O Cavalo e seu Menino

O cavalo e seu menino está no meu top 3 de Nárnia:
1. O sobrinho do mago
2. A cadeira de prata
3. O cavalo e seu menino

O que me agradou neste livro, é a trama inteligente, e o paralelo genial com a história bíblica de Moisés.

gabriel 18/06/2014

O livro começa na Calormania onde o jovem Shasta está preste a ser vendido como escravo pelo seu suposto pai, mas ele foge com a ajuda do cavalo falante Bri juntos eles vão para Nárnia. No caminho após ser perseguidos por um leão eles acabam encontrando Huim uma égua falante e Aravis sua conpanheira que tambem esta indo para Narnia.
Juntos os quatros passan por muitas aventuras ate chegar la, ate por que eles descobrem que os Carlomanos estao indo invadir Arquelandia. Shasta nessas aventuras descobre ser o filho perdido do rei de Arquelandi e inclusive ja tinha conhecido seu irmao gemeo no começo da historia quando ele confudido com ele.

Um detalhe importante é que a historia se passa no reinado de Pedro. Susana, Lucia e Edmundo. E umas das melhores crônicas mas não é a minha preferida.

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

Marcos Ogre 06/08/2014

Diversão sem muita exibição
O Cavalo e seu Menino é o primeiro livro da série, em ordem de publicação, que foge um pouco da linha temporal contínua da série. Sua história se passa dentro do tempo de O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa, anos após os Penvensie serem coroados reis, entretanto antes de voltarem para a Inglaterra. Isso por si só já é uma característica bem interessante e distinta, o que sempre me agrada. Mesmices são para os fracos, e C. S. não pode estar entre esses. Rs.

Outro aspecto alheio em relação aos outros volumes é o cenário, que, de início, não tem nada de narniano. Estamos dentro do mundo de Nárnia, porém em outro país, Calormânia, primeiramente. O livro na verdade é bem no estilo peregrino, e acho que isso é realmente o ponto forte da obra. Somos levados a ambientes bem diferentes do que estávamos acostumados, algo como o que sentimentos em A Viagem do Peregrino da Alvorada, entretanto, este se distingue bem mais devido a toda uma cultura alheia, pessoas e personalidades bem a parte daquilo o que conhecíamos por As Crônicas de Nárnia.

Aqui temos por protagonistas Shasta e Bri, o menino e o cavalo falante. Os dois tem passados bem interessantes e a relação que desenvolvem durante a trama é bem legal. Também temos outros personagens de destaque, em destaque Aravis, uma garota com uma personalidade bem peculiar e com bastante carisma. Mas, calma, os eventos desta história não são totalmente separados da Nárnia que amamos, bem pelo contrário. No desenrolar do livro vão surgindo alguns personagens conhecidos, assim como outras características do universo mágico de Aslam.

Ainda que o livro não seja um dos melhores, como bem concorda a maior parte dos leitores da série, é uma leitura bem gostosa e original, com as ideias sempre inovadoras e novas de C. S. Lewis, que nos acaricia amavelmente com sua escrita leve e recreativa. É, no fim das contas, um "livro-descanso", servindo muito bem para não desgastar os trilhos do mundo narniano. Se quiser se divertir, eu indico.

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/

Marcos 09/08/2014

Profundidade na simplicidade
C S Lewis possui um dom que expandiu nessa pequena preciosidade, um dos melhores da série, de forma magistral. Através de uma história simples, bem contada, passava lições profundas que se o leitor tiver a atenção devida vai ter bastante para refletir por um bom tempo. Em O Cavalo e seu Menino, aborda os temas do orgulho, da providência divina, das aparências, do verdadeiro sentido da amizade. Tudo temperado com muito bom humor e sacadas geniais.

Anderson Brito 05/08/2011

As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino deixa a história que envolve espaço, personagens e enredo mais morna. Ainda assim é bem interessate por que mostra pela primeira vez um acesso a Nárnia ainda não mostrado. Os 4 protagonistas saem de cena e dão espaço a quatro outros aventureiros onde no fim todo mundo se encontra e resolve a questão levantada sobre moral e ética. A fantasia é menos presente! Mas é Nárnia e só por isso já é uma delicia de acompanhar!

marcelgianni 09/12/2014

Nárnia
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Leitura descontraída, leve, neste livro que é o único da coleção situado apenas em Nárnia, sem qualquer envolvimento do mundo “real”.

Cherry Moon 01/03/2015

Cansativo
Arriche é um pescador que tem um menino que o chama de pai, o Shasta.
Shasta é um menino que sofre muitos abusos de seu suposto pai, tendo que fazer vários serviços como se fosse escravo. Quando descobre que vai ser vendido, resolve fugir com seu amigo cavalo falante (que ele apelidou de Bri) para Nárnia.
Durante a fuga, conheceram uma égua falante, Huin, e uma menina chamada Aravis Tacaína. Apesar de terem se desentendido, decidiram ficar juntos pois estavam fugindo para o mesmo lugar.
No caminho para Narnia veremos todas as aventuras e dificuldades que vão passar.
Não gostei muito do conto, achei a narrativa muito descritiva e cansativa em algumas partes, além de ter parágrafos enormes. Alguns capítulos tinham a linguagem muito formal e em outros a linguagem não ficava tão formal, o que me incomodou um pouco.
Apesar de ter bastante ação, o conto não me agradou tanto quanto os outros dois primeiros.

site: http://escritarelativa.com.br

suellem 01/10/2015

vida longa ao Leão
Nesse livro conhecemos a história de Sashata um menino das terras calormânia que era explorado pelo pai. Um dia quando um homem chega na casa para conversar com o pai, mesmo sabendo ser errado, ele resolve ouvir a conversa e descobre que será vendido. E ouve tbm um pequeno segredo sobre seu passado que não o deixa triste e sim aliviado. Então ele resolve fugir e encontra Bi um cavalo falante de narnia. Os dois fogem juntos no meio do caminho encontram Aravis que também estava fugindo para narnia para não ser dada em casamento ela está com sua égua huin que também é de narnia e fala. O livro relata alguns acontecimentos até que Sashata é confundido com o Príncipe corin e levado para o Castelo onde estão Suzana, Lúcia, Pedro e ouve o plano deles de fugir para suzana não casar com o Príncipe Rabadash. Quando o Príncipe corin volta Sashata foge e vai encontrar seus amigos. Não o encontra de imediato e passa uma Noite sozinho daquelas. Depois descobre de Aravis foi se esconder na casa de uma amiga e escuta um plano de Rabadash para invadir narnia e obrigar suzana a casar com ele. Eles precisam chegar a narnia antes das tropas de Rabadash para avisar ao povo para se preparar. Eles passam maus bocados e muitas coisas acontecem. Muitas aventuras. E Sashta descobre um segredo sobre sua vida que ele jamais imaginara.

Gostei do livro. Leitura leve. Flui bem. É bem aventura e tem partes super engraçadas. Quando Aslam aparece no livro meu coração pula. Sou apaixonada por ele ? RS
" A partida de um hóspede se cura mais depressa no coração do sensato".

Suka 30/12/2015

gostei
voltamos novamente ao mundo de Narnia, e é maravilhoso o jeito como as estórias se conectam.

Su 28/01/2016

O cavalo e seu menino é o terceiro livro da série As crônicas de Nárnia.
Shasta é um menino que mora junto com o seu pai em uma casa simples perto da praia no território de Calormânia. O pai de Shasta, Arriche, é um pescador que o maltrata muito.
Até o dia em que apareceu ali um tarcaã, um homem de alta linhagem, e pediu hospedagem. Esse homem ao perceber que o menino não era filho de Arriche se oferece para comprá-lo.
Shasta chegou até a ficar satisfeito com essa noticia, pois nunca sentiu afeto por Arriche. Sua única duvida era se o tarcaã lhe trataria melhor ou pior que Arriche. É nesse momento que ele deseja que o cavalo do tarcaã seja capaz de falar para lhe dar essa informação. E, para sua surpresa o cavalo fala. Ele está diante do de um legitimo cavalo de Nárnia.
Amei esse livro. Nele além de conhecermos Shasta que é um menino muito corajoso podemos ter uma ideia de como foi o reinado de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, pois se passa justo nesse período. Estou gostando cada vez mais do Lewis.
“Uma outra ideia passou pela cabeça do menino: “Seria formidável se esse tarcaã fosse um bom sujeito. Em casa dos grandes senhores há certos escravos que quase não fazem nada. Usam roupas bonitas e comem carne todos os dias. Quem sabe ele me levasse para a guerra e eu tivesse de salvar a vida dele numa batalha; aí ele me daria a liberdade e me adotaria como filho... Aí eu ia ganhar um palácio, uma carruagem e uma armadura... Mas, e se ele for um homem terrível e cruel? Pode ser que me mande trabalhar no campo, acorrentado. Ah, se eu soubesse! Aposto que o cavalo sabe. Pena que não saiba falar.””
“- Filho! Estou contando a sua história, não a dela. A cada um só conto a história que lhe pertence.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Isadora 11/03/2016

Super interessante. Ótimo título. Quem lê, vai entender.
Gênero: Fantasia, Aventura

Livros da série: Príncipe Caspian (Livro 4), A Viagem do Peregrino da Alvorada (Livro 5), A Cadeira de Prata (Livro 6), A Última Batalha (Livro 7)

Conhecemos a história de duas crianças que estão fugindo de vidas que não escolheram viver. As duas são de realidades diferentes, conhecem a pobreza e a riqueza.

A aventura se inicia quando um cavalo falante de Nárnia decide ajudar um garotinho a fugir. Ali eles criam uma grande amizade, vivem uma perigosa aventura, fazem outras amizades e descobrem algo que nunca poderiam imaginar. Toda a trama foi muito bem trabalhada e escrita. Achei muito interessante e divertido em várias partes.

Super indico!

Jully Divulga Livros 11/11/2012