Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Julia.Reis 03/10/2020

Amei esse livro. Pra quem gosta de ler casos bizarros da medicina antiga eu recomendo muito

Daniel Muniz 27/09/2020

Interessante...
Gostei da leitura, vários casos interessantes, vários casos bizarros e alguns casos divertidos. Para quem gosta de medicina, tem que levar como diversão, nada científico, mas vale a pena a leitura...

Camis Morket 18/09/2020

Medicina Macabra
Medicina Macabra, de Thomas Morris é um livro para quem tem estômago forte, não recomendo ele para pessoas sensíveis.
O livro é um compilado de diversos casos antigos da medicina, todos bizarros, muito bem detalhados. Ele tem muitas partes agonizantes porém o autor traz um alivio cômico diversas vezes, tirando um pouco do desconforto dos relatos.
Ele é dividido em alguns capítulos, com tipos dos casos que o autor vai relatar, desde uns em que você pensa em como pode ter acontecido certas coisas, cirurgias que foram feitas de modos estranhos e até mesmo casos em que se há dúvida dos fatos relatados.
São relatos bem curtos, algumas palavras são um pouco difíceis por ser palavriado médico mas no geral não é difícil de se ler e como disse no começo, se você tiver estômago fraco não é recomendado esse livro, nem se você tem o costume de ler enquanto come algo. As partes nojentas são um pouco mais difíceis de ser lidas, porém é um livro bem interessante.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

Rapha.Bueno 09/05/2020

Maravilhoso!
Casos macabros, incríveis e com um humor ácido que me fez devorar cada página ??

Sol 15/09/2020

Curiosidades
Uma coletânea de respeito sobre as curiosidades médicas registradas nos séculos passados.

Arthur 14/09/2020

Mesmo que não se conheça muito de medicina o livro é ótimo e me fez pensar de onde eles tiravam tanta criatividade para curar as pessoas

Tavares 08/10/2020

O comecinho da leitura instiga a curiosidade, mas depois os casos vão ficando um tanto ?fake? demais e perdendo o teor ?macabro?

Lores 10/05/2020

Fiquei com uma espectativa bem alta do livro e não foi o que esperava, achei bem repetitivo. As explicações são boas, mas os comentários sarcásticos são chatos e desnecessários.

Edi 07/09/2020

Edição linda...
Acho que a edição é o ponto mais alto desse livro. A Dark Side nunca decepciona! No entanto, não gostei tanto de como são abordados os casos contados nesse livro. É bom, mas me decepcionei um pouco devido a expectativa que tinha criado em torno da leitura.

Daniel 03/09/2020

Da vontade de um segundo livro disso
Sério esse livro roubou muitas gargalhadas de mim, esperava um livro sombrio, pesado, recebi um livro extremamente leve com um humor perspicaz.
Gostei bastante dele mas, chegando na metade eu já achava repetitivo demais (por isso 3 estrelas).
A edição esta fantástica, tem tentas imagens lindas que da vontade de tatuar

Thal 02/09/2020

Medicina macabra.
Livro incrível, fugiu completamente do que eu esperava, e por incrível que pareça isso foi a melhor parte.
Trás relatos dos seculos passados e das encrencas em que as pessoas se envolviam e os medicos se viam em apuros para resolver. Bem como os remédios e supostas curas que eram capazes.
Um livro incrível de humor peculiar. Eu amei. Super indico.

Drika.Neske 02/09/2020

Livro maravilhoso, não tenho outra palavra para descrever dou nota 1000 e queria continuação, mais livros do tipo. O autor é um ótimo narrador sarcástico e cômico acaba se tornando uma leitura muito divertida além de bizarra é claro....

Pedro Octávio 28/08/2020

Insólita Medicina
Por mais o cotidiano seja embebido em técnicas e fenômenos cuja própria ciência espera um padrão de respostas, o insólito existe e diz respeito a tudo aquilo que contraria a habitualidade, tudo aquilo que foge ao padrão. Assim, em Medicina Macabra conheceremos a insólita medicina, um lado macabro dos primórdios da saúde.

Valendo-se de arquivos históricos das mais renomadas revistas científicas dos séculos passados, o jornalista e historiador da medicina Thomas Morris reuniu os casos mais bizarros e inabituais da história da medicina.

Organizado e dividido em sete capítulos, o livro categoriza casos que vão de vergonhas alheias até remédios, curas, cirurgias e histórias macabras. Destarte, casos como pacientes que inserem objetos em orifícios duvidosos do corpo, objetos estranhos encontrados em locais mais estranhos ainda e até mesmo técnicas malucas são encontrados durante a leitura.

Muito obstante, engana-se quem pensa que o estranho é provocado apenas pelos leigos, uma vez que o livro nos mostra o quão carente de técnica a medicina e os próprios médicos eram (a ponto de utilizar fezes de corvo como pomadas para dor ou até mesmo utilizar o ânus de um pombo contra o ânus do próprio paciente visando cura para convulsões).

Algo que me questionei antes de iniciar essa leitura foi se a narrativa seria composta por uma linguagem mais científica. Essa resposta veio a ser respondida logo no decorrer das primeiras páginas: o autor destrincha cada relato de caso de forma bastante explicativa, além das próprias ilustrações no início/fim de cada caso auxiliarem muito na compreensão do que está sendo narrado.

A escrita do autor é além de fluida, repleta de ironias e sarcasmos que conferem um bastante cômico às situações completamente embaraçosas que uma pessoa possa passar na sua vida. Então, não se surpreenda. Rir histericamente, entrar em choque por incredulidade e até mesmo ficar com raiva por relatos de pura burrice são sintomas perfeitamente normais para os usuários de Medicina Macabra.

site: https://www.instagram.com/p/CEcxV48DlO4/

Valquiria.Caetano 23/08/2020

Um compilado de casos clínicos que nos faz contorcer de aflição e morrer de rir da ignorância médica dos séculos XVII e XVIII.