Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto




Resenhas - Morte e Vida Severina


564 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


yara.dias.7927 10/12/2023

Uma belíssima coletânea com destaque para Morte e Vida Severina que, é de longe, o melhor de tudo.

Não costumo ler poemas, mas este livro merece 5? com certeza.
comentários(0)comente



Livia.Maria 09/12/2023

Acredito que não entendi nem metade do que o autor queria dizer, mas amei mesmo assim hihi.

O estilo de escrita é marcado por elipses de verbos, muitas metáforas e uma colocação de vírgulas que nem sempre atende à risca a norma culta. Isso faz você ter que ler com calma, ao mesmo tempo que demarca a originalidade do autor.

Meus poemas preferidos foram: "Auto de Natal", a famosa história dos Severinos que lidam com a desesperança das secas, e "Auto do Frade", que percorre o caminho do separatista Frei Caneca em direção à morte, num claro protesto contra sua condenação.

O mais difícil foi "Dois Parlamentos". Pra mim ficaram alguns mistérios: por que a numeração aleatória das estrofes? Por que usar o cassaco pra personificar o retirante? Como identifico a ironia que Cabral afirmou, em entrevista, ter passado despercebida pela crítica?

"O Rio" é uma tentativa acertada de nos levar a percorrer Pernambuco, como um retirante-rio que desagua no mar. Mas a alusão às cidades de Pernambuco quenao conheço me desconectou um pouco do poema.
comentários(0)comente



OtAvio164 08/12/2023

Não há resposta melhor q a explosão de uma vida severina...
Morte e vida severina conta, em forma de poema, a vida de um retirante em busca do mar por uma vida melhor. Severino, o personagem principal, em toda vila ou lugar que chega depara-se com a morte, por isso morte vem primeiro no título e depois vida. Leitura bem fluida e com ritmo. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani.Felicio 04/12/2023

Definitivamente um auto atemporal! A história representa bem a vida no sertão, e o final tem um significado bastante bonito!
comentários(0)comente



gentilvete 04/12/2023

É uma leitura muito boa, te põe para pensar acerca dos empecilhos que assolam trabalhadores. Ambientado no nordeste, Severino é a perfeita representação dos problemas que um imigrante enfrenta, sem contar que suas vivências nos mostram a realidade - muitas vezes, miserável- de muitos brasileiros.
comentários(0)comente



@adriana_ lerlivros 29/11/2023

Lendo poemas sobre o nordeste escrito por um autor nordestino.
Os poemas descrevem as paisagens nordestinas e suas belezas. Descrevem as pessoas, suas crenças e agruras. João Cabral de Melo Neto é o ilustre autor, um nordestino arretado.

???Severino de Maria do finado Zacarias???
Morte e vida Severina conta a história de um retirante, fugindo da fome e da morte precoce, fala sobre suas andanças e seus encontros, suas expectativas e desilusões...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ligia168 15/11/2023

Demorei mais pra ler esse livro. É surreal a escrita fazendo desumanizar as pessoas e humanizando o animal Baleia.
Leitura dura.
comentários(0)comente



naho 13/11/2023

Severa vida Severina
Esse é um dos que pega no fundinho da alma e a dilacera em pedaços, que te faz refletir sobre a propia realidade (claro, se você for pobre) e tentar, junto com o Severino, encontrar boas motivações para viver em uma sociedade que sempre irá nos desprezar.
comentários(0)comente



yuu 12/11/2023

Pra não falar que odiei o final eu gostei e foi o que mais fez sentido, de resto eu não entendi nada e talvez seja por isso que não gostei mas sla?só no final tem algo de interessante e que me prendeu. Não sei se recomendo
comentários(0)comente



Bu 05/11/2023

Clássico
Todos deveriam experimentar a leitura de Melo Neto, nessa edição ele mescla algumas coisas da Espanha com o nordeste do Brasil, mas sua estrutura é aqui.

Rico em descrição e também mostrando o folclore da região, bem como os costumes e locais reais e em muitas passagens o que ocorreu e ocorre até então.

Pra alguns passagens tristes por ter vivido,
outros felizes por ter reconhecido os costumes e lugares,
e uns tantos com incômodo de enxergar a nua e crua realidade.
comentários(0)comente



ElisaBrubs 01/11/2023

Delícia de livro do João Cabral.
É de doer o coração mas também é de se deliciar com as rimas e métricas dessa história refletindo a vida sofrida de muita gente que saia do Nordeste para fugir da seca, da fome e da miséria. Mas no fim, sempre renasce a esperança na beleza de um nascimento. Amo!
comentários(0)comente



564 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR