O Guardião da Meia-Noite

O Guardião da Meia-Noite Rubens Saraceni

Resenhas - O Guardião da Meia-Noite

Lord 13/05/2024

Crescimento Espiritual
A quem ler, que possa abrir sua perspectiva de bem e mau, e possa se emocionar, fascinantemente bem escrito, inspira e motiva, recomendadíssimo

Beatriz3345 29/04/2024

Cara,no começo foi fácil mas no meio muito complicado e no final parecia o meio.Quando tiver mais maturidades para livros espiritualistas pretendo reler

Umdonjuan 28/04/2024

Surpreendente
De fácil leitura, Rubens Saraceni nos coloca uma história que nos coloca a frente do Guardião da Meia Noite com todas as suas batalhas internas e externas, e nos provoca a reflexão do que é Exú, como ele se tornou esse guardião e porque. E particularmente adorei a narrativa e a história. Vale a pena ler e refletir.

raphaela109 20/04/2024

Muito mais que um guardião.
É um livro importante para quem se inicia na religião, e até a quem não é mas se interessa em conhecer mais de coisas que a racionalidade não se explica.
Foi muito engrandecedor a leitura, aprendi que os guardiões são muito mais do que eu pensava, e como já imaginava eles estão sempre em evolução e ver descrito como é esse processo foi muito bom!
Algumas frases marcantes para mim:

"Não ajudo alguém que não queira ser ajudado mas não nego ajuda a quem merecer."

"Nem tudo que me pedem eu dou mas nem tudo que dou é porque me pediram."

"Pois saiba que muitos dos famosos exus que hoje baixam nas tendas de Umbanda, são os senhores de ontem, lançados nas Trevas pela Lei."

"O umbral não é um lugar, é um estado de espírito mental. Ali você ouve de tudo. É uma região alimentada por vibrações mentais. Cada um o vê à sua maneira e encontra nele os monstros particulares que alimentou durante sua passagem pela carne. O umbral é a materialização dos medos do subconsciente de cada um."

Juliana 17/04/2024

Apreender...
Esse livro é de um conteúdo maravilhoso, me ensinou a ver o mundo de outra maneira, pois de tudo que fazemos nessa ou em outras vidas tem consequências....o plantio e livre, mas a colheita é obrigatória.

Guah 13/04/2024

Um dos melhores aprendizados que tive em tempos?
Acredito que não seja um bom livro para quem não conhece nada sobre os Guardiões e a espiritualidade. Por se tratar de uma história de muitos anos atrás, algumas passagens iniciais são fortes e podem ser gatilho. No entanto, se a leitura for feita com o intuito de aprendizado e busca de entendimento e verdade sobre aspectos do Todo e da própria espiritualidade, é um livro capaz de trazer muita luz à várias questões e duvidas nesse sentido. Na minha leitura, busquei entender as entrelinhas e não me apegar a alguns detalhes do que se era escrito. É preciso ter um grau de maturidade espiritual e conhecimento da Umbanda para que a ?ficha caia?. Inclusive, sugiro a leitura de Memórias de um Kiumba antes desse, assim as supostas ?falhas? na narrativa farão muito mais sentido.

Bianca S 05/04/2024

Com todo o respeito, um dos piores livros q ja li
Meu deus, por onde começar?

o livro começa contando a história do barão pra poder contextualizar a jornada dele pós morte...
e essa parte da vida dele eu suspirei de raiva e indignação em todo parágrafo... estupro, machismo, misoginia, assassinato, escravização... puta q pariu.

bom... o cara morreu, passou 4 anos no umbral e daí foi pro reino das trevas. ai vc pensa "vai ser castigado pelo ? #$%!& q foi em vida, certo?" erraaaadooo, no reino das trevas ele virou um bichão da magia super poderoso que DO NADA decidiu comecar a querer "salvar" as mulheres e os outros seres das trevas q poderiam ir pra luz... tipo... de ONDE veio essa mudança de ideia dele de um ? #$%!& pra tentar ajudar o povo a ir pra luz? foi totalmente DO NEIDA.

aí assim... um livro psicografado, a gente entende que um ente sobrenatural escreveu por intermedio de algum mortal, certo? oq eu acho muito curioso é q esses entes sobrenaturais q "viram" oq rola depois da morte simplesmente retratam a mesma logica social do tempo em que o mortal q ta escrevendo vive. no reino das trevas, as mulheres sao moedas de troca, pessoas sao escravizadas etc etc. que curioso né? que depois de morrer, a lógica é a mesminha da sociedade no tempo q se escreveu.

além disso, a beatriz se culpava pelo cara ter ido pro inferno (vou chamar de inferno pra ser mais facil pra mim) POR CAUSA DO "DEFEITO" DELA (o fato dela n ter sangrado no primeiro estupro e ele achar q ela n era virgem)... tipo... QUE????? ai no fim um dos seres de luz fala que ela PRECISA da lembrança dele e da culpa pra ser a pessoa iluminada q ela é???? ela ja queria ser freira e fazer o bem ANTES de toda a putaria q ele fez ela passar. entao ngm pode puramente querer fazer o bem? precisa se culpar injustamente por um ? #$%!& ?

e outra... acho engracado q o cara passa só 4 anos no umbral, depois vira o bichao do submundo e a pessoa escravizada q ele usou pra criar la a situacao c a mlr dele foi pro "inferno" e "mereceu" continuar sendo castigado pelo oq ele fez na vida antes da escravizacao?? pq o umbral de 4 anos do cara é o suficiente e todo mundo tem pena, mas a vida adulta todinha de um cara q foi escravizado nao foi castigo suficiente pro q ele fez na vida anterior?

e o comentário/explicação que fazem sobre pessoas com deficiência intelectual eu, particularmente, achei bastante capacitista.

olha... sério. isso não é de jeito nenhum uma critica à qualquer religião, mas sim apenas a historia retratada neste livro q so me fez passar raiva dura te todo ele. raiva, incredulidade, indignação...

não tankei.
não recomendo.
fui ler esse livro qquerendo entender e aprender sobre a umbanda... e me recuso a pensar q esse é um bom livro pra isso, não é possível....

e mesmo quem ignore minha crítica à psicografia e venha me dizer q eu devo levar em consideração a época da obra, eu sinto muito, mas oq eu considero filhadaputagem, considero filhadaputagem. não vou passar pano só porque "naquela época era natural".

e sobre a mensagem de perdão, culpa, crescimento espiritual... achei muito superficial e rasa...
e onde se deu mais enfoque nessa área, achei totalmente mal direcionada.

Quel.Perina 04/04/2024

É uma história emocionante e empolgante.
Houve diversos momentos que fiquei tanto quanto confusa, porém, acredito que com uma releitura mais adiante o que foi citado fique esclarecido.

Gostei muito.

Raiza 31/03/2024

Uma história linda e verdadeira, com uma narrativa direta, explicativa. É uma ótima forma de compreender o que se passa após deixarmos o plano terreno, uma oportunidade de se aprofundar na religião e para quem tem interesse: conhecê-la, pois desmistifica muitos dos pensamentos populares em relação às entidades de esquerda.

Renan.Santos 26/03/2024

Muito boa a história, e como é explicado uma espiritualidade de forma simples por meio de diálogos fáceis a qual a gente não vê em mtos obras que retratam o assunto. Gostei, além de toda questão espiritual, a gente consegue adequar em paralelo as ciências políticas da sociedade vigente.. indico mto

Amanda3619 22/03/2024

Intrigante?
Primeiro livro que eu li depois de anos, não foi cansativo e nem tedioso em nenhum momento. Tem alguns gatilhos mas tudo sob controle ? amei!!!

Rebecca.Valenca 19/03/2024

Excelente linguagem. Facilitou e muito, meu entendimento sobre vários personagens e aspectos do desenvolvimento da espiritualidade.

thiagonfiuza 14/03/2024

Um livro que abriu minha mente para uma nova perspectiva
Um ótimo livro, abriu minha mente para meus preconceitos e minhas experiências, leitura densa no início, muitos ensinamentos no meio e emocionante no fim. Com certeza lerei novamente.
Recomendo aqueles que lerem, q o façam de coração e mente aberta, pois além de uma ótima história, é um leve tapa na cara dos intolerantes. Boa leitura