O morro dos ventos uivantes

O morro dos ventos uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

R . Mcgrath 03/06/2024

Que doideira esse livro
No início fiquei bem confusa com os nomes (nomes muito diferentes, e muitos nomes kk). A partir do momento que comecei a anotar quem era quem começou a fluir.
Eu tinha medo de ser um livro lento e arrastado por ser um clássico e de época, mas longe disso, é bem de boa de ler.
Sofri bastante durante o livro, tive todas as emoções possíveis praticamente, mas quase nunca fiquei feliz, é um livro pesado e triste em muitos aspectos. Mas isso não diminui sua qualidade, é um ótimo livro, talvez futuramente lerei outros da Emily.

"O romance todo é uma espécie de pesadelo. A insônia teimosa das noites produz um desajuste nos dias."

juliesf 02/06/2024

Como pode não ter um único personagem bem da cabeça
uma enorme fofoca de família, bom demais, tive que ficar um pouco obcecada

netuno 02/06/2024

I'm coming back, love, cruel Heathcliff.
"Out on the wily, windy moors
We'd roll and fall in green
You had a temper like my jealousy
Too hot, too greedy
How could you leave me
When I needed to possess you?
I hated you, I loved you too
Bad dreams in the night
They told me I was going to lose the fight
Leave behind my wuthering, wuthering
Wuthering heights
Heathcliff, it's me, Cathy, I've come home
I'm so cold, let me in-a-your window
Heathcliff, it's me, Cathy, I've come home
I'm so cold, let me in-a-your window
Oh, it gets dark, it gets lonely
On the other side from you
I pine a lot, I find the lot
Falls through without you
I'm coming back, love, cruel Heathcliff
My one dream, my only master"

Que livro absurdo. Me arrependo amargamente de nunca ter dado a devida atenção para ele, que estava abandonado na minha estante. Gostei muito mais do que achei que iria, me atrevo a dizer que talvez ele tenha se tornado um dos meus livros preferidos.

Todos os personagens desse livro são tão complexos, que se fosse explicar cada um, mal saberia por onde começar. Não sei como resumi-lo em poucas palavras, então deixo a letra de "Wuthering heights" de Kate Bush fazer isso por mim.

Bernardo111 02/06/2024

Sensações
Isso não é uma resenha, é só uma descrição estritamente pessoal do que sinto a respeito desse livro. Se vc estiver procurando um texto crítico, não leia este.

Sempre senti uma atração inexplicável por essa obra. Quando eu finalmente tive ela na minha estante não conseguia começar a leitura porque,de certa forma, eu já a havia lido. Não consigo desenvolver com mais palavras esse meu sentimento.

Agora, depois de ter terminado sua leitura, na forma literal dessa vez, não tive mais o sentimento de que ja havia lido a obra, mas sim de que eu a estava buscando esse tempo todo. Agora que já não restam mais páginas do livro, sinto que vivi para o momento de, finalmente, finaliza-lo.

autorataissilva 02/06/2024

O livro começa sendo narrado pelo Senhor Lockwood, inquilino da granja de Thrushcross, que após algumas visitas ao Morro dos Ventos Uivantes para ter uma conversa sobre aluguel com o proprietário fica intrigado pelo comportamento dos habitantes daquele lugar e pela beleza encantadora de Cathy.

A partir de então, o Senhor Lockwood está ansioso para saber mais sobre a vida de seus novos vizinhos, por isso decide pedir para à governanta da granja, a Senhora Ellen Dean, lhe contar um pouco sobre a vida daqueles que moram no Morro dos Ventos Uivantes. E assim mergulhamos numa história marcada por desgraças, amores e tragédias.

Catherine e Heathcliff conheciam um ao outro mais do que qualquer pessoa. Eles conheciam a alma um do outro. O amor entre eles é demasiadamente forte.

Heathcliff tem um passado muito doloroso e isso contribuiu para que ele se tornasse um homem frio, perverso, ganancioso e com sede de vingança.
Ele soube ser paciente e sua vingança recai sobre os descendentes de seus inimigos.

Catherine, seu comportamento e suas crises me levam a acreditar fortemente que ela tinha o transtorno de personalidade limítrofe.

Eu amei demais esse livro. Amei o que o destino reservou para Hareton e para Cathy.

Eu amei como toda a ambientação é perfeitamente descrita. ? Senti vontade de morar em um lugar como aquele, mas bem longe desses personagens insanos. kkkk

Sem mais, pois não quero compartilhar spoiler.

Meu conselho é leiam, surtem e depois me contem. Kkkk

Clarice Guitton 02/06/2024

O classico Morro dos Ventos Uivantes?
O morro dos ventos uivantes foi um livro que me impactou. Adorei acompanhar as aventuras e desventuras de Catherine e Heathcliff. No entanto, acredito que por ter demorado quase 4 meses pra ler, largando o livro algumas vezes e depois voltando, minha experiência com a leitura foi um pouco prejudicada, e por isso acho que acabei não me envolvendo tanto na leitura, apesar de ter achado que é um bom livro.

Isa 01/06/2024

Todos os personagens tem caráter muito duvidoso, mas não consigo deixar de admirar como eles eram honestos com suas paixões e motivações...

Vanda 01/06/2024

Frases marcantes ?
"Se o amor dela morresse, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue."

"Amo o chão que ele pisa, o ar sobre sua cabeça e tudo o que ele toca. E cada palavra que ele diz. Adoro todos os seus olhares, todas as suas atitudes, amo-o por inteiro. Pronto!"

"Caso tudo o mais perecesse, e ele permanecesse vivo, eu seguiria existindo. E, caso tudo permanecesse vivo e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria algo extremamente desconhecido, do qual eu não pareceria fazer parte."

Alice2551 01/06/2024

O morro dos ventos uivantes
É um bom livro. Me fez ficar meio confusa, pois não sabia se odiava ou perdoava os personagens. A leitura não é muito difícil, mas às vezes pode ficar meio chato ou confuso (é só continuar).
O livro conta a história de um homem que se hospedou em uma casa meio isolada do resto do mundo (como o próprio fala), lá ele começa a ouvir as histórias sobre aquela casa, sobre tudo que ocorreu até aquele momento.
Ele cumpre o que promete, mostrando a degradação humana (alguma coisa assim) e quando você acha que a situação não pode piorar, ela piora.
Passei o livro todo detestando, mas quando acabei comecei a refletir sobre o livro e realmente fiquei em dúvida, pois durante a leitura eu me sentia dentro do livro como se eu estivesse lá, falando com os personagens e discutindo com eles.

@thamilleviana 31/05/2024

Um romance pra sair da zona de conforto
Ao começar a leitura de O Morro dos Ventos Uivantes eu sabia quase nada sobre o livro. Na verdade, apenas sabia que era um clássico e um romance. Geralmente, acredito que quanto mais detalhes se sabe da história, menos interessante ela se torna, mas este livro é imaculável. Qualquer detalhe seria incapaz de estragar a experiência peculiar de lé-lo, simplesmente porque é uma obra incrível.

Brontë fez um trabalho impecável na criação dos personagens. Os principais, Catherine e Heathcliff, são insuportáveis, mesquinhos, ardilosos e maldosos. No início, demorei para aprender a aturar os dois. E, diferente do que eu estava acostumada, não me prendi ao livro por personagens e, sim, pela história. Aos poucos, essas personalidades tão horríveis se tornam, de algum modo, cativantes, e te prendem ainda mais ao livro. Eles são imprevisíveis e intrigantes. Não são pessoas perfeitas, assim como na vida real não existe ninguém dessa forma. Se você quiser sair da caixinha dos contos de fadas ou do "felizes para sempre" do casal ideal, vai amar essa leitura.

orenanmaciel 31/05/2024

Impossível não se apaixonar...
A maioral, Emily Brontë, sem dúvidas, sabia o que tava fazendo. O Morro dos Ventos Uivantes trata de temas tão atuais como preconceito e o descaso da humanidade para com os outros, como também, sobre o amor incompreendido e o que fazemos para tê-lo, mesmo sendo escrito no século XIX. De fato, é um livro que vale a pena ser lido. Todos os leitores devem ter contato com O Morro dos Ventos Uivantes pelo menos uma vez. Pois "O amor nunca morre!".

Adriana 31/05/2024

Nem sempre um Clássico sustenta a fama, mas esse é um senhor Clássico
Este livro eu decidi ouvi-lo e, confesso que precisei de duas tentativas para poder concluí-lo. O que me motivou a não desistir foram os comentários que li a respeito dele.
O Morro dos Ventos Uivantes é um livro muito tocante. A construção da narrativa é feita de forma prolixa e densa, assim como o são, todos os seus personagens. Tais características também são evidenciadas nas paisagens que compõem o cenário e, acredito eu, que a mesma seja um reflexo interno dos personagens.
A história é contada por dois narradores, Sr. Lockwood, novo locatário da Granja dos Tordos e Sra. Nely Dean, sua governanta e que a quase todos os eventos presenciara.
Por ser marcado por tragédias, algumas com extrema violência, além de forte impacto psicológico, porque aborda temas que podem despertar muitos gatilhos aos leitores desavisados, O Morro dos Ventos Uivantes, definitivamente, não é para amadores. Acredito que a melhor forma de aproveitar este tipo de leitura, seja absorvê-la aos poucos, em doses homeopáticas, para dar conta de todas as nuances e eventos que a trama proporciona. Pelo menos, deu certo pra mim.
Como citei anteriormente, os vários comportamentos e acontecimentos seguidos de muita violência e dor são o fio condutor da narrativa. A seguir, deixo o exemplo de alguns tópicos que o leitor desta obra se deparará: “amor” obsessivo e proibido, vingança, preconceitos diversos, violência doméstica, sentimentos autodestrutivos, dualidade de personalidade, brigas familiares e por herança, morte e espiritualidade, solidão e isolamento.

diorblushy 30/05/2024

Meu Deus eu odiei tanto esse livro, insisti pro meu namorado comprar porque é um clássico e pipipopo e no final me arrependi kkkkk.
Todos os personagens são odiosos, eles são puramente maldosos.
Mas enfim legal que eu terminei mas não vou ler de novo nunca mais.

Agat(h)a 30/05/2024

Nao mas OUVIR ISSO AQUI EM AUDIOBOOK FOI UMA EXPERIENCIA!! juro me senti ouvindo um podcast de fofoca, juro q eu ri mto, tem um mano com bloqueio emocional, uma véia fofoqueira e ainda tem musica da kate bush!!