Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

226 11/03/2021

Casos engraçados, bizarros e curiosos
Medicina Macabra reúne os casos mais "diferentes" que já foram registrados em revistas e documentos antigos. Thomas Morris selecionou de tudo um pouco: desde casos considerados curiosos, milagrosos até situações extremamente bizarras, seja pelo ocorrido em si, seja pela falta de recursos da época e o esforço dos médicos em tratar de seus pacientes em situações que atualmente seriam consideradas mais "simples". É uma ótima coletânea, cada história tem comentários do autor, e notas de rodapé explicando diversos termos. A leitura flui muito bem e o livro tem divisões excelentes que nos fazem ter ideia dos tipos de casos iremos ler em cada uma. Indicado para qualquer pessoa, sem necessariamente precisar possuir um "estômago forte".

Christian.Meneses 16/03/2021

Uma viagem muito louca pelos primórdios da medicina
Esse é um daqueles livros feitos para quem é curioso ou, no mínimo, entusiasta da medicina. São compilados de pequenos casos médicos, em média com 5 páginas cada, que vão de tratamentos bizarros e nada convencionais a casos vergonhosos e horripilantes (leia: dolorosos).
Não se engane com o título: apesar de obviamente ter alguns relatos macabros, no sentido de inacreditáveis e extremamente bizarros, o livro tem uma pegada de comicidade e é regado de ironias, o que torna a experiência de leitura muito agradável.
É uma obra leve, com leitura muito fluida, uma edição incrível (um dos meus livros mais ilustrados e bonitos) e que cumpre o seu papel: entreter e entregar relatos médicos que serão compreendidos por qualquer pessoa! Aliás, como estudante de medicina, fui surpreendido pela sensibilidade do autor em explicar alguns termos e até mesmo entregar um possível diagnóstico dos casos que, na época, não tiveram seu desfecho da melhor maneira. E, apesar de iniciar a leitura sem esperar nada nesse sentido, acabei aprendendo algumas coisinhas haha

Moya2 20/03/2021

A edição da Darkside é perfeita...
Contudo o autor, por vezes, tece comentários à altura daquele seu tio. Sim, seu tio mesmo, aquele tio distante e inconveniente da piada do pavê.

A seleção de histórias é caprichada para todos os gostos (ou desgostos), mas que infelizmente é entrecortada pelos comentários do autor que acaba por quebrar o ritmo da leitura, alternando com o relato histórico.
As histórias são curtas (4 a 8 páginas em média) e não são interligadas, que acaba por tornar a leitura rápida.

Mas depois de ter lido ?Sangue e Entranhas?, achei o Medicina Macabra bem razoável.

E com relação ao livro físico em si, é uma obra de arte. A Darkside caprichou em todos os aspectos.
Incrível o nível de detalhes, construção e acabamento do livro.

Carlinha 21/03/2021

Esperava mais
A edição é bem bonita, capa dura com ilustrações belíssimas, padrão darkside como conhecemos, mas o conteúdo deixou a desejar...
São relatos médicos a maioria dos sec. XVII e XVIII. As histórias são as vezes constrangedoras, outras vezes curiosas, sangrentas e macabras.
Cada caso é do tipo "acredite se quiser". Achei muitas situações bem duvidosas, e como naquela época os relatórios eram preenchidos muitas vezes de acordo com o que o paciente relatava ou sob a perspectiva de alguma testemunha, podem ter sido aumentadas e porque não inventadas e fantasiadas.
Bom, fica bonito na estante, mas vou passar pra frente porque não me vejo relendo esse exemplar.

Babi 22/03/2021

Medicina macabra
Livro que traz um pouco da história e evoluções da medicina, para quem tem humor negro e estômago forte. Muito legal ver como já foi a medicina e como evoluímos em tantos anos. Vale a pena ler!

nifontana13 01/04/2021

Engraçado na maior parte do tempo, mas sem deixar de ter algumas partes repetitivas que tornaram a leitura arrastada.

Janaína 04/04/2021

Poderia ser melhor
O livro não é para todos.

A darkside sempre arrasa nas edições, disso eu não tenho nada pra reclamar, porém, o conteúdo deixa a desejar.
Se você estiver procurando contos macabros, esse não é exatamente o livro. Comprei Medicina Macabra realmente acreditando que ele tivesse contos aterrorizantes, mas tudo que ele tem é um autor tentando satirizar sobre assustos reais (ou as vezes não).

O autor deixa claro no início que os contos podem ser mentirosos e comenta, incessantemente, em todos os contos. Seus comentários as vezes são explicativos, mas as vezes é apenas uma piada sobre o escritor ou o paciente da vez. O que incomoda depois de um certo tempo.

Alguns contos são bons, alguns realmente dão nojo e outros até fazem a gente agradecer por não ter nascido no sec XIX, mas outros são estremamente cansativos. Na metade do livro eu já queria que tivesse terminado.

Sobre a linguagem... Eu não recomendo que uma pessoa leiga leia sem um dicionário, talvez seja preciso o google aberto pra que consigam saber exatamente de qual parte do corpo o escritor fala. Pra mim, que sou estudante de enfermagem, foi necessário parar para pensar exatamente em que parte a cirurgia ou o corte havia acontecido.

No geral, o livro é bom. Talvez se 40% dos contos fossem excluidos e o autor parasse de achar graça em tudo, o livro fosse melhor. Em relação aos contos, há muitos que são mentirosos, outros que faz a gente da área da saúde rir de tanta falta de conhecimento, mas no geral foi bizarro ver um pouco da evolução dos procedimentos. Saber que os médicos aplicavam sangrias e enemas em pacientes quase mortos, foi de doer o coração. Imagine um paciente numa cirurgia de amputação ter sangue sugas aplicados no corpo e ainda ter de ingerir medicamentos para ter diarréia e vomitos?
Enquanto hoje os médicos fazem transfusão em paciente em cirurgias, no sec XIX os medicos retiravam o sangue até o coitado do paciente desmaiar.

OS-LIVROS-NA-VIDA 09/04/2021

Um livro muito interessante pra você que quer descobrir mais sobre a medicina nem tão antiga e sua evolução ,eu amei ?

Maxe 09/04/2021

Extremamente estranho, porém incrível.
Uma leitura pra quem tem estômago forte, com casos bizarros que te fazem crer cada vez mais que o ser humano não tem limites.
Um livro divertido com comentários ótimos do autor, vale a pena a leitura.

Tali 10/04/2021

Diversão macabra literalmente
Fazia tempo que não lia um livro tão diferente e divertido. As histórias relatadas são únicas e muitas vezes absurdas, mas o toque irônico do autor arranca altas gargalhadas.
Aos interessados em medicina, caso estranhos e/ou anedotas hilárias, vale a pena a leitura.
Ótimo para se distrair e aprender um pouco sobre a cultura médica de alguns séculos atrás. Recomendo!

Jorge.Raitz 11/04/2021

Mediano
Um livro que é difícil engrenar e continuar lendo ele direto, é bom, porém acaba ficando maçante e chato!

smlarissa 14/04/2021

Incrível
Eu sou suspeita em falar sobre livros sobre medicina e anatomia antigas, mas esse livro realmente faz jus ao título ?macabra?. São casos que chocam, principalmente pelas medidas medicinais tomadas em casos tão absurdos. Por alguns momentos, alguns capítulos foram meio ?nojentinhos?, mas não deixaram nunca de ser incríveis. E o que eu mais gostei, foi ver a perspectiva do autor sobre os casos e seu humor ácido sobre cada um. Eu amei!

Lainy Pinna 14/04/2021

Se prepara...
Relatos de tratamentos e cirurgias tirados de revistas médicas do século XVIII. A maioria casos verídicos, muitos na qual o próprio ser humano declara tamanha estupidez. ????
Poucos casos são fraudes.

Irresistivelmente nojento e hilário. Sem contar com a vergonha alheia. Pérolas bem divertidas e grotescas.

Por mais constrangedoras que sejam as enfermidades, por mais estranhos que sejam os tratamentos, todos os casos expressam algo sobre as crenças e a sabedoria de uma época do passado, há 300 anos.

Não havia anestesia e as operações eram curtas, dolorosas e brutais. Pode parecer bizarro mas os médicos eram dedicados e inteligentes tanto quanto os de hoje em dia.

Eu mesma, para quem ainda não sabe, já fiz cirurgia "acordada" para a retirada de um tumor benigno no cérebro há muuuuuito tempo atrás. Foi surpreendente ouvir o médico cerrando o seu crânio e ao mesmo momento lembrar do filme Jogos Mortais, mas convenhamos que foi com anestesia "local". Agora imagine um caso de cirurgia "sem" anestesia. É assustador ao dobro. ?

E tem gente que reclama de uma leve dor de estômago, rs.

Mas também há ensinamentos de vida:
Nunca tente impressionar os seus amigos após o consumo excessivo de álcool ??

O ser humano tem a capacidade de se meter em cada enrascada!

Uma leitura para pessoas com estômago forte e humor peculiar.

Bora ler?

Bia 23/04/2021

Eu amei
Com uma pitada de humor, o livro nós dá vários relatos de procedimentos que nós nós perguntamos se realmente poderiam ser possíveis. Diria que é um daqueles livros que nunca fica parado na prateleira, pós de tempos em tempos você volta nele para reviver uma história. E quanto ao livro em si, PERFEITO, qualidade do papel excelente, várias ilustrações, e a cereja do bolo, os comentários excelentes do autor no meio dos relatos

Obs: teve gente que acho de mal gosto os comentários do autor (por isso avaliou em negativo ) Pq ele fazia piadas com relatos absurdos, eu amei, deixo o livro mais leve.
Mas entendo que tem gente que não tem muito humor pra esse tipo de livro.

bia 01/05/2021

Para quem gosta de assuntos relacionados à medicina, acredito que vá gostar. Relata vários casos particulares que podem ou não, ter necessitado cirurgia. Além disso, apresenta também várias curiosidades, que por exemplo, vão a ser úteis no meu futuro acadêmico como médica.

Algumas histórias chegaram a me dar agonia, mas nada que seja grave. O autor pega fragmentos de artigos científicos e vai comentando, traduzindo alguns termos médicos quando preciso. Para não ficar tão técnico de mais, o autor faz comentários leves, quase como brincadeiras (nada desrespeitoso).

Eu amei, simplesmente um dos meus favoritos.