Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Giovana 30/08/2022

Não é um livro que dá para ler de uma vez só, mas as histórias são muito boas e é ate difícil de imaginar como era o tempo sem a medicina moderna. Algumas horas você vai rir de e outra você vai estar agoniada.

Aniiiiii 20/08/2022

Não dava nada, recebi tudo
Gostei demais, achei interessante ver como acontecia as coisas antigamente dei risada de várias coisas de tão absurdas, e já pretendo colocar o dois nas minhas leituras do próximo mês

Jean Silva 20/08/2022

Finalmente consegui vencer a ressaca literária e terminar de ler esse livro que já vinha namorando há alguns anos.
Gosto muito do que o autor se propõe a fazer aqui, revisitar jornais e revistas antigos para reunir em uma coletânea casos peculiares que envolvem a medicina de tempos antigos. É um ótimo exercício para entendermos o quanto somos privilegiados por lidar com as práticas médicas do século XXI.
Em todos os casos que o autor apresenta nesse livro, além de trazer as notícias e descrições feitas na própria época, ele costuma tecer algum comentário, normalmente sarcástico, que podem incomodar algumas pessoas, mas no meu caso, gostei.
Apesar de gostar muito de terror, em várias histórias desse livro fiquei com o estômago "embrulhado", alguns relatos são realmente muito agoniantes. Principalmente quando levamos em consideração que eles foram retirados de registros históricos, e consequentemente tem chances de serem verídicos kkkkkk

Davi 19/08/2022

Glória senhor, terminei!
Pensei que seria uma leitura mais tranquila, comprei-o com o intuito de ser uma espécie livro secundário, porém descobri que tenho o estômago bem fraco e a mente muito fértil pra quando muitos detalhes :X ksks Por fim, o livro é ao menos divertido dando um efeito mais "leve", tirando o peso grotesco que alguns contos tem.

Joao.Vitor.P 13/08/2022

Agradeça aos deuses da sua religião por ter nascido no séc XXI
Um prato cheio pra quem gosta de casos médicos, da medicina, de história ou de tudo junto.
Só de pensar nas loucuras que eram feitas no passado, temos que ficar muito felizes de poder ir na farmácia comprar um dipirona ao invés de cortar uma veia pra tirar uns ml's de sangue hahahah
Além dos relatos, o autor faz vários comentários, alguns me fizeram gargalhar.
A parte "macabra" do título não se refere ao terror da leitura, mas sim o quão macabra era a medicina de antigamente, com os vários métodos de tratamentos e os vários tipos de cirurgia.
Ótimo livro.

Rapha 10/08/2022

#Sangria
Thomas Morris, não é um médico, este livro foi escrito por um curioso, e como tal nós fornecer inúmeros relatos, dados e fatos históricos cheio de contos peculiares, em uma mescla de reportagens, panfleto e artigos médicos de época , junto com os comentários ótimos do autor transforma este livro numa obra prima que destrincha a história da medicina, e nós faz agradecer aos céus por vivermos em uma época onde a medicina já é bastante avançada em comparação com os relatos nestas páginas. Remédios questionáveis e de eficácia duvidosa, cirurgias macabras e sem anestesia, crenças que fazia médicos a propor tratamentos bizarros e desumanos para nossa atualidade, mas que para a época era normal e não menos importante, pacientes em situações muito mas muito bizarras.
Um livro não recomendado para os fracos e de fácil impressão.

Alexlivros 10/08/2022

Entretenimento e conhecimento
Uma leitura agradável para aqueles que buscam entretenimento e um pouco de conhecimento do corpo numa linguagem distante da monotonia e abstracismo técnico. O autor consegue prender nossa atenção ao longo das páginas usando uma linguagem descontraída em uma escrita dialógica entre trechos de publicações científicas antigas e suas próprias impressões acerca destas. Diferentemente de hoje, a inexistência de rigor científico nas publicações científicas nos tempos antigos faz com que as histórias contadas nesse livro se tornem ainda mais interessantes de serem lidas. Um livro que merece ser lido por todos.

gan_nathalia 01/08/2022

Não é tão macabro
O livro em si é lindo, tem algumas imagens que chamam atenção e de fato são macabras, mas o relatos clínicos muitas vezes são cômicos e curiosos, mas não macabros. Não sei se é pq estou acustumada com essa área de dissecação, mas não me impressionou a maioria dos relatos de casos que muitas vezes não houve solução e nem tratamento. O que eu achei acho bom é que ele mostra como era a medicina na era vitoriana, um período sem anestesia e que usavam tratamentos totalmente ineficazes e como o comportamento de certos médicos permanecem até hoje, principalmente o de não saber o método científico e se agarrar em tais tratamentos ou defender recomendações erroneas.

Yasmim668 23/07/2022

Esse livro é muito booooom. Demorei meses pra terminar de ler, maaaas ele me surpreendia cada vez que eu voltava pra ler um capítulo. Cada caso bizarro que aconteceu na Medicina. Ainda tô chocada com a mulher que urinava pelos ouvidos, olhos e nariz. Sem falar do carinha que teve o braço arrancado até a escapula e nem notou. Olha, adorei, principalmente porque eu amor bizarrices

Valentin 21/07/2022

Bizarramente interessante
O livro reune diversos relatos curtos de diversas facetas bizarra da medicina do século XIII e XIX. Desde doenças raras, casos bizarros, remédios duvidosos, entre outros.

Apesar de ser específico da área médica, o autor teve o cuidado de esclarecer praticamente todos os termos técnicos ou situações médicas para que qualquer pessoa possa ler com clareza. Além disso, no final de cada relato, é discutido um pouco do racional por trás daquele caso (mesmo que a história seja forçadamente extravagante e fantástica).

Para aqueles da área médica, o livro se torna ainda mais instigante e curioso, em saber que muitos dos casos de hoje, incluindo doenças e tratamento já consagrados atualmente, eram outrora totalmente abstratos. Isso tudo me fez refletir o quanto a medicina evoluiu e descobriu novos arsenais terapêuticos.

OBS: antigamente o tratamento para qualquer coisa era com sangria, eméticos e laxantes!

juju 19/07/2022

Apesar de Medicina Macabra ser uma divertida coletânea de histórias bizarras da medicina, a leitura é válida até para quem não tem interesse na área por conta da fluidez e interação do autor. Gostei bastante.

Jade 17/07/2022

Repetitivo demaissss!
Olha, eu tenho pra mim que esse livro PODERIA ser um fenômeno, mas não é pq o autor se perdeu, quis colocar mil casos clínicos e esqueceu que eles muitas vezes são bem parecidos. Sério fica algo totalmente maçante, no início comecei amando muito, depois tive que intercalar com outros livros pq não aguentava mais ler tal obra? sinceramente, era só tirar as mentiras que tem nesse livro que ficaria pfto, menos páginas, menos mentiras e menos casos clínicos!!
Victor.Carvalho 11/08/2022minha estante
Realmente no final
Chega a cansar essa leitura pela quantidade de casos q o autor resolveu colocar

Jade 11/08/2022minha estante
Simmm, tava rezando pra acabar logo pq não aguentava mais

Joao.Vitor.P 13/08/2022minha estante
Entendo seu ponto, mas por mim poderia ter muito mais hahaha
Sem contar que estou doido pra ler o 2 e o 3. Adorei.

Lua 15/07/2022

Muito bom.
O livro têm capítulos pequenos. Por mais que seja um livro sobre casos da medicina, a linguagem é simples, fazendo com que não tenha muitas dificuldades, além de explicar alguns termos antigos ou trechos.
Nem todos os casos que tem no livro são reais, na introdução ele deixa explícito, mesmo assim é interessante ler e observar como era a medicina naquela época e as coisas em que eles acreditavam, em como tratavam as doenças e, principalmente, como a medicina evoluiu.
Porém, o autor fez algumas piadas ao longo do livro, o que não foi um problema em si, mas se tornou quando ficou muito recorrente, fazendo ficar irritante e tirando um pouco o foco quando interrompia os relatos.