Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Thal 02/09/2020

Medicina macabra.
Livro incrível, fugiu completamente do que eu esperava, e por incrível que pareça isso foi a melhor parte.
Trás relatos dos seculos passados e das encrencas em que as pessoas se envolviam e os medicos se viam em apuros para resolver. Bem como os remédios e supostas curas que eram capazes.
Um livro incrível de humor peculiar. Eu amei. Super indico.

Talita.Prado 30/06/2020

A edição é linda, ilustrada, com toda a qualidade Darkside Books, excelente trabalho de pesquisa, mas o excesso de trocadilhos e o humor peculiar deixou a obra cansativa em alguns pontos.

Lucas.Cavalcante 04/07/2020

Leitura leve e descontraída. Fala sobre alguns casos da medicina antiga fazendo com que os leitores façam uma relação sobre a atualidade do meio médico e as bizarrices de antigamente.

Daniela 06/07/2020

O livro é ricamente ilustrado e possui acabamento impecável, traz muitos casos excêntricos e realmente curiosos e duvidosos. Alguns comentários do autor se fizeram desnecessários por serem sem graça, destruindo "em parte" o teor macabro que a obra sugere, porém, é enriquecido com notas explicativas e esclarecedoras de termos médicos antigos. Deve ter dado um trabalho danado encontrar e reunir os casos relatados no livro.

Mah 09/07/2020

Muito além de uma edição bonita.
É claro que esse, como todos os outros livros da caveirinha, tem artes incríveis e encantadoras. Porém, ele também não decepciona no conteúdo. Além de ser um tema que já me interessa por minha escolha profissional, o linguajar e dinâmica empregados pelo autor são leves e simples de compreender ( até mesmo as explicações dos chatos termos técnicos). Talvez eu esteja sendo parcial por estar numa vibe específica de leituras desse gênero, mas ainda assim o livro acaba de entrar para os meus favoritos de todos os tempos.

Ana 10/07/2020

O livro é muito bom, vários casos bem bizarros, as ilustrações são lindas (como sempre). Acho que vale muito a pena se vc gostar de casos médicos!

lendosabrina 18/07/2020

Medicina Macabra, de Thomas Morris | Editora Darkside
é o meu primeiro livro lido da darkside books, e posso dizer com toda a certeza que todas as edições são incríveis demais
a capa é linda, por dentro é lindo, as páginas são lindas, enfim: tudo é realmente lindo e bem feito
algumas coisas que gostei muito: a textura das páginas, o marcador de fita, e como tudo é bem ilustrado
esse livro em específico possui casos narrados que ocorreram em um período de trezentos anos, desde o início do século XVII até o século XX
é bizarro e ao mesmo tempo intrigante como era a medicina nessa época, e em como estamos bem avançados em relação à isso
eu sou bem fã desses assuntos macabros assim, e o livro entrega tudo que promete, realmente
descobri também que os franceses antigamente não batiam muito bem da cabeça

Leonardo.Antonio 01/08/2020

Um grande catálogo da medicina desconhecida e sombria
Medicina macabra lista os mais bizarros e diversificados casos da medicina moderna, que passam longe dos olhos do grande público.

Ana Lyra 03/08/2020

Informativo, interessante e curioso
Um livro interessante para curiosos e interessados por medicina. Cita casos diversos, com desfechos felizes e outros nem tanto, primordios da cirurgia, curas mirabolantes, todos são casos reais, recolhidos de revistas e artigos científicos de época. Fazem você agradecer por ter nascido entre século XX e XXI.

Mariana.Novaes 12/08/2020

Um livro bem divertido. É sério, kkkkk.
O autor é bastante bem humorado e os casos citados são bem surpreendentes e impactantes.

Vick 15/08/2020

Medicina Macabra (resenha)
Escrito (e comentado de forma sagaz, irônica) por Thomas Morris, temos um compilado de histórias/curas/cirurgias retiradas de revistas médicas do século 18/19 que chocam o leitor de uma forma que eu não consigo explicar.

Os casos são (em muitos vezes) verídicos e não tem como não ficar chocada com as formas bizarras que os médicos da época lidavam e os pacientes também não são extremamente dotados de muita inteligência (só quem leu vai entender o que eu estou dizendo kkkk)

Uma leitura extremamente gratificante, divertida e interessante pra quem se interessa pelo assunto, talvez seja algo desconfortável pra quem tem certo nojinho quando o assunto são fluídos em geral.

O autor tornou a experiência mais leve e menos maçante fazendo comentários, inserindo notas de rodapé e no final do livro várias informações que servem pra uma pesquisa mais aprofundada.

Enfim, recomendo muito o livro e estou fascinada até agora com o design dessa obra (várias ilustrações e imagens que representam os capítulos e os infortúnios do paciente).

Valquiria.Caetano 23/08/2020

Um compilado de casos clínicos que nos faz contorcer de aflição e morrer de rir da ignorância médica dos séculos XVII e XVIII.

Pedro Octávio 28/08/2020

Insólita Medicina
Por mais o cotidiano seja embebido em técnicas e fenômenos cuja própria ciência espera um padrão de respostas, o insólito existe e diz respeito a tudo aquilo que contraria a habitualidade, tudo aquilo que foge ao padrão. Assim, em Medicina Macabra conheceremos a insólita medicina, um lado macabro dos primórdios da saúde.

Valendo-se de arquivos históricos das mais renomadas revistas científicas dos séculos passados, o jornalista e historiador da medicina Thomas Morris reuniu os casos mais bizarros e inabituais da história da medicina.

Organizado e dividido em sete capítulos, o livro categoriza casos que vão de vergonhas alheias até remédios, curas, cirurgias e histórias macabras. Destarte, casos como pacientes que inserem objetos em orifícios duvidosos do corpo, objetos estranhos encontrados em locais mais estranhos ainda e até mesmo técnicas malucas são encontrados durante a leitura.

Muito obstante, engana-se quem pensa que o estranho é provocado apenas pelos leigos, uma vez que o livro nos mostra o quão carente de técnica a medicina e os próprios médicos eram (a ponto de utilizar fezes de corvo como pomadas para dor ou até mesmo utilizar o ânus de um pombo contra o ânus do próprio paciente visando cura para convulsões).

Algo que me questionei antes de iniciar essa leitura foi se a narrativa seria composta por uma linguagem mais científica. Essa resposta veio a ser respondida logo no decorrer das primeiras páginas: o autor destrincha cada relato de caso de forma bastante explicativa, além das próprias ilustrações no início/fim de cada caso auxiliarem muito na compreensão do que está sendo narrado.

A escrita do autor é além de fluida, repleta de ironias e sarcasmos que conferem um bastante cômico às situações completamente embaraçosas que uma pessoa possa passar na sua vida. Então, não se surpreenda. Rir histericamente, entrar em choque por incredulidade e até mesmo ficar com raiva por relatos de pura burrice são sintomas perfeitamente normais para os usuários de Medicina Macabra.

site: https://www.instagram.com/p/CEcxV48DlO4/