Tormenta

Resenhas - Tormenta

1 | 2 | 3 | 4

jonatas 13/11/2020

Poderia ser melhor
O livro é um apanhado do que já lemos na internet e vemos na TV. É um bom resumo, mas poderia ser mais profundo.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 17/10/2020

Melhor livro pra se entender os bastidores do (des)governo
Um livro sobre os bastidores do governo Bolsonaro. Esse livro me surpreendeu positivamente em va?rios aspectos. Na?o imaginava que a autora teria acesso a momentos ta?o i?ntimos da fami?lia no governo e com ta?o poucas pessoas os presenciando.?
Com essa leitura, consegui ter uma visa?o mais ampla dos problemas presentes no governo atual, bem como as inseguranc?as e pontos fracos do chefe de Estado. Durante a leitura eram evocadas memo?rias dos esca?ndalos do primeiro ano do governo, que sem essa obra, poderiam ser esquecidos.?
A leitura e? muito fluida e e? aquele tipo de livro que a gente devora. Quem tem interesse em entender mais sobre como a poli?tica desse governo se da? longe das ca?meras, vai amar tanto essa obra quanto eu amei. Super recomendo!

Para mais conteúdos como este, me siga lá no Instagram @livrismo_ ?

Phablo Galvão 18/09/2020

Gostei muito desse livro. Ele traz uma perspectiva diferente do noticiário diário, no sentido de complementar e contextualizar. Muita informação importante dos bastidores ajudam a compreender melhor o governo atual. Outro ponto positivo é que o livro traz à memória fatos já esquecidos. Espero que tenha um segundo do segundo mandato.

dehtavi 02/09/2020

Imensamente necessário
Esse livro é um colírio para os olhos daqueles que buscam se politizar cada vez mais. É triste viver em uma sociedade em que as pessoas não se informam, e se expõe à desinformações cotidianamente. A proposta do livro é registrar e expor, de forma simples e coesa, o o enredo da família Bolsonaro, com precisão e dados importantíssimos para qualquer brasileiro que reconhece seu papel como cidadão. Thaís Oyama é um grito de esperança, esperando novas edições do livro!!!
Rafaela1643 02/09/2020minha estante
Mais triste: uma sociedade de pessoas que pensam que se informam pelo WhatsApp com respostas fáceis e que um livro só vai trazer ideologias contrárias.

dehtavi 03/09/2020minha estante
Exatamente Rafaela!

Douglas 19/09/2020minha estante
Excelente resenha

dehtavi 19/09/2020minha estante
Muito obrigado Douglas!

De Gasperi 04/08/2020

Razoável
Sem grandes novidades, descreve muito bem o show de horrores que vivemos desde a eleição desse mentecapo, talvez tenha mais valor a leitura quando os fatos não forem mais tao frescos. Desaconselho para pessoas sensíveis

Jota 22/06/2020

Resumo de um ano de desgoverno
Em junho de 2020, o Brasil passava de 50 mil mortos devido a pandemia de covid-19. O presidente, no entanto, estava preocupado com a prisão de um ex-militar e ex-assessor do filho, Flávio Bolsonaro, na casa do advogado da família.

Foram meses falando de "gripezinha", que o país não chegaria a ter 40 mortes por coronavirus, "e daí?", pedido para a população invadir hospital, discursos golpistas, etc etc.

Como o país chegou a esse ponto tão baixo?

O livro escrito por Thaís Oyama narra os acontecimentos do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, e explica muitas passagens do período eleitoral. Assim, podemos entender a importância (e interferência) dos filhos no governo, o papel de Olavo de Carvalho e dos olavistas, a função do gabinete do ódio e fake news.

Embora o assunto seja 2019, o livro da autora nos ajuda a entender muito do que aconteceu agora em 2020. O "divórcio" de Bolsonaro com Moro ocorreu após a famosa reunião de 22 de abril, mas ainda em 2019 já havia ciúme, medo de traição e desentendimentos entre os dois. A prisão de Fabrício Queiroz, a saída do PSL, brigas com Bebbiano, aproximação com o Centrão, discursos contra o Congresso e STF, enfim, tudo já estava ali explicado no livro.

Um retrato de um governo que tem discursos inspirados em ideias fascistas, e não tem vergonha de ser assim.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq

Kelly Oliveira Barbosa 11/06/2020

Apesar do evidente desprezo da autora pelo governo e a figura do PR, repassar todos esses acontecimentos do primeiro ano do governo Bolsonaro e, relembrar alguns fatos da jornada do então deputado de um partido nanico que “ninguém levava à sério” até o Palácio da Alvorada, é no mínimo interessante.

Para quem acompanhou a política nesses últimos anos essa obra não revelará grandes “segredos” como sugerido no subtítulo, porém alguns fatos e detalhes dos bastidores que já não se comenta tanto, quando observados na sequência de eventos proposta pela autora, podem ganhar novo sentido e ajudar a quem se interessa, compreender melhor esse quebra-cabeça do caos que é a política brasileira.

Os Generais
Como por exemplo o “dedo” do general Villas Boas na eleição de Bolsonaro. Segundo a jornalista, havia menos de 24 horas que o PR havia assumido a cadeira presidencial, quando fez a seguinte declaração no Clube do Exército: “General Villas Boas, o que já conversamos morrerá entre nós. O sr. é um dos responsáveis por eu estar aqui.” Ao que exatamente se referia, só os dois envolvidos para saber, entretanto quem não se lembra da tensão no começo de 2018 quando o TRF da 4ª Região confirmou a sentença de Lula e manteve a condenação do petista, ao passo que os advogados do mesmo entraram com um pedido no STF de harbeas corpus preventivo. Se o tribunal concedesse a medida, Lula – já pré-candidato – não apenas permaneceria em liberdade como poderia (provavelmente seria negado, mas poderia…) requerer o registro de sua candidatura. Nas ruas e nas redes sociais aumentava o apelo de muitas pessoas pela intervenção militar, o país já se encontrava em tensa polarização. Em 3 de abril de 2018 o general Villas Boas usou sua conta no twitter para publicar uma mensagem à nação brasileira e interpretada por muitos como um claro recado ao STF. O resultado disso tudo, foi que em 5 de abril, por seis votos a cinco, o STF decidiu negar o pedido do HC, seguindo para o próximo evento que foi aquela dramática prisão do Lula – o que hoje ironicamente é um passado muito distante já que o mesmo se encontra solto e até viajando pelo exterior.

Ainda sobre os generais, Augusto Heleno para Thaís Oyama tem “pouca paciência para protocolos e um prazer quase juvenil em escandalizar” (Será o que o general achou dessa definição?). Brincadeiras à parte, o que o livro deixa no ar é a possível tensão que Bolsonaro enfrenta ao lidar com a polarização também da ala militar.

Redes Sociais
Outro ponto que merece destaque, são as inúmeras menções às redes sociais especialmente o Twitter para explicar: origem, desenvolvimento e desfecho de várias “crises”. Sem dúvida uma novidade desse governo é a interação direta com o povo através das redes. Há quem tente negar a influência das redes sociais nas ações dos chefes do poder e muitas vezes o que acontece no dia a dia das instituições, mas achei curioso lendo esse livro como é difícil descrever a realidade hoje sem mencionar o que se passa nas redes. Não tenho dúvida que a tendência dessa influência é crescer nos próximos anos, exceto é claro, se ocorrer algum tipo de controle ou censura.

Esse fator, que pode-se chamar de grande fenômeno das redes sociais também contribui sem dúvida: 1- para a sensação que as eleições nunca terminaram, pois nas redes é difícil determinar a pauta da vez e, a política no Brasil permanece como O assunto, sem previsão de mudança; 2 – a polarização e portanto a dificuldade da pacificação do país, já que por trás das telas e sem o contato físico de fato com as pessoas a tendência é o discurso ser cada vez mais agressivo; 3 – para o surgimento de oportunistas: alguém tem dúvida que tanto pessoas de direita como de esquerda estão faturando muito dinheiro nas redes com a situação política brasileira? E nem me refiro a bolsa de valores aqui…

Distanciamento da realidade
A leitura desse livro deixou muito claro para mim o distanciamento que parte da grande imprensa se encontra da realidade do povão brasileiro. Em vários trechos a autora parece tentar mostrar para o leitor o quão desqualificado Bolsonaro é para o cargo de presidente da república, e OK é uma opinião legítima, só que ela faz isso descrevendo alguns comportamentos e contando coisas do passado de Bolsonaro parecendo não ter noção alguma ao que tudo indica, que são exatamente essas coisas ou esse jeito dele que faz com que os seus apoiadores se identifiquem com ele. Cito: 1 – a menção de que por muitos anos na Câmara dos Deputados, Bolsonaro por ser de um partido pequeno e sem relevância não tinha um banheiro privativo em seu gabinete; 2 – a ênfase que a autora dá para a preferência de Bolsonaro e dos filhos por restaurantes “self-service”; etc. Note: Quantas pessoas no Brasil utilizam banheiros privativos até mesmo em suas casas? Quantos brasileiros almoçam diariamente nesse modelo de restaurante? É difícil compreender a escolha da jornalista por tais detalhes para cumprir com o objetivo mencionado. Se bem que, o público alvo de tal publicação não é o povão que todos sabemos que em geral não é leitor, porém cito isso para mostrar um dos erros que os opositores do governo tem cometido, qual seja: de não avaliar o governo pelos acertos e erros, mas insistir numa crítica cada vez mais pessoal a pessoa do PR. Que inclusive é o tom dessa obra.

Tormenta – O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos foi publicado esse ano pela Companhia das Letras, escrito pela jornalista Thaís Oyama repórter, editora e redatora-chefe da revista Veja, com passagens pela sucursal de Brasília da TV Globo, os jornais Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo e outros.

site: https://cafeebonslivros.com/2020/06/11/resenha-livro-tormenta-de-thais-oyama/
Suse 12/06/2020minha estante
Gostei da resenha! Deu até curiosidade sobre o livro

Kelly Oliveira Barbosa 12/06/2020minha estante
Obrigada Suse!

leuu_lima 11/06/2020

Os bastidores que você precisa saber!
Muito bem escrito e provocador, como a maior parte do material jornalístico da Thaís Oyama. A Tormenta é um mergulho profundo nos bastidores da confusão política de 2019. Ótimo para jornalistas, analistas e demais pessoas que têm a qualidade da curiosidade!

Gregori Pavan 10/06/2020

O livro é muito bem escrito e cumpre seu papel de apresentar o primeiro ano do (des)governo Bolsonaro.
Dada toda real (lamentável) situação, achei até que é muito bem equilibrado e narra as situações já conhecidas pela maioria com um pouco mais de detalhes (íntimos).
Fiquei bastante intrigado com a informação do pavor de Bolsonaro com relação à sua segurança e à vida, antes mesmo da facada e de se tornar presidente. Nota-se um nítido aprisionamento criado por ele mesmo através do ódio que ele difunde.
Também já tinha conhecimento da informação da influencia dos filhos no governo, mas não sabia que, por exemplo, no caso do Carlos era através de birras e pressão psicológica, e que pior, Bolsonaro dá corta e cede aos caprichos do infantil filho.

jonatas 07/06/2020

Boa retrospectiva
Excelente para quem quer e entender um pouco da loucura que é e esse governo.

Andre.Gomes 02/06/2020

Junção de notícias com bastidores.
O livro é praticamente um trabalho de utilidade pública. A autora fez a junção das principais noticias do primeiro ano de governo com os bastidores. É importante como registro histórico, pois o futuro pesquisador poderá ter várias fontes de pesquisa em uma única obra. Deixo também os parabéns a autora pela coragem de se expor ao relatar tais fatos, tendo em vista que a conjuntura atual aparenta ser desfavorável à liberdade de expressão.

Fábio Perrucci 26/05/2020

Ótima retrospectiva, enriquecida com costumes pra lá de "excêntricos" do presidente. Só me questiono como alguém assim pode chegar no posto aonde chegou.
Jim 21/08/2020minha estante
Então por que deu zero estrelas para o livro?

Mynah Drakul 25/05/2020

Bolsonaro - Ano Um.
O livro conta os bastidores do primeiro ano do governo Bolsonaro. Suas intrigas, suas idas e vindas, a composição instável do governo... Tudo ancorado na cobertura direto de Brasília feita pela autora. Algumas poucas, mas valiosas, incursões ao passado dos personagens que nos explicam mais sobre quem são e seus papéis neste governo.

anselmo.pessoal 25/05/2020

Necessário para quem quiser saber como chegamos onde estamos
Leitura fundamental para quem, como eu, tenta entender como chegamos ao estado de coisas revelado na fatídica reunião ministerial divulgada recentemente. A narrativa é fluida sem se perder em detalhes desnecessário e sem relevância. São fatos e informações sujeitas a ações judiciais e portanto, julgo eu, confiáveis. Uma pena que, como alguém já disse no Instagram, a mensagem não vai chegar a quem já tem uma opinião formada a favor do governo e não vai mudar a de quem tem críticas e restrições. Mesmo assim achei extremamente esclarecedor e fico ansioso pela continuação. Recomendo fortemente.

1 | 2 | 3 | 4