Insônia

Insônia Graciliano Ramos

Resenhas - Insônia

1 | 2 | 3 | 4

DIÓGENES ARAÚJO 04/05/2013

O título faz jus ao livro.
Não poderia haver um título melhor pra esse livro.
Insônia, pois é o causa no leitor que está lendo.
Muito ruim.

eduarda 01/04/2022

insônia
mesmo conhecendo outras obras de graciliano, insônia acabou se tornando uma surpresa muito agradável pra mim!
apesar de não ser uma leitura fácil e leve, eu achei bacana e que trata de temáticas interessantes, além de me proporcionar um contato com um lado de graciliano que eu não conhecia (além de mais detalhes da vida dele). achei interessante que apesar dos contos serem independentes, eles acabam se interligando de um jeito ou de outro. enfim, vale a pena a leitura desde que você tenha tempo e paciência pra digerir tudo que tem no livro.

Rogério 01/02/2022

Sim ou Não?
Eu nunca tinha lido contos de Graciliano Ramos e fiquei muito surpreso na capacidade do autor de construir personagens enormes e cativantes em poucas páginas. O primeiro conto do livro, Insônia, já abre a coletânea de forma impactante: você tem acesso aos pensamentos de uma pessoa que simplesmente perde o sono à noite, cheio de preocupações na cabeça, onde uma pergunta simples o aflige: "Sim ou não?". Se você já passou uma noite em claro pensando no que tem que ser resolvido no dia seguinte, vai se identificar muito com esse conto.
Muitos contos são escritos na primeira pessoa. É incrível a forma como o autor faz você torcer por um ladrão, sentir pena de um quase-morto no hospital que enche os panos de pus, entrar em pânico com a iminente prisão do irmão de uma narradora e ficar triste no conto Minsk.
É uma leitura rápida e vale muito a pena ??

igsuehtam 29/05/2023

Contos psíquicos
Alguns contos aqui parecem capítulos inicias de alguns romances. Alguns contos se complementam com outros. E todos os personagens sofrem algum tipo de perturbação. Sempre estão angustiados, ansiosos, tristes, agoniados, envergonhados...

Tiago 16/07/2022

Contos de Graciliano Ramos
Não conhecia a versão contista de Graciliano Ramos e fiquei positivamente surpreendido. Os contos são na sua grande maioria muito bons e alguns bastante densos e psicológicos. Graciliano não floreia na linguagem e, mesmo assim, consegue transmitir muito bem os acontecimentos, sentimentos e angústias das personagens dos contos. Esta edição que li ainda possui um posfácio muito bom que enquadra os contos dentro da época da vida de Graciliano. Podemos então ver que há nos contos uma grande componente auto biográfica. Alguns dos contos foram escritos enquanto Graciliano esteve preso. Vale a leitura para conhecer um lado diferente do escritor.

Esle 23/04/2021

Uma frustração boa
Um livro com 13 contos curtos, creio que por meu hábito de ler livros maiores não fiquei muito satisfeito com os contos, é provável que não tenham me provocado o que o autor desejava provocar com sua escrita, entretanto creio que levantar questionamentos sobre a vida e as formas de ver e viver o presente é o grande objetivo do livro.

Recomendo a leitura se você está buscando uma leitura que lhe faça pensar e repensar a vida, porém não é um bom livro para pessoas com insônia.

Carlos 03/01/2024

Tudo muito normal e corriqueiro. não me sinto exatamente arrependido, mas alguma coisa tá me causando essa impressão

Flávia 13/01/2021

Insônia é um livro que reúne 13 contos de Graciliano Ramos. O Graciliano contista (eu, particularmente, prefiro o romancista) mantém sua linguagem econômica, com pouquíssimos diálogos, dizendo apenas o necessário. As temáticas dos contos não são das mais otimistas, causando um desconforto no leitor (desconforto esse proposital). Para quem está iniciando a leitura de Graciliano, recomendo que comece pelos romances e só depois parta para este livro. Mas, para aqueles que já leram os romances, é muito interessante conhecer esse outro lado da prosa de Graciliano.

Ben Hur 03/08/2013

Contos confusos.
O livro é composto por contos que eu achei um pouco confuso,mas como gosto da forma como Graciliano Ramos escreve achei muito bom.Porém preciso reler o livro para dizer com certeza o que achei.

lis 11/02/2024

No início eu achei muito confuso, eu não conseguia separar oq era delírio do real, mas depois eu passei a entender os contos de vdd e foi bem rapidinho. Eu gostei, só que fiquei um pouco perdida mas tudo bem.

Jan... 30/07/2021

E D.Aurora de repente se convertera.Pensando pouco, vendo inimigos em toda parte e desejando ardentemente eliminá-los, aderira ao Sigma com fervor e instransigencia.As notícias de prisões davam-lhe um sombrio contentamento.D.Aurora desejava uma nova humanidade, pensava nela com ternura, enquanto odiava furiosa adversários e neutros. Inadmissível qualquer neutralidade quando as forças do mal se desencadeavam, ameaçavam subverter noções de pedra e cal."

"As ideias morais de d.Aurora se alteravam profundamente. Eram bons os indivíduos que se achavam perto dela, eram maus os que passavam de largo. Se alguém despia a camisa verde, perdia numerosas virtudes, e o que a vestia, embora fosse um malandro, purificava-se. Fora do Sigma não havia salvação. Duas espécies de homens: amigos e inimigos."

" E d.Aurora arrefecera, murchara, receava que a concepção totalitária e outras fórmulas não bastassem para debelar o anarquismo, o comunismo, a democracia, iniquidades indecisas que ela atrapalhava"

"Se os trabalhadores conquistassem o poder , Zezinho e idiotas como ele morreriam de fome ou seriam fuzilados. Agarrara essa opinião num comício e estava certa de sempre ter pensado assim".

?Esses trechos fazem parte de um dos incríveis contos de Insônia de Graciliano Ramos . D. Aurora representa uma das fanáticas políticas que nos anos 30/40 aderia a partidos inspirados no fascismo/nazismo. Época de Vargas, que deu um golpe militar , também inspirado nos valores do fascismo/nazismo. Época de polarização política: fascistas/nazistas x comunistas/anarquistas. Enfim , hoje não temos nada novo. O Brasil é um "museu de grandes novidades", como diria Cazuza.

? Recomendo demais esse livro. Graciliano era um homem a frente de seu tempo. Aborda temas como machismo e racismo também. Temas ainda tão atuais.As personagens femininas são incríveis. Realmente me surpreendi. Ele tem uma visão muito empática e avançada para um homem dos anos 40. Um grande escritor brasileiro, que vale a pena conhecer.

Pseudokane3 07/09/2010

'Ipsis literis' (invertido) de mim mesmo:
"Pura coincidência este livro fabuloso de contos alagoanos ter parado em minhas mãos no dia do ano de 2010 em que eu mais dormi. Não no sentido consecutivo, mas quantitativamente intermitente. Senti fortes dores de cabeça o dia inteiro, febre alta e aftas carcomiam a parte interna e inferior de meus lábios. Dormindo, eu esquecia estes males. Dormindo, eu não ouvia os gritos e fogos de artifício durante um jogo de futebol vespertino. Dormindo, eu era privado..."!

WPC>

Julia4254 26/01/2024

Dêem outra chance a Graciliano!!
Terminei abandonando os últimos capítulos. livro muito repetitivo e talvez eu dê outra chance a alguns dos seus contos futuramente, mas acho difícil.
a insônia humana pode ser tão tola que chega a ser perturbadora e irritante.
ainda te adoro, Graciliano!

Natália Ranhel 24/07/2015

tempo certo para ler
Li Vidas Secas quando estava na sétima série, na época meu pai foi a escola criticar a escolha da professora pois não era livro pra nossa idade, odiei o livro e peguei birra do autor. Hj, 14 anos depois dei outra chance ao autor e vi que realmente há obras que tem idade certa pra ser lida. Os contos são narrados do ponto de vista emocional, o primeiro, Insonia, conseguiu me tirar o sono. Graças a ele resolvi dar uma segunda chance a Vidas Secas.
André 12/08/2019minha estante
Que pai sacana! Quando estava na 6 série, minha professora pediu a leitura de Vidas Secas! Comecei a ler e não gostei.... Deixei de lado até hoje! Estou querendo vencer esse autor, que está na lista dos principais autores do Brasil. Acredito que Vidas Secas pode ser lido quando se é mais novo sim....

Natália Ranhel 13/08/2019minha estante
Haha sacana nada, meu pai era formado em Letras e sabia que naquela idade não tínhamos maturidade para ler os livros que a professora queria, foi questionar a metodogia e como aqui podia nos afastar da literatura - o que aconteceu de certa forma.
Talvez agora tenha mais maturidade pra ler.

Dany.Pellegrine 01/12/2022

Bom, o livro é bom impactante, Graciliano deixa bem marcado a personalidade e pertubações dos personagens nesses contos, realmente de causar insônia.

1 | 2 | 3 | 4