Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Lucas Lobo 02/10/2021

O que não mata, engorda.
Achei bem interessante os casos da medicina mostrado nesse livro. Tem vários casos arrepiantes, constrangedores e alguns divertidos da história da medicina.

É uma leitura para pessoas de estômago forte e humor peculiar.

Quem gosta daquelas séries de TV sobre casos médicos inusitados com certeza vai gostar dessa leitura.
null 06/03/2023minha estante
Ahhhhhhhhh ?

Clari.Monise 31/12/2020

Divertido!!!!
Apesar de ter muita dor e sangue nessas histórias, o autor coloca altas pitadas de sarcasmo deixando o livro muito engraçado e divertido!! Eu adorei e recomendo bastante!!!
Thamyris.Rebecca 05/01/2021minha estante
Trás!!!

Misael(taylor's version) 14/06/2021

Muito bom!
A leitura chama a atenção e cativa! Se você não tiver estômago forte, é bom que você não leia
Misael(taylor's version) 09/01/2023minha estante
valha como eu era besta, tava exagerando né tão pesado não

Leonardo 15/04/2020

Fala galera do Porão Literário, como vocês estão? Minha resenha de hoje é de um livro um tanto quanto peculiar... Medicina Macabra é o lançamento do selo da DarkSide intitulado Macabra! Eles já lançaram três títulos diferentes e você pode conferir todos eles neste link! Mas enfim, vamos ao livro em questão, certo?

Mais estranho que a ficção, este seria um bom modo de definir Medicina Macabra. O livro traz consigo diversos casos da medicina entre o século XVII e XIX que eram publicados em revistas científicas da época. Alguns dos casos mais macabros, curiosos e engraçados foram catalogados pelo historiador Thomas Morris (que assina a autoria do livro) e lançados pela caveirinha.

Bom, digo que este livro e mais estranho que a ficção porque, ao começarmos a leitura dos casos mirabolantes da medicina dos séculos anteriores, existem certos casos que nos deixam tão chocados que pensamos de imediato que aquilo foi inventado!

Como por exemplo o caso de um marinheiro que em uma aposta de bar, engoliu mais de TRINTA, sim meu caro leitor, TRINTA canivetes. O mais engraçado (não sei se engraçado é a palavra certa) foi que o corajoso (ou tolo) marinheiro conseguiu expelir alguns dos canivetes, no entanto, vários ficaram em seu estômago por anos! Até, obviamente, ele sofrer de péssimas dores de estômago e acabar indo a óbito. No final foram retirados cerca de trinta e cinco canivetes de seu estômago. GENTEEEE!

Fala sério, lendo isso parece ficção, mas de fato aconteceu! A pesquisa de Thomas Morris é bem apurada e vai além do fator do absurdo. É interessante avaliar através de tais relatos como a produção científica da medicina era feita, muitos casos possuíam "tratamentos" cruéis até pra aquela época.

O livro é dividido em sete "incisões", capítulos que trazem diferentes tipos de relatos: desde casos absurdos (como o citado acima), como cirurgias macabras (um dos meus preferidos), e perigos escondidos.

Mas que perigos escondidos eram esses? Isso foi o que mais me intrigou a respeito do capítulo, muitos médicos e especialistas não sabiam como certas doenças surgiam ou se manifestavam em um indivíduo, então muito atribuíam a doença ao senso comum, alguns até diziam que não fumar poderia trazer algum risco a saúde!

Mas vamos pro meu capítulo preferido! HAHAHA! Cirurgias macabras com certeza foi minha parte preferida, isso porque é simplesmente fascinante ver como elas eram realizadas a duzentos anos atrás. Só pelo fato de não existir anestesia vocês já conseguem imaginar como elas poderiam ser dolorosas, certo? Além disso a ideia de bactéria não era nem cogitada, por isso muito dos lugares onde as cirurgias eram feitas beiravam a imundice. Muitas vezes as pessoas tinham mais medo de ir ao hospital do que sofrer com os efeitos do que elas estavam sentindo.

Enfim galera, no geral minha experiência de leitura com Medicina Macabra foi como uma incisão com a melhor anestesia; crua, direta ao ponto e prazerosa!

site: http://oporaoliterario.blogspot.com/2020/04/resenha-medicina-macabra.html#more
Raquel Pepineli 23/04/2020minha estante
acho que você pode gostar do livro Medicina dos Horrores! é muitíssimo interessante :)

Cibelli.Gianjope 24/08/2021

Satisfatório
Desculpa para quem gostou, mais confesso que não foi lá aquelas coisas. A capa chama atenção, a cor das folhas (quando o livro esta fechado) e a ilustração é sensacional. Alguns casos chega até chamar atenção outros faz com que o livro se torne entediante.
Aécio de Paula 30/08/2021minha estante
Troca?

clayci 12/04/2020

MUITO BOM
Ainda que a medicina tenha evoluído de forma tão impressionante e esteja tão segmentada, algumas coisas não mudaram. E é incrível ver a criatividade e a capacidade desses profissionais na hora de tratá-los. Medicina Macabra foi dividida em 7 partes sendo: Vergonha Alheia (alguns casos sobre objetos estranhos que foram ingeridos/introduzidos ao longos dos anos); Insólita Medicina (já parou para pensar quantas doenças existem e como os médicos do século passado lidavam com elas?); Remédios irremediáveis (por milênios alguns médicos ficaram famosos por recomendar sangrias como sanguessugas e até mesmo drogas compostos de mercúrio e arsênicos), Cirurgias Macabras (o desespero muitas vezes obrigavam os médicos a improvisarem); Curas extraordinárias (curas ou charlatões usando casos para ganharem notoriedade?); Histórias macabras e Perigos escondidos.

Apesar de alguns casos me deixarem angustiada e até mesmo enjoada, gostei da forma que Thomas Morris reuniu estas informações. A leitura é rápida, mas isto porque o autor usou uma narrativa divertida para descrever tais fatos, da mesma forma que explicou as palavras que caíram em desuso. Sem falar que é interessante acompanhar a evolução da medicina; Hoje, a prática da medicina está tão segmentada que fica fácil listar descobertas feitas, mas e nos séculos passados?

Samara Diniz 04/04/2020

Reunião de notícias
Esperava mais do livro. Trata-se de um compêndio de matérias de época intercaladas por notas engraçadas do autor a respeito. Deixou a desejar! A leitura só se mantém pelo caráter pitoresco das matérias escolhidas

Lores 10/05/2020

Fiquei com uma espectativa bem alta do livro e não foi o que esperava, achei bem repetitivo. As explicações são boas, mas os comentários sarcásticos são chatos e desnecessários.

Livinha 30/06/2020

O livro por si só já é um espetáculo. Capa dura, páginas vermelhas e aquele design que só a Darkside oferece. As histórias são legais, algumas surpreendentes e o Thomás Morris tece alguns comentários super engraçados sobre as bizarrices de cada caso. Indico a leitura!

Talita.Prado 30/06/2020

A edição é linda, ilustrada, com toda a qualidade Darkside Books, excelente trabalho de pesquisa, mas o excesso de trocadilhos e o humor peculiar deixou a obra cansativa em alguns pontos.

Rapha.Bueno 09/05/2020

Maravilhoso!
Casos macabros, incríveis e com um humor ácido que me fez devorar cada página ??

Daniela 06/07/2020

O livro é ricamente ilustrado e possui acabamento impecável, traz muitos casos excêntricos e realmente curiosos e duvidosos. Alguns comentários do autor se fizeram desnecessários por serem sem graça, destruindo "em parte" o teor macabro que a obra sugere, porém, é enriquecido com notas explicativas e esclarecedoras de termos médicos antigos. Deve ter dado um trabalho danado encontrar e reunir os casos relatados no livro.

Mah 09/07/2020

Muito além de uma edição bonita.
É claro que esse, como todos os outros livros da caveirinha, tem artes incríveis e encantadoras. Porém, ele também não decepciona no conteúdo. Além de ser um tema que já me interessa por minha escolha profissional, o linguajar e dinâmica empregados pelo autor são leves e simples de compreender ( até mesmo as explicações dos chatos termos técnicos). Talvez eu esteja sendo parcial por estar numa vibe específica de leituras desse gênero, mas ainda assim o livro acaba de entrar para os meus favoritos de todos os tempos.

Ana 10/07/2020

O livro é muito bom, vários casos bem bizarros, as ilustrações são lindas (como sempre). Acho que vale muito a pena se vc gostar de casos médicos!