Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Camila 11/07/2022

Coisas inacreditavelmente estúpidas feitas por rapazes
Que experiência, ao mesmo tempo, avassaladora, fascinante e viajante.

Ao ler esse livro, as minhas reações atingiam os dois extremos de 1. POR QUE? e 2. QUE AGONIA! Realmente me questionei diversas vezes se o ser humano é realmente o ser mais inteligente na natureza.

Uma coisa que me pegou muito foi que metade dos casos eram resolvidos com sanguessugas, laxante ou alguma gororoba para induzir vômito. E o mais incrível é que funcionava! Sinceramente, agradeço muito por ter nascido numa época em que a medicina é bem avançada.

Como eu tenho muito interesse e curiosidade pelo bizarro, comecei devorando o livro nos primeiros casos e, quando cheguei nos últimos (que não eram tão sangrentos, nojentos e agoniantes) eu li bocejando.

E, por fim, preciso explanar aqui a minha sincera admiração aos médicos, principalmente os da época medieval por terem muito estômago e inteligência para enfrentar essas situações. Eu, infelizmente, teria desmaiado na primeira perna quebrada.

Vity 10/07/2022

Histórias estranhas e com senso de humor
Que locura!

É um livro incrível, cheio de casos medicinais estranhos e com resoluções mais estranhas ainda.

Particularmente, eu amo ler casos medicinais bastante antigos, pois é interessante saber o jeito que os médicos pensavam e tratavam as doenças naquela época.

Além dos casos serem ótimos, o jeito com que o autor descreve eles é perfeito, nos casos mais inusitados e deprimentes o autor me fazia rir com seus comentários e senso de humor impecável.

Recomendo sem pensar duas vezes para quem gosta do tema.

Ademais, ao ler o livro, o meu único pensamento era: sorte que não nasci nessa época!

Foxback 05/07/2022

Medicina e Suas Historias
A evoluçao da medicina é algo extraordinario. Rapido avanço em curto espaço de tempo. Medicina Macabra ( em mais uma caprichada ediçao da Darkside ) traz casos e tecnicas nem tao antigas assim, mas que vistas com olhos atuais soam estranhas e bizarras. Porem algumas sao utilizadas ( com sucesso) ate hoje. E mesmo que nem todas as historias possam ser confirmadas e sejam vistas com desconfiança, é inegavel o merito desses desbravadores. Entre tentativas e ( muitos ) erros, assim caminha a humanidade. Provavelmente em um futuro proximo muito do que temos em progressos medicos serao vistos como ultrapassados. E que assim seja. Recomendo a incursao por esse " macabro" mundo da Medicina !

Bia 05/07/2022

Estranhamente interessante
Achei a leitura muito leve e fluida, gostei bastante de quase todos os casos (achei alguns meio irrelevantes mas que não deixam de ser intrigantes) e a forma como a medicina de séculos atrás é mostrada e muito descomplicada, sem termos técnicos e palavras rebuscadas.
O autor buscou os casos mais estranhos e interessantes que existem, não teve um caso q eu não fiquei surpresa e não me peguei pensando em alguma solução racional para o problema da pessoa citada.
Enfim, vale a leitura e serve como uma boa saída da ressaca literária.

souaval 29/06/2022

Excelente
Amo leituras nojentas e cômicas, esse livro tem dessas. Terminei rapidim pq é muito bom. Era nojo atrás de risadas e afins.

Paulo Portilla 29/06/2022

Compilado de situações loucas!
O livro reúne várias peças jornalísticas e manuscritos antigos da medicina que relatam situações estranhas e cômicas que diversos médicos testemunharam. Lembrou muito uma série antiga da Discovery Chanel que se chama Mil Formas Estranhas de Morrer.

Leonardo. B 27/06/2022

Peculiar
Com certeza esse livro é feito para nós darksiders, atrelado ao humor a leitura fica fluída. Confesso que em alguns relatos fiquei enjoado de tão macabro (...)

Raíssa 25/06/2022

É ridículo imaginar que muitas histórias são descaradamente falsas e impossíveis anatomicamente e fisiologicamente de acontecer, os comentários não são engraçados, muitas histórias são nojentas, algumas até difíceis de se ?engolir? me decepcionei e com certeza não irei ler os outros livros da trilogia

Tiago 23/06/2022

Ótima leitura
O livro é bom, trás vários aspectos da medicina do passado e nos diverte com as histórias de tratamentos e remédios, entre tantos aspectos da medicina dos séculos passado, recomendo a leitura, muito proveitosa.

Coelho 03/06/2022

Fascinante
Uma obra! As artes são impecáveis e a leveza que o autor traz os casos da cada vez mais vontade de ler! Sem contar da pitada de humor dele que deixa tudo melhor. Me senti mal em rir de alguns casos mas cara?que livro fod*!!!!!! Recomendo demais.

Maygeek7 02/06/2022minha estante
Esse livro é sensacional. Eu rir tanto kkk. E já tenho o segundo ??

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
O meu segundo chegou esses dias, to só terminando outro da darkside pra ler ele

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
também vi que lançou o terceiro

Maygeek7 02/06/2022minha estante
O terceiro ainda tá muito caro!

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
Sim, to esperando baixar ou aparecer um bom cupom de desconto

Mayhara 02/08/2022minha estante
Boa! Queria saber sobre a questão do embasamento teórico. Tava achando que eram apenas histórias de ficção mesmo.

Nicoly.Tonani 31/05/2022

Achei interessante a forma que o autor conta os casos, com um toque de humor bem ácido, mas sensível em alguns momentos. A leitura é bem fluída e te deixa curioso pra saber qual vai ser o próximo caso bizarro.

Tati Menezes 16/05/2022

Um livro bárbaro, com certo humor por parte do autor e que faz a gente pensar nas coisas estranhas que aconteciam com os seres humanos e, ainda, capaz até de nos fazer acreditar em milagre, pois dá pra se perguntar como que a humanidade chegou até aqui?!

Thassia.Camille 06/05/2022

Algumas coisas poderiam ser diferentes
A proposta de reunir diversos relatos médicos foi o que me atraiu para esse livro, mas os comentários do autor dificultaram a leitura.

Primeiramente, eu não gostei do título do livro. É muito sensacionalista e não expressa a verdadeira essência da obra. Não é um livro macabro, é um livro jornalístico, de relatos que transmitem a história da medicina em uma época que o conhecimento da área era ainda primitivo. É muito interessante observar os tratamentos do período e a evolução deles. Apesar desse título terrível, é uma ótima leitura.

Eu também não gostei do estilo de comentários que o autor faz dos casos. Ele é muito sarcástico e utiliza humor demais. Pode ser que funcione para você, porém eu não gostei.

Em geral é uma leitura agradável, que deve ser feita em doses homeopáticas, se você possui curiosidade sobre o assunto. Não é um dos meus preferidos quando o assunto é história da medicina, mas é interessante.