Tormenta

Tormenta Thaís Oyama

Resenhas - Tormenta

1 | 2 | 3 | 4

Gustavo603 17/05/2020

Quero muito um volume dois :D
O livro é composto por um apanhado de notícias do período, opiniões e comentários de pessoas ligadas ao íntimo do governo. Nenhuma novidade ou grande revelação, mas quando você junta tudo isso em uma leitura continua percebe como o governo é muito mas desorganizado do que parece. Como interesses pessoais estão no centro de todas a decisões tomadas, como é total o despreparo do presidente. Como certamente esse é o pior governo que o Brasil já teve.

jpserrinha 17/05/2020

Trabalho Jornalístico de Primeira
A escrita de Oyama é apurada e simples. Afiada. Grande trabalho jornalístico.

Veronica.Magalhaes 30/04/2020

Nos bastidores do desgoverno Bolsonaro
Apesar de não ser difícil inferir o perfil psicológico do Jair observando sua conduta e suas falas públicas, o livro mostra mais intimamente como se deram os conchavos, brigas e alianças q sustentam esse terrível desgoverno.
Com um governo que se alimenta da tensão e do confronto, não é de se admirar q o primeiro semestre de 2020 já possa render um volume II do livro.
A CPI das Fake News, o "I love you" para o Trump, o envolvimento das milícias bolsonaristas no caos da segurança pública no Ceará, os ataques frontais às universidades e à ciência, a propaganda nazista do secretário da Cultura seguido do "noivado" e posterior "casamento" com Regina Duarte, o presidente fazendo oposição ao seu próprio governo nas políticas de enfrentamento ao C0ViD-19 e consequente demissão do ministro da saúde, as tensões com o governo chinês protagonizada pela beligerância delirante dos filhos do presidente, o genocídio indígena em curso, o apoio público às manifestações antidemocráticas q clamavam por um novo AI-5 e a bomba da "delação premiada" de Sérgio Moro na coletiva de imprensa na qual declarou sua demissão: td isso ficou de fora do livro.
É triste vermos nosso país afundado em lama e sangue. Espero q este pesadelo termine o mais rápido possível.

Davi A. 16/04/2020

Fraco e cheio de fofocas
Embora bem escrito, o livro não traz muita novidade do que é visto diariamente nos jornais.

@leoruanoliveira 11/04/2020

Sóbrio, fluido e esclarecedor
Sobriedade e linguagem fluida, sem panfletagem e propaganda.

Um verdadeiro copilado dos acontecimentos no governo ambientados por contextos muitas vezes não identificado no calor dos acontecimentos.

Leitura necessário pra entender tanto a oposição ferrenha, quando o bolsonarismo chiita.

Leandro Moura 11/04/2020

O livro não tem nem 3 anos e já envelheceu muito mal
Fiz uma resenha em 2020, mas resolvi refazer em virtude das últimas notícias. Se eu já achava esse livro meio inócuo em 2020, agora em julho de 2021 não passa de um amontoado de fofocas com pouca serventia ao público em geral.

Além do mais, hj em dia é bem claro que a Thais Oyama gosta do genocida, e que ela tenta passar o maior pano pra ele, algo que a essa altura é bem injustificável. A autora deveria fazer uma 2a edição revendo as posições dela, ou então vamos simplesmente esquecer que este livro ruim algum dia existiu.

Suzana.Basilio 05/04/2020

É basicamente um recorte de notícias, apesar de ter coisas que eu não sabia, mas vale a pena a leitura.

CPF1964 19/03/2020

Opinião
Um clipping de notícias.

Igor Emerich 10/03/2020

Para entender o governo Bolsonaro e seus personagens
Além de muito bem escrito, o livro traz um compilado de matérias jornalísticas que apresentam a nudez do governo Bolsonaro. Quando trata do guru dos Bolsonaro e de muitos bolsonaristas, a autora traz uma informação importante para se entender a estratégia desses seguidores de Olavo de Carvalho e do próprio governo Bolsonaro, a saber, o ataque baixo aos adversários. Quem já leu "A arte de ter razão: 38 estratagemas" (ou A arte de ter razão: 38 estratagemas para vencer um debate sem precisar ter razão"), principalmente

o último estratagema desse escrito inacabado do filósofo Arthur Schopenhauer, sabe como funciona a dialética erística e como e quando ela é usada pelos Bolsonaro e pelos bolsonaristas (que em vários casos são também olavistas). No supracitado livro se lê: "Quando percebemos que o adversário é superior e não conseguiremos ter razão, nós então nós tornamos pessoais, ofensivos, grosseiros. Tornar-se pessoal consiste em abandonar o objeto da disputa (porque se trata de um jogo) e atacar de alguma maneira o adversário, sua pessoa: este poderia ser chamado argumentum ad personam, para diferenciá-lo do argumentum ad hominem, que parte do objeto puramente objetivo, para ater-se ao que o adversário disse ou admitiu a seu respeito. Na pessoalização, abandonamos o objeto por completo e dirigimos o ataque contra a pessoa do adversário, tornando-nos ofensivos, maldosos, abusivos, grosseiros. É um apelo das forças do intelecto às do corpo, ou à animalidade." (Versão e-book da Editora Vozes, 2017).

Esse livro da jornalista Thaís Oyama é importante porque, dentre outras coisas, desfez o "mito".
lays 13/04/2020minha estante
Já quero ler ahahah

Jean.Pierre 02/03/2020

Sem muita novidade
Pra quem acompanha o noticiário político acrescentou pouca coisa.

Vicente Moragas 28/02/2020

A trajetória do patife!
Desde que quase foi expulso do exército até à presidência da república, Sr. Bolsonaro sempre mostrou sua sociopatia. A trajetória de um ano de governo comentada em fatos e dados jornalísticos demonstra muito bem isso.

A não-linearidade da história, intencional, ajuda a reforçar os fatos e a mostrar a intensidade do clã Bolsonaro, que tem se mostrado capaz de tudo pra atingir e se manter no poder. Mais do mesmo, seus atos e os de sua família reforçam o perigo que corre a sociedade e a democracia brasileiras.

No mais, se tiver estômago, estude bem esse livro. Pois vai cair!

João Vitor Schulte 26/02/2020

Mais do mesmo.
Livro interessante, entretanto, não há muitas novidades pra quem acompanha o noticiário. Seguimos na luta esperando a queda do fascista.

Leticia 23/02/2020

Registro importante
Eu gostei.
Como li em algumas resenhas desse livro, e concordo, quem acompanha o noticiário não tem surpresas ao ler. Fora
uma ou outra curiosidade ou mania esquisita do presidente e dos seus.

Mas acredito que esse livro é um registro importante desse governo até aqui. Na internet tudo é muito rápido, e parece que a cada absurdo surge um absurdo maior, deixando aquele primeiro absurdo bem menos grave. Esse livro organiza os fatos, personagem por personagem, dentro da trajetória pré e pós eleição.
Achei muito bem feito e acredito que vai ser um livro importante no futuro.

Rodrigo de Lorenzi 24/01/2020minha estante
Muito boa sua resenha!