponto de vista DESTA HISTÓRIA especificamente, não da umbanda, do espiritismo ou algo assim.

Considerando como literatura, sem julgar o conteúdo religioso, é um romance interessante, não dos que guardamos em coleção na estante, mas que com certeza vale a pena ler.

Ametista 04/03/2015

Guardião dos dois mundos
Este livro nos liberta das dúvidas com relação as religiões e a vida!
Aprendi a amar este espirito que só trabalha em caso de carmas e a seu bel prazer.
Não ecistem regras pra quem sabe dominar...
Leitura simples, explicativa e muito, muito boa.
Pretendo compra rum pra ter em casa, o simples fato de ter uma raridade desta na minha estante fisica me deixa muito feliz.
Parabéns Ribens Saraceni...vc alcançou varias almas famintas de conhecimento e trouxe mais paz a muitos corações>
OBRIGADA