Ilha do Medo

Ilha do Medo Dennis Lehane

Resenhas - Paciente 67

Gilstéfany 28/08/2015

Somos 4, mas, quem é 67?
Quando estava um pouco a mais da metade da leitura, escrevi a seguinte observação sobre o livro:

"O livro tem um proposta muito boa. Um xerife que está encarregado de investigar a fuga de uma paciente numa ilha que é uma prisão para doentes mentais, acompanhado de um colega que nunca havia trabalhado antes. O xerife está fragilizado pela volta da guerra e como se não bastasse, tem que lidar com a morte de sua esposa. A história não é cansativa, o problema é que o autor não explora. Senti falta dos detalhes típicos de uma ficção policial, aquela investigação afincada, o suspense sufocante, a aproximação aflituosa da verdade. Insinuações são jogadas em diálogos e estabelecer uma conexão de onde o personagem estava, onde ele está e o onde pode ir, não causa surpresa."

Para minha felicidade, todas as insinuações e a falta de detalhes sobre o xerife Teddy tiveram um objetivo, pelo qual eu nem suspeitava. Fui realmente pega de surpresa na última parte do livro, "O mau marinheiro". O que me chateou foi a edição da obra. O título "Ilha do Medo" não diz muita coisa, porque durante algumas partes da leitura, fiquei me questionando que personagem era o xis da questão.

site: https://medium.com/@gilstefany
Craotchky 28/08/2015minha estante
Está sua surpresa não aconteceria comigo pois assisti duas vezes ao filme. Porém o final, é uma boa explicação para a falta de detalhes. O filme é muito bom e surpreendente.

Karine 28/08/2015minha estante
Eu também assisti ao filme duas vezes. Que por sinal é excelente. Só depois que soube da existência do livro. Recomendo você ver o filme, Gilstéfany. Não li o livro, mas te garanto que no filme todo esse mistério e a falta de detalhes mais específicos fica bem encaixadinho no final, na minha opinião funcionou muito bem no filme. Depois conte-nos o que achou =)

Craotchky 28/08/2015minha estante
Exatamente. Encaixadinho. hehehe. Está tudo lá, as pistas estão na sua cara e você não percebe nada. Semelhante ao que acontece no O sexto sentido...

Gilstéfany 29/08/2015minha estante
Procurando filmes sobre o gênero para assistir, sempre me foi recomendado a Ilha do Medo. Nunca tive interesse no filme, então fui ler o livro. Agora, finalmente, minha curiosidade para o filme foi desperta.

Mariana Melo 05/09/2016minha estante
Nessa linha de filmes que fazem você se sentir um idiota no final, também indico "os outros"!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/12/2020

O xerife Teddy Daniels e seu parceiro Chuck partem para uma ilha, na qual abriga uma instituição psiquiátrica, para investigar o sumiço de uma suposta paciente. No decorrer das investigações, Teddy percebe que o mistério é bem mais complexo do que ele imaginava.

A trama é um suspense com uma carga pesada de drama. A medida que o xerife busca respostas aos seus questionamentos, mais ele adentra em caminhos perigosos, nos quais seria melhor desviar.

E quanto mas ele avança nas investigações, mais mergulhamos no medo sombrio, dos dramas internos, nos pesares psicológicos, nas dores humanas, nos mistérios que cada um carrega.

Não achei o livro fluido. Algumas partes foram arrastadas, mas a narrativa precisava desses detalhes, é cada detalhe diz muita coisa. Esse é a segunda obra que leio do autor e mais uma vez o final foi de explodir a cabeça. Puta plot twist!!!

Vou correndo assistir ao filme!

"O mundo não era um mar de rosas. Ele não dava nada a ninguém. Só tomava."
Peter L. Price 19/12/2020minha estante
Minha querida Aline, se até a presente hora você ainda não viu o filme com Leonardo Di Caprio e Mark Ruffalo e com a precisa direção do mestre Scorsese, não perca tempo, pois o filme é soberanamente maravilhoso.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 20/12/2020minha estante
Assisti no mesmo dia que terminei o livro. Muito bom mesmo.

Peter L. Price 20/12/2020minha estante
Que bom que gostou, Aline! É como dizem: leia o livro, veja o filme.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 20/12/2020minha estante
Faço sempre isso. Jamais o contrário rsrs

Andreia Santana 17/10/2011

Thriller policial sobre a loucura
Ilha do Medo tornou-se mais conhecido no Brasil após o lançamento do filme homônimo de Martin Scorcese, no começo do ano. Os fãs da literatura policial de suspense, no entanto, já são leitores antigos da obra, publicada originalmente com o nome Paciente 67. O livro de Dennis Lehane, autor também de Sobre Meninos e Lobos (igualmente adaptado para o cinema, por Clint Eastwood), porém, não é só um thriller policial. Trata-se de um suspense psicológico muito bem construído. O tema central é a loucura em seu desenvolvimento mais dramático, a paranóia.

A história começa quando o detetive Teddy Daniels, do FBI, e seu parceiro Chuck são chamados a um manicômio judiciário para investigar o misterioso desaparecimento de Rachel, mulher que cumpre pena no local após ter assassinado os filhos pequenos durante um surto psicótico. Rachel sumiu do complexo de segurança máxima sem deixar rastros. Detalhe: o manicômio fica no centro de uma ilha de onde é impossível escapar.

Os dois detetives, ao chegarem à ilha, pouco antes de desabar a maior tempestade de todos os tempos naquela região, acabam se deparando com diversas situações ambíguas que os levam a desconfiar que o hospital psiquiátrico realiza experiências científicas ilegais com os criminosos/pacientes. A ilha é lúgubre, os detetives sentem-se desconfortáveis no local e o medo se insinua e só faz crescer daí para frente, com consequências desastrosas.

Por se tratar de uma obra de mistério e suspense, fica impossível adiantar mais alguma coisa da sinopse sem entregar “o ouro ao bandido”. Basta vocês saberem que o autor brinca o tempo todo com o leitor, como numa caçada de gato e rato, onde verdades, mentiras, loucura e sanidade, medo e atos heróicos confrontam-se, flertam e substituem-se numa velocidade delirante.

Na ilha, Teddy Daniels precisa confrontar os fantasmas do seu passado, ao mesmo tempo em que tenta manter a cabeça no lugar e não se deixar envolver pelas paranóias dos pacientes. Mas, nem tudo na vida – e na mente – do detetive parece ser o que é.

Ilha do Medo é um livro que me lembra uma grande casa de espelhos, daquelas de parque, que aparecem nos filmes de terror, onde ao entrar, o expectador precisa encarar-se de diversas formas, sob ângulos que ora o colocam muito bem na fita e ora o deformam de tal maneira que a sensação é de ter-se libertado algum tipo de demônio profundo e obscuro, lá do fundo do insconsciente. Teddy, na ilha, é levado a situações extremas e toma medidas extremas. Mas, tudo pode também não passar de delírio.

Bem costurado, claustrofóbico e envolvente, o livro é dos tais que não conseguimos largar até chegar ao final e desvendar os segredos da ilha-prisão. O desfecho é inesperado e o clímax cresce ao longo das páginas, com eficiência precisa, como convém a um bom livro de mistérios e suspense.

Se por um lado usa os clichês do gênero policial, por outro, transforma os lugares-comuns de forma criativa, numa demonstração de que podemos sim, ouvir a mesma história diversas vezes, desde que ela seja contada de maneiras diferentes e com um envolvimento que nos crie a ilusão de ser algo totalmente novo.
Thallys.Nunes 26/01/2017minha estante
Há algum tempo me indicaram esse livro, mas sempre adiei a leitura. Agora, no entanto, depois de ler sua resenha, vou procurar o livro pra comprar. Adorei!

Oceann 08/09/2017minha estante
PQP!... Tem mais doidos comentando que no livro e no hospício da ilha!...
Neguinho viajou na maionese falando m. e besteira adoidado num FEBAPA acometido em pseudoerudição e só falou obviedades de tanto deslumbramento ou desairo. Acho que o livro e o filme afetaram, causando doideira e leseira geral.
Dá nem vontade de falar mais nada sobre a complexa trama que num detalhe final, coisa de duas ou três linhas, ou minuto do filme, mata-se a charada!
Também vou ser bem curto, grosso e simplório como a maioria: o livro é bom, sim, e o filme excelente e mexe com quem "está com o sistema nervoso".... kkkkkkkkkkkk
É, porque tem gente que tá o sistema mas este não é nervoso, é tranquilão.... kkkk
Já ter o sistema nervoso abalado, bem, aí já são outros 500 y kkkkkkkkkkkkk

Anna 13/06/2020minha estante
Comecei o livro, mas no começo e lento e cansativo. Vou continuar, depois de ler sua recomendação. Muito boa!

Andreia Santana 13/06/2020minha estante
Eu gostei bastante desse livro. Tomara que sua leitura ingrene. Abraços

Evaldo29 22/02/2022

...muito interessante o final, como já tinha visto o filme o livro não causou grande impacto, mais o livro e muito bom e super recomendo ??????
Samuel 05/03/2022minha estante
Vc leu no livro físico? O papel é bom? Tem orelhas?

Evaldo29 05/03/2022minha estante
Eu li no livro físico, não tem orelhas mais o papel não é ruim não.

Samuel 05/03/2022minha estante
E a capa entortou? Tenho o sobre mininos e lobos da companhia de letras e achei a qualidade da capa bem ruim

Evaldo29 05/03/2022minha estante
A sim entortou sim amigo infelizmente

Drica 30/08/2016

Magnífico
Texto bem feito e nos prende do começo ao fim, claro que me lembrar do filme foi bastante gratificante!!! Genial!!!!
Jah 26/12/2016minha estante
Drica, talvez vou comprá-lo! Não irei me arrenpeder mesmo? Rsrs

Drica 26/12/2016minha estante
Não mesmo.. Ainda mais que o filme ficou bem parecido

Jah 26/12/2016minha estante
Já estou convencido, vou comprar! Ah e escrevi errado, é arrepender kk

Drica 26/12/2016minha estante
Nem percebi ?

Diego Nunes 24/03/2016

Um dos poucos casos onde o Filme, pareceu-me melhor desenvolvido que o livro. Assista ilha do medo e leia por sua própria conta e risco.
Vanessa.Julia 13/04/2016minha estante
Onde você conseguiu o livro? já procurei em tudo que é canto e não acho.

Ana Luiza 08/06/2021minha estante
Estou lendo agora e também estou achando a mesma coisa que você. Não sei se é a escrita ou a tradução, mas estou achando tão ruim que não estou nem com vontade de terminar

anna1618 19/07/2020

Todo leitor que ama investigação policial e plot twists que te fazem largar o livro pra absorver PRECISA ler Paciente 67. Cinco estrelas e recomendadíssimo!
Mylena.Leticia 29/06/2021minha estante
Sabe me recomendar outro livro com plot twist muito bom?

anna1618 30/06/2021minha estante
oii, pelo plot eu recomendaria alguns do raphael montes e verity, embora esses sejam bem diferentes entre si :))

Mylena.Leticia 01/07/2021minha estante
muito obrigada!

Moisés 23/12/2020

Meu Deus que livro
Eu não sou o maior fã de livro policial, mas gosto bastante de filmes do gênero, e tinha vontade de assistir o filme do Scorcese baseado nesse livro e resolvi ler antes pra dar pelo menos uma chance e meu Deus, que livro!

No meio do livro, ele vai subverte o gênero e ganhando um ar de suspense muito bem construído de deixar sem fôlego, acho que isso fez eu gostar mais desse que do outro livro do autor que é puramente policial, e os últimos 5 ou 6 capítulos já tava impossível de largar o livro, as páginas iam passando sozinhas de tão vidrado e imerso que eu estava

Toda a construção desse livro gera uma estranheza, uma desconfiança enorme e quando vai chegando perto do final você fica completamente atordoado, e doido pra saber o que ta acontecendo, querendo saber logo o final, e falando no final, acho q foi o livro que mais me fez de besta. Se você estranhar ele no começo, não pare, sério, vai valer muito a pena. Livrão
Brenda 23/12/2020minha estante
Tá aq o seu like, espero q esse livro n me decepcione

Moisés 23/12/2020minha estante
Se decepcionar vc leu errado

Brenda 25/12/2020minha estante
Uuuu eu curti

Ruth 19/10/2013

A melhor forma de dominar o medo é enfrentando-o
O livro de Dennis Lehane conhecido originalmente como "paciente 67" é um daqueles livros que deixa você acordada a noite inteira. Você não sabe em quem acreditar, ou porque acreditar. Passa praticamente o livro inteiro acreditando em uma verdade e de repente e lançado em um lago de descobertas que deixa você atordoada. Lehane mexe com sua mente fazendo reviravoltas no seu cérebro que por alguns segundos você fecha o livro e fala '' acho que estou ficando louca'' depois reabre o livro e vai em busca de verdades que parecem ser mentiras de tão verdadeiras que são.(complicado né rsrs) Extremamente épico, Dennis tem um jeito genial de conduzir você para dentro da estória e você passa a desejar dar o fora da ILHA. Os anagramas deixa você de queixo caído, as descrições deixa você enjoada com tamanha objetividade. O final me fez pensar que no fundo quem ficou louca fui eu.

PERFEITO,MÁGICO,ÉPICO,INCONFUNDÍVEL, UMA VERDADEIRA OBRA QUE MERECE TODOS OS APLAUSOS DE PÉ.
Suliany 02/05/2014minha estante
Muito interessante!!! Vou procurá lo, rsrs

Ruth 26/12/2014minha estante
Suly é muiiiito bom!!

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 27/02/2018

O livro ou o filme?
Lehane se inspirou no gênero pulp ao escrever "A Ilha do Medo". Pulp é um estilo literário que teve seu auge nos anos 30 e 40. Trata-se de uma literatura popular, "de segunda classe", impressa em papel barato e, geralmente, com temas de crimes e detetives. Lehane também usou como inspiração um porto de Boston que visitou quando criança e que lhe deixou uma negativa lembrança.

Em 1954, Edward "Teddy" Daniels é enviado para Shutter Island junto com o companheiro Chuck Aule. Ambos são detetives e devem investigar o desaparecimento de uma paciente, Rachel Solando, no hospital psiquiátrico Ashecliffe. No quarto de Rachel, eles encontram um código, desvendado por Teddy, que menciona um 67º paciente do hospital, que também está desaparecido. Assim, Teddy e Chuck acreditam que os diretores do hospital estão escondendo um segredo mais violento e resolvem ficar na ilha para investigá-los.

Avançando na estória, Teddy descobre que a verdadeira Rachel Solando - não a paciente que foi supostamente encontrada alguns poucos dias depois à chegada deles - está escondida em uma caverna na ilha. Antes uma médica do hospital, Rachel denuncia que os diretores fazem experiências com psicotrópicos em criminosos, deixando-os loucos e paranóicos. Teddy começa a acreditar que tanto ele quanto Chuck também estão sendo vítimas deste esquema. Teddy também acredita que os pacientes são levados para o farol da ilha para serem lobotomizados.

A adaptação para os cinemas chegou em 2010, com direção de Martin Scorcese, Leonardo diCaprio no papel de Teddy e Mark Ruffalo como Chuck. O filme foi classificado como neo-noir, ou seja, uma versão modernizada dos clássicos filmes de crime escuros e sombrios dos anos 50. De fato, este estilo combina perfeitamente com a estória e a engrandece na tela.

Em termos de enredo, o filme é bastante fiel ao livro. A ordem dos acontecimentos, os eventos principais e mesmo alguns diálogos são exatamente iguais. A interpretação de DiCaprio como Teddy lhe deu mais vida e mais carisma do que seu equivalente no livro. Não gostei tanto da interpretação de Chuck feita por Ruffalo, pois achei que o ator estava um pouco apático na estória do filme, enquanto Chuck tem mais presença no livro.

O livro ou o filme? O filme.

Escolhi o filme por vários motivos. O primeiro deles diz respeito às alucinações de Teddy, quando se recorda da esposa e dos filhos mortos. No livro, tais alucinações são curtas e esporádicas e, se o leitor estiver desatento, elas podem passar desapercebidas. No filme, elas são violentas, intensas e marcantes, o que fará sentido quando chegar no final da estória e descobrirmos quem Teddy realmente é.

O segundo (e maior) motivo foi o estilo de escrita de Dennis Lehane e o formato de narração do livro. A grande maioria das frases começa com "Teddy disse que..." ou "Chuck disse que..." e assim por diante. A leitura foi ficando cansativa e o ritmo do enredo não fluía. Acredito que Dennis devesse ter optado por uma narração em primeira pessoa de Teddy ou, para deixar o final sensacional ainda mais surpreendente, narrado pelo Chuck. A sensação que tive foi de que Lehane criou uma ótima estória, mas teve preguiça (ou falta de técnica) para desenvolvê-la de um jeito atraente.

O terceiro motivo foi que, no filme, os pontos do passado e do presente de Teddy foram interligados de forma mais interessante e instigante, enquanto no livro, alguns trechos "bombásticos", tornaram-se muito descritivos.

Fora isso, a produção do filme elevou a estória a outro nível, tanto nas locações quanto na fotografia, na trilha sonora e na interpretação de DiCaprio. Por isso, recomendo assistir ao filme, mas deixar o livro para lá.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2018/02/o-livro-ou-o-filme-ilha-do-medo-de.html
Aline 27/02/2018minha estante
Adoro suas resenhas. Tô maratonando elas! ?

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 28/02/2018minha estante
Obrigada ALine !

Raquel.Moreira 22/10/2020

O que falar desse livro?
Já tinha assistido o filme, mas a leitura foi uma experiência maravilhosa.. quando a investigação do Teddy começa pra valer e ele começa a acreditar em uma conspiração ali no hospital psiquiátrico é que o negócio realmente começa a fluir.
Mesmo sabendo o que aconteceria, eu não consegui largar o livro e o plot twist é MUITO BOM, coisa que eu não imaginaria. Recomendo demais!
Gleidson 22/10/2020minha estante
Eu gostei muito do filme também... Vou ler esse livro.

Raquel.Moreira 22/10/2020minha estante
tenho certeza de que vai gostar

Rafa 03/06/2018

Cuidado por onde andas
Me senti no dever de falar algo sobre este livro, pelo fato de ser um dos livros que mais gosto.

"Em 1954, o Xerife Teddy Daniels, junto com seu parceiro Chuck Aule investigam o desaparecimento de uma paciente. Na ilha encontra-se o Hospital Psiquiátrico de Aschecliffe, responsável por hospedar pacientes com distúrbios mentais e psicológicos – pacientes que nenhum outro hospital do país aceitou admitir. A maioria dos internos havia cometido crimes graves, sendo considerados perigosos; mortais."

Um livro que te agarra em todas as páginas, e nas últimas, você, com todo respeito, manda um PUTA QUE PARIU!!!! Um palavrão bem dado, gostoso, que te faz rir e ter um turbilhão de sensações, o que te faz ter vontade de voltar nas páginas(comigo nunca tinha acontecido). Dennis Lehane, voce é genial!!

Que livro meus amigos! Se você ainda não o leu, não perca tempo, não vai se arrepender.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/06/2018minha estante
Único livro que li do autor foi Sobre Meninos e Lobos. Adorei a escrita dele e me emocionei demais. Este aqui parece ser uma boa dica também.

Rafa 03/06/2018minha estante
Ele é fantástico Aline. Coloque nas suas metas, certeza que vai gostar!

Dayana116 05/03/2014

LEHANE, Dennis. Ilha do medo. 2ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

"A simpatia é o luxo dos que ainda acreditam na verdade essencial das coisas. Na pureza e nas cerquinhas brancas em torno das casas e das famílias". (In: Ilha do Medo, p. 130)

Incrível. Esse é um suspense que vai deixar você desconfiado de tudo.

Tudo começa com a chegada de dois policiais (xerifes) Teddy Daniels e Chuck Aule a ilha Shutter que abriga um hospital psiquiátrico para criminosos loucos e violentos. Os policias estão lá para investigar o desaparecimento de uma paciente, Rachel Solano. Porém logo eles descobrem que há algo muito estranho acontecendo na ilha e a busca por resposta leva o policial Taddy Daniels a uma descoberta surpreendente. E você, leitor, será levado a acreditar, desacreditar e a duvidar de tudo. E para mim o enigma maior está no prologo do livro - um relato do doutor Lester Sheehan posterior aos acontecimentos do livro - porque quando você pensar que chegou ao fim, volte ao prologo, leia de novo e você vai permanecer incerto de tudo. Sensacional.

Em 2010 , o diretor Martin Scorsese levou aos cinemas a adaptação dessa obra de Dennis Lehane com Leonardo Dicaprio e Mark Ruffalo nos papeis dos xerifes Teddy Daniels e Chuck Aule. O filme é extremamente fiel ao livro, aliás a adaptação mais fiel que tive oportunidade de assistir. Tanto o livro quando o filme são incríveis. Altamente recomendado para quem gosta de um bom suspense!
Renata 20/03/2014minha estante
Puxa! Você me convenceu a ler o livro! Muito bom!

Dayana116 21/03/2014minha estante
Que bom, Renata. Boa leitura!

Nati Morgan 30/06/2020

Esse livro é ótimo, mas se você como eu já assistiu o filme antes de ler o livro, não vai se impactar com o final da história.
Eu vi o filme a uns 5/6 anos atrás talvez, e eu pensei que não lembraria de nada, mas nos primeiros 25% minha lembrança já me traiu kkk, fazer o que!
Tirando esse porém, a leitura fluiu muito rápido e a escrita do Dennis é bem fácil de se compreender (além de que o livro é cheeeeio de diálogos, o que particularmente eu gosto rs).
Recomendo a leitura pra quem gosta de ler livros de suspense e mistérios.
Ander 30/06/2020minha estante
?????

Gilberto Alves 01/07/2020minha estante
Tbm queria muito ler ele, mas igual vc falou, já vindo filme, e como o final é a grande sacada, acabo pensando que a experiência não vai ser tudo aquilo...

Macedo 21/07/2011

Um bom Livro
há vários pontos fortes no Livro como: suspense, mistério, um ótimo ambiente no qual o autor nos coloca...
chega até nos deixar com várias duvidas no decorrer da leitura. No mais, vale muito ler esse livro, só não fui muito fã do final, até pq não entendi muito! mas assistindo ao filme, fechou com chave de ouro!
Simone de Cássia 18/02/2012minha estante
Gostei de saber que o final desse livro ficou meio incompreensível pra mais alguém; já estava me achando "burrinha".. rs rs Acho que fui com muita sede ao pote; esperei demais da estória e me decepcionei um "cadim", como dizemos aqui em Minas.

Macedo 04/05/2012minha estante
Acho q entendo sua decepção Simone.
Geralmente (não sei se foi seu caso), quando vemos as obras virarem filmes... criamos muita expectativas em torno do Livro e quando o lemos, acaba deixando uma "falha" (se o Livro não for muito bom mesmo)
Sobre o Final do Livro, realmete não consegui entender com todas as letras como entendi assistindo ao Filme.