Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro

Resenhas - Carta sobre a felicidade

Wellington V. 12/03/2010

Consideremos este livro uma ótima explicação do Epicurismo, pelas palavras do próprio Epicuro (341 a.C. - 271 a.C.)(1). São palavras frases e afirmações calmas, porém sábias e de quem experenciou tudo o que dizia. O livro cabe no bolso e é em edição bilíngue. Logo no início da carta há um conselho: filosofar. Porque isso nos leva além.

NOTA

(1) As datas de nascimento e morte foram-me fornecidas pela Wikipedia. Não sei, ainda, se estão certas. (N. do L. = Nota do Leitor)

laura 09/02/2023

"Não se assemelha absolutamente a um mortal o homem que vive entre bens imortais"
A carta é bem simples e curta, Epicuro trata sobre a importância da simplicidade e de abandonar coisas e medos inúteis pra conseguir a felicidade plena.
É um bom livro de lermos com frequência, pra sempre lembrarmos nossas verdadeiras vontades

Rafa 26/12/2013

A ideia de Epicuro é bastante clara nesta carta a respeito da felicidade e apesar de eu não adotar nenhuma posição filosófica, me identifiquei bastante com a mensagem que ele passa. Além disso essa edição da Unesp é bilíngue, o que me enamora!

Karen581 03/06/2020

Conquistar Virtudes
Já li esse livreto algumas vezes e nunca tinha entendido realmente.
Confesso que fiquei confusa para entender a filosofia epicurista, mas acho que agora apareceu uma luzinha.
É um livro simples e direto mas é importante ler com atenção e não fazer pausas no meio da leitura. O texto é curto, o que facilita em ler de uma vez só.

Só pra deixar uma curiosidade: a felicidade está em conquistar virtudes...
Como fazer isso?
Bom, leia Carta Sobre a Felicidade. ?

sara 03/10/2021

minha inspiração
eu sou apaixonada no Epicuro, não é atoa que é meu filósofo preferido, escrevi um poema inspirado nele, e em suas cartas, minha resenha nada mais é do que, obrigada Epicuro por me fazer achar motivo para querer viver.

o poema:

Epicuro descreveu para Meneceu o que era a Vida, a Morte, a Felicidade e a Sabedoria.
Para mim a beleza da vida é amar.
Há diversas belezas na vida, algumas mais puras que as outras.
Tem dia que o seu sorriso ou o som da sua risada é a coisa mais bela do meu dia.
Mas eu continuo vivendo
Espero que amanhã, pelo menos, o sorriso ilumine meu dia.

Seus pulos e balançar do corpo quando fica alegre, me contagia
Mesmo quando estou fria de tanta tristeza

Seus beijinhos em minha bochecha, me faz sentir
O calor do verão em minha alma.

E quando você me presenteia,
mesmo que seja com olhares
sinto como se meu coração florescesse
a ponto de sufocar meus espinhos, e a dor passasse

A beleza da vida deve ser Amar.
Porque eu vivo para amar a vida, assim como amo você.
e espero me apaixonar por ela também.

E se isso não acontecer
Quando eu querer desviver
Vou fechar os olhos, imaginar tua risada
Com teu doce olhar e seu abraço que me presenteia
E assim?
Viver passará de um fardo para uma benção.

Ana 22/05/2020

A carta me surpreendeu, apresentando com enorme sensibilidade conselhos de Epicuro não apenas sobre a felicidade, mas também sobre a vida e a morte. Uma leitura que deveria ser obrigatória, repetidas vezes ao longo de nossas vidas.

Wesley.Dimitri 18/02/2020

Meditação. Liberdade.
O livro traz de forma simples o conceito de felicidade. Mostra o quanto esquecemos de apreciar e dar valor aos momentos. Agregando conceitos e ideias de felicidade.

Thaisliz 06/02/2021

" Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do Espírito".

Pedro 15/09/2021

Muito bom!
Um livro que eu recomendo a todos que desejam realmente viver e não apenas existir.Bem curtinho,de fácil leitura e compreensão,mas de profundo conteúdo.Pretendo ler mais vezes.

Jeffer 17/05/2009

Giu Aguiar 19/12/2023

Carta antiga e inteligente
O filósofo Epicuro nasceu em 341 a. C. e foi ele quem teorizou o pensamento epicurista. Aqui, na introdução, temos uma cronologia de sua vida, com suas ideias, discípulos, comparações das teorias de Demócrito e a doutrina em sua carta.

Epicuro almeja alcançar a ?saúde do espírito?, e o objetivo de sua carta é tornar o homem feliz, citando os ensinamentos para se ter a mais completa felicidade, e ?se sentir como um Deus imortal?.

A edição, apesar de pequena, é linda. Há textura na capa, escritos gregos na orelha e a carta escrita no original em grego e em português. Eu só teria mantido o ?a. C.? se tratando dos anos.

No geral, eu amei. Um livro tão pequeno, mas tanto a se falar. A Grécia antiga é um assunto que amo explorar e estudar, então foi um belo agrado ao ler.

JoAo.Padilha 06/08/2021

Como podemos alcançar a felicidade?
Uma das questões que perseguem todos nós... Como podemos alcançar a felicidade? Qual a idade para buscar a paz de espírito? Devemos temer a morte? E o futuro, está em nossas mãos? Só sentimos necessidade do prazer, quando sofremos pela sua ausência? Enfim, muitos questionamentos... Buscar uma vida simples e buscar a sabedoria são as principais mensagens desse livro.