Insônia

Insônia Graciliano Ramos

Resenhas - Insônia

1 | 2 | 3 | 4

Alberto 26/12/2021

Cura a insônia, isso sim
Triste dar uma avaliação ruim a um livro do excelente Graciliano Ramos, que é grande autor, com obras que incluo entre minhas favoritas (Infância, por exemplo, para não mencionar o clássico Vidas Secas). Mas esses contos do Insônia não despertaram meu interesse em parte nenhuma. Textos repetitivos, chatos e sem poder de envolvimento. Falta aquela sensação de impacto e "que pena que acabou" que se espera de qualquer conto.

franchu 23/03/2010

=)
Tem contos que eu achei bons demais, outros que nem entendi direito... mas gostei de ler esse livro !

Iago.Messias 11/01/2022

A psiquê atormentada
Muito poucos autores conseguiriam representar a angústia de maneira tão viceral e honesta. Você se sente incomodado lendo o livro, é justamente aí reside a sua potência. Cada conto se assemelha a uma palavra entalada na garganta, se forçando pra alcançar a liberdade e rasgando a traqueia no processo

Mari 26/01/2022

Meu primeiro contato com Graciliano Ramos e queria muito ter amado, mas não me conectei com os contos. Embora curtos, me dispersei em vários momentos.

Acho que se o posfácio tivesse sido um prefácio, a contextualização antes de ler os contos poderia tê-los tornado mais interessantes.

Ditorory 15/01/2024

Um livro que não te deixa "sair" ileso
Essa obra é dividida em 13 contos, que, dentre vários assuntos, revelam muito sobre o psiquismo humano, sobre pensamentos, palavras e ações. Gostei muito do conto "A prisão de J. Carmo Gomes", que fala sobre fanatismo político e, mesmo que tenha sido publicado décadas atrás, ainda se mostra tão atual.
Esse livro foi um achado, fiquei profundamente tocada em vários contos, como "Um ladrão", "Luciana" e "Minski" e bastante reflexiva no geral.

mans 26/04/2023

Um livro sobre o tempo
É, essencialmente, uma coletânea de contos que falam sobre o tempo. O desespero de ver o tempo passar com a insônia; o desejo de crescer logo; o tempo no hospital; aquele amigo de infância que, hoje, não te reconhece mais; a pessoa que percebe seus ideais políticos virando algo obsoleto; e por aí vai.

É um diálogo interessante com o momento que Graciliano vivia quando escreveu a maioria dos textos: após sair da prisão e ir para o Rio, cidade que se transformava acelerada. O tempo domava Graciliano, que, por sua vez, o domou por meio da literatura.

Rafael.Artur 08/09/2021

?Um silêncio grande envolve o mundo. Contudo a voz que me aflige continua a mergulhar-me nos ouvidos, a apertar-me o pescoço. Estremeço. Como é possível semelhante coisa? Como é possível uma voz apertar o pescoço de alguém? Rio, tento libertar-me da loucura que me puxa para uma nova queda, explico a mim mesmo que o que me aperta o pescoço não é uma voz: é uma gravata. A voz diz apenas:??Sim ou não?? Hem? Que vou responder??
Contos intensos, alguns aparentemente inacabados, porém uma leitura acima da média!

Vinicius.Alves 07/07/2021

Graciliano Ramos, gênio incompreendido
Loucura, delírio, alucinação, confusão.
O livro Insônia reúne 13 contos, cuja abordagem (as vezes, cansativa) é profundamente psicológica e psicoanalítica, passando desde as obsessivas inquietações da insônia, até situações ligeiramente cômicas.
Classifiquei como um livro de 3,5 estrelas, visto que alguns contos não pude compreender, talvez por ser incompreensível, talvez por eu ter divagado durante a leitura.
Em geral, é um bom livro, estranhamente genial. Recomendo, mas depende.

Simone.Schaan 25/02/2024

Insônia
Retornar leituras que hoje não são mais comuns, trazem o olhar de uma história onde valores e costumes eram muito diferentes. Mas que nos fazem lembrar da nossa constante evolução como seres humanos l.

Rai_bvg 08/04/2024

Graciliano tece na escrita a narração onde os pensamentos e sentimentos que só passeiam por nós na escuridão de uma insônia, seja ela literal, seja ela como uma analogia a estar tão exausto, mas ainda assim preso em contradições dentro de si mesmo.
O medo, a insegurança, a angústia são personagens que espreitam e se fazem presentes na leitura. Fazem da leitura um processo de olhar para quem se é, da maneira mais crua possível, como um rasgo na pele.

florescerdaleitura 17/01/2024

Livro de contos que expõe as razões que levam o ser humano a angústia e ao sofrimento. Leitura bem densa apesar do tamanho do livro e me fez refletir bastante sobre ele.

Anna Grandchamp 30/11/2022

comprovação que não existe fama de clássico, nem nome de autor que salve. literalmente o livro mais sonolento da história, deveria era ser vendido nas farmácias para tratamento de insônia.

Hector 16/01/2023

Livro chinelão
Vai, vamos jogar limpo. Sejamos sinceros, tá difícil viver. Pensa nos teus amigos antigos, nos mais atuais, na tua família... ninguém tá efusivo. A gente quando sorri fica até meio constrangido. Essa semana periga sair no jornal: "especialistas declaram extinta a espécie do brasileiro feliz". Nem vem de papo good vibes porque tá um mostrando os dentes pro outro. Rosnando pra sombra. A galera aí diz "pokas ideia". Desse jeito mesmo. Panelona de pressão.

A gente tá no pique do moribundo de um dos contos desse livro. O maluco tá no hospital, atordoado, talvez se recuperando de uma cirurgia que ele nem lembra direito, ainda grogue de anestesia, angustiado. Não consegue discernir um rosto. O tique-taque do relógio do hospital é irritante. O cheiro do quarto é desagradável. A voz do médico é nasal e autoritária. Um vizinho de cama mais arrebentado do que o outro. Péssimo, péssimo. O sujeito olha pro lado e vê que os chinelos dele não estão ali. Não tem força pra pedir que tragam, esqueceu até a palavra "chinelos". Ele quer os chinelos porque, se eles estivessem ao lado da cama, pelo menos se sentiria mais próximo da realidade e as pessoas que o cercavam não seriam tão espectrais e absurdas.

O cara não se aguenta vivo, mas seus chinelos ao lado da cama tornariam a vida algo suportável. Sei lá, parece que vivemos mais ou menos isso.

Quais são seus chinelos? Cuide deles, porque o trivial já rendeu muita literatura e já salvou muito personagem.

Livro chinelão. Chinelão de ficar do lado da cama.

caos 10/01/2023

As diversas faces de Graciliano reunidas
"Insônia" reúne 13 contos escritos por Graciliano Ramos em épocas distintas. Contando com variados temas, os contos trazem estilos distintos também, indo de uma introspecção profunda para relaros cotidianos inspirados na vida do autor.

Contudo, o conto inicial "Insônia" parece ditar o padrão da dualidade, do conflito que se segue em todos os demais. Mesmo tendo sido escritos épocas diferentes (antes/depois da prisão ou antes/depois de sua mudança do Nordeste para Sudeste) os contos seguem um estilo parecido que explícita conflitos tanto internos como externos.

Colocando os meus dois contos favoritos se pode perceber isso. Em "Paulo", o protagonista se encontra num profundo sofrimento psíquico causado por uma doença. Já em "A Prisão de J. Carmo Gomes", a protagonista se encontra num embate social causado por divergências políticas.

Dessa maneira, a dualidade, o embate e o conflito, seja social, psíquico ou ideológico, sempre estará presente nos 13 contos desse livro. Recomendo muito para quem gosta de uma leitura mais complexa sobre acontecimentos cotidianos.
Max 10/01/2023minha estante
Ótima resenha! ?

caos 10/01/2023minha estante
obrigada

Marquinhos 14/07/2022

Insônia(a)
Em Insônia, livro que reúne diversos contos do autor, Graciliano Ramos aborda em contos curtos dramas psicológicos e fluxos de consciência dos personagens. A obra transparece as dualidades do período histórico em que os contos foram escritos, sem contudo mostra-se datadas. Vários contos destacam-se: insônia, o ladrão, a prisão de J. Carmo Gomes, Luciana e Misnk.

1 | 2 | 3 | 4