O morro dos ventos uivantes

O morro dos ventos uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Juliane277 11/05/2024

Eles se mereciam
Uma leitura intrigante, me fez sentir muita repulsa, raiva e indignação. Catherine e Heathcliff se mereciam, dois adoecidos pelo amor e egoístas demais pra se importarem com os outros.
A raiva, a mágoa, o orgulho e a vingança são o norte para Heathcliff, e foi duro ver como a ira dele respingou em absolutamente todos.
Um livro difícil de ler, mas vale muito a pena.

crixtine 10/05/2024

Apesar de ter sido inebriada pela atmosfera e trama sombrias do livro, o que mais me chamou a atenção e rendeu diversas anotações foi a “troca” de narradores. Digo troca entre aspas porque, exceto por Lockwood, nenhuma outra personagem narra por si mesma.

Durante grande parte do livro, o que temos é a narrativa de Nelly (que também empresta sua voz a outros narradores) reproduzida por meio de Lockwood. No fim, todos falam através do julgamento e da memória dele, e isso coloca em questão a confiabilidade dos narradores durante todo o texto. Especialmente porque seus compassos morais estão em jogo o tempo todo e ninguém parece ser de todo bom.

Sobre a construção e disposição de personagens, no começo eu tive que desenhar uma árvore genealógica para entender a repetição de nomes mas, à medida em que as personagens foram de fato apresentadas, ficou mais do que claro. A despeito dessa disposição cíclica, onde temos duas gerações de Catherines, Earnshaws e Heathcliffs, todas essas 6 personagens são bem construídas, esféricas, com suas nuances e personalidades. Ainda, apesar dos traços que têm em comum (o que dá um tom assombroso a esse ciclo), os novos personagens têm suas distinções que rompem com a geração anterior - pro bem ou pro mal. A primeira Catherine, em especial, é uma personagem viciante, intrigante e não há como se afastar dela. É tudo que eu esperava da Christine de O Fantasma da Ópera.

Ainda, sobre o estilo e escrita de Emily Brontë, eu amei que ela não se conforma à “pureza” de sua época. Ela não tem nenhuma timidez ao incluir os palavrões, as maldições, a violência, o feio, um deboche à religiosidade e até, eu diria, uma demonização do fanatismo religioso. Também gostei das escolhas dela de não dar uma redenção (pelo menos não completa) a Heathcliff e não cair no clichê de deixar o deixar o forasteiro “salvar” a mocinha, se casando com ela.

Só não dei 5 estrelas porque não poderia me importar menos com Lockwood e a narração do ponto de vista direto dele.

Bia Franco 10/05/2024

Um caso de amor e ódio...
Terminei a leitura sem saber o que estava sentindo por este livro, e ainda não sei. Gostei muito do desenrolar do destino dos personagens, porém, chegando ao fim fiquei um pouco perplexa.

jucywho 08/05/2024

Uma fofoca de 34 capítulos
Comecei "O Morro dos Ventos Uivantes" sem saber absolutamente nada sobre a história, e se eu estava esperando um triângulo amoroso, com conflitos triviais para manter a narrativa, imagina minha surpresa quando descobri que era bem longe disso: no livro temos romance obsessivo e um tanto doentio, vingança, violência e questões étnicas e de classes, nos trazendo uma mistura de sentimentos diferentes a cada palavra lida.

Confesso que no início demorei muito para engatar a leitura, e quis muitas vezes abandoná-la, mas minha curiosidade sempre falava mais alto e queria saber mais e mais sobre o passado dos personagens, e como eles chegaram ao ponto mostrado inicialmente, através da "fofoca" da Nelly.

É um fato que nenhum dos personagens vão te cativar de uma forma boa, todos são odiosos e terríveis em seu extremo, mas aí pode-se entrar a questão da criação de cada um durante a infância, e então ficamos sem saber quem culpar por isso. Com uma base diferente ainda teríamos a mesma história?

Toda a trama gira em torno da vingança do Heathcliff, do início, desde o tratamento rude que ele sofria pelos demais, até o fim, em seu túmulo, enterrado ao lado de Catherine e Linton. Apesar de ser uma forma de mostrar que ele a amou até seus últimos suspiros, também interpretei como uma possível provocação direcionada ao Edgar.

E é assim que concluímos a história, e com uma pitada de esperança de que as coisas vão começar a dar finalmente certo para os que ficaram na casa que habita aquele morro.

Emilly.svetz 08/05/2024

Gostei bastante mas confesso que não sou de fazer resenhas e estou fazendo fora de data e fazendo só pra contar no desafio do skoob.amei o livro:)

Beatriz.Maiostri 08/05/2024

Seja legal com ciganos
Eu simplesmente amei muito todos os personagens e suas histórias, só me perdi um pouco em quem é quem em determinados momentos

triz 08/05/2024

Não existem pessoas inteiramente boas!
O morro dos ventos uivantes é diferente! Eu já li alguns bons livros, sejam eles clássicos ou literaturas modernas, mas nada se compara com os sentimentos que eu tive ao longo dessa leitura.
Catherine e Heathcliff são duas pestes, isso que eles são, e você tenta encontrar justificativa para os seus atos, seus gestos, seus modos e dizeres, mas a verdade é que não existe! A todo momento você espera uma luz, que vá clarear a sequência de acontecimentos ruins que se seguem, mas esse alívio não vêm. Sim, é a vida!
Esse livro nos apresenta pessoas machucadas sendo pessoas machucadas, quebradas e remendadas, mas sem o respaldo de amor e atenção. A única base encontrada nesse romance é a cólera e a falta de trejeitos sociais, de todos!
Entretanto, sentimos mais que isso, porque a dor e a desolação de cada personagem é palpável, e ao final você entende que aquelas duas almas só terão descanso enquanto conseguirem se unir, por afinal de contas Catherine é feita da mesma matéria que Heathcliff.

Micelandia Lima 07/05/2024

Ao voltar de uma viagem, o pai da família Earnshaw não traz consigo os presentes que os filhos lhe pediram ? em vez disso, traz um garotinho perdido de pele escura, que encontrou vagando no porto. O menino ganha um nome ? Heathcliff ?, mas jamais um sobrenome, o primeiro dos atributos da família a que ele não terá acesso. Catherine é a única a acolhê-lo, e essa relação, repleta de amor, obsessão e vingança, atravessa gerações e não é detida nem mesmo pela morte.

Barbar@ 07/05/2024

Morro do sofrimento
Um clássico da sofrência de todos os personagens. Como pode um romance ser tão infeliz?

Não sei se tenho dó ou piedade de Heathcliff pela sua triste vida, na qual escolheu um caminho errado, cheio de rancor, solidão e desamor.

Catherine foi de início a culpada pelo sofrimento dela e do seu amor proibido com Heathcliff, uma mulher egoísta e fraca que fez todos sofrerem, muito mais após sua morte.

Tem o ditado " a vingança nunca é plena, ela mata a alma e a envenena". Isso se traduz o que senti e refleti sobre tudo que Heathcliff fez e no final sofre o efeito dela.

A sensação de alívio após o fim da leitura foi libertadora. Aquela fonte do sofrimento e angústia só chegou ao fim com a morte dele, que demorou a acontecer, mas o bem sempre vence no final.

Me pergunto se a autora vivia nessa bolha reclusa do mundo e se os sentimentos expressos nos personagens são um desabafo real dela.

Juan262 07/05/2024

Livro magnifico!! Surpreendente como Emily descreve a personalidade de cada um, a cada página uma emoção diferente. Uma verdadeira novela!

booksdalaus 07/05/2024

O morro dos ventos uivantes
Único romance da escritora inglesa Emily Bronte, O morro dos ventos uivantes retrata uma trágica historia de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Grosseiro, humilhado e rejeitado, ele guarda apenas rancor no coração, mas tem com Catherine um relaciona- mento marcado por amor e, ao mesmo tempo, ódio. Essa ligação perdura mesmo com o casamento de Catherine com Edgar Linton.

Gigi 06/05/2024

Amor e egoísmo
Sem dúvidas uma obra magnífica com personagens de grande profundeza. Acho que tudo se resolveria se todo mundo ali fizesse terapia.

Yasmim Ervilha 06/05/2024

Heathcliff, it's me, I'm Cathy. I've come home, I'm so cold.
Eu que não estava acostumada com a linguagem utilizada nos clássicos da literatura, tive um grande problema ao ler esse livro, mas em nenhum momento pensei em abandona-lo. O modo como foi retratado o amor doentio e trágico entre Heathcliff e Cathy, me encantou a cada capítulo lido. De fato, vai entrar na minha lista de favoritos.