O Guardião da Meia-Noite

O Guardião da Meia-Noite Rubens Saraceni

Resenhas - O Guardião da Meia-Noite

Geh_14 15/07/2022

Guardião da meia-noite
acho que se torna tão bom pois é escrito de uma forma fácil de se entender e responde algumas dúvidas como: o que é um Exu? O que é Umbral? Como é a Lei? O livro passa vários ensinamentos e eu gostei bastante. Explica alguns conceito da Umbanda de forma prática e instigante.

Jamieli 06/07/2022

Pra quem gosta de livros sobre espiritualidade..
Incrível, simplesmente incrível. Laroyê! Conta sobre a história de um exu, onde ele sofre muito pra progredir na sua evolução e no seu passado.

Sthefanny36 21/06/2022

Guardiões
Uma história envolvente que mostra que tudo tem seu motivo e tudo anda conforme o plano do grandão, É que todos precisamos do perdão afinal e que se vamos subir ou descer depende dos nossos atos quando em carne mas que todos tem a possiblidade de melhorar mesmo após deixar a terra.

Paula.Licheski 21/05/2022

Interessante...
Foi uma ótima primeira experiência ao ler algo relacionado com a umbanda, recomendo tanto pra quem conhece a religião, como para quem tem curiosidade ou até mesmo como leitura sem um propósito específico.

andreluisp.sa 12/05/2022

Envolvente e de fácil leitura
Um livro clássico que conta a história de um ser que se tornou o Exu da meia-noite. Um livro cuja estória te envolve, e faz você querer avançar na leitura rapidamente. Primeiro livro que li do autor, e gostei muito.

madasco 26/03/2022

espiritualidade
este livro é incrível pra quem quer começar a entender um pouco mais sobre exus e guardiões, tenho um grande amor por esse livro!

Juliane.Sturm 02/02/2022

Uma forma diferente de ver o mundo
Este livro foi indicação de um grande amigo meu e me surpreendeu muito!

Você entra em um mundo que deve ser sentido, explorado e vivido para evoluir na sabedoria do conhecimento Divino. É sobre a busca de um homem por sua alma perdida nas transgressões às Leis Divinas.

Um nobre rico e poderoso, mas extremamente cruel, paga pelos seus atos e de uma forma bem diferente do convencional.

Me encantei pela forma que esta história traz um ensinamento para a vida independentemente da sua religião (mesmo que o livro se refira à umbanda). E é um ótimo livro para aqueles que querem entender quem é Exu, essa entidade, guia, guardião que se manifesta na Umbanda ajudando e aconselhando e desconstruindo.

Fácil e muito rápido de ler.

Assim como em outros livros do mesmo autor, existem livros a mais que podem auxiliar na compreensão deste universo dos Guardiões.

Fiquei curiosa em ler o Cavaleiro da Estrela Guia do mesmo autor, já que os dois espíritos se encontram em ambos os livros.

Khaiane 24/01/2022

Guardião da meia noite é uma história que para muitos umbandistas diz não só a respeito de um conto mais de um ensinamento. Através das vivências do personagem se pode ponderar as ações nessa vivência e as consequências posteriormente.
Adorei esse livro.

Alexandre.Vieira 04/02/2022minha estante
Excelente livro.
Conheço a obra há cerca de 20 anos e já li, pelo menos, 3 vezes.
Embora não tenha gostado de outros livros de Rubens Saraceni, este, em especial, ultrapassou todas as expectativas e, caso ficasse só neste livro, haveria de ser seu fã.
Não foi o que ocorreu, infelizmente, de modo a permitir que a decepção tomasse conta do leitor com relação ao autor.
Contudo, o que aqui está sendo objeto de análise é o livro e não o autor.
Portanto, dou nota máxima à obra.

Allan.Arndt 04/06/2022minha estante
Perfeito, este livro é incrível e mostra a realidade dos nossos erros e que um erro gera outros erros, é uma teia de conexões entre pessoas e vidas, um emaranhado de fio que vão se puxando de acordo com a lei.

Gabriel.Soares 26/12/2021

Um marco na literatura umbandista
Sem dúvidas, a obra prima do Mestre Saraceni é um marco na literatura umbandista. Como membros de um corpo religioso ausente de dogmas e de livro sagrado normativo, os integrantes de todas as umbandas devem atentar-se à dois pontos imprescindíveis: i) as tradições e ritos seculares que nos precedem e são transmitidos pelos anciãos; ii) as obras literárias redigidas por autores sabidamente conhecedores da Lei Maior e com credibilidade (nada de "Exus do Ouro" entre outros charlatanismos).
A obra de Saraceni adentra na segunda clave. Afastando o ponto controverso da psicografia e da inspiração - há muito maculadas por médiuns toscos em busca de fama e notoriedade rápida -, temos em mão uma das obras mais complexas e bem elaboradas no que se refere aos mistérios da ordem divina. Ajuda, para aqueles com boa compreensão textual e da própria religião, a entender os mistérios da luz e das trevas, que sempre remontam aos entendimentos filosóficos orientais do Yin e Yang.
Menção honrosa à ausência de elitismos brancos dentro da obra, presentes nos precursores da literatura de Umbanda (vulgo Leal de Souza), dentre outros que até hodiernamente buscam afastar as culturas africana e indígena de nossos ritos, mesmo que presentes desde seu início.

Jana 09/12/2021

Um livro profundo
Fiquei presa do inicio ao fim , tipo de leitura que nao cansa e por isso nao consegue largar .
Um livro que pretendo ler novamente ....Apaixonante.

Júlia Gabriela 06/10/2021

esse livro é lindo, puro sem deixar de ser sério e profundo. falando sobre as trevas mas tendo a luz em todas suas linhas.

Raul Ribeiro 14/09/2021

Quem é Exu
Consegui entender muito mais a essência de Exu, o que eles são e como trabalham. Embora Exu seja envolto em muitos mistérios. A história do Barão é tão fluida e envolvente que li em 2 dias. Recomendadíssimo. Só o final que fiquei meio perdido, mas pelo que vi, tenho que ler os livros de Seu 7 e Seu Tranca pra entender melhor.

Amandita 31/08/2021

Para abrir a mente e coração
À princípio eu senti que precisava ler este livro por motivos pessoais relacionados à minha fé, mas, após iniciar as primeiras páginas, fui tomada por uma história muito interessante e profunda que vislumbra as camadas do caráter humano e sua capacidade de agir em seu próprio benefício sem medir as consequências.
É um livro relativamente curto e ao final alguns trechos ficaram um pouco perdidos(creio que seja a versão que li), pois todo o contexto não foi prejudicado por esses trechos.
Indico fortemente a todos aqueles que querem conhecer um pouco sobre os Exus e também àqueles que de algum modo se identificam com o tipo de texto presente no livro. Uma narrativa rica e bem posicionada.