Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

cai_urr 26/05/2024

Embora não tenha maturidade literária para compreender uma obra rebuscada de forma integral, tenho que declarar:

Há poemas de uma sonoridade agradável.

Há claras denúncias sociais que, em conjunto com escolhas vocabulares interessares, marcaram minha perspectiva pessimista sobre coletâneas de poesia.

Uma boa obra brasiliana.

Hey_Guga 20/05/2024

Um epíteto do Brasil
Uma poesia que acude os olhos, abraça-nos carinhosamente sob um manto de remorsos e angústias. Cabral de Melo não tem vergonha nem pudor, em todos os seus poemas nesta obra presente a envergadura de suas palavras colorem o Brasil de cores murchas, é lúgubre prezar a vida, é morto o erotismo da realidade e insciente disso estão os versos, que já de tanto arderem dos solos rechaçados, obnubilados, esqueceram-se de que retirar-se é sim a causa vil e não o altivo Oceano.

Sem vergonha umas das melhores obras que li em minha vida e um estupor ao indigente e arrastado Nordeste, que de tantas belas fontes necrosa os parasitas que dela tanto tiraram. Mal é o homem, mas cruel é a terra que sob ele habita.

EmanuelCabral 14/05/2024

Um livro lindo!
Se você tiver boa vontade de vencer as primeiras páginas (mais repetitivas e descritivas) e gostar do gênero mais para o lado da poesia vai se deparar com um Brasil (Brasis, aliás) muitas vezes invisibilizado pelo "cotidiano". Há muitos Severinos no mundo, e em cada Severino, uma não-história vivida, muito trabalho e muita coisa pra contar. Recomendo a leitura!

Mariana 05/05/2024

É um bom livro, nas admito que passei muita raiva lendo. Ele é muito descritivo e nunca vai direto ao ponto, tive que buscar resumos para poder me situar durante a leitura. É um livro cansativo de ler e MUITO repetitivo. Mas tem uma história real e tocante, o que me fez aproveitar e desfrutar o processo de leitura.

Lauraludovico 04/05/2024

?A medida do homem não é a morte, mas a vida?
Essa edição reúne ?Morte e Vida Severina? e outros poemas avulsos, confesso que estes realmente prejudicaram uma imersão maior na leitura, mas também são bons.

A vida de Severino vem de uma sentença dos iguais a ele: viver para buscar algo melhor e morrer tentando. Ele encara a morte diversas vezes, nos retirantes que o acompanham, nos engenhos e seus cemitérios, e na sua trajetória que em dado momento soa como destinada ao sofrimento. Dos incontáveis quilômetros que ele andou o sofrimento se espelha, é sempre uma grande terra que só produz pra quem nunca a tocou; ?eles voltam para a terra que a esperam desde recém-nascido?.

Toda a história é realmente profunda, me incomodei com tanto sofrimento e falta de esperança no enredo, mas percebi que esse não era um recorte único, mas a vida de tantos retirantes. Me comovi com o final, apesar de demorar um pouco no ritmo e metáforas, mas é realmente uma grande obra.

Thai Queiroz 29/04/2024

Sempre fico encantada com a riqueza literária de nosso país e fico também envergonhada de ter demorado tanto a ler esse clássico. Que auto mais interessante e soturno. Bom reflexo da realidade.

Italo 28/04/2024

Morte e vida severina
O primeiro livro de poema e poesia que realmente li com gosto na vida, essa edição de Morte e Vida Severina é um deleite! Conta com os textos O Rio ou Relação da Viagem que Faz o Capibaribe de Sua Nascente à Cidade do Recife, Morte e Vida Severina, Dois Parlamentos e o Auto do Frade. Minha experiência com a edição, comprada em um sebo, foi prazerosa; o livro com suas páginas já amareladas, mas preservando a vitalidade do papel de boa qualidade, e a tipologia de fonte tão atraente (sou facilmente seduzido por uma fonte bonita!).

Dos textos, o que mais gostei foi O Rio. Encantadora a maneira como João Cabral narra tão bem e poeticamente a jornada de um retirante, conferindo vida e crítica a um corpo d'água. Morte e Vida Severina, que é um clássico, também foi gostoso de ler. O texto dos Dois Parlamentos, confesso que não entendi muito bem. E o Auto do Frade foi também uma aula de história.

Micka 28/04/2024

Poema não é meu forte
Não desmereço a obra, apenas não consegui apreciar a beleza dela por conta dos meus gostos. Morte e Vida Severina é um poema de beleza impecável e que é fácil de qualquer um entender e perceber, principalmente quem é nordestino, por isso foi o único poema em que fiquei entretida.

imjumorales 28/04/2024

Não há melhor resposta que o espetáculo da vida
é uma releitura de um livro que já tinha feito um impacto na minha vida desde o primeiro momento que li no segundo ano do ensino médio. senti necessidade de reler essa obra tão severina.
não sou o público alvo desse auto de melo neto mas é impossível não se impressionar e dar 5 estrelas para esse relato do êxito pernambucano

ikixyz 26/04/2024

Que viagem...
Essa vida que se vive, severina ou não, ainda é vida e merece ser vivída!

?? O rio - 8/10
?? Paisagens com Figuras - 8/10
?? Morte e Vida Severina - 9/10
?? Uma Faca Só lâmina - 10/10

cristian.ismo 26/04/2024

Obra absoluta de Melo Neto.
Mesmo com aparência repetitiva no início, o livro te mantém preso com a escrita dos versos, curtos, plenos, simples e poderosos. A trajetória de Severino segue-se a mesma diante todo o livro, com o objetivo de melhorar de vida ao se mudar. Com paradas durante sua trajetória, trazendo situações de pessoas com vida semelhante a do protagonista: fome, morte e o trabalho incessante, cria-se a imagem pesada de uma vida pertencente a terra. Com o tempo, o leitor consegue enxergar o peso da vida severina e com o final, trazer uma conclusão a esse sentimento. Incrível.

aninha 25/04/2024

Que livro chato jesus cristo
poema pra mim não dá, de jeito nenhum consigo ler. não sei se é pq é leitura obrigatória ou se eu sou só rasa demais pra entender, mas esse n deu

byasz 23/04/2024

"Morte e vida severina" retrata a trajetória de um retirante que saiu do sertão nordestino em direção ao litoral a fim de encontrar melhores condições de vida, e sem ter muita noção geográfica, se deixava guiar pelo rio. Com uma severidade sem igual, Cabral discorre em seus versos, a realidade daqueles que não emigram por grande cobiça, e sim para sobreviver, aqueles que nascem sem vez: os severinos.
Essa realidade é mostrada logo no início, quando o retirante busca, ao se apresentar, uma forma de se individualizar. Porém, percebemos que quanto mais ele tenta, mais ele se equipara aos tantos outros severinos, que vivem e morrem igual.
A coletânea é sobre a relação de Severino com a vida, e sobretudo com a morte. O retirante encontra, durante todo o caminho, muitos severinos sem vida, pessoas com as quais ele se identifica: gente que ansiava pela sobrevivência. O tormento dessa gente marginalizada é tão grande, que Cabral emprega o termo "severino" a tudo aquilo que é sofrido: as pessoas que retiravam e suas respectivas vidas. Severino passa a questionar o sentido daquilo tudo, e acha cada vez mais difícil defender a vida, ainda mais se for uma vida severina.
O livro me emocionou de diversas formas, em especial, na parte que o protagonista assiste o enterro de um trabalhador e escuta as últimas palavras dos amigos ao defunto.
Gostaria muitoo de ter tido a oportunidade de tomar um café com esse gênio da literatura nacional.