Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas -

haylla.with.an.h 21/09/2022

Achei que gostaria mais, mas preferi o filme
"Reconforte-se cara alma! Há sempre uma luz atrás das nuvens"

Mulherzinhas acompanha o dia-a-dia das mulheres da família "March", em especial as irmãs: Amy, Beth, Jo e Meg. Cada uma tem uma personalidade distinta e marcante, sendo divertido de ler sobre o seu convívio conturbado e a maneira curiosa com que elas se completam...

A história em si fala sobre família, amizade, amor, fé, esperança e a vida num geral. É algo muito leve de ler, mesmo sendo um clássico. Possui também diversas referências cristãs.

Mas, para mim o problema foi o ritmo da narrativa,  a história se arrasta sem grandes emoções e acontecimentos. São páginas e páginas que não preenchem uma lacuna. Fica mais do mesmo.

Quase abandonei o livro, no entanto, me esforcei para continuar e gostei dos ensinamentos e reflexões apresentados. Porém, eu achava que iria amar e não foi o caso.

Para me motivar na leitura assisti a adaptação de 2020, "Adoráveis Mulheres", e para a minha surpresa achei melhor que o livro. Realmente me encantei com o filme e a maneira que a história foi abordada e principalmente contada.

Nele vemos as duas partes,  diferente dessa edição que li. E a direção soube muito bem adaptar o livro, amarrando cada parte de uma maneira extremamente incrível, está realmente muito fiel.

Não lerei a continuação ou segunda parte, porque soube pelo filme o que irá acontecer e também não faço questão. Mas, vale a pena assistir e ler também. Apesar dos pesares, ambas são experiências adoráveis!

Isa Cosma 29/07/2022

Um ambiente acolhedor
Apenas não tem como não se apegar ás meninas March!
A leveza e a força de cada uma das quatro é sensacional, ver o desenvolvimento delas, o amadurecimento e principalmente o amor que uma tem pela outra, deixa o coração leve e cria um ambiente tão gostoso, que você se sente parte da família.
É uma leitura lenta e gradual e isso pode incomodar muita gente e isso que é a alma da história.
Lerei para meus filhos com certeza, em breve quero ler a parte dois enfim, só tenho coisas boas para falar!

Rinaldo 25/07/2022

Mulherzinhas
Um livro que se tornou clássico, onde o bucólico, a simplicidade se torna temperos n enredo que prendo o leitor do início ao fim pedindo mais.

Dri 13/07/2022

Uma luta terminar essa leitura
Comecei e parei a leitura várias vezes ao logo de muito tempo. Fiquei muito impaciente com todas as lições de moral inseridas na trama, que achei muito lenta e monótona. Depois de meses finalmente terminei na força do ódio. Comecei a continuação, As boas esposas, mas desisti logo no começo. Não funcionou para mim.

Victória Silva 12/07/2022

Um bom clássico
Confesso, não sou a maior fã de clássicos.

Normalmente a leitura é truncada e os textos pesados. Normal, a língua muda e isso tem seu preço. Mas não é o que acontece com Mulherzinhas. É um texto fácil de ler, fluído e leve.

Em certos pontos a história tem suas problemáticas. Mas, é preciso considerar: a primeira publicação aconteceu em 1896. O que hoje é visto como problemático é transgressor nessa época.

Dentre os clássicos, esse é um dos bons.

fefê 30/06/2022

não é novidade que eu amo prestigiar clássicos leves e que marcaram o mundo da literatura. ?Mulherzinhas? é uma das obras mais famosas da Louisa May Alcott e que felizmente conseguiu ser uma leitura totalmente agradável pra mim. retratando a simples vida das irmãs march, o livro destaca o auto conhecimento e as evoluções emocionas e racionais das quatros garotas, fazendo assim com que os leitores possam se conectar e se identificar com cada uma. a história emocionante e reconfortante cria um universo ligado com os séculos passados, no qual beth, jo, meg e amy são mulheres adoráveis que ainda tem muitas experiências pela frente.

Beatriz 25/06/2022

Ai, amo esses romances de época!
Esse daqui te leva pra uma vida tão gostosinha, tão pura! A gente vive as aventuras de criança, e é arrebatado pelo ambiente leve e.... AAAA SEI LA, É LINDO! Fora os ensinamentos que vem ao longo da história, sério, é precioso ??

Jessica858 12/06/2022

Livro com um enredo fraco mas que flui. Devagar mas flui. Mesmo assim vc ainda se apega aos personagens.

Thai 10/06/2022

Crianças enfrentando dificuldades como adultos. Uma leitura cheia de lições e reflexões.
Os capítulos grandes deixam a leitura pesada e muitas vezes cansativa.

Julia.Machado 07/04/2022

Família March
O livro basicamente é o ano inteiro das irmãs March, seus amadurecimentos, suas brincadeiras, suas vidas. Ao contrário da escrita da Jane Austen, essa autora (pelo menos pra mim) tem uma escrita pouco fluida, as coisas demoram de mais pra acontecer, os capítulos são muito grandes. A história em si, não é ruim, mas como a escrita não ajuda, ela passa a ser maçante e por isso dei 3?.

Amantes de livros 28/03/2022

Leve porém arrasador
Mulherzinhas foi um livro surpreendente. Por ter acabado de ler Biblioteca de Almas, que foi um livro bem agitado, estava com vontade de experimentar algo mais simples e divertido. Felizmente, foi exatamente isso que encontrei nesta história.
As quatro irmãs, Meg, Jo, Beth e Amy devem enfrentar a pobreza no meio de uma guerra civil que afasta seu pai. Além disso, elas iniciam uma jornada bonita em busca do auto-conhecimento e da evolução de si mesmas.
A minha preferida, sem dúvidas, foi Jo, apesar de eu desenvolver um carinho especial por todas as irmãs. Esse é um dos pontos altos do livro, que consegue nos conectar com as 4 irmãs e nos deixar para baixo quando acabamos a história e percebemos que não teremos mais narração das mulheres tão adoráveis.
A única coisa que me desapontou foi a Jo e o Laurie não terem ficado juntos. Sinceramente, muito chateado?????

ClarissaComim 19/03/2022

Clássico!
Mais um clássico que todos que gostam de literatura deveriam ler! Quadro irmãs com temperamos diferentes mas que se amam e lutam para driblar as diversidades

Bia 25/02/2022

LINDO LINDO LINDO muito melhor que o filme!! O filme é lindo sim, mas o livro é muito melhor! A forma como a autora comunica com o leitor, as personagens e as suas interações são perfeitas. Passou a ser dos meus favoritos!

Aline 23/02/2022

Adolescentes virando mulheres
É uma leitura bem fluída, sobre a vida simples de quatro irmãs pré e adolescentes... Que bordam, costuram, pintam, escrevem.... Etc... Não foi uma leitura marcante.