O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

Kennedy 18/05/2010

As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino
Não foi dessa vez, mas sem dúvidas foi o livro que eu menos gostei de "As Crônicas de Nárnia".
Além de os quatro irmãos - Lúcia, Pedro, Suzana e Edmundo - que são os personagens que dão a vida a história, o livro tem uma história muito sem nexo, e que facilmente podia ser descartada da série.
Thai Mafra 29/01/2011minha estante
Uma pena que você não tenha gostado, esse foi o meu livro preferido da série.

Tatynobre.Almeida 13/01/2023minha estante
É que o foco do livro são crianças de 12 anos então os plots realmente precisão ser previsíveis para facilitar a compreensão delas. Palavras do Lewis nas cartas que troca com Tolkien.

isa 28/12/2021

O cavalo e seu menino
Até agora foi o pior livro da série para mim porque não segue a história principal (que ainda está em desenvolvimento) e é um livro com uma história tediosa. Os personagens em si são bons mas a história é desnecessária, foi muito difícil ter vontade de ler porque não me prendeu e eu acho que só consegui acabar por ser bem pequeno.
Li :) 28/12/2021minha estante
também achei que esse livro é o pior da série amg, odiei ele

Carol Matsuoka 15/03/2021

O cavalo e seu menino
A história se passa na Era de Ouro de Narnia, quando Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia eram jovens reis e rainhas de Narnia. É talvez o meu favorito da série... Isso talvez se de por causa das aventuras (melhor dizendo desventuras) de Shasta (que é o menino do título) entre os calormanos que são um povo vizinho dos narnianos e bastante diferente deles, se bem que não perdem em nada na riqueza cultural, eles me lembram os persas. A viajem de Shasta e Bri rumo a Narnia e repleta de desafios, mas os laços de amizade que se formam entre eles e os outros personagens são construídos de forma bastante verossimilhante e coerente e isso me faz amar a forma como a história é contada.
Isso pra não citar as referencias bíblicas (como na parte em que Aslam diz "Eu sou" me lembra muito uma passagem do Antigo testamento) e a atmosfera mistica que sempre é construída em todas as poucas (mas cruciais) aparições de Aslam.
e não Narnia não é uma dessas fantasias repletas de plot twists em que o final te surpreende, mas o fundo moral e os elementos leves do livro me fazem amar os finais felizes da série.
casbandeira 15/03/2021minha estante
Eu tô nesse!! Eu acho incrível como é tudo muito rápido, sem ficar de enrolação, num instante aparece um cavalo falante.. no outro, estão em Narnia!????????

Davi Dias 03/06/2021minha estante
Só há um Leão ???

Lara 31/08/2021

Maravilhoso
É muito significativo quando Aslam revela para Shasta que ele é o leão que o perseguiu no deserto, assim como aquele que o protegeu também. No momento em que ele se sentia em perigo, era na verdade Aslam fazendo com que ele chegasse mais rápido aonde destino. Me lembra aquela frase: Ostra feliz não produz pérola.

Outro ponto maravilhoso é, ?essa história é dela e eu estou lhe contando a sua?. Sério, precisamos entender isso. ?????
Lara 31/08/2021minha estante
ao seu**

Tiago974 13/11/2021

Que pira bicho
Queria só uma história sobre Nárnia acabei em uma viagem bem louca tipo o filme mãe cheio de referências bíblicas. Nenhum personagem é marcante a única coisa legal é as referências a personagens do último livro pronto!
João Pedro 14/11/2021minha estante
Nossa, eu lembro de ter gostado muito quando li no volume único. Mas já faz tanto tempo. Tenho medo de reler Nárnia agora e me desapontar rs

Melissa 31/08/2022minha estante
Esse livro é muito boooooooooommm!!!!! Mas a viagem do peregrino da alvorada acho que ganha.

YasClarck1609 05/02/2024minha estante
É bom né, também gostei, não sei porque não fizeram filme dessa história

Leylane 12/01/2022

Final feliz!
Achei essa uma aventura das boas, mas como sempre sem muita explicação doq aconteceu dps do livro anterior. Tudo bem, na medida do possível
Gaby312 26/12/2022minha estante
achei tão bobo

Samara 09/06/2013

Confesso que este livro foi o que eu menos gostei (sabe aquele livro que você lê mais não tem vontade, tipo quando o professor manda você ler algum livro de literatura brasileira que você lê mais não vai pra frente),foi também neste livro que percebi que era melhor ler pela ordem cronológica e não pela de publicação.
Porem ele não deixa de ser legal, a história deste livro se passa na verdade no meio do livro o leão a feiticeira e o guarda–roupa, pois estão nele: Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo que na época eram reis e rainhas de Nárnia na época de ouro.
O livro nos conta a história de Shasta, que vivia na Calormânia com um pescador que o havia encontrado em um barco quando era apenas bebê. Certo dia um tarcaã (cavaleiro nobre da Calormânia) vem visitá-los e deseja comprar Shasta para ser escravo. Nesta altura, Shasta descobre que o cavalo do Tarcaã na verdade é um cavalo falante de Nárnia que está decidido a fugir de volta ao seu país de origem.
Bri (cavalo) e Shasta decidem fugir durante a noite, e no meio do caminho acabam encontrando a tarcaína Aravis(não lembro bem, mas ela era uma princesa que não queria se casar com seu pretendente) montando também numa égua falante chamada Huin, também tentando fugir da Calormânia para Nárnia.
Mas no rumo para Nárnia precisam passar pela capital calormana (Tashbaan) eles bolam um plano que não ocorre como o esperado, pois, Shasta e confundido com um príncipe que veio ate ali com os reis de narni (mas ele consegue fugir com ajuda do verdadeiro príncipe)e Aravis encontra uma amiga que acaba ajudando ela a fugir(os meninos e os cavalos combinaram de que acontecesse o que acontecesse eles as encontrariam em um lugar). Aravis acaba descobrindo um terrível plano do príncipe dos calormanos de conquistar Arquelândia e depois invadir Nárnia, para consolidar os seus planos de se casar com a Rainha Susana da Nárnia.
Mas Shasta e Aravis, com a ajuda dos cavalos de Nárnia, acabam por frustrar os planos de invasão. Shasta acaba conhecendo Aslam no meio de sua jornada para levar a notícia de perigo aos narnianos, e também vê como Aslam estava tão presente na sua vida mesmo sem percebê-lo. Eles vencem a batalha juntamente com os narnianos.
Depois Shasta descobre que é filho do rei da Arquelândia(e irmão gêmeo do príncipe com o qual foi confundido) e que na verdade ele era o príncipe Cor, herdeiro do trono da Arquelândia.Os meninos e os cavalos ficam em Arquelândia/Nárnia onde vivem felizes para sempre(sempre quis dizer isso).
MikeNificus 20/03/2020minha estante
A ordem cronológica é o que estraga a história

Camille 15/12/2020

O CAVALO E SEU MENINO
amei! Com muitas surpresa! E uma jornada emocionante! Você nunca sabe o que vai acontecer no próximo capítulo! Com personagens tão cativantes e tão bem construídos! O final é surpreendente!

Amei acompanhar Shasta, Bri, Aravis e Huin nessa jornada em rumo a Nárnia! Foi muito legal ver o encontro de Shasta com Aslam, ver como Aslam cuidou deles durante toda a viagem!

"PARA NÁRNIA E PARA O NORTE"

"E FUI EU O LEÃO QUE EMPURROU PARA A PRAIA A CANOA EM QUE VOCÊ DORMIA"
Gabriel 15/12/2020minha estante
Muito boa essa história, só o nome dos personagens que é meio complicado KKKKKK

Losrena 18/04/2021

No início foi meio lentinho mas como todos os outros livros esse foi incrível, eu achava que ia ver bastante dos irmãos Pevensie, oq me deixou meio decepcionada no começo mas eu logo me apeguei ao Cor, Corin e Aravis.
Jully Divulga Livros 18/04/2021minha estante
Essa é a crônica que eu mais gosto

titanoshouse 16/03/2021

É tudo sobre Ele
A primeira vez q li esse licro, larguei pela metade, acho q n estava preparada para ele, mas dessa vez terminei e posso dizer q está sendo um dos meus favoritos da saga. O capítulo 11 mexeu comigo de uma forma inexplicável. Amo demais Nárnia ??

Miza 05/05/2021

Assim como todas as crônicas, o livro é muito gostosinho de ler.
E as cenas que Aslam aparece e conversa com personagens são perfeitas!
Kikibel 05/05/2021minha estante
Um dos meus preferidos