O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

Aline221 18/11/2023

O cavalo e seu menino
Para mim o melhor dos três lidos até agora. É rápido de ler e com uma escrita fluida (talvez por ser um livro infantil). Apesar de não ser um livro cheio de emoções e grandes acontecimentos é uma história bonita, parece-me uma releitura da história de Moisés). Lewis consegue por grandes lições e figuras do Cristianismo de uma forma fácil de entender.

Giovanna.Paula 16/11/2023

Me surpreendeu mais do que eu esperava!
Antes de começar a ler recebi boas e más indicações, o que me deixou mais crítica quanto a leitura. Porém, logo nas primeiras páginas, fui surpreendida com uma leveza e humor tão bom que eu não esperava que foi o tipo de leitura que vc nem vê o tempo passar. Com certeza um dos meus favoritos!

Luan.Moura 13/11/2023

Para o norte! Para Nárnia!
Divertido e emocionante é assim que consigo descrever essa obra-prima das Cronias de Nárnia.
Apesar de não ser tão conhecido, pois não ganhou adaptação para filme, O menino e o seu cavalo é uma história linda e rica, tanto de detalhes, cultura (do universo de Nárnia) quanto de entretenimento. Rapidamente conseguimos entrar na história e nos aventurar com os personagens. Nos vemos torcendo para que seus planos deem certo, assustados quando são surpreendidos, encucados quando aparecem alguns mistérios, emocionados quando vemos o desenvolver das histórias... faz-nos querer estar lá e viver tudo com eles como acontece em cada crônica de Narnia.
É o terceiro livro da coleção e até agora é o mais engraçado (consegui visualizar com muita clareza cada cena cômica) mas também traz o seu lado reflexivo e de marejar os olhos.

O jovem Shasta começa uma jornada desafiadora ao fugir de sua casa após descobrir a verdade sobre seu pai, juntamente com Bri, um cavalo falante das terras de Narnia, começam a aventura para chegar até as terras do norte. No meio do caminho se juntam com Aravis que também fugia de casa com sua égua, Huin, que também tinha como terra natal Narnia, portanto também falava.
Juntos traçam um plano para chegar até o destino de seus sonhos, mas são surpreendidos quando chegam a uma cidade num momento da trajetória e se veem envolvidos não só em uma confusão como em uma missão que os coloca em meio a uma batalha que não decide apenas seus destinos mas também de toda a terra de Narnia.

Beatriz 13/11/2023

Amei, leitura fácil, e fluida, já tem um tempo que li, então não sei o que dizer muito bem, mas sei que amei

Ca Sarchesi 12/11/2023

Senti que essa crônica é bem mais ?animada? do que as duas anteriores, o que tornou divertido acompanhar a jornada de Shasta, Aravis, Bri e Huin. Contudo, não posso negar que fiquei extremamente incomodada com a forma como os calormanos- estes que são uma clara representação dos povos do Oriente Médio - são retratados: como bárbaros, vis e, de modo geral, inferiores. Tentei ter em mente que a obra é fruto de um homem de uma outra época, mas ainda assim?

aelinxf 11/11/2023

Bom !!!
O universo de Nárnia é lindo, cativante e incrível.

C.S. como sempre mostrando o quão magnífico o universo que ele criou pode ser. Diversos elementos como brigas políticas, animais falantes e até plot twist.

Em resumo dei essa nota por sentir que eesa história foi mais para preencher certos arcos e achar o mais fraco dos três lidos até agora.
Lyvia.Costa 12/11/2023minha estante
Há anos que li a coleção, mas concordo contigo na questão dele ser o mais fraco de todos

Thiago662 04/11/2023

Esse volume dá um pequeno vislumbre do tempo em que Nárnia era governada pelo Alto Rei Pedro e seus irmãos, além de mostrar outras regiões como Carlormênia. Um dos personagens preferidos da série é o Shasta, sem dúvida!

alynevict 30/10/2023

Foi um conto chato, tanto é que demorei um bom tempo para terminar de ler e acho que não tenho mais nada a dizer sobre ele

Abner47 28/10/2023

Uma mensagem sobre encontrar o caminho certo
"O Cavalo e seu Menino" é o terceiro livro da icônica série "As Crônicas de Nárnia", escrita por Clive Staples Lewis. Embora tenha sido publicado em 1954, ele é, na ordem cronológica da série, o quinto volume. A obra apresenta uma narrativa rica em aventuras, fantasia e profundidade.

A história se desenrola nas terras de Calormen, um país quente e exótico, onde Shasta, um jovem órfão, vive uma vida humilde e difícil. Ele acredita ser filho de um pescador, mas logo descobre que seu verdadeiro destino é muito mais grandioso. Ele foge de Calormen com Bree, um cavalo falante, que também busca escapar do domínio dos humanos.

A dupla improvável de Shasta e Bree parte em uma jornada épica, que os levará através do deserto e até Nárnia. Eles se unem a Aravis, uma jovem nobre de Calormen, e seu cavalo Hwin, ambos fugindo de casamentos arranjados. Juntos, eles enfrentam desafios, desvendam segredos e descobrem seu destino.

A escrita de C.S. Lewis é habilidosa e envolvente, cativando os leitores com sua imaginação fértil e estilo narrativo acessível. Ele cria um mundo de maravilhas, desafios e personagens cativantes que convidam os leitores a embarcarem em uma jornada emocionante.

Os personagens desempenham um papel fundamental na narrativa. Shasta é um protagonista corajoso e determinado, que descobre sua verdadeira identidade ao longo da jornada. Bree, o cavalo falante, é astuto e fala com uma linguagem peculiar que acrescenta um toque de humor à história. Aravis e Hwin também são personagens bem desenvolvidos, cada um com sua própria história e motivações.

A ambientação em Calormen e Nárnia é mais uma vez um destaque da série. C.S. Lewis descreve as paisagens, os costumes e as culturas dos lugares por onde os personagens viajam com riqueza de detalhes, o que permite aos leitores mergulharem completamente nesse mundo mágico.

Além da aventura, "O Cavalo e seu Menino" também aborda temas importantes, como a busca pela identidade, a liberdade e a redescoberta das raízes. A história transmite uma mensagem sobre encontrar o caminho certo, mesmo quando se parte de origens humildes.

Em resumo, "O Cavalo e seu Menino" é mais um exemplo do talento de C.S. Lewis em contar histórias que encantam e inspiram. Com sua mistura de aventura, fantasia e temas profundos, o livro é uma leitura obrigatória para os fãs da série "As Crônicas de Nárnia" e para todos aqueles que desejam explorar um mundo mágico cheio de significado e moralidade. É uma obra-prima da literatura infantil que ressoa com a criança interior em todos nós.

Felipe1205 27/10/2023

Me surpreendeu
Fui ler " o cavalo e o seu menino" com um certo receio , já que muitos o consideram o pior livro da saga . Mais pelo menos para mim foi uma ótima experiência. A história de cativa, os personagens são bem construídos( apesar de alguns terem um desenvolvimento bem meia boca) e no geral é um bom livro. O que eu não gostei foi do fato desse livro ter muitas partes políticas, o que torna a leitura enfadonha , mais tirando isso ,ele é muito bom.

Thayna283 27/10/2023

Muito boa
A história é muito leve e cativante, vc sente muita vontade de continuar lendo. É uma leitura rápida e descontraída.

Alfeu.Silva 24/10/2023

Eu já tinha lido alguns livros do autor antes e amei a forma com que as fantasias dele foram escritas. Para aqueles que são Cristãos é maravilhoso ler e ver todas as referências a Bíblia feitas por Lewis.

Nicolle 22/10/2023

O Cavalo e seu Menino
Livro bom, no começo achei muito confuso e com muitos personagens novos com muita informação. Porém, o livro tem um plot muito bom que no final faz o livro ficar bem interessante.

Mary 16/10/2023

Impressionante como o rei Edmundo consegue me conquistar em um livro que nem a ele pertence.
Corin é um garoto realmente interessante kkk
Gosto como o autor relaciona Aslam com a Trindade cristã e como podemos nos indefinição a cada frase do livro

Caiorochadev 15/10/2023

Final não esperado
Muito boa a sequência, o final nada esperado, porém muito bom, personagens bens construídos onde prende quem le.