Glauber Rosendo 16/10/2022
Vai de um livro sobre Design de Produtos ao estudo da Psicologia Comportamental.
O que será encontrado em Hooked não é um aprofundamento sobre como desenvolver tecnicamente um produto, através de todas as etapas clássicas de análise de mercado, concorrência, necessidades, viabilidade, etc..
Obviamente o autor traz um modelo para que a idealização do produto se ajuste a alguns parâmetros, porém o ponto forte do livro é explorar os condicionamentos psicológicos dos usuários.
Em suma, demonstra como nossos gatilhos internos são influenciados pelos externos, nos induzindo a uma ação específica para resolução desses conflitos pessoais, entregando "recompensas variáveis" que prendam nosso interesse e garantam nossa frequência de uso, para por fim, usar nosso investimento de tempo e trabalho no produto para aumentar o custo de troca por um produto concorrente.
Esse processo todo é repetido em ciclos até que o hábito seja formado e nós usemos o produto de forma inconsciente, automática ou impulsiva. Foi o que falei... É sobre "psicologia na produção".
Não interprete mal! O livro é ótimo! Contudo, recomendo fortemente que antes de começar a leitura dele, prefira iniciar outros materiais que tratem sobre as metodologias básicas do "Design de Produtos" como: Design Thinking; SCRUM; Lean Startup, entre outros. Digo isso porque garanto a você que sua experiência será muito mais completa.
Iniciar por Hooked sem ter lido o básico é como montar um quebra-cabeças, mas que faltam várias outras peças para ser possível apreciar a imagem completa.