Três Metros Acima do Céu

Três Metros Acima do Céu Federico Moccia

Resenhas - Três Metros Acima do Céu

Ju Flôres 26/01/2015

Resenha: Três metros acima do céu
Primeiramente gostaria de dar a minha opinião sobre a capa. Ela é muito linda! Quando a vi no skoob me apaixonei por ela e, mesmo lendo em PDF e só a vendo antes de iniciar a leitura, acredito que uma capa diz algo sobre o livro. E a capa desse livro, publicada pela editora Rocco aqui no Brasil, dá a entender que esse é um livro de amorzinho fofo e clichê, com toda a fofura da cor do céu e as nuvens cor-de-rosa com estrelinhas e as pernas entrelaçadas dos dois (e esse é bem o meu estilo de livro). E, para falar a verdade, ela me fez ter interesse pelo livro e me levou a ler a sinopse e algumas resenhas no skoob.

Só que eu não poderia estar mais enganada! Três metros acima do céu é sobre uma garota loira, rica, toda certinha, uma boa filha e boa aluna, com notas sempre altas, sempre seguindo as regras. E sobre um garoto, o bad boy, valentão e marginal, que arruma briga e bate por qualquer coisa, que rouba e sai sem pagar nos restaurantes. Completos opostos, que se atraem.

Eles se conhecem quando Babi está indo de carro para o colégio com o pai e a irmã. Ele olha para ela e a admira, numa serena calma, bonita e ouvindo música, o que desperta certa curiosidade nele. Ele se aproxima da janela dela montado em sua moto e a convida para sair com ele, e ela dá um fora nele. Em outra ocasião, na festa de aniversário de uma colega de Babi, Step e sua turma ficam sabendo que está rolando uma festinha e aproveitam para 'dar o ar de suas graças'. Quebrando as coisas, comendo, batendo nos convidados e, no caso de Pollo, melhor amigo Step (o cara da moto do começo), roubando o dinheiro das bolsas das convidadas que estão em um quarto, trancado, porém com a chave na fechadura. É lá que Pollo conhece Pallina, quando ela vai pegar uma coisa em sua bolsa e a encontra na mão daquele marginal, que está retirando o dinheiro de sua carteira.  Eles tem uma breve conversa que acaba com ela aceitando ir almoçar com ele, que irá pagar com o dinheiro que roubou dela. Daí já se pode imaginar o que vem a acontecer com os melhores amigos dos protagonista não é? Bem, voltando para Babi e Step... Ele a reconhece no meio de tanta gente, que está junto a um mauricinho, ele chega perto e volta a dar em cima dela, ignorando por completo Brandelli, seu acompanhante. Bom, o resultado que isso dá é no Step com o rosto sujo de coca-cola e em sua vingança, indo tomar uma chuveirada e a levando junto, que acaba bem embaixo da água contra a sua vontade.
 Bom, se eu me deixar, é bem capaz de eu ir contando o livro todo, tipo um resumo por acontecimento. hahaha
 Tentando diminuir a falação/digitação, o já esperado acontece, ela se apaixona por ele, e ele por ela. Os pais descobrem e não ficam nada satisfeitos. Ao contrário da irmã que é só orgulho e aproveita a 'fama' de Babi no colégio. Babi, por sua vez, se envolvendo com Step e sua turma de marginais, e sua amiga Pallina também, que já então namora Pollo. Eles saem a noite escondidos, ela mata aula pela primeira vez, participa de corridas de motos ilegais e até vira uma acenturada! Desde então fica cada vez mais frequente de castigo... Mas sempre teimosa do jeito que é e avisando a ele que não gosta de valentões, e que se ele não mudar não vai ter jeito, eles não durariam. Ele por sua vez a trata com mais respeito e muda, bem pouco, vamos confessar.

Um dos motivos de eu ter gostado tanto deste livro é a forma em que ele é escrito. O livro é narrado em terceira pessoa. O que no começo me deixou um pouco confusa com os acontecimentos, mas logo fui me acostumando. Nele conhecemos não só os protagonista, ou só o pensamento dela ou dele, conhecemos vários personagens e os entendemos também. Como a professora e os pais de Babi, os amigos dos dois, Dani (irmã de Babi) e seu namorado, Paolo, o irmão certinho e advogado do Step. Bom, é muita gente, e acredite, isso é bem legal! Vemos a relação de Pallina e Pollo crescendo, e eles não atuam só como 'os amigos dos protagonista', sem importância.

Também é legal ver a relação em que Step tem com Pollo, e como o trata como irmão. A cumplicidade das irmãs. E conseguimos entender o porque de Step ser como é, apesar de quê poderia ter escolhido ir por outro caminho.
E está parte pode conter spoilers, porém fala do que o autor quis passar com o livro:
 Esse livro mostra que o amor não consegue superar tudo, e por causa da diferença entre eles, não teriam como ficar juntos. E que nem sempre acontece o 'felizes para sempre'. O que torna o livro bem mais real, os opostos que se atrem e acabam apaixonados, porém que não ficam juntos porque não é assim que acontece no 'mundo real'.
 E como eu li em uma resenha no skoob: "A mensagem do autor foi que Step e Babi nunca mais se sentirão a três metros acima do céu, mas também nunca vão chegar a conhecer os três metros abaixo do inferno, o que aconteceria se ambos insistissem em um relacionamento." E acho que seria exatamente isso que aconteceria se ficassem juntos, mas eu não tenho como não ficar triste com esse final, afinal, eu sou uma romântica incorrigível e queria um final feliz para eles.
Boa leitura!

site: http://floresentrelivros.blogspot.com.br/2015/01/resenha-tres-metros-acima-do-ceu.html

Gabriella 01/04/2016

Sobre o amor
Confesso que ao começar a ler, pensei em desistir. Primeiro porque fiquei bastante confusa em relação aos personagens, em definir quem era quem; segundo, porque achei que era mais uma história boba de adolescentes.
Gostei muito da forma como o autor descreve os personagens e os momentos, dá pra ficar imaginando tudo que acontece com eles e como são cada um. É muito envolvente o amor dos personagens e como todos estão conectados.
Esse livro nos leva a muitas reflexões, principalmente sobre o amor, o valor e o tamanho desse sentimento.

Karoline Macêdo 20/08/2016

Três metros acima do Céu - Federico Moccia
Babi está a caminho da escola, quando é surpreendida por Step pilotando sua Honda azul VF 750, vestindo uma jaqueta Levi, um tremendo badboy. Ela patricinha, toda imponente acaba ignorando as investidas dele, porém Step é bem diferente de todos os garotos que ela já conheceu antes, e acaba despertando algo que ela jamais sentiu.

Sabe aquele ditado que diz que os opostos se atraem? Pois é, essa história faz jus a ele! Step e Babi são feito cão e gato, adoram irritar um ao outro, mas em meio a tanta implicância, um amor inexplicável começa a crescer entre os dois.

Apesar de já conhecer a história (sim, assisti o filme primeiro 😏), e ser apaixonada por tudo que diz respeito a ela, o livro conseguiu me surpreender ainda mais, e isso é totalmente normal se tratando da escrita deste homem. Tudo bem que é um romance juvenil, mas é tão mas tão envolvente que isso passa desapercebido.

Não vou mentir que nas primeiras páginas fiquei meio perdida e demorei um pouco para me conectar com os personagens, porém, depois que a leitura engatou eu não queria que ela tivesse fim nunca, não é a toa que procrastinei muito.

Toda a história é cheia de intensidade, o casal vai de um ápice a outro. A linha tênue entre o ódio e o amor permanece do começo ao fim. Babi é filha de pais bem tradicionais e conservadores, já Step é o "líder da gangue" que atormentam as ruas italianas com rachas de moto. Porém por trás dessa pose de cara mal, ele esconde um passado triste, e todo esse rancor em seu coração é fruto da desestrutura familiar que teve que enfrentar quando mais jovem.

Os personagens coadjuvantes também são bem presentes, em especial Daniela, irmã de babi e Pollo e Pallina, os melhores amigos do casal. É impossível não se divertir junto com esse quarteto durante as corridas ilegais e fugas policiais.

Esse livro só reafirma o meu amor por Moccia, que traz nesta obra uma narrativa em terceira pessoa, com uma linguagem coloquial, na realidade bem desbocada, o que trouxe um ar bem juvenil ao livro.

Amo muito mais essa história, e mal posso esperar para ler a continuação: "Sou louco por você". E para aqueles que já leram os dois livros, há boatos de que o terceiro livro está vindo por aí.

site: http://instagram.com/karolinebooks

Milena 27/08/2016

Lindo!
Tive meu primeiro contato com a história desse livro pela adaptação espanhola cujo o nome foi alterado para Paixão sem Limites - está disponível na Netflix, dica. - estrelado por Mario Casas e a Maria Valverde. Nunca tinha ouvido falar no filme, e tampouco - momento constrangedor - havia assistido a um filme espanhol antes, por isso, fiquei com uma pulga atrás da orelha se deveria ou não assistir o tal filme.

Entretanto, vencido o preconceito, tomei coragem para assistir o filme e fui pega por uma baita surpresa. Uma surpresa que me deixou realmente boba. E me fez chorar como nunca chorei. Fui correndo procurar na internet algo mais sobre o filme e acabei descobrindo que ele era uma adaptação de um livro, e inclusive, havia uma continuação.

Mas meu coração estava tão pesado que só fui assistir o segundo filme dez meses depois, e mais três meses, resolvi ler o livro e dizer com satisfação que a história entre a Babi e o Step, é uma das minhas favoritas.

O livro será narrado em terceira pessoa, por isso, teremos uma visão bem ampla dos dois protagonistas que vivem realidades bem diferentes.

Babi Gervasi é uma italiana com uma vida muito bem dotada, educada, boa aluna, responsável e provêm de uma família rígida, com uma mãe - Raffaela - esnobe e que valoriza arduamente os valores da alta sociedade. Um pai - Cláudio - não tão rígido, e que obedece os comandos de Raffaela, e da irmã mais nova Daniela - talvez, a melhor pessoa daquela família.

De um mundo oposto, conhecemos Stefano Mancini, ou popularmente conhecido por Step, que possui uma reputação digna da sua personalidade. Um completo badboy, encrenqueiro, violento, que vive uma vida regada a festas, rachas e brigas, junto com seu grupo de amigos.

Os dois possuem valores distintos, e o primeiro contato entre eles, obviamente, foi cheio de desavenças e isso é repetido por diversas vezes até que finalmente os dois percebam que não conseguem ficar mais um longe do outro, se esquecendo de que são de mundos diferentes e que existem pessoas, que não estão nada contentes com esse romance.

Além do Step e da Babi, temos o romance da Pallina - melhor amiga da Babi - e do Pollo - melhor amigo do Step. Pra mim, a Pallina é a melhor personagem do livro, apesar de não ser a protagonista ela é daquelas personagens que você torceria para ser amiga, se existisse, de fato. Desinibida, e liberta com a vida, é a única personagem de 3MAC que você não detesta, por isso, quando você termina o livro, sente uma sensação de injustiça com a personagem e acho que com o livro todo.

Foram poucas vezes que terminei um livro sentindo um vazio tão grande, apesar de ter saber a história e ter o conhecimento do final por ter assistido ao filme antes, ainda assim, foi uma dor enorme ter que aceitar esse final. Mas, infelizmente, é a realidade. As atitudes do Step eram imprudentes e irresponsáveis, por mais que ele tivesse melhorado - tentado - algumas coisas nunca mudam. O mesmo vale para a Babi. As vezes nem tudo é um mar de rosas, e o autor deixa bem explícito isso.

O Federico Moccia, autor italiano com cinco livros lançados no Brasil, possui uma escrita maravilhosa, eu realmente fiquei surpresa como ele conseguiu tratar tão plenamente a juventude italiana. É como se ele tivesse vivenciado - ou ter vivido - tudo aquilo. Além de mergulharmos no romance, também imaginamos nitidamente a cidade de Roma que é tão bem descrita no livro, isso só aumentou ainda mais a vontade de visitar o país mediterrâneo.

A adaptação espanhola é tão fiel que chego a gostar mais do filme do que livro - isso raramente acontece comigo, com exceção ao O Hobbit - ele possui também uma adaptação italiana, que não é tão acessível e é mais antiga.

Ao todo, esse livro me despertou várias reflexões e a história ainda está fresca na minha memória, apesar de ter lido a algum tempo, a continuação possui o título de Sou louco por você, e há boatos de que o autor irá escrever um terceiro livro, o que é aguardado por diversas fãs, inclusive por mim.

Enquanto não acontece, deixo com vocês a minha citação favorita:

"- Alguma coisa errada?
- Estou com medo.
- Medo de quê?
- De nunca mais me sentir tão feliz assim na minha vida. "

Bruna Barcelos 14/06/2018

Resenha: Três Metros Acima do Céu | Autor: Federico Moccia
Babi é uma jovem patricinha, sempre muito educada, estudiosa e obediente. Seus pais são rigorosos e prezam muito pela educação das filhas. Sua irmã mais nova, Daniela, é um pouco mais “relaxada” e desobediente, gosta muito de uma boa fofoca. Embora Babi seja a mais velha e responsável, um acontecimento marcante ocorre em sua vida mudando-a completamente. Ela acaba se apaixonando por Step, um jovem sem rumo na vida, é o típico bad boy que está sempre se metendo em brigas e diversos outros problemas, inclusive, o contato inicial dos dois foi muito desagradável. No desenvolver da estória, percebemos como Babi vai amadurecendo e o quanto ela passa para poder ficar com Step.

➞ Foi difícil imaginar um final diferente para este livro, Babi se mostrou preparada para passar por diversos problemas junto com Step, até um ponto que foi extremamente abusivo. E apesar de não ter ficado satisfeita com o final, fico contente só de saber que tem uma continuação. Existe o filme denominado “Paixão sem Limites” aqui no Brasil, claro que o livro tem detalhes a mais e diferentes, mas o filme é maravilhoso e quem gosta desse tipo de romance adolescente e cliché, vai amar! E claro, também tem o segundo filme “Sou louco por você”. Alguém já leu ou assistiu aos filmes? Conte aqui para mim, nos comentários.

site: www.instagram.com/p/Bj7jrMzngGz/?taken-by=literariamando

MahFrozen 03/05/2020

Podia ser melhor
O livro demora muito para engatar, tendo uma longa apresentação de personagens numerosos. Senti que o ritmo melhorou em torno de 50%.
O casal protagonista tem muita birra juntos, bem difícil de suportar.
Muitos assédios são relatados no livro, como até a ameaça de "arrancar a calcinha da secretária". Um nojo.
As cenas românticas são bem descritas e até fazem a gente suspirar um pouco, mas logo em seguida traz cenas que já nos fazem ficar indignados com os personagens.
O desfecho é perfeito - não haveria como ser diferente. E a narrativa das páginas finais traz uma melancolia digna dos acontecimentos.
Honestamente, sempre vi elogios a Federico Moccia, mas me arrependi amargamente de ter dado ouvidos, não faz jus aos comentários positivos.
Não leria de novo e com certeza não é um livro que vai ficar na minha estante.

Gabi Luchetta 05/07/2020

Mexeu comigo
Nada como uma paixão para virar nossa vida do avesso.
Porém nem sempre isso é bom.
Fiquei tão nervosa com algumas coisas que aconteceram...e em outros momentos achei tão lindo!
É uma leitura que te faz ter sentimentos contraditórios, pois para mim foi complicado ver as ações do Step e ficar tranquila. Sou muito Babi, de tentar ser sempre a pessoa certinha que não gosta de fazer coisas erradas, e que sofre por ver o mundo desse jeito, onde o certo e o errado tem linhas bem definidas.
Por isso concordo com o final, apesar do coração partido.

Excelsior 07/07/2020

Babi e Step
Comecei a ler " Três metros acima do céu" após assistir a série da Netflix aparentemente baseada no livro e ler a algumas críticas comparativas entre a série e o livro.
Vamos la.
Babi é uma patricinha irritante com mania de superioridade. Por vezes fiquei irritada com a personagem.
Step, por outro lado, é um bad boy de daqueles que de dar medo e impor respeito até nos proprios amigos.
O romance entre os dois não acontece de forma diferente dos clichês que estamos acostumados a acompanhar em livros. Não tem aqueles diálogos melosos de contos de fadas. Mas é um romance cheio de brigas e reviravoltas, tudo com muito detalhe.

Talita.Wondracek 21/07/2020

perfeito
é o livro que deu origem ao meu filme preferido. a leitura flui facilmente e a história é muito gostosa de se ler. me leva de volta a adolescência.

@escritadecabeceira_ 25/07/2020

Paixão sem limites conta a história de Babi e Hache, dois jovens de mundos diferentes que se apaixonam e precisam se adaptar um a vida do outro e lutar contra todos os outros para poderem ser aceitos. Infelizmente, as barbaridades da vida acontecem e complicam cada vez mais a história dos dois.

Instagram: @escritadecabeceira_

site: www.instagram.com/escritadecabeceira_

babyy 28/10/2020

O tanto que amo esse livro não ta escrito!!!! Pretendo reler em breve e atualizar a resenha!!
Mas a história é tão bem escrita que me fez chorar igual criança.