Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Maygeek7 31/08/2021

O ministério da saúde adverte: tá passada?
Que livro incrível! Sou até suspeita pra falar porque amo tudo relacionado a medicina.
São 50 casos divididos por temas. Cada um bem assustador, engraçado e até surreal.

Bom mesmo é que tem tipo um "narrador" que é o Thomas Morris o autor que explica logo no começo do livro pq ele decidiu contar essas histórias. Particularmente achei ele perfeito, sempre tinha uma boa dose de humor para compartilhar.
É uma leitura que super recomendo. Interessante, inteligente e muito divertida.

Fiquei passada com muita coisa, E ainda bem que no século 21 a medicina já é algo bem mais avançado. Pelo menos existe a anestesia, e os médicos tem mais conhecimento no que estão fazendo, sem curas milagrosas, nem enfia coisas no furico de alguém kkkk

(Quem já leu o livro sabe o que tô falando) ?
luanabarcelosr 31/08/2021minha estante
Amei a resenha

Thiago.Barros 31/08/2021minha estante
Não podia faltar de mencionar sobre o furico. ???

Cleber 01/09/2021minha estante

Gente, é muito pesado?

Isys.Pryscilla 26/02/2022minha estante
Achei leve! Dei boas risadas

Maygeek7 27/02/2022minha estante
Não é, as histórias são estranhas, curiosas e engraçadas.

Santos 22/04/2022minha estante
Já comprei o meu e estou ansioso para eu ler.

Gabriel1610 26/08/2022minha estante
Ele é proveitoso pra quem estuda na área da saúde ou é mais caso curioso mesmo?

Isys.Pryscilla 26/08/2022minha estante
Casos curiosos e alguns bem divertidos! Não posso falar pela galera da saúde, mas acredito que seja interessante também

Maygeek7 26/08/2022minha estante
Só casos curioso mesmo. Até pq essa medicina do livro hoje em dia não é recomendada ?

Berenice11 06/11/2023minha estante
Simmm , eu comprei ele e até agora estou amando !!

Maygeek7 02/06/2022minha estante
Esse livro é sensacional. Eu rir tanto kkk. E já tenho o segundo ??

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
O meu segundo chegou esses dias, to só terminando outro da darkside pra ler ele

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
também vi que lançou o terceiro

Maygeek7 02/06/2022minha estante
O terceiro ainda tá muito caro!

Nana_tsur 02/06/2022minha estante
Sim, to esperando baixar ou aparecer um bom cupom de desconto

Mayhara 02/08/2022minha estante
Boa! Queria saber sobre a questão do embasamento teórico. Tava achando que eram apenas histórias de ficção mesmo.

Jade 17/07/2022

Repetitivo demaissss!
Olha, eu tenho pra mim que esse livro PODERIA ser um fenômeno, mas não é pq o autor se perdeu, quis colocar mil casos clínicos e esqueceu que eles muitas vezes são bem parecidos. Sério fica algo totalmente maçante, no início comecei amando muito, depois tive que intercalar com outros livros pq não aguentava mais ler tal obra? sinceramente, era só tirar as mentiras que tem nesse livro que ficaria pfto, menos páginas, menos mentiras e menos casos clínicos!!
Victor.Carvalho 11/08/2022minha estante
Realmente no final
Chega a cansar essa leitura pela quantidade de casos q o autor resolveu colocar

Jade 11/08/2022minha estante
Simmm, tava rezando pra acabar logo pq não aguentava mais

Joao.Vitor.P 13/08/2022minha estante
Entendo seu ponto, mas por mim poderia ter muito mais hahaha
Sem contar que estou doido pra ler o 2 e o 3. Adorei.

Fabian Rodrigo 06/08/2020

Bom livro. Histórias que poderíamos achar absurdas mas no contexto em que aconteceram provavelmente não eram. É um bom entretenimento, não exigindo muito de nossa saúde mental.
Edilene 07/08/2020minha estante
Obrigada pelo feedback, acabei de adquirir ele.

Fabian Rodrigo 08/08/2020minha estante
Aproveite e se surpreenda. Mas não duvido que em algumas décadas algumas práticas de combate a pandemia utilizadas hoje também estarão em um Medicina Macabra vol. 2.

Edilene 09/08/2020minha estante
Kkkkkk bem verdade, um dia seremos o passado!

Simone de Cássia 17/03/2020

Quando se vê a expressão "macabra" logo vem à mente Hitchcock, bem no estilo terror, mas existe algo mais assustador do que os primórdios da medicina?? Não é preciso nenhuma encenação hollywoodiana para nos despertar o horror, basta voltar no tempo e observar: médicos que ficavam abaixo dos barbeiros na escala profissional, experiências inimagináveis, cirurgias em que o paciente era amarrado à cama e pra não sentir dor o único recurso que tinha era desmaiar, amputações feitas em auditórios com 600 espectadores e remédios feitos de fezes de animais!! Esse livro reúne tudo de bizarro que pôde ter acontecido na história da medicina. Fantástico! Mas, é preciso que se tenha simpatia pela causa ou, no mínimo, um estômago forte. O Ministério da Saúde adverte. rs rs
Riva 17/03/2020minha estante
Adorei o ?ministério da saúde adverte? - kkkkkk!
Mas se não fosse por tudo isso que aconteceu no passado (e hoje consideramos coisas ?sem noção?), não teríamos chegado onde chegamos.

Simone de Cássia 18/03/2020minha estante
Com certeza!! Azar de quem veio antes... rs rs

Heloíse 30/10/2021

Maçante e nada macabro
Demorei 5 meses pra finalizar essa leitura. Esperava que fosse devorar bem rápido.

O livro tem uma diagramação respeitável, mas o conteúdo é cansativo. Alguns casos apresentam termos técnicos que, mesmo que explicados, ainda são meio chatos de entender.

Recomendo só se gostar muito do âmbito da medicina, no mais, não há nada macabro.
Andrea 30/10/2021minha estante
Sem contar que dizem que tem casos que são ~lendas urbanas, né? Ultimamente, ando bem decepcionada com a DarkSide.

Heloíse 30/10/2021minha estante
Eu finalizei na força do ódio. Foi o pior livro da Darkside que li. Muito alarde pra nada.

Eduarda.Breancini 25/03/2022

O livro conta com várias histórias retiradas de artigos de jornais ou livros antigos. Algumas são realmente macabras e é muito bom ver como o mundo evoluiu e hj em dia mais da metade dos tratamentos do livro não são utilizados.
Não me prendeu tanto pois não é um livro contínuo, mas fui lendo história por história e consegui finalizar.
Infelizmente não tem como saber o que é real e o que é fictício, porém tem algumas histórias que realmente beiram a loucura?
Ótima literatura para quem gosta de conhecer um pouco sobre como os ?antigos? faziam a medicina
Maygeek7 26/03/2022minha estante
Tipo a história da taça, esse é inacreditável kk

Maygeek7 26/03/2022minha estante
Sabia que tem o volume 2?

Dani 19/02/2023

Um livro um tanto que inusitado eu diria...
Se trata de relatos medicos que o autor reuniu...
Uma coletania de casos surpreendentes de doenças e acidentes...Seria cômico se nao fossem trágicos...
Medicos se desdobravam para desvendar e solucionar os casos de seus pacientes,lembrando que os contos se passam em torno do seculo XVIII,onde ainda nao existia anestesia,antibioticos e nem a noçao de infecçao por bactérias...
Vale a pena a leitura,sao casos que seriam inusitanos para nossa epoca,imagina-se antigamente onde a medicina ainda estava na raiz da evolução,muitas veses açougueiros faziam as vezes de medicos para fazer "cirurgias"...
Enaia 22/04/2023minha estante
Pq 2 estrelas?

Dani 23/04/2023minha estante
Boa pergunta,pois o livro em si,é bom,porem achei a narrativa cansativa,poderia ser escrito de forma mais atrativa,nao me cativou,levando em conta q esse tipo de leitura nao é bem minha zona de conforto,creio q isso influenciou em minha classificaçao,mas recomendo para quem gosta do tema,é interessante ate...ainda tenho o vol 3 para ler

Rafael 17/09/2020

O livro é bom, mas é cansativo. Comecei a ler na empolgação, mas ao longo do caminho fui perdendo o interesse.
FalaLud 18/09/2020minha estante
Eu também, ainda tá aqui encostado pra terminar.

Rafael 19/09/2020minha estante
Pior que não posso nem te dizer que no fim melhora ??

@vcdisselivros 31/05/2020

Uma obra dúbia
Sendo sincero, Medicina Macabra foi tudo aquilo que eu esperava ler em Medicina dos Horrores.

Sei que não é certo comparar as duas obras pois estamos falando de objetivos diferentes, uma reúne casos bizarros organizados pelo autor Thomas Morris. Outra é basicamente uma biografia de um médico que revolucionou a medicina naquela época.

Por um lado, é bom existir essa diferença, por outro, é essencial alertar o leitor sobre a distinção de cada uma para que ele não seja pego de surpresa.

Voltando ao foco, o livro publicado pela Darkside Books em parceria com a Macabra Tv apresenta casos bizarros encontrados em uma revista médica antiga. Claro que o autor teve o trabalho de reunir os mais nojentos e para alguns, os mais hilários.

Entre os casos temos:
- Uma tentativa de suicídio estourando um rojão no reto;
- Um garfo engolido pelo ânus, quando alguém achou que seria uma boa ideia para aliar a prisão de ventre;
- Um homem que aceitava a amante colocar cadeados ao longo de seu membro para evitar possíveis traições.

No entanto nem tudo são flores e abaixo irei falar a razão de eu não ter avaliado a experiência com nota máxima.

A primeira, os casos perdem a essência macabra devido aos comentários cômicos que o autor faz. O próprio assume que não resistiu ao impulso e que fez isso de modo sútil quando achou necessário. Ocorre que ele faz essas “tiradas” em simplesmente todos os relatos.

As observações não são ruins e arrancam risadas, fazendo com que a situação perca o efeito esperado. Ao satirizar, deixamos de lado a seriedade do que está sendo apresentado.

Outro ponto é que Thomas Morris deixa claro que alguns relatos são fraudes, que foram editados, mas ele diz que não aumentou nem embelezou nada, que a edição somente removeu os detalhes supérfluos e desinteressantes (para quem?).

De modo geral, Medicina Macabra é um livro que prende a atenção e distraí o leitor com situações peculiares. Em alguns momentos nos pegamos lendo a novamente para ter certeza que aquilo é verdade, ainda assim, ficamos em dúvida quanto a veracidade do que está sendo retratado, já que o próprio autor nos confunde ao questionar o relato. Para aproveitar ao máximo, o jeito é fazer como Morris e não levar a obra a sério, sem se perguntar como, onde e por quê.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/
Nati Ozol - @natiozolle 30/10/2020minha estante
Feliz em ler isso, porque estou lendo agora medicina dos horrores e apesar de ser um livro bem interessante e necessário, confesso que não era o que eu esperava (erro meu de não ter lido NA CAPA que era a biografia de Lister)

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Exatamente Nati, foi erro tb por aqui e o tombo foi tão grande que até desapeguei dele kkkkkk

Clari.Monise 31/12/2020

Divertido!!!!
Apesar de ter muita dor e sangue nessas histórias, o autor coloca altas pitadas de sarcasmo deixando o livro muito engraçado e divertido!! Eu adorei e recomendo bastante!!!
Thamyris.Rebecca 05/01/2021minha estante
Trás!!!

Orlando Sneijder 27/12/2021

VOCÊ TEM ESTÔMAGO FORTE ?
Medicina Macabra apresenta um conjunto de relatos médicos reais dos séculos XVII a XIX. Por certo, os casos escolhidos seriam bizarros mesmo atualmente. Então, imagine em uma época onde os conhecimentos científicos eram mais limitados. Assustador, sim. Mas o senso de humor do autor deixa tudo muito divertido. Morris faz comentários engraçados a cada trecho dos absurdos apresentados. Decerto, isso alivia o peso das situações. Ao mesmo tempo, torna a obra algo muito cômico de ler.
sarinha :) 27/12/2021minha estante
aii já quero ler

Cibelli.Gianjope 24/08/2021

Satisfatório
Desculpa para quem gostou, mais confesso que não foi lá aquelas coisas. A capa chama atenção, a cor das folhas (quando o livro esta fechado) e a ilustração é sensacional. Alguns casos chega até chamar atenção outros faz com que o livro se torne entediante.
Aécio de Paula 30/08/2021minha estante
Troca?

Lucas Lobo 02/10/2021

O que não mata, engorda.
Achei bem interessante os casos da medicina mostrado nesse livro. Tem vários casos arrepiantes, constrangedores e alguns divertidos da história da medicina.

É uma leitura para pessoas de estômago forte e humor peculiar.

Quem gosta daquelas séries de TV sobre casos médicos inusitados com certeza vai gostar dessa leitura.
null 06/03/2023minha estante
Ahhhhhhhhh ?

malu 10/01/2022

Sou suspeita pra falar, porque sou apaixonada por medicina, mas o livro é muito bom. A leitura é bem fácil, o escritor fez questão de explicar os termos médicos complicados e o livro é bem organizado e com capítulos curtos, o que te incentiva muito a ler. Apesar de não ser exatamente um livro de comédia, muitos dos casos são cômicos, o que torna a leitura muito leve, especialmente com a narração do escritor.
amanda.lgh 10/01/2022minha estante
lindaaaaa!!!! linda resenha ???????