Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro

Resenhas - Carta sobre a felicidade

Adriana Scarpin 30/11/2021

Tudo muito bom, tudo muito bonito, mas essa carta perde o sentido se você tem consciência política e está vivendo em meio ao neoliberalismo.
Em todo caso todo o pensamento epicurista antigo faz sentido e tem muito a nos ensinar, com as devidas ressalvas.
Cristian 30/11/2021minha estante
Compartilho da tua avaliação

Arthur.Sousa 29/04/2022

Sobre a felicidade
Dentre tantas lições que se poderia deixar à um aluno Epicuro se ocupa em transmitir conhecimento quanto a razão, causa e circunstâncias sobre a felicidade, sem contudo deixar de indexar claro a filosofia com princípio dessa felicidade....

Rafa 22/05/2020

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde de espírito". Para Epicuro a filosofia faz feliz quem a prática e seu acesso devia ser universal.
Por que será que as escolas no Brasil não tem aulas de sociologia, estudos sociais e outras áreas de humanas? Hehe, acho que nunca saberemos.

Errante aprendiz 26/03/2021

Epicuro de Samos
Aqui eu aprendi que é possível fazer do prazer um estilo de vida. Mas calma, não é qualquer prazer rsrsrsrsrsr...

Anlua 01/10/2023

Epicuro picud0
Papo reto adoro o jeito que ele fala sobre a morte, mudou minha perspectiva, simplesmente jogou a melhor carta do mundo e foi de dormes

Douglas 30/04/2021

Carta sobre a Felicidade
Gosto de estudar outras áreas do saber. Acredito que o conhecimento sempre agrega valor à vida. É lógico que lidamos com o conhecimento das diversas ciências como "quem come peixe", ficamos com a carne e jogamos fora as espinhas.

"Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é totalmente nosso, nem totalmente não nosso, para sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais" (p. 33)

Vinte minutos de leitura, reflexões para a vida toda. Vale muito a pena ler.

#ler #1livroporsemana #epicuro #filosofia #cartasobreafelicidade #editoraunesp
@unespeditora

Robson.Vilar 21/03/2021

Carta sobre a felicidade
"Portanto, todo prazer constitui um bem por sua própria natureza; não obstante isso, nem todos são escolhidos; do mesmo modo, toda dor é um mal, mas nem todas devem ser sempre evitadas" Epicuro.

Lucas. 14/08/2022

Simplesmente profundo.
Um livro simplesmente profundo. Profundo porque faz ver a vida e a morte de outro modo. Faz enxergar o mundo de outra perspectiva. É simplesmente essencial, tanto aos jovens, quanto aos mais velhos. Cada parágrafo é simplesmente um mar de reflexão. Cada frase faz pensar sobre o modo como vivemos, morremos, pensamos, sentimos etc.
Em resumo: UM LIVRO PROFUNDO. Vale a pena a leitura.

Emily422 13/01/2021

Da biologia à filosofia
Primitivamente temos os mecanismos homeóstaticos, depois, posteriormente, podemos traduzir esses mecanismos adotados por todas a células do nosso corpo para a linguagem filosófica, e ai temos a busca da Ataraxia.
A regulação da vida é pura filosofia!!

"É por essa razão que afirmamos que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Com efeito, nós o identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre prazer e dor"

Simplesmente lindo. Dor e prazer, punição e recompensa: eis a fundação da tão complexa vida. Diariamente não sabemos, mas estamos seguindo a "vontade"(entre muiiitas aspas, per favore) de nossas células; queremos sobreviver com qualidade, almejamos essa tal de felicidade. Ops, acho que estou um pouco viciada no estudo do cérebro e suas instâncias existenciais, associando tudo à suas propriedades...

Esse é um livreto que contém uma pequena carta redigida por Epicuro que sintetiza a base de sua filosofia que é, por sua vez, a prudência, e o exercício dos básicos prazeres necessários que sempre levarão à 'ausência de perturbação', a tão exaltada 'felicidade'. Viajando um pouco, podemos fazer uma boa apreciação da biologia à filosofia.

MSaverna 02/10/2022

Pequenino e intenso!
Um livro LINDO! Uma carta profunda ora ser lida e meditada quantas vezes se façam necessárias!
A busca da felicidade verdadeira é o caminho do tanto quanto! Uma vida simples e degustada!!!
Viver é a degustação de uma vida simples e com sentido!

Rômulo 21/09/2020

Simples, direto e preciso.
Não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça, nem existe prudência, beleza e justiça sem felicidade!

Ana 27/02/2022

Como o título diz, é uma carta e bem rapidinho pra ler, consequentemente não é algo que aprofunda muito na hipótese, a linguagem é muito fácil de entender e as ideias são bem organizadas.
Recomendo.

Tice 18/10/2022

Carta sobre a felicidade
Creio ser um artigo publicado em forma de livro. De poucas páginas, conteúdo rápido, mas demasiadamente intenso. Exige atenção, reflexão e conhecimento filosófico. Não o considero de fácil entendimento.

Marília 11/01/2021

A felicidade é um mito?
Versa sobre a conduta humana tendo em vista alcançar a tão almejada ?saúde de espírito?.