Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro

Resenhas - Carta sobre a felicidade

Saturny 29/03/2021

Alta aplicabilidade na vida
Decidi iniciar uma imersão na filosofia e não poderia ter começado por um caminho melhor, como ele mesmo diz:

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde de espírito."

Poucas páginas com um conteúdo capaz de mudar diversas perspectivas da nossa vida. Recomendo para todos.

Lucio 06/02/2021

Uma Síntese do Epicurismo
O livro é uma brevíssima apresentação do essencial do epicurismo, principalmente no que diz respeito ao coração da cosmovisão, sua ética e filosofia existencial. Os conceitos elementares da ética consequencialista e o hedonismo refinado são apresentados de forma concisa mas, ao mesmo tempo, precisa. O que o filósofo faz é, de início, afastar os deuses das coisas humanas - movimento essencial para fazer valer sua tese sobre a felicidade - para, então, nos apresentar uma teoria de como aproveitar ao máximo a vida presente, e isso diz respeito à saber buscar as coisas mais prazerosas possíveis - o que pode incluir algumas coisas dolorosas no início, mas que redundam em grande prazer posteriormente, bem como evitar coisas prazerosas de início, mas que carregam grande potencial danoso. Há um pouco de cinismo (no sentido filosófico) em torno da pomposidade da vida e uma completa objeção à perspectiva de conformidade ao destino (uma clara objeção ao estoicismo).
Por essas razões, o livro é uma perfeita introdução ao pensamento epicurista. Falta o desenvolvimento de algumas teses - às quais são completadas pelo nosso raciocínio e/ou nossos conhecimentos a respeito da filosofia epicurista em geral. Para quem já conhece tal filosofia, não acrescenta muita coisa senão a informação da clara rejeição do hedonismo grosseiro. A nós, particularmente, foi informativa a vida quase ascética que nos parecia ser mais próxima aos discípulos de Antístenes (cínico), não de Aristipo (cirenaico).

Vivi 10/11/2020

Como apreciar e aproveitar a felicidade

Marília Medeiros 23/05/2021

Considerações:
?O sábio, porém nem desdenha viver, nem teme deixar de viver, para ele, viver não é um fardo e não viver não é um mal?.

?Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais?.

Lud 30/05/2021

Epicuro nasceu em 341 a. C. , na ilha grega de samos, mas sempre ostentou a cidadania ateniense herdada do pai emigrante. Em samos, ele passou a infância e a juventude iniciando os estudos de filosofia com o acadêmico pânfilo, filósofo platônico cujas lições seguiu dos 14 aos 18 anos......

Um livro bem rapidinho de ler que te faz pensar muito sobre a vida é os seu conceitos de vida e morte.

Saamiya 07/09/2020

Pra quem quer se aprofundar numa reflexão incrível
Amei o teor do livro. Altas leituras bem mindblowing. Pra quem curte essas análises e leituras filosóficas, ou até pra quem simplesmente quer uma leitura diferenciada e analítica/profunda, acho essencial e que muito tem a acrescentar.

Leonardo88 19/06/2021

Estoico
Simples como a própria doutrina estóica mas fundamental para uma vida ,simples mas feliz!

Leila TFB 15/06/2023

A felicidade sob uma perspectiva filosófica
É um livro que apesar de ter poucas páginas, o autor consegue defender a busca pela virtude; e que as atitudes do ser humano devem estar concernentes com o bem viver e a sabedoria a fim de alcançar a tão almejada saúde do espírito. Nesse sentido, ele defende as ações de forma prudente e sábia, logo a não busca pelo prazer indiscriminadamente, pois pode resultar em dor. Por outro lado, uma dor pode resultar em prazer.

Achei a ideia bem parecida com a do livro Ética a Nicomaco de Aristóteles onde também cita o caminho do bem viver e o cerne da virtude moral. Em suma, a obra fala essencialmente sobre sabedoria e temperança. Qualidade acima de quantidade e também pelo não temor a morte. Epicuro ressalta muitas vezes que não há vantagem nenhuma em viver pra sempre; o que importa não é a duração, mas a qualidade de vida.

MAJU 16/08/2020

"A morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos." - Epicuro

Victor 13/02/2017

EPICURO. Carta sobre a felicidade: (a Meneceu). São Paulo: Editora UNESP, 2002.
"Consideremos também que, dentre os desejos, há os que são naturais e os que são inúteis; dentre os naturais, há uns que são necessários e outros, apenas naturais; dentre os necessários, há alguns que são fundamentais para a felicidade, outros, para o bem-estar corporal, outros, ainda, para a própria vida. E o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que esta é a finalidade da vida feliz: em razão desse fim praticamos todas as nossas ações, para nos afastarmos da dor e do medo." (p. 35)

"É por essa razão que afirmamos que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Com efeito, nós o identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre prazer e dor." (p. 37)

"Consideramos ainda a autossuficiência um grande bem; não que devamos nos satisfazer com pouco, mas para nos contentarmos com esse pouco caso não tenhamos o muito, honestamente convencidos de que desfrutam melhor a abundância os que menos dependem dela (...)" (p. 41)

"De todas essas coisas, a prudência é o princípio e o supremo bem, razão pela qual ela é mais preciosa do que a própria filosofia; é dela que originaram todas as demais virtudes; é ela que nos ensina que não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça, e que não existe prudência, beleza e justiça sem felicidade." (p. 45)

GiuLaganá 02/05/2024

Pequena filosofia
Uma reflexão sobre a felicidade e sobre as reações dos seres humanos sobre ela.
Leitura rápida e agradável.

Maju 07/07/2021

Carta à Meneceu
?Mais vale aceitar o mito dos deuses, do que ser escravo do destino dos naturalistas: o mito pelo menos nos oferece a esperança do perdão dos deuses por meio das homenagens que lhes prestamos, ao passo que o destino é uma necessidade inexorável.?
Carta sobre a felicidade trás diversos ensinamentos de Epicuro à Meneceu de como viver uma vida mais leve e sábia, sendo este o sinônimo de felicidade. Simplesmente amei a leitura! Super curtinho o livro, com uma linguagem fácil de ser entendida e que me prendeu desde a primeira palavra e então não consegui mais parar de ler! Vale muito a pena

SILVIA 15/01/2016

Epicuro descreve os meios de atingir a felicidade.
E que essa trajetória deve ser percorrida no caminho da moderação.

site: http://reflexoeseangustias.com

Danny.Leal 20/02/2021

O que leva à felicidade plena?
Em seu significado mais esta?vel, a felicidade pode ser definida como um estado dura?vel de plenitude, satisfac?a?o e equili?brio fi?sico e psi?quico, em que o sofrimento e a inquietude sa?o transformados em emoc?o?es ou sentimentos que va?o desde o contentamento ate? a alegria intensa ou ju?bilo.

Para Epicuro, autor desta carta, ?o prazer e? o ini?cio e o fim de uma vida feliz?. Isto porque, segundo ele, o prazer e? o bem primeiro e inerente ao ser humano. Consequentemente, ?em raza?o dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinc?a?o entre prazer e dor?.

Apesar do prazer ser o bem primeiro e inato, Epicuro afirma que na?o e? por isso que se deve escolher qualquer prazer. ?Conve?m avaliar todos os prazeres e sofrimentos de acordo com o crite?rio dos benefi?cios e dos danos?.

Assim como, quando afirma que o prazer e? o fim u?ltimo, Epicuro na?o se refere ?aos prazeres dos intemperantes ou aos que consistem no gozo dos sentidos, como acreditam certas pessoas [...], mas ao prazer que e? ause?ncia de sofrimentos fi?sicos e de perturbac?o?es da alma?.

Nesse sentido, sera?, portanto, a filosofia o melhor caminho para se chegar a? felicidade, pois e? ela que permite ao homem se libertar dos desejos que o incomodam.

?Desse modo, a filosofia e? u?til tanto ao jovem quanto ao velho: para quem esta? envelhecendo sentir-se rejuvenescer atrave?s da grata recordac?a?o das coisas que ja? se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que esta?o por vir; e? necessa?rio, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, ja? que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcanc?a?-la.?

E, então, o que é felicidade? Deixarei para que tirem suas conclusões após a leitura desta maravilhosa carta, pois só posso dizer que levaram anos e muitas releituras para ter certeza da resposta a esta pergunta.

Ingrid 18/07/2020

Epicuro nessa carta nos ensina sobre como alcançar a felicidade, nos mostrando que esta está nas coisas mais simples.