Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

DaniloVeronezzi 28/08/2022

Não esperava tanto
O livro me surpreendeu. De acordo com o meu - amador - ponto de vista, ao contrário do que parece, não se trata de um livro de contos, mas de uma história com vários núcleos interligados e que compõem o sentido da trama. Muito bom. E um tanto ?assustador? em alguns momentos.

Recomendo a leitura do livro.

frederick.alves.71 30/08/2020

Lovecraft ressignificado
Mais uma resenha impressionista de um livro mexeu muito comigo.

Basicamente a obra trata dos destinos de um grupo de negros vivendo em Chicago nos anos 1950 e de todos os obstáculos (sejam mundanos ou sobrenaturais) que os mesmos precisam passar para sobreviver.
O título evoca o horror cósmico de Lovecraft e nos dá a entender que esse será o mote da obra. Apesar das várias referências diretas no primeiro conto (o livro em si é uma coletânea de contos que gira em torno dos mesmos personagens através de seus pontos de vista) fiquei com a impressão de que a atmosfera lovecraftiana não foi bem transposta para essa obra. Em termos de horror, o autor se aproxima mais de Stephen King, pois faz questão de ressaltar que a maldade humana (do racismo estrutural, no caso) é tão ou mais intensa e ameaçadora do que a sobrenatural. Isso não faz com que o livro seja ruim, longe disso, só o impede de ser, em essência, lovecraftiano.
Uma vez dito o que o livro não é, cumpre agora dizer o que ele é: uma excelente experiência que nos aproxima do modo de vida e visão de mundo dos negros em um Estados Unidos segregado, carregado de ódio. Seria utópico dizer que o livro trata dos anos 1950, exclusivamente; mas não, ele se passa nessa década, suas problemáticas, contudo, são seculares e difíceis de desconstruir. Todavia o livro dá um passo nesse caminho. Nesse sentido ele continua mais atual do que nunca.
Um outro passo nesse caminho foi dado na criação da série da HBO, com produção de Jordan Peele e J. J. Abrams, mas a rainha da série é a showrunner Misha Green. O autor do livro fez algo extraordinário, só que com um ponto de vista de fora, longe do protagonismo. Já Jordan Peele e Misha Green têm lugar de fala, e estão fazendo acréscimos esplêndidos à obra que serve de base para a série. Ainda vamos ouvir falar muito sobre ela, pelos debates e reflexões que propicia.
Voltando ao livro. As personagens são muito boas: Montrose e Atticus Turner (pai e filho) têm uma relação complicada, difícil, humanizada. George Berry (irmão de Montrose) é muito bom também, ele faz referência a um personagem real que escreveu o Green Book; o conto que vai do seu ponto de vista é bem pulp fiction, um misto de aventura quase steampunk e com atmosfera noir. Letitia e Ruby Dandridge são bem marcantes. A primeira pela impetuosidade e engenhosidade e a segunda pelas reflexões que sua situação singular suscita. O conto que foca em Ruby, intitulado Jakyll em Hyde Parque é o mais bem escrito. Ele te encanta, te enfurece, te anima e te impressiona. Esteticamente perfeito. Hippolyta Berry (esposa de George) tem o conto mais próximo da ficção científica, bem ao estilo de John Carter e Flash Gordon, muito divertido, mesmo.
Por fim, temos Caleb Braithwhite, um homem branco. E aí eu chego no momento em que devo criticar a obra. Ele é o fio condutor de todos os contos. Em termos de narrativa, ele é o agente da mudança. E, devido ao maior espaço que tem no livro, é o personagem mais bem desenvolvido. Então temos um livro em que o destaque são os personagens negros, mas cujo ator central é um branco, que age; resta aos outros personagens reagirem ao que Caleb faz. Isso quase, quase, me fez desistir do livro, mas o capítulo final trouxe uma catarse que valeu a pena.
Algumas coincidências ao longo do livro parecem forçadas, todavia, quando sabemos do real poder de Caleb, vemos que tais circunstâncias foram muito bem pensadas pelo autor, que chegou a comentar ter passado 30 anos pensando na obra. Esse tempo investido fez o roteiro ficar muito bem amarrado. Em função disso, e da importância e atualidade do tema, o livro se tornou um dos meus preferidos. Altamente recomendado.
idreus 11/09/2020minha estante
Acho que o autor (Matt Ruff) surfou mais na ideia de que meter o nome do Lovecraft (racista) em um livro que expõe a realidade dessa coisa terrivel (racismo) iria dar um alcance maior ao livro, dada a contrariedade do antigo autor supracitado e o tema central desse livro. É como vc falou, o terror se aproxima mais de Stephen King. E do meu ponto de vista, usar o titulo com nome de outro autor como marketing não ressignifica o nome dele (como autor, não como pessoa) para aqueles que conhecem sua verdadeira obra, apenas mostra uma estrategia de marketing (que inclusive achei acertada, no que diz respeito a "vender"). Inclusive eu comprei esperando ler sobre criaturas do universo Lovecraft (não que isso torne o livro ruim, mas cria falsa expectativa num leitor desavisado).

Wonderland of Books 13/02/2020

Decepcionada
Foi o livro dos Intrínseco que eu menos gostei.
Dana Silva 10/03/2020minha estante
tbm me decepcionei... eu esperava taaaaanto desse livro :'(

jessyhehe 23/02/2020

Confesso que demorei demais para lê -lo, não que isso seja ruim, mas para um livro de suspense não foi legal.
O livro é bem extenso, tem uns capítulos bem interessantes , outros nem tanto... achei ele um pouco desfocado por tratar de vários temas mas não aprofundar em nenhum....
Enfim, um livro com boa sinopse mas o destrecho bem arrastado ... infelizmente não recomendo a leitura.

sofianves 17/03/2021

Leitura bem fluída e rápida
Gostei da trama e do desfecho.
É um bom livro. Comprei sem saber o que exatamente a história relatava e acabei gostando. Ansiosa para assistir à adaptação cinematográfica dessa obra!

Pedro 27/03/2021

Intrigante
A dureza de decidir ter mais medo do sobrenatural ou do sistema! Adorei a estrutura dos capítulos, situações isoladas completamente diferentes que desaguam em uma história completa e bem construída
Maria 27/03/2021minha estante
????????

Marcos.Detanico 08/12/2020

Território Lovecraft
O livro se passa na década de 1950, nos EUA, que está em momento tenebroso: a segregação racial. A história se inicia cheia de suspense que realmente prende o leitor e foi no início que tive minha primeira frustração, este livro é de contos, já adianto que o primeiro conto do livro é fascinante e os demais não chegam nem perto da qualidade, não que sejam ruins, longe disso, mas não superam seu grandioso início.

Todas as histórias são relacionadas aos parentes e amigos de Atticus. Cada um conta uma parte de uma história, que no fim, estão interligadas a uma seita de filósofos naturais em busca de poder, envolvendo grandes mistérios antigos, fenômenos espaciais, magia

Esses contos têm em comum são os desafios que os protagonistas negros enfrentam, quando até a lei está contra eles por causa da cor da pele, o autor aborda o racismo que forma visceral o que acaba sendo mais assustador do que as coisas sobrenaturais que acontecem conforme a narrativa avança.

Um ponto positivo é que desde o início, vemos referências fortes à Ray Bradbury, Stevenson, Isaac Asimov e principalmente a HP Lovecraft.

O livro físico capa dura tem uma edição muito caprichada e belíssima.

No geral gostei muito, foi uma leitura empolgante, um livro bem escrito com trama e enredo satisfatórios com um final digno a obra proposta e aberto para uma continuação.

lay 23/01/2021

O primeiro capítulo desanima demaaaais! Mas ao longo do livro a história prende bastante a atenção. Viajei em algumas cenas sem conseguir imaginar o que estava acontecendo mas nada que atrapalhou muito. Achei o final muito simples pra toda a história. Indico o livro e quero ver a serie

Leonardo.Heffer 06/08/2022

Bem diferente do que esperava
Comecei a ler Território Lovecraft sem saber exatamente o que esperar da história. Apesar de levar o nome de um ícone da literatura, a história é a sinopse em si não entregava mto do que poderia ver neste livro.

E que surpresa agradável. Uma escrita visual, construída em uma narrativa de contos, que unidas te levam a uma história completa, mas ao mesmo tempo te permite conhecer uma gama de personagens em universo cruel: o racismo.

Em meio a portais para outros planetas, casas assombradas, feitiços e monstros, o relato cruel (mas ainda não tão cruel assim, já vi piores, é bem verdade) sobre o racismo no livro perpassa todo o processo de leitura.

Por ser dividido em contos, isso facilita bastante o avançar no livro, já que cada conto é construído de forma a você não querer parar de ler.

Tenho minhas ressalvas quanto ao conto que da nome ao livro. Achei que poderia ser menor, mas também é o único que talvez te dê um pouco mais de preguiça de ler. Passado esse, os outros são incríveis.

Mas de todos, para mim, o melhor ainda foi o da casa mal assombrada. Infelizmente a adaptação da HBO, apesar de mto boa, não faz metade do jus dessa leitura. Então minha sugestão é ler antes o livro, pra depois ver a série.

Nicoly Mafra 01/05/2020

Sobre "Território Lovecraft" | Intrínsecos #16
"Como um andarilho na escuridão, ela seguia uma órbita excêntrica, e cada perturbação se aproximava de um encontro havia muito esperado. Ela só torcia para ter, quando o momento chegasse, a sabedoria necessária para reconhecê-lo e a coragem necessária para agir."

O ano é 1954, a América está em regime de segregação racial, e o jovem Atticus está prestes a cruzar o país em uma jornada em que sua cor de pele poderá colocá-lo em situações extremamente perigosas. Com o pai de Atticus desaparecido, uma misteriosa seita de homens brancos determinados a conseguir mais poder e criaturas/situações sobrenaturais aterrorizando a vida da família do jovem e seu grupo de amigos negros, vamos acompanhar em oito contos a vida destes personagens e ver que o verdadeiro horror não é aquele escrito nas páginas dos livros de terror, e sim o que precisamos enfrentar no dia-a-dia, horrores infligidos pelos próprios seres humanos.

Narrado em oito contos, peças do quebra-cabeça que é esta história, em "Território Lovecraft" vamos acompanhar as aventuras, terrores e batalhas deste grupo que está determinado a vencer o preconceito, as tensões raciais, e lutar pelos seus direitos em um período em que suas vozes são abafadas pelo regime de segregação racial. O preconceito e as dificuldades estão presentes em todos os contos, e o ponto mais interessante é que mesmo sendo uma história com detalhes bizarros e sobrenaturais, o que realmente assusta são as atitudes dos seres humanos.

Mesmo abordando discussões importante e trazendo referências aos gêneros literários de ficção científica, fantasia e terror, infelizmente, tive alguns problemas com essa experiência de leitura; o ritmo foi um pouco lento, alguns contos melhores que os outros, e mesmo achando os protagonistas interessantes, resilientes e muito fortes, não teve aquele que eu simplesmente AMEI, entende? Foi uma boa experiência de leitura, porém, as expectativas estavam altas - o que pode ter atrapalhado um pouco também -, entretanto, recomendo a leitura sim!

site: www.instagram.com/nickmafra

Alan.Schecter 18/06/2020

Contos a lá HP Lovecraft
Quem é fã do autor não vai se decepcionar. Os contos são muito bons, só não gostei de um, para ser sincero. Final satisfatório, não deixou nenhuma ponta solta. Destaque para os personagens Letitia e Ruby. Ansioso para ver a adaptação da HBO

João 22/10/2020

O livro se passa em 1950 nos Estados Unidos, onde o protagonista da história Atticus volta da guerra com uma carta do seu pai dizendo para eles se encontrarem. Logo no inicio já temos um plano de fundo incrível e tocante onde Atticus sai do sul dos E.U.A e vai até o norte para encontrar seu pai, porém como estamos falando da década de 50 o país norte-americano tem a conduta super racista e segregadora, ainda mais na região sulista que se encontra em vigor as leis de Jim Crow que foram grande propulsoras da segregação racial e do racismo em todo o país.

A trama se desenvolve em partes bem semelhantes a contos, onde cada parte retrata uma aventura/acontecimento com um personagem em destaque, e no fim tudo se encaixa em um embate.

O decorrer da história se mescla entre o recorte histórico do racismo e o segragracionomismo da época com varias referências do universo da ficção científica, citando Lovecraft, Ray Bradbury, entre outras.

Amei a criatividade do autor ao desenvolver a história utilizar desses dois focos, sendo o racismo e a ficção cientifica, com muito mistério, surpresas, momentos de tensão. A edição da Intrínseca está um show a parte, um lindo trabalho de capa rico em detalhes.