The Invisible Life of Addie LaRue

V. E. Schwab

Resenhas - The Invisible Life of Addie LaRue

Viviane 13/04/2023

The Invisible Life of Addie Larue
Que livro surpreendente! Adorei a leitura, um texto que te leva pra dentro da história e te faz pensar como seria uma vida assim. Um texto rico em detalhes e sensações, impossível parar de ler!

Excelente! Amei!

karolina 09/04/2023

I remember you
ja li esse livro tantas vezes em português e essa é minha primeira releitura dele em inglês, e, o que tenho a dizer: essa experiência foi incrivel, linda, avassaladora
esse é o livro que, eu digo com toda certeza, você rem que ler pelo menos uma vez na sua vida, ele é tudo! meu livro favorito do mundo todinho sz
boa leitura!

Shxro 05/04/2023

?Como você anda até o fim do mundo?Um passo de cada vez.?
Releitura de Addie LaRue.

Eu sinto que nunca irá existir outro livro que irá superar esse. Sei que muita gente não gosta e entendo os motivos, mas eu nunca vou parar de panfletar esse livro. Eu sinto que esse livro foi escrito para mim, não exclusivamente para mim, obviamente, mas para pessoas que pensam como eu, pois a Schwab escreveu tudo o que eu penso. Não só o que eu penso, mas o que eu costumo refletir e principalmente, sentir. O Henry sou eu. Nunca vi um personagem tão parecido comigo. Parece que a autora abriu o meu cérebro, puxou todos os meus medos e anseios e colocou no Henry. E para mim isso foi muito importante. Poder perceber que outras pessoas sentem isso, sentem-se dessa forma além de mim é, de certa forma, aliviante. Saber que o que eu sinto não é apenas uma bobagem, que não é algo irrelevante, pois outras pessoas se sentem da mesma forma, faz eu dar mais valor aos meus próprios sentimentos. Faz eu encarar com mais seriedade a forma como eu me vejo.

Quando eu digo que esse livro mudou a minha vida, eu estou realmente falando sério. Ele mudou totalmente a forma como eu vejo a mim mesma e ao próximo. É bizarro perceber o poder que eu livro tem e você só sente o quão bizarro isso realmente é quando ele muda você.

Eu li muito mais rápido dessa vez e sinto que aproveitei muito mais a leitura. Pude marcar muito mais e fazer mais marcações. Eu li ele pela primeira vez faz quase dois anos e mesmo que não seja muito tempo de diferença, a minha forma de ver esse livro mudou muito.

Tem uma questão do Henry que acho muito interessante e quando eu li pela primeira vez, eu não me vi muito nisso, mas agora é completamente diferente. Há um momento do livro em que Henry fala o quanto ele tá perdido no mundo. Ele não sabe o quer fazer na vida e mesmo já formado e fazendo doutorado, ele não sabe se é realmente esse curso que ele quer. A indecisão reina nele, enquanto os amigos e colegas parecem ter a vida definida, saber o que realmente quer. E agora eu sinto TANTO isso que me causa uma angústia. E é engraçado, pois eu sempre tive certeza de que era esse o rumo que eu queria tomar para a minha vida, de que era essa a faculdade que eu queria fazer. Mas hoje em dia, é impossível não pensar se eu fiz a escolha certa, se é esse o caminho que eu quero. Eu não sei, simplesmente não sei mais e isso me corrói. E o pior é que começa o julgando, não apenas do outro, mas de si mesmo, pois você está envelhecendo, está sentindo que está sem tempo e mesmo assim você ainda não decidiu o que quer para sua vida. Não decidiu o que quer da sua ÚNICA vida.

"? O que deseja para si? ? perguntara, e Henry ponderou dizer o orgulho dos meus pais, mas não a considerara uma boa resposta, por isso dissera a coisa que lhe parecera mais verdadeira, a seguir a essa ? que sinceramente não tinha a certeza. Que piscara os olhos e, de alguma forma, os anos tinham passado, e toda a gente marcara o seu trilho, fizera o seu caminho, e ele ainda estava de pé, num campo, sem saber onde cavar."4

Você nunca será perfeito, mas você tenta, porque você quer ser aceito, você quer ser amado. Você está cansado de ser abandonado, de estar sozinho. Então você se transforma, se molda para cada pessoa, vira alguém que não é você para ser perfeito. Você acha que é perfeito, mas não é. Só que é muito menos doloroso você ser uma farsa do que viver na solidão.

"Beba uma dose toda vez que ouvir que você não é o suficiente.
Que não se encaixa.
Que não tem a aparência certa.
Que não tem o foco certo.
Que não tem a determinação certa.
Que não é a hora certa.
Que não está no caminho certo.
Que não tem o futuro certo.
Que não tem o presente certo.
Que não é a versão certa de você mesmo."

E entender que sua própria essência é falha e imperfeita, entender que o problema não é você, entender que sempre vai haver alguém que olhará de verdade para você e que te aceitará da forma que você é, é o melhor começo para amar a si mesmo.

Isso são apenas algumas reflexões que esse livro me trouxe. Para muitas, essas reflexões podem ser óbvias demais ou sem valor, mas para mim é muito diferente. Eu era muito cega, eu não entendia muita coisa e isso livro me ajudou muito (assim como gente ansiosa.)

Enfim, eu poderia ficar horas falando o quanto eu amo esse livro e tudo o que ele me faz pensar. Já falei muito sobre ele na minha outra resenha, sobre a história em si e outras críticas, então não vou ficar estendendo aqui. Só queria dizer que eu levarei esse livro para o resto da minha vida.

Schwab, obrigada por escrever o que eu sinto.

Thaís Almeida 02/04/2023

Premissa boa porém a execução nem tanto
Se o livro fosse menos cansativo poderia ter sido bem melhor, não consegui me conectar com a personagem principal e fiquei irritada algumas vezes com ela. A premissa do livro é muito boa mas cansativa e entendiante em muitas partes. O plot de uma parte específica é bem bacana mas depois se perde também, no final me deixou curiosa para saber como iria terminar, e gostei bastante do final e como tudo se "conectou" com a realidade.

Lilian 01/04/2023

Meh
A premissa do livro é boa. A execução da história deixa a desejar. 200 páginas teria sido suficiente para torná-lo um bom livro, entretanto, a autora fez a gente viver a terrível vida de Eddie LaRue por 300 anos. Não aguento mais. Ela quase se redime no final por fazer algo sucinto.
Releria o livro em 10 anos? Não.
Recomendaria o livro? Não.
O livro mexeu com minhas emoções? Não.
Esses são meus indicadores se o livro foi bom ou não.

Nairim 30/03/2023

Me surpreendeu
O começo do livro é bem exaustivo, pensei em desistir muitas vezes. Mas acontece que eu não consigo desistir fácil e fiquei um mês tentando dar uma chance. Mas foi ficando bom e a leitura me prendeu depois da metade, valeu muito a pena. Chorei muito no final, mesmo sentindo o que iria acontecer.

Recomendo o livro para quem tem paciência!

Ana 08/03/2023

I remember you
Addie LaRue foi um livro que tive alguns problemas. Inicialmente tentei ler ele físico mas não consegui continuar e acabei abandonando, mas esse ano voltei a tentar a leitura, dessa vez com audiobook, e me dei melhor!

A premissa é super interessante e cativante, mas confesso que o meu maior problema com o livro é sua extensão: acredito que poderia ter sido bem mais resumido. Porém, não é algo que eu considere totalmente ruim, já que possa ter sido uma escolha da autora se atentar tanto aos detalhes e passado e presente dos personagens.

Acho que é um livro super válido de ler que eu, pessoalmente, recomendo que seja através do audiobook!

Danny 07/03/2023

Fraco
Eu não gostei do livro. Tem uma premissa boa, mas uma execução penosa de ruim.

O livro é chato, a linguagem poética da autora foi incapaz de me prender. Lia no ódio, pois não desisto.
A personagem principal é insuportável.
O livro levou 10 anos pra ser concluído e ainda assim saiu assim.

Addie faz um pedido pra noite, e um deus acata seu desejo, que vira uma maldição. Uma vida imortal fadada ao esquecimento. Ninguém se lembra da addie, todos se esquecem dela, e ela viva sozinha durante séculos. Até um dia ela conhece alguém que lembra, será sorte do destino ou só mais jogo dos deuses.

Addie é uma personagem cheia de erros, egoista e convenhamos má, vive uma vida difícil e em nenhum momento ela muda e tenta fazer as coisas diferentes, sendo boa.

Fez apenas 1 ato decente, ao final do livro.

Emiliaarnhold 05/03/2023

When Addie La Rue makes a pact with the devil, she trades her soul for immortality. But there's always a price - the devil takes away her place in the world, cursing her to be forgotten by everyone.

Addie flees her tiny home town in 18th-Century France, beginning a journey that takes her across the world, learning to live a life where no one remembers her and everything she owns is lost and broken. Existing only as a muse for artists throughout history, she learns to fall in love anew every single day.

Her only companion on this journey is her dark devil with hypnotic green eyes, who visits her each year on the anniversary of their deal. Alone in the world, Addie has no choice but to confront him, to understand him, maybe to beat him.

Until one day, in a second hand bookshop in Manhattan, Addie meets someone who remembers her. Suddenly thrust back into a real, normal life, Addie realises she can't escape her fate forever.

gabie 04/03/2023

Definitivamente, esse livro é diferente do que eu esperava

mas de um jeito maravilhoso, eu não esperava que ele fosse ser tão bom quanto é; Addie LaRue não é um daqueles tipos de livros que se devora e se lê em um dia ( pode até ser, mas eu não acho que teria o mesmo efeito se lido desesperadamente)
Ele precisa de uma digestão mais devagar e, sobretudo, pensar no que se lê, divagar sobre a história e seus detalhes.
é viciante e calmo ao mesmo tempo, de um jeito que torna tudo equilibrado e muito gostoso de se ler

a história em si é muito boa e bem trabalhada, com detalhes e reviravoltas que não são esperadas, e os grandes nomes e obras de arte no meio só deixam tudo mais lindo e rico

é definitivamente uma história inesquecível que eu vou levar pra sempre no meu coraçãozinho
paloma 04/03/2023minha estante
que bom que vc gostou gabi, esse livro é bom demais mesmo ????

Violet 28/02/2023

I remember you
Nossa a premissa do livro é MUITO BOA. mas acontece de algumas partes serem muito chatas (os capítulos do passado do Henry são insuportáveis)
em geral achei bem legal a história e os personagens mas ainda estou em dúvida se gostei ou não do final

Larissa3149 19/02/2023

Olha, tem que ter coragem e muita, muita força de vontade.
O tanto que eu achei esse livro chato não está escrito viu, meu deus, que morte lenta (lenta mesmo, quase um ano lendo essa bomba) foi ler esse livro. Em primeiro lugar: Addie é uma das personagens mais sem graça que eu já vi na vida, ela é tipo uma Bella Swan, só que mais morta, mais sem graça, mais sem sal, totalmente água de salsicha. Em segundo lugar: esse livro podia ser menor, esse livro TINHA que ser menor, basicamente 200 páginas já eram suficientes para passar a história, porém a autora é prolixa e escreveu umas 300 páginas de nada, só de Addie indo pra lá, pra cá, fazendo nada, reclamando, Luc aparecendo e sendo chato e blablabla. Em terceiro lugar: como que pode uma pessoa viver trezentos anos e continuar sendo egoísta e usando as pessoas? Em momento nenhum do livro Addie faz alguma coisa boa ou ajuda outra pessoa, ela acha que servir de musa inspiradora é grande coisa, mas assim, serviu pra nada isso no final das contas. A única vez em trezentos anos que aparentemente ela ajudou outro ser vivo foi quando ela decidiu "adotar" Livro, o gato do sebo. Em quarto lugar: Henry deveria era ter feito terapia ao invés de ficar fazendo pacto com demônio por aí, essa necessidade de ser amado a qualquer custo tem nome e pode ser trabalhada com terapia e remédios, diga-se de passagem. Enfim, eu realmente não tenho nada de positivo para falar sobre esse livro, a única coisa que achei meio legal foi ver alguns momentos históricos através da ótica de Addie, mas como esses momentos não são o foco do livro, eles ficam em segundo plano e não há detalhamento, ou seja, nem a parte legal é tão legal assim no final das contas. Fora isso, a única coisa que esse livro me mostrou é que realmente vale a pena viver uma boa vida curta do que viver uma vida eterna miserável.

Lisi 13/02/2023

O livro é incrível, os personagens muito bem desenvolvidos e o enredo te prende bastante.

O único problema que encontrei foi que em algumas partes a autora enrola muito o caminhar da história com flashbacks e cenas que poderiam tranquilamente não existir, tornando a leitura arrastada em alguns pontos.

A parte final é bem emocionante e te faz ler bem rápido pra saber como termina!

giovanna 11/02/2023

Addie LaRue
?Encontrarei um caminho, ou criarei um próprio.?

?Vai demorar bastante tempo, mas o tempo é a única coisa que Addie tem de sobra. Então ela abre os olhos e começa de novo.?

?As ideias são mais indomáveis que as lembranças. E ela também pode semeá-las.?

?Da mesma maneira que se vive por um ano. Um segundo de cada vez.?

?Às vezes, a vida pode parecer muito longa, mas, no fim das contas, passa rápido demais.?

pepa! 08/02/2023

But isn?t it wonderful, to be an idea?
Minha jornada com esse livro foi bem longa, desde o momento que eu quis lê-lo, até a espera para conseguir essa versão e também o exercício mental que eu fiz para não por muitas expectativas nele (por medo de eu me decepcionar).

Mas a espera valeu muito a pena. Eu li bem devagarinho saboreando cada frase desse livro e amei muito a experiência. Ele é um livro mais lento de se ler e sem muito plot, bem focado nos personagens (o que eu vim a descobrir que amo demais).

Eu me vi muito na Addie e no Henry também. Esse livro traz vários temas importantes e que nos faz refletir muito durante a leitura, além das frases magníficas que estão presente (e muito!) em todo o livro.

Eu acredito que se esse livro tivesse sido escrito por outra pessoa ou de outra forma, eu provavelmente não iria gostar. Mas que bom que ele existe e que pude ter essa experiência incrível