O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

deboraaraujo 20/01/2022

c.s lewis nunca erra
eu sou suspeita a falar sobre os livros da saga pois sou apaixonada por *as cronicas de narnia* hehehe
eu amei o livro (não ter tido um filme sobre o livro me fez imaginar melhor as cenas retratadas no livro) e dei boas risadas com ele. as frases, textos e imagens são incríveis. demorei um pouco para ler (n sei pq enrolei tanto) mas quando ja estava no final devorei o livro em poucas horas.
"Só há um leão (...) EU sou o leão" eu surtei aqui!!!!!!
toda vez que leio fico me imaginando com Aslam! :)
Francisco240 20/01/2022minha estante
Amei ?

Francisco240 20/01/2022minha estante
Eu tô quase terminando a última das crônicas de Nárnia

dudapontes 20/01/2022minha estante
Nossa, eu não suportei esse livro, dei 1 estrela e achei muito

eu vou começar Príncipe caspian

deboraaraujo 20/01/2022minha estante
sério duda? hehehe eu amei serio, da uma nova chanceee

dudapontes 20/01/2022minha estante
Mas eu li tudo na fé do senhor kkk acho que não estava no clima, acabei forçando a leitura e por isso não gostei

aaaaahhh kkkekkkk entendi

Peregrina 27/11/2016

Muito além das palavras
Separe os seus sete livros favoritos, agora tente escolher um. É muito difícil escolher um grupo tão seleto e, mais ainda, um livro só que alcance um grau de bem próximo à perfeição em se tratando de literatura, fantasia e técnica de escrita, mesclando tanto fantasia e entretenimento quanto filosofia e religião, mas esta crônica é a minha favorita dentre As Crônicas de Nárnia.

Eu lembro a primeira vez que li O Cavalo e seu Menino, uma guria de 12 para 13 anos que não fazia ideia do porquê de aquele curioso autor ter intitulado sua obra de modo tão... pitoresco. Eu já devia saber naquela época, porém, tendo lido o primeiro e o segundo volumes d'As Crônicas de Nárnia (em ordem cronológica), que a genialidade de Lewis é incontestável, mas nunca esperaria encontrar, neste terceiro volume da ordem cronológica, uma história que me tocaria tanto.

A crônica é situada na chamada "Era de Ouro" de Nárnia, quando os quatro irmãos Pevensie governavam o país, naquele período de tempo em que permaneceram ali, logo após derrotarem a Feiticeira Branca em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa". Lewis narra a história do Cavalo Bri e do garoto Shasta, que fogem da Calormânia em busca de liberdade nas terras do norte, em busca de Nárnia.

Shasta vivia na Calormânia, um país opressor e escravocrata, e morava com um pescador que o maltratava deveras. Certo dia, um nobre da Calormânia presta visita ao humilde pescador na intenção de comprar Shasta como escravo e, quando o menino descobre que o cavalo do nobre é, na verdade, um cavalo falante de Nárnia que está esperando o melhor momento para fugir para seu país, resolve embarcar com ele nessa jornada para se livrar de uma vida ainda pior que lhe aguardava.

A viagem, contudo, não seria solitária. No caminho, Bri e Shasta eventualmente encontram uma menina de origem nobre inconformada com o destino traçado para ela por seu pai, Aravis, e sua égua falante de origem narniana, Huin. Assim, o grupo enfrenta junto os perigos do caminho que perseguem e percebem que a fuga de liberdade será muito mais do que sequer podiam imaginar, levando-os a uma jornada de autoconhecimento e realização.

"Você não é propriamente o grande cavalo que pensava ser, por estar vivendo entre infelizes cavalos mudos. E claro que era mais valente e mais inteligente do que os outros. Mas você não podia ser de outra forma. Isso não significa que será alguém especial em Nárnia. Mas, enquanto souber que não é ninguém em especial, será um cavalo muito honrado."

É difícil para mim falar deste livro que é um dos meus favoritos no universo. O reencontro com esta história querida aqueceu meu coração e me recordou do porquê de amar tanto não só esta, mas todas as crônicas, tudo que o seu autor escreve; além de ter me levado ao recôndito do meu coração, ao encontro de valores infantis tão preciosos, e ter feito com que eu retornasse a uma época de pureza, em que as coisas eram mais simples, as pessoas mais gentis, e a minha maior preocupação era não poder ficar acordada até de madrugada para terminar de ler este livro tão querido em uma só noite (risos).

"Ainda não aprendera que a recompensa de uma boa ação é geralmente ter de fazer uma outra boa ação, mais difícil e melhor."

O Cavalo e seu Menino é uma crônica repleta de aventuras e reviravoltas e, embora seu público alvo seja o infantil, é uma leitura para todas as idades. Recomendo muitíssimo!
Claire Scorzi 27/11/2016minha estante
Que resenha fofa! Eu li O Cavalo e Seu Menino já adulta, e reli. E gosto muito. E vejo que em breve devo reler, pois já está na hora ;)

Peregrina 27/11/2016minha estante
Obrigada, Claire! É sempre gostoso revisitar essas crônicas tão queridas, fazia um bom tempo desde que o fiz pela última vez... espero que você também possa viver novamente esta experiência :)

Claire Scorzi 27/11/2016minha estante
É só acertar meu cronograma de leituras, que pra variar está uma bagunça. rs Mas As Crônicas de Nárnia estão entre aqueles livros que reconfortam, como diria uma amiga minha.

Peregrina 27/11/2016minha estante
Exatamente! Esse sentimento é o que mais gosto nos livros dele, além do dom com as palavras do Lewis em toda a sua simplicidade. (Aliás, estou assistindo mais uma vez suas resenhas sobre os livros e sentindo este reconforto agora mesmo, amo seu canal)

Muito obrigada. :) Sobre o Lewis: sou absolutamente suspeita pra falar! rs

Noemi 01/12/2016minha estante
Amo As Crônicas De Nárnia, já li todos livros umas trocentas vezes kkkkk.Sempre quis essa edição de todos os volumes da série, tem na biblioteca da minha cidade, é minha edição favorita mas nunca acho para comprar, nem em sebos. Se alguém souber onde tem.. me avisem!

Letschmitz 01/01/2023

GENTE PQ Q NAO TEM FILME?
"Sabe cair e montar de novo, sem chorar, e cair de novo e montar de novo, sem ficar com medo de voltar a cair?"

AAAAAaa MUITO BOM, CORIN E COR EU AMO VOCÊS CASEM COMIGO SÉRIO nossa ri demais e é uma leitura bem rápida. Melhor crônica até agora e me deu um gás danado pra continuar a saga.
sanuelrs 01/01/2023minha estante
Netflix já está com os direitos pra produzir filmes e séries de TODAS as crônicas. Vamos torcer!

Letschmitz 01/01/2023minha estante
Se Aslan quiser ??

vidiana 03/01/2023minha estante
dps de muita luta n acredito que ainda estou viva para ver a leleh narniana

Letschmitz 03/01/2023minha estante
demorou mas veio ??

Carine 12/11/2020

Leitura de O cavalo e seu menino
Adorando cada crônica desse mundo incrível e belo chamado Nárnia.
A cada aparição de Aslam meu coração se aquece.
Nesse livro consegui algumas risadas, mas foi o livro até agora com mais cenas de aventura, os principais passam vários perrengues.
Pude rever meus amados reis e rainhas de Nárnia, e conhecer vários outros personagens interessantes.
Jamile.Almeida 12/11/2020minha estante
Começo em janeiro!!!

Carine 12/11/2020minha estante
Não vai se arrepender, leitura muito tranquila e gostosa

almeidalewis 17/11/2020minha estante
...inesquecível lê o leão dizer a shasta: conte me suas tristezas ?. O leão diz que estava com ele o tempo todo nos momentos mais difíceis da vida dele ?

Carine 17/11/2020minha estante
Sim, traz muita reflexão. O Sasha sofre muito (ainda mais por sabemos que ele tinha outro destino).

@rccardopereira 30/06/2020

QUE AVENTURA AMIGOS, QUE AVENTURA.
Com certeza umas das minhas favoritas até aqui. Mais uma vez expandindo seu universo, conhecemos outra parte do mundo de Nárnia, a Calormania. Cultura, etinia e paisagens muito diferentes das do país de Nárnia. Novos personagens super carismáticos e um reencontro nostálgico a personagens antigos tão amados. Me ganhou por inteiro, amei.
Mel Fernandes 10/06/2021minha estante
É uma sequência das Crônicas de Nárnia?

@rccardopereira 11/06/2021minha estante
Sim. É um dos sete livros. São todos curtinhos. Indico inclusive.

Lipe 24/11/2021minha estante
Perfeito, não posso dizer q houve algum livro das Cronicas de Nárnia que eu não gostei, cada um revelou sua maestria, sem repetição de histórias e dando sequência a uma verdadeira saga que merece os aplausos de todos os leitores.

Miq 11/05/2022minha estante
Realmente a parte das novas culturas nesse livro é uma das minhas favoritas

linx 02/03/2020minha estante
esse livro é muito bom ???

Tânia 02/03/2020minha estante
Verdade

Tânia 02/03/2020minha estante
Verdade

Lucas 14/09/2020minha estante
realmente essa passagem é linda, diria que todos os momentos que Aslan aparece é lindo.

Coruja 14/05/2018

Chegamos à segunda crônica da lista, "O Cavalo e seu Menino", cujos acontecimentos ocorrem nos anos de ouro do reinado de Pedro, o Magnífico, antes, portanto, do final de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa".

Publicado em 1954, ele foi o quinto livro da série a ser lançado, sendo o único a trazer como protagonista alguém originário do mundo em que se localiza Nárnia, e não carregado da nossa realidade. Shasta é um garoto adotado por um pescador calormano - reino vizinho a Nárnia -, que decide fugir quando presencia o pai negociá-lo como escravo com um figurão do reino. Nessa decisão é auxiliado por Bree, o cavalo do nobre, que é, na verdade, um dos cavalos falantes de Nárnia, capturado quando jovem na fronteira entre os dois países.

Bree é falastrão e cheio de si, repleto de lorotas sobre as batalhas das quais participou, de sua importância como um ‘cavalo livre de Nárnia’, ao passo que Shasta, acostumado a uma vida de muito trabalho e pouca afeição, é humilde, mas nem por isso menos inteligente ou capaz.

No caminho de sua fuga, encontram outro inesperado par que também foge para as terras livres do outro lado da fronteira: Aravis, uma jovem nobre calormana e sua égua falante Hwin, capturada da mesma forma que Bree. Aravis, acostumada a ter todas as vontades atendidas, tenta evitar um casamento arranjado pela madrasta. Ela é inteligente, mas arrogante, em contraste com a brandura despretensiosa de Hwin.

Bem se vê que são dois pares bem equilibrados, não? Bree muito fala, Aravis muito manda, e Shasta e Hwin têm de mais de uma vez chamá-los ao bom senso.

Pessoalmente, "O Cavalo e seu Menino" é minha crônica favorita. Lewis parecia estar menos preocupado com alusões e alegorias quando escreveu essa aventura, que tem um tom menos grandioso que o primeiro livro, mas muito de folhetinesco. Há casamentos arranjados, donzelas em fuga, príncipes perdidos, órfãos maltratados, uma miríade de provérbios na linguagem grandiloquente, moralizante - e ridícula de tão formal - dos calormanos.

Um dos grandes temas dessa história é a divina providência, evidenciada na figura de Aslam arranjando as coisas durante anos para o desfecho necessário. Diferente do primeiro livro, contudo, as questões religiosas não são tão evidentes e o grande mote de todo o enredo é a busca por liberdade. Os quatro fugitivos têm todos suas razões para querer deixar a Calormânia. Shasta, em especial, criado desde a mais tenra infância com mero interesse, praticamente como um escravo, mal compreende o que seja liberdade, mas a deseja profundamente.

“Para Nárnia! Para o Norte!”, é como um grito de guerra para eles, uma lembrança de que existe algo melhor pelo qual ansiar, e a esperança de encontrar um lugar em que possam se adaptar, um lugar que possam chamar de seu. Seja para os que mal se lembram de Nárnia, seja para os que nunca a conheceram, ela representa a possibilidade de um lar. Ao final, creio que seja isso que transforma a história de "O Cavalo e seu Menino" num conto tão cativante.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2018/05/por-narnia-parte-ii-atraves-do-guarda.html
sihsouz 15/05/2018minha estante
É com certeza una das minas favoritas

sihsouz 15/05/2018minha estante
É uma das minhas preferidas também!!!

Vitoria.Drumond 09/12/2019minha estante
Você pode me dar uma ajuda ??

rafamassagardi 15/02/2024

"Sorte coisa nenhuma, foi Ele."
O cavalo e seu menino é um livro lindíssimo, com uma história envolvente e uma mensagem edificante!!
Quando li as Crônicas de Nárnia pela primeira vez, não tinha apreciado muito esta narrativa em particular. Mas agora, reconheço quão bela ela é e tive muito gosto por essa leitura!
Ademais, os personagens são adoráveis e a presença do Aslam se dá de uma maneira impressionante e tocante.
Recomendo!?
Sra. Star Wars 15/02/2024minha estante
Não tem nada a ver com o livro, embora eu tenha muito curiosidade por ler Nárnia. Mas vi a letra de Strawberry Fields Forever na sua beatle e surtei muito, adoro essa música e a banda

rafamassagardi 16/02/2024minha estante
Também adoro os Beatles!! São minha banda favorita (já escutei toda a discografia deles!!)??

Sra. Star Wars 16/02/2024minha estante
*na sua bio

NathDuda 17/07/2022minha estante
Ah! Que bom que gostou assim, porque eu achei bem blezinho kkk

Um Surto 17/07/2022minha estante
@NathDuda, as crônicas de Narnia em geral é meia boca e eu tava maratonando na época que li, dentre todos esse e o segundo livro são os melhores

Gabi1568 14/09/2022minha estante
Nossa, eu odeio essas questões religiosas, aff espiritualidade é uma coisa e religião é outra, quando as pessoas vão entender? ?

Naty Alves 25/08/2020

Uma jornada de coragem
Gente, quero entender o porquê, da maioria dos leitores de Nárnia NÃO GOSTAREM dessa crônica?.
Para mim foi uma leitura deliciosa, que mostrou um personagem corajoso, e cheinho de fibra. É uma jornada não só para o norte e para Nárnia, mas um encontro com as próprias origens do personagem. Não vou negar que a historia foi BEM PREVISÍVEL, porém achei incrível.

Essa é a crônica que Aslan mais aparece, na minha opinião!

Impossível não amar.
flavinhaa.domingos 03/09/2020minha estante
Haha também penso bem assim Naty! Até agora o meu favorito, como pode não amar essa história? Ótima leitura! ?

Naty Alves 03/09/2020minha estante
Sim, é muito bom mesmo

Jules 27/03/2020

Foi bom me reencontrar com Edmundo, Lúcia e Susana. Algumas passagens do livro me soaram sexistas e racistas, isso me incomodou. Por enquanto foi a crônica que menos gostei. No fim das contas foi uma boa aventura e me trouxe boas reflexões.
Ester Braga 10/08/2020minha estante
Eu também tive essa visão, mas ao mesmo tempo que era mostrado uma vertente com Aravis, era mostrada outra totalmente diferente com Susana, então pode ver o equilíbrio do tema dentro do contexto da história

Ester Braga 10/08/2020minha estante
Pude*

Léo 24/12/2009

Não foi um dos melhores,mas a narrativa é ágil e muito bem escrita,dando uma boa sensação ao leitor.
Leitura descontraída,leve e recomendo para se ler deitado na rede...

Recomendado.
Kennedy 15/08/2010minha estante
Foi o livro que eu menos gostei da série.

Bianca Boonen 22/08/2010minha estante
Meu também.

Luc Candelore 26/11/2020

Aslan está por toda parte.
Um quase escravo, uma noiva e dois equinos partem em fuga para o norte.
No caminho descobrem quem realmente são, uma vez confrontados com o ego, o medo, a soberba, a coragem, a honra, a amizade e outros sentimentos.
Cada um dos personagens principais teve a oportunidade de se avaliar, descobrir o que havia de mal e o que existia de bom em suas personalidades e na forma como enxergavam o mundo.
Uma boa história tem intrigas, traições, batalhas, suspense e emoção, essa aqui é uma boa história e tem tudo isso. Leia! Você vai gostar.
Samseipsp 26/11/2020minha estante
minha crônica favorita

Luc Candelore 26/11/2020minha estante
A mais emocionante.

Victor.Parente 28/01/2021

Uma decepção e seu menino
Neste terceiro volume das Crônicas de Nárnia acompanhamos a história de Shasta, um órfão residente de uma pacata vila de pescadores, onde é tratado como se fosse um escravo. Certo dia, com a chegada de um nobre e seu cavalo, a vida do protagonista muda drasticamente quando este percebe que o cavalo, na verdade, é capaz de falar, e instiga o garoto a buscar a liberdade. Meu principal problema com a obra é que ela é extremamente monótona e parada. O livro possui apenas 190 páginas, mas só começa a desenvolver seu enredo quase pela página 100. Existem diversos trechos em que os personagens esperam em ócio, reclamam sobre tédio e monotonia e não fazem nada além de viajar, cavalgar e ficar sentados. Alguns capítulos podem ser quase que completamente removidos sem que haja um prejuízo muito grande ao entendimento da história. Shasta, o protagonista, é outro problema notável, visto que este é extremamente passivo e custa a tomar as rédeas das situações, fazendo apenas uma escolha realmente memorável que possa afetar o mundo ou as pessoas à sua volta. As únicas coisas remotamente interessantes são dois dos três coadjuvantes que acompanham Shasta em sua viagem: Bri, o cavalo, e Aravis, uma jovem garota de personalidade forte que quebra (momentaneamente, apenas) certos estereótipos femininos previamente estabelecidos pelo autor em volumes anteriores. O final é extremamente previsível e se quer há uma resolução satisfatória de fato, pois certo momento, no ápice do clímax da história, o narrador escolhe abordar outro ponto de vista, distante da conclusão, sem motivo algum. No mais, O Cavalo e seu Menino é, até agora, o livro mais fraco das Crônicas, sem dúvida alguma, apesar de não ser esquecível, visto que pode ser rotulado como um dos livros mais entediantes que já li.
Edu 28/01/2021minha estante
Eu acabei a segundo e já tava com altas expectativas pra esse :(

Victor.Parente 28/01/2021minha estante
acredito ainda valer a tentativa, talvez o livro só não tenha funcionado comigo mesmo. Veja pelo lado bom: é uma leitura curtinha hahauahauahuah

Anderson.Vailati 26/10/2020

Sempre tenho arrepios com as falas de Aslam. Rsrs A leitura durante a parte da travessia do deserto foi arrastada, mas fui recompensado com um grande final. Recomendo.
Oliver 26/10/2020minha estante
Seríssimo cara ? Parei na travessia. Você foi generoso em dizer a travessia foi arrastada.

Marcelo217 26/10/2020minha estante
Uma das minhas crônicas favoritas