Rota 66

Rota 66 Caco Barcellos

Resenhas - Rota 66

Luliane.Machado 05/04/2023

Excelente trabalho e pesquisa
Sensacional o trabalho que Caco Barcellos realiza. A sua coragem e ousadia é digna de prêmio!
As histórias contadas nesse livro são todas de arrepiar e fazer chorar com a tamanha crueldade da Rota 66.
Não eram policiais, eram monstros fardados.
Imagino a dor dessas famílias que perderam seus entes, vitimas de matadores cruéis!
Que vergonha saber que diversos foram elogiados por atos desumanos.
O pior, é saber que, ainda existe pessoas agindo dessa forma.

nanai 01/04/2023

Obrigatório
O famoso livro e quase obrigatório para os jornalistas e quem trabalha com segurança pública.

Não é para causar pânico, mas um alerta sobre como as diferenças sociais, o racismo, o preconceito de diversas formas podem influenciar diariamente quem está ali para ?cuidar? e ?preservar?.

As narrativas das poucas histórias de tantas vidas interrompidas e não contadas tocam o leitor.

Caco sempre surpreendendo.

Sa 30/03/2023

Que leitura necessária!!! O trabalho de Caco Barcellos aqui foi muito impressionante, a pesquisa e investigação realizada, todo levantamento de dados. Ele realmente foi a fundo no tema trazendo estatísticas que demonstram a injustiça social que persiste até os dias atuais.

Mari 26/03/2023

Desesperador
O livro - de extrema qualidade investigativa, de escrita e de contribuição social - apresenta uma situação triste e desesperadora. Por meio de muita análise e rigor técnico, o jornalista Caco Barcellos evidencia e comprova a tese de que a polícia militar brasileira segue atuando, na democracia, como atuava na ditadura. Comprova também o caráter estrutural da perseguição e das ações que visam a eliminar a população negra e pobre do país com a conivência - ativa e passiva - das forças de segurança e justiça do Estado.

Rodrigo 20/03/2023

Caco Barcellos é para além de um baita jornalista, um super humanista. Para se fazer jornalismo numa grande metrópole, é essencial e trivial aprender as nuanças de aprimorar os olhares para as demais realidades. Ele, desde o princípio, tenta acertar a agulha no ponto certo, muita das vezes chegando bem perto, o que define um trabalho suado e de reconhecimento do jornalismo de Caco.

Como um menino que cresceu numa favela do Rio de Janeiro, uma das maiores da América Latina, é tocante demais toda a obra. Tentei ao máximo focar no profissionalismo de Caco mas a realidade é dura e o sistema mais ainda?

Cecy Jarske 11/03/2023

Rota 66
Rota 66 é um livro que precisa ter estômago para ler. Não apenas pelo teor explícito de violência e assassinatos, mas, principalmente, pelo sentimento de impotência e revolta que nos causa a cada injustiça.

Não tenho muito o que comentar pela complexidade do tema abordado... Ainda que Caco Barcellos tenha começado sua investigação nos ano 70 e a finalizado nos anos 90, para quem mora ou já morou em periferias sabe bem que o tema é tão atual quanto há 30, 40, 50 anos atrás... É um trabalho primoroso e deveras corajoso o de Caco Barcellos; sou fã do jornalista!

Eu super recomendo esta leitura!

graziiffraga 05/03/2023

Necessário
Caco Barcellos em seu auge, sou fã desse cara desde que me conheço por gente e estudar jornalismo aumenta ainda mais admiração. o tema aqui é super necessário e pesado. é difícil de engolir, mas a realidade que brasileiros conhecem bem, principalmente moradores da periferia, e ainda mais pessoas pretas. não é um livro fácil de ler, e aposto que foi difícil de escrever e investigar, mas caco se provou mais uma vez uma referência internacional no que faz.

júlia 01/03/2023

Sempre me questiono como o Caco Barcelos conseguiu sair vivo disso. Um jornalista incrível e um livro muito duro de ler.

Drica 28/02/2023

Este é um livro desconfortável e sensível, ao mesmo tempo em que seus relatos permitem que compreendamos o passado, atravéz de seu compilado de dados e histórias, ele evidencia o quanto o assunto segue sendo atemporal e importante para entendermos a sociedade atual.

A leitura desse livro é tão necessária, mas eu estava morrendo de medo de não conseguir lê-lo, o seu conteúdo é tão emocionalmente brutal, eu me vi emocionada em diversos momentos.

Além da emoção, é impossível não surgir outros sentimentos, indignação e revolta me acompanharam quase que o tempo todo. Praticamente todos os dias acompanhamos casos em que houveram excessos e/ou abusos por parte da polícia o que já me fazia pensar sobre o assunto e ter uma opinião/posição a respeito, mas nem se compara a imersão que foi essa leitura, passei todos os meus dias, desde que iniciei ela, pensando e criando debates sobre tudo que lia, este é um livro que vai além do que é dito, é quase automático extender a reflexão a outros temas que acabam se vinculando ao trazido ali, ao menos para mim foi assim.

Pensar que mesmo passados 30 anos, as coisas permanecem muito similares, ao mesmo tempo em que tanto mudou.

Sobre o livro propriamente dito, foi a primeira vez que li um livro-reportagem, foi uma experiência incrível, a escrita me prendeu do começo ao fim. A sensibilidade do Caco Barcellos ao contar cada história, independente da vítima ser inocente ou ter de fato cometido algum crime anterior ou durante sua morte, ele narra os fatos que levaram cada um aquele momento.

Inicialmente achei que todo livro trataria só do caso dos 3 rapazes do Fusca azul mortos pela rota 66, mas ver que na verdade ele atrelou a esse caso (que acabou ganhando maior visibilidade) vários outros que aconteceram antes e depois e envolviam os mesmos policiais que participaram da perseguição e o mesmo padrão de "procedimento" e a partir disso deu início a coleta de dados e assim foi capaz de estabelecer tanto o perfil dos matadores, quanto das vítimas e de como a investigação se dava, no ambiente militar e fora dele.

As dificuldades relatadas, o medo das testemunhas, o racismo e pré concepções que existia, evidência a complexidade do tema.

Muitas poderiam ser as considerações sobre esse livro, mesmo depois de terminado de ler ele a um tempo eu ainda não estou sabendo lidar com todos os sentimentos e pensamentos que ele gerou, o que fica é a certeza de que se trata de uma leitura maravilhosa, que deveria ser lida por todos.

Ana Julia 16/02/2023

O sentimento de quem lê é de tristeza e indignação durante todas as páginas do livro. Caco fez um trabalho incrível na escrita mas principalmente no trabalho de apurar, contabilizar, criar estatística e denunciar sempre com muita coragem e buscando a defesa dos direitos humanos.

Jess 08/02/2023

Parabéns Caco pela sua coragem
Esse livro infelizmente é muito atual. Decidi ler antes de ver a série do globoplay e não tenho palavras para expressar meu horror e o embrulho no estômago, mas que é necessário. Obrigada Caco por ter evitado que o nome daqueles jovens entrasse no seu banco de dados.

Ana Salafica 30/01/2023

Deveria ser leitura obrigatória
Não é nem de longe uma leitura agradável, mas por um algum motivo me vi presa ao livro do começo ao fim. Talvez seja o velho costume das leituras de ficção, em que as coisas geralmente tem um fim bom ou minimamente confortável. Esse definitivamente não é um livro de ficção, tampouco tem um desfecho conclusivo em sua última página. Em alguns momentos, tentando racionalizar e encarar a obra de uma forma crítica, me peguei achando que o autor se repetiu demais, que muitas das histórias relatadas eram repetitivas. Mas esse é o ponto. Essas histórias se repetem centenas, milhares de vezes sem nada mudar; com seus protagonistas - supondo que não estamos dando o papel principal aos criminosos - se tornando nada além de números, de estatística.

Apesar de Rota 66 ter me deixado ainda mais desesperançosa com a, rota, das coisas, indico fortemente a leitura.

flowersndreams 28/01/2023

Jornalismo exige coragem
Caco Barcellos foi brilhante em Rota 66. O livro traz uma realidade dura e cruel: o genocídio da população mais vulnerável feito pela PM.

Após anos de pesquisa sobre os assassinatos cometidos pela PM - em especial a Rota - em São Paulo, Caco escreveu esse livro sensacional. A leitura é super fluída. Além disso, o trabalho jornalístico é minucioso, com riqueza de dados.

A sensação durante a leitura é de incredulidade e frustração. É difícil encarar os fatos, principalmente quando fazem parte de um horror institucionalizado. Recomendo bastante a leitura.

Sem jornalismo, não há democracia.

Gabriel.Benedicto 22/01/2023

DESCRIÇÃO SENSACIONAL
O autor detalha minuciosamente fatos protagonizados pela ROTA da PM-SP. A leitura chega a ser pesada, pois os fatos narrados demonstram a frieza da polícia bandeirante que, em suas patrulhas, ignoravam a existência do ordenamento jurídico, fazendo (in) justiça com as próprias mãos. O autor, jornalista Caco Barcellos, foi muito corajoso com a publicação do livro, visto que até mesmo nomeia poderosos policiais relacionados às história, inclusive, um deles atualmente mandatário na Assembleia Legislativa bandeirante.