The Invisible Life of Addie LaRue

V. E. Schwab
V. E. Schwab

Resenhas - The Invisible Life of Addie LaRue

bia 05/02/2023

desisto das recomendações do tiktok
Quase abandonei essa leitura. A escrita é cafona, com frases prontas que tentam ser poéticas. Os flashbacks são sempre a *mesma coisa*, apenas em lugares diferentes. Parecia que eu estava lendo a mesma cena um milhão de vezes.
O romance não me convenceu.
A leitura é MUITO maçante: o livro não tem absolutamente nenhum plot até praticamente as últimas cem páginas. Não gostei nem do final.
Enfim, desisto de ler recomendações do tik tok ?
mari 05/02/2023minha estante
Rainha

Flor do deserto 05/02/2023

I Will never forget you
Título: A Vida Invisível de Addie La Rue
Autor: V. E. Schwab.
Classificação: +16 anos.
Nota: ????? + ?
?Sinopse: passe para o lado
?? ?????? ??????? ??? ???????? ? ? ??????????ç?? ??????????

? Início essa resenha dizendo em alto e bom som: Addeline La Rue, eu jamais me esquecerei de você. Addie deixou sua marca no mundo, inclusive na epígrafe do meu TCC tem a seguinte frase:

?? Porque a felicidade é breve, mas a história é duradoura e, no fim, todo mundo que ser lembrado.?

? E por esse motivo fica claro o quanto esse livro me tocou profundamente e de tal maneira que penso na história de Addie todos os dias. Eu refletia, me colocando no lugar da Addie e sentindo seu desespero por ser esquecida, querer deixar sua marca e não conseguir.

? A linguagem é mais poética, profunda, o que não tira a beleza do livro, de forma alguma. Apenas aperfeiçoa a profundidade do enredo, porque essa não é uma história bonita, floreada, é uma história real de uma mulher que viveu mais de 700 anos em busca de liberdade.

?O que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás??

? Portanto, o foco do livro não é o romance, mas sim as inúmeras tentativas de Addie de ser lembrada. É uma história dolorida ao ponto de que eu pude me sentir no lugar de Addie a cada tentativa falha de deixar a sua marca no mundo.

? Eu amei acompanhar todas as vidas da Addie, ver as obras de arte que as inspiraram, os acontecimentos históricos ao qual ela participou. A cada vida, um novo aprendizado e ao ler, acabava por aprender junto com a Addie.

? Sim, foi aquele livro que me destruiu e levou cinco estrelas porque sempre que posso lembro de como essa história me tocou. Um dos meus livros favoritos da vida com toda certeza! Leiam!

E vocês, Já leram esse livro? Ficaram com vontade de ler? Deixem aqui nos comentários. Beijos, livros e donuts ????

mirenalizabeth 04/02/2023

EU AMEEEEI gente que babado de livro booooommmmm, me emocionei demais e fiquei viciada, vivendo e respirando esse livro!!!
tirei meia estrela pelo romance que não me convenceu nem me envolveu tanto, talvez por eu não estar tão na vibe de ler romances no momento...

Lorrayne104 03/02/2023

Esperava muito mais
Comecei a leitura com altas expectativas, as quais, infelizmente, não chegaram nem perto de serem cumpridas. Por inúmeras vezes pensei em abandonar a leitura, não porque ela estivesse de todo ruim, mas simplesmente porque não me cativou, não me manteu presa a ponto de me fazer querer terminá-la o mais rápido possível. Não leria esse livro novamente em hipótese alguma e não sei se indico, sinto que essa é uma daquelas leituras para as quais não existe um meio termo: ou você ama ou odeia. Então acho que vai de você correr o risco e, se estiver disposto (a), vivenciar sua própria experiência com "A Vida Invisível de Addie LaRue".

books.gabt 02/02/2023

The Invisible Life of Addie LaRue ? ? V. E. Schwab
[RELEITURA]

?| "What she needs are stories.
Stories are a way to preserve one's self. To be remembered. And to forget.
Stories come in so many forms: in charcoal, and in song, in paintings, poems, films. And books.
Books, she has found, are a way to live a thousand lives?or to find strength in a very long one."

"...it is sad, of course, to forget.
But it is a lonely thing, to be forgotten.
To remember when no one else does."

"Three words, large enough to tip the world. I remember you."

"Because time is cruel to all, and crueler still to artists. Because visions weakens, and voices wither, and talent fades.... Because happiness is brief, and history is lasting, and in the end... everyone wants to be remembered."

"Being forgotten, she thinks, is a bit like going mad. You begin to wonder what is real, if you are real. After all, how can a thing be real if it cannot be remembered?"

"His heart has a draft. It lets in light. It lets in storms. It lets in everything."

"remember seeing that picture and realizing that photographs weren?t real. There?s no context, just the illusion that you?re showing a snapshot of a life, but life isn?t snapshots, it?s fluid. So photos are like fictions. I loved that about them. Everyone thinks photography is truth, but it?s just a very convincing lie."

"Adeline has decided she would rather be a tree, like Estele. If she must grow roots, she would rather be left to flourish wild instead of pruned, would rather stand alone, allowed to grow beneath the open sky."

"The first mark she left upon the world, long before she knew the truth, that ideas are so much wilder than memories, that they long and look for ways of taking root."

"Because happiness is brief, and history is lasting, and in the end,? he says, ?everyone wants to be remembered."

[...] + Frases no Kindle!

TAssia19 31/01/2023

Eu vi uma frase sobre esse livro dizendo que é uma vida que ninguém lembra e um livro que ninguém vai se esquecer, e realmente isso fez sentido para mim.

Dos 90% em diante eu só chorei... com a intensidade de sentimentos que a história teve...

Em algumas partes eu criei várias teorias que no final se concretizaram, porém a forma como foram se encaixando na história, me pegou em cheio. Como vim de livros com finais felizes e doces, esperava que esse fosse teu mesmo tipo de final porém o final foi muito agridoce.

Confesso que já tinha me conformado porém o 2016 me pegou em cheio e me deu muita esperança e o desejo de ter um livro dois, apesar de saber que não terá um livro dois E que provavelmente eu não gostaria de uma continuação.
Acho que finalizou de uma forma que deixou uma porta aberta para nossa imaginação mas um final aceitável, surpreendente e bom.

Agora A Vida Invisível Addie LaRue entrou para minha lista de livros favoritos da vida e livros que irei pregar a palavra até todos leiam.

Wingedchaser 30/01/2023

Chegou hoje!
Só pra dizer que essa edição é LINDA!! Super vale a pena. Ela é pequena, porém fica uma gracinha assim! As ilustrações de dentro tb, perfeitas!

Julia.Vieira 25/01/2023

Ideia muito boa, mas a execução teve alguns probleminhas.

Pra mim o livro ter 500 páginas não se explica. Acaba se estendendo e perdendo o interesse do leitor com tantas repetições na tentativa de explicar algo que a autora poderia facilmente cobrir em um ou dois parágrafo ou até deixado para a interpretação e própria conclusão do leitor.

Tirando isso gostei muito da Addie e do Luc, que querendo ou não foram mais exploradora já que o Henry só aparece lá pela página 270 (kk).

Talvez por isso achei o Henry um personagem meio sem profundidade, apesar da história dele tentar MUITO nos comover. Os capítulos dele não chegam a ser chatos, da até pra se identificar e se solidarizar com ele em algumas partes, mas as ações dele não parecem tão plausíveis pro personagem quanto as da Addie se é que dá pra entender.

Conclusão: meio que torci pro Luc ficar com a Addie.

Juh 25/01/2023

Tem uma história muito interessante mas o maior problema desse livro (pra mim, é claro) é a riqueza dos detalhes. Puxa, eu já desisti do livro em menos da metade pq não aguentava esperar a autora detalhar cada detalhe do cenário.
Depois da metade da história ficou mais fácil a leitura e me adaptei com os personagens.
Gostei bastante do decorrer dos acontecimentos e o final eu gostei bastante também, estava curiosa de como ia acabar o livro achando q não ia ser tão bom, mas achei que a Schwab encontrou o final ideal.

bia 25/01/2023

You are the art.
Nunca escrevo resenhas, mas não consigo parar de pensar sobre esse livro. Realmente, ele é tudo isso que falavam! Tanto pela escrita, quanto pelos personagens.
Imagino que seja impossível ler essa história e não passar horas pensando sobre ela depois de terminar. Isso por conta de sua profundidade, e pela forma com que tudo se arrasta melancolicamente por cada capítulo dentro do livro.
Cada página faz você sentir algo diferente, mas o que me acompanhou durante toda a leitura foi a sensação de desamparo. A forma como apesar de tentar, Addie nunca seria capaz de ter uma vida completa, nunca poderia ser vista verdadeiramente.
Não que Addie tenha sido esquecível,sua história ficará marcada no coração de muita gente, para sempre. Principalmente porque que o fator mais impressionante desse livro, é o quanto é possível se identificar com a personagem e com suas batalhas. Até porque, em algum momento, todo mundo já se sentiu invisível.

dhy_vagando 20/01/2023

Ideas are wilder than memories
O livro começa com uma excelente ideia... Mas acaba por aí.
Não consigo nem descrever quão grandes eram minhas expectativas pra esse livro. Uma garota que vive 300 anos e ninguém lembra dela? Esperava altas histórias e coisas legais que ela tivesse feito... Recebi nada.
As pessoas geralmente elogiam a escrita mas eu não achei nada demais... Tem algumas frases bem legais, mas a narração em si não é extraordinária.
A personagem principal é rasa e clichê. Lembra as protagonistas de livros YA dos anos 2010.
Os outros personagens também são pouco desenvolvidos e não consegui me importar com eles. O único que foi bem escrito é o Henry, principalmente nas cenas que mostravam a ansiedade dele... Achei bem sensível e relatable.
De resto, o ritmo da história é sonolento, quando você acha que teve uma reviravolta e vai ficar interessante, tudo volta a ficar monótono. Eu quase tive pesadelos com os "France, 17...", de tão chatos.
O final eu também achei meio preguiçoso, mas foi fofinho.
Por fim, entendo porque a galera gosta desse livro, tem várias reflexões e tudo mais, mas mesmo essas começaram a ficar meio rasas de tão repetitivas ao longo do livro. Acho que não foi pra mim, mas...

"I remember you"
for.warner 20/01/2023minha estante
é doloroso ver alguém criticando meu livro preferido e ser tudo verdade ? concordo com você em tudo

dhy_vagando 20/01/2023minha estante
KKKKK eu te entendo. Mas é isso, às vezes bate pra alguns e pra outros não, é a vida. Eu queria muito ter gostado

Emmie E. 18/01/2023

Inesquecível!!!
Todos podem se esquecer dela, mas não esquecerão da sua história. Eu com certeza não vou.

1714.

"Nunca reze para os deuses que respondem depois que anoitece."

Adeline LaRue está desesperada. Nascida e criada no pequeno vilarejo de Villon na França, Addie tem um medo crescente de que sua vida se resuma apenas a mediocridade e pequenez de onde vive.

Agora prometida a um destino de casamento, filhos e exaustão até a morte, ela precisa de uma saída. Addie reza, implora, suplica a qualquer deus que esteja ouvindo para que a livre daquele destino para que lhe ofereça uma vida maior e mais significativa do que a que está batendo à porta.

Enquanto ela reza, os dia se vai e a noite começa a se exibir pelos seus. Addie continua a rezar.

Até que ELE responde.

2014.

300 anos se passaram e Addie se lembra de cada detalhe. Desde o momento em que o estranho deus lhe encontrou na floresta e ofereceu um acordo.

Uma existência longa de liberdade em troca da sua alma quando Addie se cansasse do mundo.

Uma liberdade em que ela pode ir e vir para onde quiser, conhecer o mundo inteiro e muitas das pessoas que vivem nele e se lembrar de todas elas, mas nenhuma vai se lembrar de Addie.

"Adeline"

Nenhuma marca que ela fizer será capaz de ficar gravada no momento ou na história. Incapaz de criar raízes. Incapaz de dizer seu próprio nome. Incapaz de ser lembrada.

Ninguém se lembra.

"Eu lembro de você."

Henry Strauss não consegue acreditar que a mesma garota que meio que roubou um livro no dia anterior está tentando trocá-lo por outro.

Henry é a única pessoa que consegue se lembrar de Addie. Ela é a única pessoa que pessoa que o vê de verdade. No entanto, tudo tem um porém e com Addie e Henry não será diferente.

Eu não tenho nem palavras para descrever esse livro. Assim que ele lançou eu fiquei com uma vontade tremenda de ler, mas sempre adiei. Quando o hype ficou no auge e muita gente falou que não gostou, eu comecei a ficar com medo.

Mas, para mim, esse livro não poderia ter sido melhor. Eu me emocionei, fiquei feliz, apaixonada, angustiada e tudo o que tinha direito. A história de Addie é tocante e a escrita da Schwab é simplemente sensacional.

Eu gostei muuuito do final, embora haja algumas discussões por aí. Achei que foi coerente e deixou aquele ar de "Meu Deus, e agora?"

Foi o meu primeiro livro da autora, mas com certeza não vai ser o último.

Minha primeira leitura de 2023 foi sensacional e já é candidata a uma das melhores do ano!!

E vocês? Já leram A Vida Invisível de Addie LaRue? O que acharam?
Escreverlendo 18/01/2023minha estante
Ainda não li mas fiquei com vontade de ler através dessa resenha top!

Paula 18/01/2023minha estante
Eita como eu quero ler esse livro nao ta escrito, parece ser tao bom .. desde que ele deu um boom no bookgram eu fiquei curiosa! Amei a resenha

nina 18/01/2023minha estante
livro maravilhoso! uma das minhas melhores leituras de 2022

Nat Woods 19/01/2023minha estante
Quero muito ler esse livro em 2023!!

India 19/01/2023minha estante
Estou louca para fazer essa leitura, ja vi muitas resenhas ótimas sobre ele.

bibliotecadamalu 19/01/2023minha estante
Eu estou pretendendo ler esse ano! A minha intenção era esperar o hype dele passar

Mila 19/01/2023minha estante
Não o livro ainda, mas tenho muito curiosidade porque ninguém se lembra da personagem e a única que lembra fico pensando: Por que ele lembra dela?

Bia 19/01/2023minha estante
Tô planejando ler esse livro esse mês ainda ?

Janny (@asloucasdoslivros) 19/01/2023minha estante
Esse livro só traz resenhas maravilhosas, preciso muito ler.

Lua 19/01/2023minha estante
Ainda não li esse livro acredita?! Mas quero muito conhecer e saber mais .

Yasmin 19/01/2023minha estante
nossa um dos meus favoritos da vida! amo demais

Sparr 19/01/2023minha estante
Esse livro ficou como o meu favorito do ano passado. Gostei da cadência da escrita e de toda a aura desse quase reconto Faustico.

Lu Resenhando 19/01/2023minha estante
Curti demais sua resenha. Esse livro está na minha tbr.

@minhasleiturices 19/01/2023minha estante
Ah quero tanto ler esse livro ??

Mundodaliaa0 19/01/2023minha estante
Quero muito ler esse livro. Tem um enredo atrativo e envolvente

Brendinha 19/01/2023minha estante
Preciso desse livro, a cada resenha que vejo tenho mais vontade de ler

bela139 18/01/2023

"..nao quero morrer como vivi, o que nao é vida."
honestamente, eu nao sei como começar a falar sobre esse livro, todo o vazio que eu senti lendo ele, so por ter me colocado no lugar da addie, foi uma das melhores coisas que eu ja senti enquanto lia um livro (olha que eu ja estou ha alguns muitos anos nessa industria vital).
Schwab faz com que tu invada a europa e new york, sentindo o clima e os lugares, mesmo sem ao menos ter saido do brasil.
inexplicável, ensinamentos para toda a vida.
eu me lembro de voce, addie larue.

Maria 18/01/2023

Interessante, porém lento
Amei a história, mas só peguei um pique mesmo da história lá pro 40%, quando descobrimos pq o Henry consegue lembrar da nossa Addie. A relação dela e do Luc é impecável, e o final surpreendente.

Bea 17/01/2023

pura arte mas não é para qualquer um
tenho nem coragem de tentar fazer resenha pra essa obra prima aqui, mas preciso dizer para quem ficou em dúvida se é bom ou não que: é uma escrita mais densa, poética, tudo é arte, uma vida longa que nunca acaba com dias iguais porque ninguém se lembra então ela tem que começar tudo de novo todo dia, mas essa foi a segunda vez que eu li e me abraçou do mesmo jeito que a primeira, me prendeu do começo ao fim, me encantou e como da primeira vez me fez questionar mta coisa na minha vida e implorar pro universo me apresentar alguém que ame tanto essa história quanto eu porque Addie LaRue merece conversas, passeios, obras e toda beleza da vida porque essa é a história, um romance belíssimo com aquele toque francês e artístico, mas claro que tbm é uma fantasia e tem seres místicos, que nem o Luc que foi quem amaldiçoou ela, então tem pra todo gosto. Por fim, não é uma história para todos, mas quem tem esse ponto de vista, quem se questiona mto sobre o passado e sempre quer novas chances pq acha que fez errado, quem tá tentando entender o que é a vida e o que fazer, é uma aventura que vale a pena.