As Bacantes

As Bacantes Eurípides

Resenhas - As Bacantes

lilac 22/08/2021

Nao gostei muito
Essa foi a tragédia que menos me envolvi, acredito que por ter sido algo muito violento. Todas as coisas atribuídas ao deus Dionísio são paradisíacas: vinho, mel, luxúria, e muitos outros.
Acredito que esse foi o motivo para eu ter me chocado tanto com a brutalidade da morte de Penteu, a própria mãe dilacerando o filho sem saber... Foi muito cruel. Não esperava que ele demonstrasse o seu poder dessa forma, mas é uma tragédia sobre vingança, não podia ser diferente.
Por enquanto essa foi a última tragédia que li, gostei bastante desse tema, muito bom de ler as peças gregas.

Mariana113 15/09/2022

Peça escrita e apresentada na Grécia Antiga, As Bacantes segue a história da revelação do deus Dionísio (Baco) na cidade onde sua mãe, Silene, nasceu. Quando estava grávida, ninguém acreditou que o pai de seu filho era Zeus, o senhor dos deuses, e a desconfiança seguiu seu filho quando este se revelou deus do vinho. Dionísio então enlouquece todas as mulheres da cidade, inclusive a mãe do rei, e elas fogem para um monte onde fazem rituais e orgias em nome do deus.

Eu não sei se, sendo uma peça tão antiga, deveria me preocupar com spoilers, mas mesmo assim não vou dar nenhum hahaha.

A tradução de Trajano Vieira direto do grego traz notas explicando termos e escolhas vocabulares, eu recomendo ler a introdução antes de seguir à peça. Após o texto em português também tem o texto em grego.
A peça é igualmente engraçada e dramática, a essência do próprio Dionísio.

Steph.Mostav 27/06/2021

O deus que contém em si mesmo O Outro
Que peça intensa! Ainda que até agora Sófocles seja meu preferido, as tragédias de Eurípides são dotadas de uma força dramática impossível de ignorar. As Bacantes trata de outra vingança, desta vez de um deus, Dioniso, pelos homens negarem sua natureza divina. O principal alvo é Penteu, atual rei de Tebas, que chega a mandar prendê-lo (o que, como esperado, revela-se inútil, já que Dioniso escapa com facilidade). Mais interessante que o enredo é o conflito entre a racionalidade e descrença de Penteu e o frenesi religioso das Bacantes que ele quer capturar e encerrar dentro de seu mundo de lógica e senso comum. Nesse sentido, Dioniso representa essa contradição, pois não só confunde os outros com relação à sua verdadeira identidade, como também é “o revelador do mundo da loucura que existe na realidade das coisas.” Além disso, a peça também pode ser lida como uma representação lúdica que mimetiza a própria arte, pois Dioniso confunde Penteu com a linguagem poética, que ele não compreende pois menospreza esses jogos linguísticos. Assim como a poesia e o teatro, Dioniso mimetiza o aparente e reinventa-o de outra forma, tanto que consegue se manifestar como humano sem o distanciamento com que os outros deuses fazem o mesmo. Nesse sentido, a coerência de Dioniso está nessa diversidade do próprio teatro, que em vez de excluir o contraditório, faz nascer sua tensão desse encontro e sobreposição dos opostos.

“Em suas afinidades dionisíacas, o espírito do poeta possui tanto capacidade para imaginar ordem como para representar desordem; mas a criação e a verdadeira existência do trabalho acabado validam a ordem, sobrepõem a coesão à dispersão. As forças dionisíacas aglutinadas e canalizadas para a obra de arte, diferentemente das despendidas no Citero, são sempre a vitória do deus gentil sobre o terrível, embora, como Rilke diz, a beleza seja também o princípio do terrível.”

thamyres 04/03/2023

Fiquei totalmente em ÊXTASE lendo essa tragédia

dioniso me encanta em todas as suas facetas, tanto o seu lado mais humano, quanto o seu lado divino
é fascinante todas as descrições sobre a arte do bacanal, como jorra vinho e leite do chão, como a liberdade envolve as mênades, correr pela floresta e cuidar de filhotinhos de lobos...
até mesmo o lado cruel, feio e grotesco da natureza é representado de uma maneira muito gráfica, mostrando a fragilidade do ser humano frente ao poder dos deuses
evoé!!

Martony.Demes 12/08/2023

Livro já conhecido e não tem muito o que falar. Apenas minhas impressões:
Tragédia grega, muita desgraça e dissabores. Serviu de exemplo para muitas outras histórias e outros livros!

Foi bom conhecer esse clássico! Prometo ler mais desse gênero!

Mario Miranda 05/02/2020

As Bacantes, Tragédia representada postumamente de Eurípides, foi a obra que imortalizou o escritor ao longo dos quase 25 séculos desde o seu nascimento. Sendo aquele que talvez melhor simbolize o significado de "Tragédia", em As Bacantes, quando mais esperamos um desfecho em um viés cômico-moral, Eurípides choca o leitor ao introduzir a Tragédia em uma de suas representações mais grotescas.

A Tragédia narra a história da chegada de Dionisio na cidade de Tebas. Apesar da população cultuá-lo, inclusive o patriarca da dinastia Cadmo (seu avô), seu neto e atual governante, Penteu, nega-lhe qualquer direito devido a uma divindade. Após uma série de humilhações impostas e Dionisio, inclusive com o seu encarceramento, Dionisio sobrepõe-se sobre o governante de maneira definitiva.

Dionisio, divindade do vinho e do teatro - as competições teatrais a época eram conhecidas como dionisíacas - é uma personalidade singular dentro da mitologia grega. Era considerado uma divindade, apesar de apenas o seu pai, Zeus, ser uma - sua mãe era uma humana, Sêmele -, o que o colocaria como um semi-Deus. Ao contrário dos demais deuses, que preferiam habitar o Monte Olimpo, Dionisio era uma divindade com preferência em ficar em nosso mundo. Dionisio casou-se com Ariadne, responsável por tecer os fios que auxiliaram Teseu a entrar no labirinto do Minotauro para matá-lo.Ariadne é irmã de Fedra, que desposa Teseu, e que origina outra grande Tragédia de Eurípides, Hipólito.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Monique 07/08/2022

Que doidera. Quanta coisa esquisita acontecendo e ninguém faz naaadaa. Meio doido, mas é interessante.

Nayany 08/11/2021

"A vontade de um Deus tem muitas formas e muitas vezes ele surpreende-nos na realização de seus desígnios. Não acontece o que era de esperar e vemos no momento culminante o inesperado."

Dani 25/07/2023

Baita tragédia
Incrível para se analisar a dualidade e ambiguidade das falas humanas e divina, a linha entre o racional e o irracional.

Eurípedes fez uma excelente história que surpreende e é boa de ser lida.
A tradução é maravilhosa e facilita a leitura, principalmente para a atualidade.

Maria14598 22/02/2024

Eu não gostei dessa tradução, mas consegui aproveitar bem. É uma das histórias mais brutais da mitologia, e eu gostei muito

tinhooo 12/09/2022

acho que das peças e tragédias gregas que eu já li, essa foi a mais difícil de entender. talvez eu esteja acostumado com o estilo do sófocles, mas no geral eu gostei e acho que depois das aulas sobre, eu vou entender melhor

fabio.ribas.7 02/01/2021

As Bacantes
“As Bacantes”, de Eurípedes, é uma obra de arte. Uma pequena peça, pedra de valor inestimável bem talhada, trabalhada com esmero e que leva espectador/leitor pela mão rumo a um trágico destino. Seguimos de mãos dadas à narrativa, mesmo sabendo que todas as coisas estão concorrendo para o mal não apenas do Rei de Tebas, Penteu, mas para o mal dos que se veem tragados pelo redemoinho de uma história que nos obscurece a alma a cada linha que lemos.
Amei ler “As Bacantes”, e por várias razões. O novelo da trama se desenrola com justeza e competência. Outra razão é que os temas universais são explorados e nos lançam nas angústias diárias da vida humana, que se debate contra a implacabilidade do mal e a inescapável ruína dos que se levantam contra o fatalismo e a submissão ao instinto.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

Meiryland 11/02/2021

Tragédia grega
Foi a primeira tragédia grega que li, fiquei impactada e entendi o significado de tragédia grega. Muito interessante conhecer a história de Dionísio e o que o Deus representa na mitologia grega.

bizis 20/03/2021

Esse livro representa toda a ira dos deuses temida pelos gregos que sempre ouvimos falar durante o estudo desse povo. Primeiro contato que tive com uma tragédia grega original, uma experiência interessante.