Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas -

Aline 23/02/2022

Adolescentes virando mulheres
É uma leitura bem fluída, sobre a vida simples de quatro irmãs pré e adolescentes... Que bordam, costuram, pintam, escrevem.... Etc... Não foi uma leitura marcante.

Joy 19/02/2022

Favoritei ??
Demorei para decidir ler Mulherzinhas, mas não deveria ter demorado. Esse é um daqueles livros que deixam você ansioso por ter um tempinho livre para ler mais. Desde o início da leitura fiquei presa à história. Como eu amei conhecer a família March. O que eu achei interessante foi a sensação de estar lendo vários contos sobre a família, por causa da forma como a autoria dividiu os capítulos. A narrativa é cheia de ensinamentos valiosos e nos lembra de viver cultivando virtudes e sabendo que os fardos dessa vida um dia serão definitivamente aliviados. O fim do livro pode ser uma chateação para alguns leitores, mas entendi que a autora queria deixar a possibilidade de uma continuação ou sair da mesmice do finais felizes. A minha personagem favorita é a Jo, com certeza, e a mãe das meninas é incrível; mas todos os personagens ganharam minha afeição. Recomendo a leitura!!

skuser02844 16/02/2022

Me lembra um pouco as histórias da Anne de Green Gables!
"Little Women" é um clássico publicado em 1868 de Louisa May Alcott, contando a história de 4 irmãs, Meg, Jo, Beth e Amy, em meados do século XIX, durante a Guerra Civil. Ao longo do clássico, é descrito as travessuras do dia a dia das irmãs que tentam sempre fazer o bem, ajudar sua mãezinha e se consolar por seu pai que teve de ir servir o país.
Durante esse ano que as mesmas o consideram difícil, elas finalmente conhecem os vizinhos, sendo personagens bem importantes para a história também e, tendo acontecimentos como o amadurecimento sobre certos assuntos de cada uma.

beatriz 08/02/2022

quero ter 4 irmãs e a culpa é da louisa may alcott
comecei essa leitura em novembro de 2021 e só terminei no começo de fevereiro de 2022. Há algumas razões para minha longa jornada com esse livro, mas especialmente o meu apego pela adaptação cinematográfica da greta gertwig. por eu ter assistido o filme literalmente mais de cinco vezes, algumas partes do livro soavam muito repetitivas na minha cabeça, e lógico, com razão (shout out para a adaptação que foi extremamente fiel e pontual).

essa edição não traz a história completa de ?mulherzinhas?, apenas a parte inicial, então, nós temos uma visão ampla apenas da infância/começo da adolescência das irmãs march e suas atividades corriqueiras. nesse raciocínio, dá pra perceber com clareza que o livro é escrito para um público bastante infantojuvenil e que muitos capítulos são quase ?lições? de bom comportamento, o que as vezes me incomodava um pouco por soar um tanto forçadinho.

embora seja um livro de 1868 (a primeira publicação dele), dá pra perceber os aspectos que fazem dele um clássico. a escrita é simples de entender, mas ainda assim tem aquela linguagem rebuscada de um livro de época. em alguns aspectos, beira um pouco o cansaço, mas talvez seja algo pessoal meu, porque não estou acostumada em ler livros mais antigos.

enfim, todos os personagens são cativantes, todas as irmãs possuem características muito próprias e é um livro bem confortável. nessa primeira parte, não acontecem tantos conflitos e impasses na história e é mais uma introdução a vidinha doméstica das adoráveis mulheres. por eu ter tanto contato com o filme, minha leitura foi prejudicada, reconheço. mas, isso não me impediu de desfrutar o livro, só me desacelerou alguns meses?
confissão: cheguei a dormir em algumas partes, mas a culpa foi toda minha.
confissão 2: não estou tão ansiosa pra conseguir o livro com a segunda parte da história porque quero dar continuidade a outros, mas gostaria muito de ler certas cenas icônicas do filme.

Karina Q. Belin 28/01/2022

Mais um clássico finalizado e com certeza ganhou lugar de honra no meu coração! Um livro que retrata a história de quarto irmãs e sua mãe e que passam por tantas dificuldades, mas sempre trazendo para a vida o que aprenderam diante de cada situação! Apesar de ser um romance de época, a sua leitura flui com leveza!

Livia1405 19/01/2022

Não é um clássico atemporal
A maior parte da leitura me pareceu mais auto ajuda cristã, mostrando muito da mentalidade e do dia a dia da época. Depois de 70% apenas que começam acontecimentos que realmente me prenderam. Foi uma leitura ok pra tediosa.

@folhasecha 18/01/2022

Emocionante!
Me senti parte dessa família e senti tudo o que aconteceu junto com elas. Que leitura simples e gostosa! Recomendo pra qualquer pessoa.

Gaby 16/01/2022

Gostei bastante do livro. Não achei a leitura tão fluída assim, mas não é um suplício pra conseguir ler.

Gostei do amadurecimento que cada irmã passou e de como as coisas foram se encaminhando.
A Jo com certeza é minha personagem favorita, me diverti com ela.

Não sei se pegarei a segunda parte pra ler.

Pâm Possani 16/01/2022

Encantada
Mulherzinhas foi um dos clássicos que eu escolhi para ler esse ano e com certeza foi uma das escolhas certeiras: um livro doce, mas que ao mesmo tempo, trouxe muitas lições, me emocionou e me fez sorrir. Essa é apenas a primeira parte da história - sim, é isso mesmo. Aqui vamos conhecer as quatro irmãs: Jo, Beth, Meg e Amy, e cada uma tem a sua personalidade, seus defeitos e qualidades, e vamos, ao longo da narrativa, conhecer a vida delas enquanto o pai foi para a guerra e precisam lidar com o dia-a-dia que está cheio de lições para aprender.

Eu fui sem expectativas, mas com expectativas, dá pra entender? E eu amei. Acredito que foi porque a história superou as minhas expectativas. Vi muitas pessoas falando que falta originalidade por ser uma história de dia-a-dia e mais bucólica, mas eu, particularmente, achei genial a forma que Louisa retratou a época e cada garota, e apesar de ter a minha "mulherzinha" favorita, eu, no final, queria abraçar e ter todas como irmãs. Me apaixonei pelos detalhes, me encantei com a história. E é essa palavra que senti: encantamento.

Em minha opinião, Mulherzinhas é um clássico que deve sim ser lido e apreciado, com calma e observando os detalhes da época, educação, lições de moral e o relacionamento das irmãs, que também evolui, assim como cada uma, a cada página. É delicioso de se ler! E você, já leu ou viu a adaptação, ou ouviu falar?

Clau Verde 15/01/2022

Achei uma gracinha ...
Um livro leve, que traz um fundo moral com a valorização da família. Não achei a leitura tão fluida por não estar acostumada com esse tipo de escrita mas recomendo o livro.

Mariely.Carreira 12/01/2022

Encantador

"Neste primeiro volume, acompanhamos a vida das filhas de um clérigo que escolheu servir ao país na guerra, fazendo o melhor que podem para distrair a mãe e manter alguma normalidade em casa. Essas adoráveis mulheres não poderiam ser mais diferentes. No entanto, há algo que as une mesmo nas piores desavenças: o amor de umas pelas outras. E será esse amor que as ajudará a enfrentar o período mais sombrio de suas vidas..."

Que livro mágico! Conhecer essas irmãs e essa mãe forte foi maravilhoso. No decorrer da narrativa o leitor se descobre no meio das mais diversas tramas. Com os Estados Unidos no meio de uma Guerra Civil, o pai de família se encontra na Guerra, lutando pelo seu país, assim as mulheres passam a lutar pelo pão de cada dia.

As irmãs, cada uma com seu jeitinho faz a história ficar toda especial. Nem sei dizer qual gostei mais. O livro traz muitas reflexões sobre vida e a maneira de viver. Faz o leitor pensar sobre as atitudes cotidianas e leva a perceber o poder e a força feminina em um mundo tão paternalista.

Uma leitura que vale a pena. Logo, vou ler a parte dois com toda certeza.

Jamile 05/01/2022

Fofo
O livro é bem fofinho e leve de ler. Gostei bastante, a leitura flui fácil. É bom de ler quando você está cansado de problemas e leituras pesadas.

Gabi 31/12/2021

acho que foi o livro que eu mais demorei pra ler na minha vida kkkkkkk, mas isso não significa que foi ruim. é um livro que não me deixava com tanta vontade de saber o que vai acontecer aí eu acabava adiando bastante a leitura, mas foi muito bom acompanhar as meninas e ver a evolução delas,me apeguei demais a jo e a beth minhas nenéns, quero ler a segunda parte agora. é um livro com várias lições de vida, aprendi bastante com elas

Giovanna.Campos 29/12/2021

O dia comum de um jeito encantador
É incrível o que a autora traz nas entrelinhas: O valor da união da família, os detalhes imperfeitos, sem idealizações. Irmãs que se desentendem, fazem as pazes e se desentendem de novo. Mas sempre estão lá, uma podendo contar com a outra, ainda que há quilômetros de distância. Não há tamanho espaço entre os corações das meninas que possam separa-las do amor que construíram, junto aos pais e à vizinhança.