Aruanda

Aruanda Robson Pinheiro

Resenhas - Aruanda

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo C. 21/09/2017

Não é o "Nosso Lar dos pretos velhos"
Este é o meu primeiro livro de Robson Pinheiro e fui atraído pelo marketing (errôneo) de que se trataria de um "Novo Lar dos Pretos Velhos". No entanto, não há qualquer descrição da cidade espiritual de Aruanda, que raramente é citada. O foco do livro é sobre o trabalho das falanges espirituais dos pretos velhos, dos caboclos e dos exus.

Tem início com uma breve narrativa sobre como a Umbanda foi "fundada" (a incorporação do Caboclo das Sete Encruzilhadas em Zélio de Moraes, em 15.11.1908). A partir de daí, segue a descrição da campanha do espírito "Ângelo Inácio", na companhia de Wallace, Pai João e Silva (com a participação especial de Vovó Catarina), para a transmissão de conhecimentos relacionados à Umbanda aos encarnados (nós).

Entre os temas abordados há os orixás e o sincretismo com os santos católicos, os elementais, os magos negros, a forma como se dá a obsessão (e o trabalho empreendido por espíritos para a desobsessão), goécia (prática da necromancia), antigoecia (limpeza perispiritual e etérica) e apometria (tratamento espiritual).

A narrativa é fluída e os temas abordados são interessantes, mas não pude esconder minha decepção enquanto lia e não era entregue o que eu (erroneamente) esperava. Talvez num futuro eu possa rever minha concepção do livro.

bru.v 19/10/2022

Muito interessante
Experiência maravilhosa para aqueles que querem saber como e onde a umbanda atua. Explica quem são os Exus, pretos velhos, a atuação da espiritualidade no mundo. Incrível.

Catarina.Villar 15/09/2022

Para entender melhor sobre preto-velhos, caboclos, elementai
Estou em um momento bem inicial de aprendizado sobre a espiritualidade, espiritismo. Esse livro acompanha novamente Angelo Ignacio em suas missões de registros do mundo espiritual. Nessa obra conseguimos entender principalmente os trabalhos exercidos pelos preto-velhos, caboclos, entender o que são e como trabalham os seres elementais.
Um spoiler não muito spoiler: ao final, o epilogo traz uma análise maravilhosa sobre racismo e preconceito dentro das religiões espiritas.

Linakass 06/04/2019

Aruanda
Uma viagem ao nosso mundo espírita, nem todos entendem os fundamentos..mas é incrível

novojunior 15/07/2009

Outro excelente livro do autor Robson Pinheiro, que escreve com clareza, fluidez e de forma muito peculiar: a de quem, de fato, viveu algumas experiências dentro de uma espiritualidade. Espiritualidade que, neste livro, se traduz em leis da Umbanda e do Espiritismo.

1 | 2 | 3 | 4