The Invisible Life of Addie LaRue

V. E. Schwab
V. E. Schwab

Resenhas - The Invisible Life of Addie LaRue

Lívia.Beatrice 15/01/2023

Eu amei cada palavra escrita
Victoria Schwab é uma escritora de fantasia Americana. Ela tem uma série de livros de sucesso, e mais recente um dos livros mais falados dos anos de 2020 e 2021, A Vida Invisível de Addie LaRue.

Conhecemos Addie, uma jovem francesa que vive no início do século XVIII, e logo entendemos sua ânsia por liberdade, por fugir da vida que lhe era imposta. Em um momento de crise, ela foge para a floresta a fim de oferecer qualquer coisa por liberdade. Só que é o Deus da escuridão que responde, e ela acaba por cometer um erro grave. A escuridão concede sua liberdade, mas em troca receberá sua alma. Addie passa a ser esquecida por todos que já conhecia, e a cada pessoa nova que cruza o caminho. Basta fechar uma porta, virar a esquina, ou dormir, para que ela se torne uma desconhecida.

“Como você caminha até o fim do mundo?

Um passo de cada vez.”

Além do esquecimento, Addie também ganha a imortalidade, sem nunca envelhecer. E assim, atravessamos 300 anos de história, entre guerras e amores, decepções e arte. Addie atravessa continentes, e aprende a falar muitas línguas, mas não por mais que algumas horas ela é lembrada. Teria ela deixado algum legado? Tudo o que ela escrevia sumia, nem seu nome verdadeiro podia ser pronunciado, mas havia uma possibilidade de não ser completamente apagada: através da arte.

“Não consigo segurar uma caneta. Não consigo contar uma história. Não consigo segurar uma arma, nem fazer alguém se lembrar. Mas arte, ela diz com um sorriso mais calmo, arte é sobre ideias. memórias. Eles são como ervas daninhas, sempre encontrando seu caminho para cima"

A narrativa é em terceira pessoa, e se alterna entre os flashbacks dos 300 anos, e o momento atual (2014). Poucas vezes na vida eu vi uma escrita tão bem-feita, a autora soube deixar claro todas as suas intenções, e tudo fez muito sentido. É um livro impecável e sem falhas.

Nos dias atuais, Addie conhece Henry. Seria mais uma paixão de um dia (para ele) e talvez alguns meses (para ela), até quando ela se cansasse de vê-lo esquecê-la a cada noite. Só que Henry lembra. Para ele, ela não era invisível. Por que?

Este livro é uma obra de arte. É um livro perfeito para fazer jus ao seu plot: suas ideias nunca serão esquecidas. Addie LaRue toca nosso coração, toca em assuntos tão reais quanto ignorados.

“O que é uma pessoa, senão as marcas que ela deixa no mundo?”

Este é um livro obrigatório. Não viva esta vida sem conhecê-lo.

Vivi 14/01/2023

Addie Larue
O livro é bem monótono pois descreve a vida diária de Addie, mas as idas e vindas entre o passado e presente tornam o livro muito instigante, deixando ele fluido de se ler e não maçante. A força e vontade de viver da personagem realmente são inspiradoras e recomendo o livro como leitura um tanto filosófica (por isso pode de ser demora de ler). Adorei e espero ler mais de V.E Schwab!

isabela.taylor2 10/01/2023

É um livro de escrita arrastada, mas no meio a gente pega o tranco porque começa a ficar interessante, dei uma grande chorada no final, e posso dizer que se tiver continuação, lerei com prazer.

lenamendes 09/01/2023

misguided ghost by paramore
sempre ouvi dizerem que addie tem a narração poética, e concordo, adicionando também um peso filosófico claro. o livro contém diversas metáforas sobre o tempo e a vida, o que faz sentido por conta da protagonista, que não sofre (da mesma forma que a gente) os impactos do tempo, conforme ele vai passando. ela não sofre com os "e se?", "não tenho tempo pra isso", "eu deveria ter", "poderia ter", "será?" e etc. para addie, essas questões que nos assombram são saciadas dado momento que ao virar de costas você esquece dela, assim ela pode fazer de novo e de novo e novo, matando as possibilidades, já que sempre dá pra fazer de novo e diferente. o que torna irônico um ato tão básico, que na verdade deveria ser básico, mudar tanto a vida de uma pessoa de 300 anos E O MELHOR ensinar coisas NOVAS.

não me arrependo de não ter corrido pra acabar logo, querendo ou não de certa forma é um livro que você não deve forçar se não tiver vontade. ele te traz muitas sensações, apesar do peso que os sentimentos tem e o quanto isso te aproxima da história, ainda assim não é exatamente o ponto principal. o que mais te marca durante a leitura, é o velho hábito de fechar o livro, olhar pro nada e pensar sobre tudo e nada ao mesmo tempo. eu perdi as contas de quantas vezes fiz isso, v.e. introduz a vida crua como ela é, assim como a existência humana também, que dentro de nós é solitário, é vazio e sim temos amigos, família e etc, mas tô falando do interior, é solitário, temos apoio pra enfrentar medo e tudo de ruim, mas é a gente pela gente. e temos limite pra isso: tempo.

Nessa 07/01/2023

addie larue vc sempre será famosa
"but a life without art, without wonder, without beautiful things?she would go mad. she has gone mad."

uau que livro, é até difícil descrever o quanto eu amei cada detalhe, a escrita é poética, envolvente, arrebatadora. todo esse livro é brilhante e genial, toda relação da personagem com a arte, foi fascinante ler cada página.
o tanto que eu amei a addie, ela é incrível, mesmo com o empedimento de ser lembrada, sendo fadada ao esquecimento, ela conseguiu deixar a sua marca no mundo através da arte, sendo a musa de artistas. ela é com certeza a minha favorita. e pra mim "right where you left me" da taylor é a música da addie ????

?do you think a life has any value if one doesn't leave some mark upon the world??

agora o luc, ele com certeza é um personagem que divide opiniões, tem pessoas que amam e outros que odeiam, e eu faço parte do primeiro grupo, cada vez que ele aparecia dizendo "my adeline" eu ficava AAAAAAAAAAAAAAA, e confesso que shippei ele com a eddie (não me orgulho disso).

e o henry, eu consegui compreender todos os medos e as aflições, o desejo de ser amado, o tempo passando muito rápido, a questão de sentir as coisas com muita intensidade.

esse livro foi uma experiência avassaladora, quebrou meu coração em um milhão de pedaços, chorei muito no decorrer da leitura, me apeguei muito aos personagens e addie larue vc sempre será lembrada por mim!!! virou um dos meus livros favoritos da vida ??????????

Cake 02/01/2023

Denso. Bem denso.
Eu demorei incríveis 2 meses pra conseguir terminar esse livro.

Não que seja ruim, pelo contrário, é mto bom. A escrita é mto boa, mas além de boa ela é beeem densa.

O booktok me vendeu esse livro como uma fantasia incomparável. Fui ler esperando tal mas me deparei com algo que ia mto além de uma fantasia.

Esse livro não foi feito para apenas ser lido, mas sim absorvido e experienciado.

Talvez o fato de eu ter lido a versão em inglês tenha contribuído para que fosse uma leitura tão árdua.

Mas independentemente de qualquer coisa, é um livro muito bonito e muito bem escrito.
Não é um livro para quem está esperando grandes aventuras(o que foi meu caso), mas sim para quem está a procura de uma experiência um tanto quanto introspectiva.

Quanto vale sua vida? Você deixará sua marca? Muito bom e gostei bastante.
????????

Jubs 30/12/2022

Muito sofrimento... 5 estrelas favoritado ??
Esse livro me fez querer ser viver para sempre e nunca mais viver simultaneamente. A primeira coisa que eu pensei quando acabei foi em matar a autora por me fazer chorar igual uma condenada, a segunda foi como esse é um dos melhores livros que eu já li.
Tem hora que a história é bem parada, principalmente quando ela volta no passado da Addie e do Henry. E é cada descrição longa e cansativa... Mas nada que persistência não resolva.
Agora os personagens são maravilhosos. A Addie virou uma das minhas protagonistas preferidas, e o Henry já é o mais novo amor da minha vida. A V.E também construiu o Luc e os personagens principais muito bem, e a dinâmica de tudo no livro é perfeita.
Top 10 leituras desse ano com certeza!
??????????/

Bárbara 28/12/2022

to find a way or make your own
I remember you Addie. Adorei a escrita da autora, protagonista deprimida pode contar comigo pra tudo, me envolvi completamente na história da Addie, confesso, no entanto, que tive pouca paciência para o Henry, a história dele pouco me convenceu e só serviu mais de apoio para a história da Addie, mas achei os motivos e a maldição do personagem muito nada a ver, talvez tenha falhado em interpretar e ver algo mais profundo em suas razões mas foi isso que senti, homem deprimido e chato, tive que dar uma pausa na leitura por causa do personagem mas depois voltei e continuei envolvida na narrativa principalmente porque estava curiosa em saber como terminaria, vi comentários sobre o final ser clichê mas não achei nada clichê, acho que foi o único final possível e achei sim adequado à história. A escrita é maravilhosa e assim como Addie eu também gostaria de ser uma árvore.

guigs 22/12/2022

err...meio maçante
Criei muita expectativa pra ler pq vi muita gente falando sobre, mas abandonei por 2 meses de tão chato que era kkkkkkk, a narrativa acaba sendo muito devagar e arrastada, apesar de a história ser boa e ter um plot bom também. O final é legal, um bom livro pra quem tá se acostumando a ler em inglês

Nadia.Duarte 22/12/2022

The invisible life of Addie LaRue, faz tempo que não ia tão sem expectativa pra um livro. A princípio tive certo preconceito por se tratar dum livro que figura no hype. Fui surpreendida pelo estilo do livro entrega muito mais do que um água com açúcar, mas sem deixar de ser um água com açúcar. E, mais ainda surpreendida com meu nível de comprometimento emocional com a leitura. Me desafiei de ler em inglês e fato que ocorreu muito bem (ganhei amplo vocabulário em fenômenos da natureza kkkk). Tem algumas coisinhas que me incomodaram, só que não sei se são limites da escritora ou limites da minha leitura, mais provável que sejam limites da minha leitura.

Liz 21/12/2022

?Books, she has found, are a way to live a thousand lives?or to find strength in a very long one.?
Não sei se eu seria capaz de descrever o que esse livro fez em mim. Me trouxe tantas reflexões que em algum momento a cabeça começou a torcer tudo. Simplesmente adorei.

Maria 19/12/2022

Reler esse livro foi uma experiência maravilhosa.
O jeito como a autora escreve é algo único, ela vai intercalando entre o passado e o presente, tudo isso com escrita poética.
A vida invisível de Addie LaRue te faz pensar e repensar sobre muitas coisas, como a marca que a gente deixa, a arte, o amor e a dor de ser esquecida por todos.
E os persongens, eles te cativam muito porque há muitos momentos em que você se identifica com eles.
É um livro maravilhoso e que te emociona.

Ale 17/12/2022

...só queria esquecer esse livro pra poder reler de novo...
é isso
isso me faria feliz de novo
porque agora só conheço a tristeza