Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Cassio Kendi 07/10/2021

Em Joanesburgo, há um daqueles ônibus circulares em que você recebe um bilhete único e pode parar nos pontos turísticos da cidade. Desci em Constitution Hill, uma prisão em que já estiveram detidos gente como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, e que foi transformada em museu com o fim do apartheid. Já era tarde, e o ônibus do qual desci era o último do dia. Fui para a entrada. Fechado. Fui chamar um Uber, decepcionado. Bateria desligada. Caramba.

Perguntei para um guarda se havia um ponto de táxi ali perto. Ele não pareceu me entender, mas me levou para o escritório administrativo do prédio. Falei com dois funcionários, que se ofereceram a me levar até a casa da família que me hospedava. Chegando lá, coincidência: eles conheciam a mãe, que trabalhara no museu por muito tempo. Entre um café e outro, a mãe me disse "Esse aqui sabe onze línguas, aquele lá sabe um pouco menos, só oito". "Só oito", repeti mentalmente.
-----
Nascido do Crime é um daqueles raros livros que ensina tanto quanto diverte. Por meio das histórias de infância de Trevor, é possível entender diversos aspectos da história recente da África do Sul, e os efeitos do apartheid no cotidiano de uma família 'misturada', algo proibido na época (o pai de Trevor é branco e suíço, e a mãe, negra e sul-africana). Ele exemplifica a divisão social em negros, brancos e pardos com histórias de seus recessos escolares, e explica como a estratégia de colonização de 'dividir para conquistar', que fomentava o conflito entre diferentes povos nativos, teve como consequência a multiplicidade de línguas faladas em uma mesma região. "Só oito", pensei neste ponto do livro.

Normalmente, não sinto tanta diferença entre ouvir ou ler um mesmo livro, mas neste caso, a experiência auditiva é muito superior. O audiobook é narrado pelo próprio autor, que é um apresentador, comediante e excelente contador de histórias. A tonalidade é praticamente perfeita e as imitações dos diferentes sotaques e particularidades das personagens são impagáveis. Perdi a conta da quantidade de vezes em que dei risada, e teria rido bem menos se estivesse lendo ao invés de ouvindo.

Um exemplo de trecho que me fez rir alto, em que o autor discute com a mãe se devem ir para a igreja após o carro quebrar:
-----
"É o diabo." - era a explicação dela para o carro enguiçado - "O diabo não quer que a gente vá à igreja. É por isso que temos que pegar a van."
Sempre que me via contra a teimosia religiosa da minha mãe, eu tentava, da forma mais respeitosa possível, argumentar buscando um ponto de vista diferente.
"Ou" - eu arriscava — "O Senhor sabe que hoje não deveríamos ir à igreja, e é por isso que ele fez o carro enguiçar, pra que a gente fique em casa como uma família e tire o dia pra descansar, pois até o Senhor descansou no sétimo dia."
"Isso é o diabo falando, Trevor."
"Não, porque Jesus está no controle, e, se Jesus está no controle e nós rezamos para Jesus, ele faria o carro funcionar, mas não foi isso que aconteceu, então..."
"Não, Trevor! Às vezes Jesus coloca obstáculos em nosso caminho para ver se somos capazes de superá-los. Como Jó. Isso pode ser um teste."
"Ah! Verdade, mãe. Mas o teste pode ser comprovar se estamos dispostos a aceitar o que aconteceu e ficar em casa, louvando Jesus por sua sabedoria."
"Não. Isso é o diabo falando. Agora vai se trocar"
"Mas, mãe!"
"Trevor! Sun’qhela!"
-----
Uma grande parte das histórias envolve este relacionamento materno. Segundo o autor, "Eu pensava que eu era o herói de minha história, mas escrevendo o livro, passei a entender com o tempo que minha mãe era a herói".

Única coisa de que senti falta foi entender como Trevor passou de vendedor de CDs piratas para apresentador de um dos programas de TV mais populares dos Estados Unidos. Espero que saia uma segunda parte da autobiografia, contando histórias desta transição.
-----
ps: Um aplicativo muito bom para escutar livros é o Audible. Se você não tem conta, eles te dão 30 dias de teste e um crédito gratuito, para trocar por qualquer livro. Ganho exatos zero centavos com esta recomendação, sou apenas um cliente muito satisfeito.
ps2: Todas as entrevistas que vi com ele são boas, tanto como entrevistado quanto como entrevistador. Minha favorita é esta, em que ele entrevista 'gogo', sua avó: https://www.youtube.com/watch?v=1s5iz6ml-qA
ps3: se você conhecer um livro com características semelhantes (autobiográfico, engraçado e que conte o contexto social do país do autor), por favor, me indique.
Kira 07/10/2021minha estante
Aí que resenha maravilhosa ??
Eu amo esse livro, não sei inglês mas deve ter sido

Kira 07/10/2021minha estante
Aí que resenha maravilhosa ??
Eu amo esse livro, não sei inglês mas deve ter sido muito bom ter ouvido ele com o próprio Trevor contando... Tem na Netflix dois shows dele que são muito bons também, não sei se você já viu, mas recomendo também.

Wally.Mota 07/10/2021minha estante
Excelente livro ?

Sandra 07/10/2021minha estante
adorei sua resenha. Tbm li o livro e confesso que não teria lido se não tivessem me emprestado sem eu pedir, rs Motivo - não gosto de autobiografia. Mas confesso que esta em surpreendeu... e como vc diz, nos faz conhecer a historia de uma forma leve.

Jefferson.AlcAntar 07/10/2021minha estante
Muito bom este livro! Uma leitura bem bacana.

Vitoria 07/10/2021minha estante
A tua resenha me deixou curiosa para ler!

Jam_santos 08/10/2021minha estante
Meu livro fav da vida

Francisco569 08/10/2021minha estante
Eu também achei que faltou essa passagem de vendedor a comediante/apresentador de forma mais explícita, mas suspeito que ele não tenha inserido por já não fazer tanto parte da infância/adolescência dele na África do Sul e que é o foco temporal do livro. Ele apenas cita sobre algumas apresentações dele, se me lembro bem.

Bia 12/10/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso mesmo

Mici635 19/10/2021minha estante
Tua resenha me deixou curiosa! És muito boa nisso. ??

Leticia.Nunes 31/10/2021minha estante
Li o inicio da resenha e me deu curiosidade de ler / ouvindo o audiobook. Parei de ler pra nao ter spoiler

Lele 07/11/2021minha estante
Adorei!!!!

Cassio Kendi 22/12/2021minha estante
Sandra, também acabei pegando para ouvir o livro sem querer, estava em promoção e muito bem avaliado no Audible, e decidi pegar.
Jo, verdade, acho que o autor acabou focando na infância/adolescência mesmo. Espero que um dia saia uma continuação, contando de onde este livro parou

Maria Cleusa 04/01/2022minha estante
Um livro que nos prende, eu nunca li nada sobre o apartaid de um modo leve de entender o que o povo sul africanos passaram. Gostei muito do modo de escrever do Trevor Noar.

xxstellinha_a 18/02/2023minha estante
Nossa, amei sua resenha! Achei esse livro na estante da minha irmã e resolvi pegar pra ler e ela me disse que era um bom livro, eu li e simplesmente amei ele e tudo sobre ele e também passei a conhecer o Trevor.Li esse livro numa época em que estava estudando o apartheid e ele me ajudou a entender muitas coisas além de me divertir lendo

xxstellinha_a 18/02/2023minha estante

Liliane32 10/11/2023minha estante
Amei sua resenha, recomendo o audiobook de "Estou feliz que minha mãe morreu" caso não tenha lido ou ouvido ainda. Tem momentos hilariantes contados pela autora. Outros momentos, bem desconfortáveis

Bookster Pedro Pacifico 01/10/2020

Nascido do crime, de Trevor Noah - Nota: 9/10
Trevor Noah nasceu em uma África do Sul ainda marcada pelo apartheid. Um período triste e cruel da história do país, que se valeu das próprias diferenças de etnias que o país abarca para colocar a população negra em conflito e, assim, facilitar o domínio dos brancos. E é nesse cenário que o autor, um comediante muito aplaudido, inicia a sua autobiografia.

A vida de Trevor é marcada por uma sensação de falta de pertencimento. Ainda criança, o garoto passou a sentir dificuldade de se encaixar nas rodas dos brancos ou dos negros. Isso porque, como o próprio título do livro indica, Trevor nasceu de um relacionamento proibido na época: um pai branco e uma mãe negra. Por conta disso, o garoto pertencia a uma “terceira classe”, dos mestiços (também chamados de “coloured”), que ficavam no meio termo em relação às restrições vividas pelos negros e os privilégios que recaiam sobre a minoria branca. É uma perspectiva que, até a leitura do livro, eu não havia conhecido…

Além disso, o seu relato é muito marcado pela figura materna. Vivendo sob as normas da religião católica, a mãe de Trevor criou o filho de forma dura, mas sempre com a mentalidade de não se submeter aos absurdos do regime discriminatório e violento do apartheid. A figura da mãe é, realmente, inspiradora.

Apesar desse cenário triste que assolava o país, Trevor utiliza o seu dom com o humor para criar uma narrativa que, entre tantas reflexões, varia entre o cômico e o impactante. Aprendi muito sobre a história do país. Se você tem interesse pelo tema ou gosta de ler biografias inspiradoras, recomendo muito a leitura!

site: http://instagram.com/book.ster

jessyhehe 05/02/2020

O livro é simplesmente incrível!
Baltazar Bananas 23/08/2020minha estante
Não tem nem o que dizer, né? É simplesmente perfeito. Tudo. A narrativa, o enredo, a execução e mesmo com tudo isso não é pretensioso. Livrão

jessyhehe 23/08/2020minha estante
Concordo :)

Marcela87 16/09/2020

Um livro com a carga pesada, mas muito descontraído
Aqui vamos conhecer a historia do Trevor, desde a sua infância até ele virar adulto. Ele trata o racismo de uma forma bem crua e eu gostei disso, tá ali para você o real, o que realmente esse menino viveu. Com certeza a mãe dele é uma das mulheres mais fortes em livros que já li, tudo o que ela batalhou durante anos não foi nada fácil.
Me apaixonei demais por essa história!

Kira 14/01/2021

Esplêndido e divertido
Eu não sei se este livro será o melhor do ano, mas tenho certeza que se tornou um dos favoritos da vida.

Então vamos lá, tenho dois critérios para avaliar a qualidade de um livro:

-Ele tem que me entreter/ me divertir
Ou
-Ele tem que me fazer refletir/ pensar

Muitos que são 5 estrelas, são excelentes como um todo, mas é extremamente raro ao meu ver conseguir se encaixar em ambas as categorias.

Pois bem Trevor Noah conseguiu essa proeza, esta é uma obra muito divertida e extremamente reflexiva.
Não teve um capítulo que não me emocionei de alguma forma, que não ri de alguma forma.
Trata de assuntos tão pesados como o Apartheid e toda a sua segregação racial, desigualdade social, relacionamentos destrutivos e etc de um jeito descomplicado e leve, o que não torna as coisas menos pesadas.
Também trata do amor, fiquei tão emocionada com o relacionamento que ele tem com a mãe e até mesmo com o pai, que não foi maior por causa de todo o contexto da situação.
Que o amor é uma escolha e que "ser escolhido é o maior presente que você pode dar a qualquer ser humano".

Chorei de tristeza, dor e revolta, mas também chorei de felicidade, de amor e de gratidão, senti cada capítulo da história. É uma obra sensível e tocante e extremamente bela.

Rolou também muita identificação como cria da favela que sou, tendo passado toda a minha infância e boa parte da minha adolescência vivendo em favelas, tem muita coisa pra se identificar com este livro, você olha algumas coisas e pensa "é infelizmente é assim mesmo que as coisas funcionam, mas olha tem isso aqui também de bom". Você percebe também o quanto nós somos iguais na desigualdade, que Brasil e África do Sul são muito ligados em suas mazelas.

Não poderia deixar de falar também da Patrícia, mãe do Trevor, uma das grandes protagonistas da história, mulher forte e incrível.
"Aprenda com o passado e seja uma pessoa melhor por conta disso, mas não chore pelo que passou. A vida é cheia de dor. Permita que a dor o fortaleça, mas não se apegue a ela. Não seja amargo"

E é isso, poderia passar horas só falando de quão perfeito é, mas posso resumir assim: você termina o livro e pensa "poxa não teve um capitulo ruim, que incrível".
Davyd 22/02/2021minha estante
Excelente sua resenha, suas palavras me tocaram. Deu muita vontade de lê-lo. Parabéns, é obrigado.

Kira 22/02/2021minha estante
Ah muito obrigada Davyd fico feliz que tenha gostado e espero que goste deste livro, eu achei incrível ?? hahaha

Nicoly Mafra 07/05/2020

Sobre "Nascido do Crime"!
Se minha memória não estiver falhando, este ano li pela primeira vez uma biografia. Nunca foi um gênero que chamou a minha atenção e nunca encontrei alguma biografia que eu realmente desejava ler, porém, quando recebi "Nascido do Crime", na caixinha de janeiro da TAG Inéditos, resolvi dar uma chance para o gênero e acabei gostando demaaaais da leitura!

"Nascido do Crime" é a autobiografia do comediante sul-africano, Trevor Noah, que apresenta, entre histórias engradadas e relatos sobre sua infância e juventude, a dura realidade enfrentada pelos negros e coloured na África do Sul durante o período do apartheid e os anos seguintes. Todos os relatos são impactantes e bem humorados, e a narrativa

site: www.instagram.com/nickmafra

Anne 11/05/2021

Autobiografia que vale a pena
Trevor Noah detalha sua infância em meio aos anos finais do Apartheid e as dificuldades de ser filho de uma mãe negra e um pai branco, união que não era permitida na época. O garoto busca se encontrar no âmbito social em que vive, cercado de criminalidade, preconceito, abuso policial e doméstico.
O autor relata tudo de maneira descontraída e cômica, que além de nos fazer refletir, pode nos proporcionar boas risadas.
E deixa como mensagem de que o elo e o amor entre mãe e filho é maior que tudo, ultrapassando as dificuldades financeiras e padrões estabelecidos pela sociedade.
Confesso que de início a leitura não me cativou muito, mas o final foi surpreendente e emocionante, de fato valendo a pena.

Kleilson.Torquatto 13/07/2023

Maravilhosoooo!!
Esse livro é incrível!!
Por mais que seja uma biografia o autor traz coisas tão necessárias e importantes que me deixaram curioso pra conhecer mais sobre os assuntos abordados no livro.

É uma história biografia sobre a vida do comediante Trevo Noah e sua vivência na África do Sul, durante e após o Apartheid, que foi um regime de segregação racial que vigorou no país entre os anos de 1948-1994.

É uma história muito bem escrita, dolorosa e com umas partes bem cômicas em que o autor usa da suas artimanhas de comediante para amenizar os assuntos pesados e tristes contidos no livro. É também um livro bem ?histórico? pois vai adentrar fundo nesse período do Apartheid que aconteceu na África do Sul, todas as dificuldades que ele passou com a família, em especial com mãe e todas as mazelas deixadas por esse regime no país.

É aquele tipo de livro que me prendeu do começo ao fim e que me fez conhecer mais sobre o assunto, pois não conhecia detalhadamente. É uma leitura gostosa, fluida, e divertida em algumas partes e em outras vai destroçar seu coração. É um livro ótimo pra dar de presente, acredito que vá agradar a todos que receber.
Eu demorei um pouco para finalizar porque fiquei agarrado com provas da faculdade, mas devido a fluidez e a simplicidade da escrita, acredito que daria para finalizar em um ou dois dias tranquilamente.

É um livro de não ficção que vou panfletar e indicar para todo mundo, pois eu amei demais!!
Leiam; ?Nascido do crime.?
Jackie! 13/07/2023minha estante
Tô com muita vontade de ler esse, recentemente tenho gostado muito de ler livros de "memórias".

Kleilson.Torquatto 13/07/2023minha estante
É um livraço!!
Eu comecei a ler em e-book pelo app da BibliON e gostei tanto que dei uma pausa no e-book e comprei o livro físico no site da estante virtual e foi baratinho. Daí finalizei pelo físico mesmo. Fiz muitas marcações. ??
Vale muito a pena conhecer.

Silas Jr 16/05/2020

Resenha publicada no @silasresenha
Apresentador e comediante, Trevor Noah, é um sobrevivente do Aparthaid. Em sua biografia intitulada Nascido do Crime, ele nos transporta aos horrores desse período conturbado na África do Sul.

Nem branco e nem preto, ser mestiço em uma cultura arbirtrária requeria de Noah sensibilidade para lidar com o preconceito e a falta de um lugar na sociedade. As dificuldades já lhe eram impostas naturalmente e quando adicionadas com as leis de grupos que manipulavam o poder, tornavam tudo mais difícil.

Além de todas essas complicações, sua mãe Patrícia, é uma personagem muito importante. É dela que ele extrai toda a força pra ser um homem justo em uma sociedade injusta. Mulher, Preta e empoderada; nunca aceitou que a sociedade lhe impusesse como uma mulher deve se portar. O que acabou levando Trevor a nunca aceitar imposições que o diminuísse.

Nascido do Crime é uma biografia que implica o ser humano a buscar ser um agente melhor na sociedade. Está por sua vez, carece de amor, companheirismo, igualdade e justiça. Leiam!

Tami 14/04/2022

Nascido do crime
Uma história impactante, muito forte, de grande superação. Não é um livro que vamos ler rápido, essa história tem que ser absorvida ao pouco, temos que analisar os fatos ocorridos e os motivos que levaram a acontecer.

Rael666 16/05/2024

Acho que ninguém entenderia o que esse cara passou.
Imagina ser uma criança parda, em uma época em que a sua mãe preta e o seu pai branco que não deveriam estar juntos, ficaram juntos. Você é fruto do crime e tudo o que te cerca é crime, porque não existem oportunidades para você e para as pessoas a sua volta. A sua história, é ignorada; a sua dor, é diminuída; você, é negligenciado. Não foi só difícil ser o Trevor na África do Sul em pleno fim do apartheid, foi impossível.

Ele teve sorte de ser inteligente e ter uma mãe com mais resiliência do que qualquer um, porque a única coisa que garantiu a sobrevivência e sucesso desse homem foi o fato de que ele foi um camaleão. E qualquer pessoa parda sabe o que é isso: não se encaixar em lugar algum, não ser branco e bem preto, não ser aceito e nem negado. Você é cercado de pessoas e ao mesmo tempo está sozinho, não entendendo a dor delas assim como elas não entendem a sua. Não tem uma forma melhor de descrever a minha experiência com esse livro além de: hilária, melancólica, intensa e indentificavel. O racismo existe, está por aí e é tão intrínseco que até às situações desse livro que envolvem outros problemas (como a violência doméstica) envolvem-o.

Um dos livros mais tristes e viscerais que eu já li, mas também um dos melhores e definitivamente um dos meus favoritos. 0 arrependimentos.
Cris 16/05/2024minha estante
Esse livro é muuuito bom

Cris 16/05/2024minha estante
Esse livro é muuuito bom

Nathália 22/07/2022

A autobiografia mais fantástica que eu já li na minha vida!
Esse livro me fez sentir tanta coisa que só por isso ele já mereceu 5?.

Tive raiva do fanatismo religioso da mãe de Trevor, mas ao mesmo tempo ria das coisas absurdas que ela dizia em nome de Jesus.
Me acabei de rir com o tanto de roubada em que Trevor se meteu, parecia até que era tudo inventando pq não era possível tanta coisa dar errado na vida de uma única pessoa.
Chorei de rir com a confusão do dançarino "H1tl3r" e ao mesmo tempo me entristeci por tudo que aconteceu na segunda guerra...
Comecei o livro detestando a Patrícia (mãe de Trevor) e terminei amando e admirando muito ela.

Enfim! Eu poderia citar inúmeras emoções que rolaram durante a leitura desse livro. Mas, sem dúvida o capítulo decisivo para que eu pudesse avaliar minha experiência foi o último. Cheio de gatilhos (e aqui deixo muito claro que é gatilho do início até o fim do capítulo. então, por favor, tenham cuidado) e de reflexões sobre viver num mundo racista e misógino onde o patriarcado ainda é lei em muito lugar, assim como na casa de Trevor.

É um livro que fala sobre os impactos do apartheid e sobre o quanto estar inserido nesse contexto pode afetar as relações a curto, médio e longo prazo. Mas é também sobre se reerguer, aprender com os erros e superar as dificuldades.

Trevor, autor e protagonista desse livro, é a prova de que nascem flores em pedra. E não, não estou romantizando tudo que rolou, apenas feliz por ele ter ultrapassado tantas barreiras e se tornado quem ele é hoje.

E Abel, onde quer que você esteja, te desejo tudo de pior! E é de coração que eu digo isso.
Nathália 22/07/2022minha estante
ERRATA:
- No 2° parágrafo, o correto seria *patriarcado.

- No penúltimo parágrafo, "pôde afetar", em vez de "pode afetar".

DANILÃO1505 22/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

AlexDuart05 23/01/2023

Pensa num livro leve? Não se engane, ele trata de assuntos seríssimos, mas com uma leveza que impressiona. Não a toa, Trevor Noah é um dos mais inteligentes artistas do showbusiness.

Joel.Martins 15/12/2023

Sem palavras ?
Esse livro é maravilhoso. Uma verdadeira aula.
Que história fantástica, sobre amor e a dedicação ?

Paula 08/08/2020

Esse livro se tornou um dos meus favoritos.
Eu gosto do jeito ácido que o Trevor usa para contar como os brancos foram tão danosos a população negra e nativa da África do Sul.
Ele mostra como o Aparteid deixou marcas. Mostra sua infância como sua infância foi durante esse período. Mostra a realidade ali.
Tem cenas fortes, mas ele consegue levar tudo com leveza e trazendo muita reflexão para a gente.
Eu amei a pessoa que a mãe dele é . Patrícia Noah virou uma querida. Ela é incrível. E é lindo ver o amor entre mãe e filho.
Achei esse livro num todo, uma declaração de amor para a mãe dele.