O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

Su 28/01/2016

O cavalo e seu menino é o terceiro livro da série As crônicas de Nárnia.
Shasta é um menino que mora junto com o seu pai em uma casa simples perto da praia no território de Calormânia. O pai de Shasta, Arriche, é um pescador que o maltrata muito.
Até o dia em que apareceu ali um tarcaã, um homem de alta linhagem, e pediu hospedagem. Esse homem ao perceber que o menino não era filho de Arriche se oferece para comprá-lo.
Shasta chegou até a ficar satisfeito com essa noticia, pois nunca sentiu afeto por Arriche. Sua única duvida era se o tarcaã lhe trataria melhor ou pior que Arriche. É nesse momento que ele deseja que o cavalo do tarcaã seja capaz de falar para lhe dar essa informação. E, para sua surpresa o cavalo fala. Ele está diante do de um legitimo cavalo de Nárnia.
Amei esse livro. Nele além de conhecermos Shasta que é um menino muito corajoso podemos ter uma ideia de como foi o reinado de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, pois se passa justo nesse período. Estou gostando cada vez mais do Lewis.
“Uma outra ideia passou pela cabeça do menino: “Seria formidável se esse tarcaã fosse um bom sujeito. Em casa dos grandes senhores há certos escravos que quase não fazem nada. Usam roupas bonitas e comem carne todos os dias. Quem sabe ele me levasse para a guerra e eu tivesse de salvar a vida dele numa batalha; aí ele me daria a liberdade e me adotaria como filho... Aí eu ia ganhar um palácio, uma carruagem e uma armadura... Mas, e se ele for um homem terrível e cruel? Pode ser que me mande trabalhar no campo, acorrentado. Ah, se eu soubesse! Aposto que o cavalo sabe. Pena que não saiba falar.””
“- Filho! Estou contando a sua história, não a dela. A cada um só conto a história que lhe pertence.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Isadora 11/03/2016

Super interessante. Ótimo título. Quem lê, vai entender.
Gênero: Fantasia, Aventura

Livros da série: Príncipe Caspian (Livro 4), A Viagem do Peregrino da Alvorada (Livro 5), A Cadeira de Prata (Livro 6), A Última Batalha (Livro 7)

Conhecemos a história de duas crianças que estão fugindo de vidas que não escolheram viver. As duas são de realidades diferentes, conhecem a pobreza e a riqueza.

A aventura se inicia quando um cavalo falante de Nárnia decide ajudar um garotinho a fugir. Ali eles criam uma grande amizade, vivem uma perigosa aventura, fazem outras amizades e descobrem algo que nunca poderiam imaginar. Toda a trama foi muito bem trabalhada e escrita. Achei muito interessante e divertido em várias partes.

Super indico!

EllisaAraujo 17/07/2016

O Cavalo e seu Menino.
Lindo livro.
Viajar por Nárnia e conhecer cada coisa hilariante, sem dú
vida é um privilégio.

Lary Nunes 03/05/2020

Uma aventura cansativa de ler...
O livro é bem o próprio título basicamente, um cavalo falante de Nárnia (perdido em outras terras), encontra um menino para acompanhá-lo na jornada.
Com vários acontecimentos...o texto se torna cansativo e massante, os personagens não são tão legais e a leitura é muito lenta, de uma forma diferente, pois os livros anteriores não foram assim; porém melhorou muito do meio para o final.

Amanda 06/05/2020

"Não ouse não ousar"
A história se passa distante de Nárnia e até certo momento fiquei apreensiva para saber como tudo iria se conectar.
Uma aventura que trata de ousadia, coragem e misericórdia.

Yara 23/06/2020

O cavalo e seu menino
Livro 3 de as crônicas de Nárnia.
Viagem de Shasta e do cavalo Bri

folksgilmre 24/06/2020

Completamente apaixonada por esse livro. Foi fenomenal poder ver a evolução dos personagens do leão a feiticeira e o guarda-roupa como reis e rainhas adultos, principalmente Edmundo e Lúcia, personagens os quais sempre fui apaixonada.

Micaela Cavalcanti 26/06/2020

Das três crônicas de Nárnia que li, essa foi a que menos gostei. Fiquei muito empolgada com O Sobrinho do Mago, e nostálgica com O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (por causa do filme), mas o cavalo e seu menino demorou um pouco pra me prender. Os últimos capítulos são muito bons, mas julgando pelo todo, ele fica bem atrás das crônicas anteriores. MAS quem não gosta d'O sobrinho do mago porque não aparecem os quatro irmãos, vai gostar desse, eles estão aqui!!!

@le.leituras 06/07/2020

O cavalo e seu menino
Lembro que há dez anos atrás, quando li essa crônica pela primeira vez, ela foi a minha favorita, entre todas as outras. Porém, nessa releitura ela não conseguiu me cativar tanto? Mas Lê, você não gostou? Claro que gostei! Só que não tanto como da outra vez.??
??
Shasta, um pobre menino que vive na Calormânia, após perceber que seu pai adotivo está prestes a vendê-lo como escravo para um poderoso tarcaã, consegue fugir na companhia de um cavalo falante, chamado Bri, que sonha em retornar para Nárnia, seu país de origem de onde foi raptado quando ainda era só um potrinho.??
??
Enquanto fogem rumo a Nárnia, acabam tendo os ?destinos? cruzados com o de Aravis, uma tarcaína calormana que está fugindo de um casamento arranjado e sua simpática e humilde égua Huin, também narniana.??
??
A partir desse encontro somos levados a uma série de aventuras: desencontros, perseguições, travessias de desertos e uma batalha épica entre Calormanos e Narnianos, quando Shasta descobre qual a sua real descendência, na época em que Nárnia ainda era reinada pelos nosso queridos Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia.??
??
No começo dessa crônica, ficamos meio perdidos, pois ela é ambientada em um lugar totalmente desconhecido e personagens com nomes bem complicadinhos hahaha. Mas, de acordo com que a história avança (confesso que a passos um pouco lentos demais) nos vemos mais uma vez encantados, quando ela conecta-se com a anterior e podemos matar um pouquinho a saudade dos irmãos Pevensie e nosso querido Aslam!??
??
Uma história sobre perseverança, amizade, humildade, justiça e compaixão.?
Meu quote preferido é quando Aslam fala: "A cada um só conto a história que lhe pertence". Mostrando-nos que cada um passa por aquilo que precisa passar e que não devemos nos preocupar tanto com o que acontece na vida do outro, pois para tudo há um motivo!?

Wellinton.Costa 16/07/2020

Cor
A história de Cor é bem legal, não muito surpreendente, porém tem bons pontos, algumas lições que podem nos fazer refletir. Enfim, uma boa história.

Mari Vannucci 22/07/2020

Não ouse não ousar
No começo fiquei preocupada com a forma que as histórias iam se cruzar, mas não poderia ter sido melhor.
Tudo lindo como sempre! Os personagens, a mensagem que o livro passa...
Definitivamente, um dos meus preferidos.

E se um dia falei mal do Edmundo, eu não me lembro.

mona6 22/07/2020

nao fede mas também não cheira,achei bem mediana pra ser sincera

Bi Sagen 25/07/2020

Shasta cresceu maltratado pelo pai, sem ir à escola, sendo mal alimentado, e trabalhando demais em casa. A única distração que ele possuía era imaginar como seria a vida nas terras do Norte, ainda que ninguém quisesse falar disso com ele.

Até que numa noite ele conhece "Bri", um cavalo falante de Nárnia, e tem a chance de fugir da vida que lhe aprisiona. Só que a jornada é longa e cheia de dificuldades, provando a coragem e lealdade do garoto.

Eu sou apaixonada por Nárnia! Cada história é mais envolvente que a outra. O começo dessa foi um pouco cansativo pra mim, mas do meio pro final compensou tudo. Lewis é simplesmente um gênio!

site: https://www.instagram.com/leituras.da.gabi/