Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Cacá 06/03/2011

Janie era uma garota comum, estudava, trabalhava para juntar dinheiro para a faculdade. Vivia com a mãe alcoólatra que não fazia nada além de esvaziar garrafas de bebidas e as deixar espalhadas pela casa. Mas o maior problema de Janie era a hora de dormir. Não a hora em que ela dormia, mas se alguém dormisse no mesmo cômodo que ela. Janie era sugada para dentro do sonho das pessoas e ficava presa neles, na maioria das vezes paralisada, enquanto o sonho durasse. Alguns sonhos eram íntimos demais, embaraçosos, aterrorizantes. E ela não podia fazer nada além de assistir e esperar a pessoa acordar. E como era difícil encarar as pessoas após assistir aos seus medos, desejos e fantasias mais profundas. Alguns pesadelos eram tão apavorantes que a deixavam impressionada. Mas apavorante mesmo foi o momento em que as pessoas começaram a enxergá-la durante os sonhos e a lhe pedir ajuda, e de mera expectadora, ela descobriu que podia ser participante...

Fiquei agoniada com a Janie cada vez que ela era sugada para um sonho e não podia fazer nada, em que as pessoas lhe pediam ajuda e ela não sabia como ajudar, em que o sonho era tão apavorante que ela ficava paralisada. E, claro, não consegui evitar desenvolver uma quedinha pelo Cabel. O solitário, misterioso e surpreendentemente atencioso Cabel. Tive tanta vontade de colocar ele no colo... E no final das contas, o segredo dele era algo que eu não imaginava.

Resenha completa no blog:

Nanda Cris 15/06/2011

Muito Bom!
Há tempos não lia um livro "sobrenatural" tão legal.
O começo é meio confuso, mas conforme vamos pegando o ritmo da leitura, nos adaptamos ao modo como a autora escreve e então o livro flui rapidamente.
Não há anjos, não há vampiros. Há apenas uma garota que entra no sonho das pessoas sem querer e não sabe o que fazer nesses momentos. Ah, mas isso ela vai descobrir.
Tem os encontros-desencontros no romance (senão não tinha graça, né?), mas tudo termina bem quando acaba bem.
Recomendo. Estou correndo agora para ler Fade!

Rafaela 27/06/2011

Uma nova proposta literária.
Janie Hannagan adentra os sonhos alheios quando pessoas dormem no mesmo ambiente em que ela se encontra. E Wake nada mais retrata do que a pertubação da protagonista com relação a este dom que lhe fora concedido, e como ela deverá agir para que possua controle sobre ele. Mesmo com pouco dinamismo, a autora nos retem através do doce sentimento que cria para a personagem por Cabel Strumhelle. Tornando-se irresistível nao querer saber o que nos conta o livro até a sua ultima página.

Como havia dito em meu histórico de leitura, Wake, inicialmente, não traz tanto anseio literário. Justamente por essa mistura de primeira e terceira pessoa, e a frágil definição de seus personagens. Lisa McMann, no entanto, teve a audácia de fugir dos paradigmas sobrenaturais (vampiros, imortais, anjos...), e ainda sim, nao foi infeliz em sua venda de exemplares, sendo Bestseller do THE NEW YORK TIMES, dentre alguns prêmios em 2008 e 2009. Isto apenas afirma que a geração atual de leitores está cada vez mais flexível a outros gêneros, permitindo-lhes conhecer outros mundos desmistificados, que não o que estamos acostumados como a era Crepúsculo, etc.

Leitura acessível a todos, diferente, nao menos instigante que tantas outras de sucesso. Vale a pena conferir, até porque palavras nunca fazem mal em excesso (rs).

Lana 23/07/2010

A maneira da autora escrever é um pouco diferente e estranha.

O livro é meio cansativo...No meio você entende a lógica de tudo, mas ainda assim continua parecendo que não vai chegar a lugar nenhum.

Não é um péssimo livro, e o Cabel é um fofo, mas deixa muito a desejar.

And 10/09/2010

Acorde e leia !
Nossa, muuuuuuuito bom! *---*
Fantástico esse livro. Imagine você entrando e observando os sonhos dos outros? VIXE.
Mas já pensou você ser um dos participantes do sonho!? *o* TENSO
É isso acontece com Janie.

Bah 17/02/2011

Wake up, Lisa!
A história é realmente interessante, os personagens são muito legais.
Janie é uma garota de 17 anos que - desde os 8 - entra, sem querer, nos sonhos das pessoas e quando isso acontece ela se "desliga" do mundo. Os pesadelos, pra ela, são o piores tipos de sonho, suas mãos e pés ficam dormentes e, para quem a está vendo, parece que ela está tendo uma convulsão. Cabel é um garoto atrasado na escola, e o pesadelo dele é um dos piores que Janie já entrou e isso a assusta, mas ao mesmo tempo ela gosta dele. Agora ela precisa aprender a controlar-se e a ajudar as pessoas nos sonhos.
Gostei especialmente de Cabel. Seu visual é lindo e ele um fofo. *-* Janie é bem madura e legal. Até da mãe de Janie, que mal aparece, eu gostei.
Porém, achei o jeito que Lisa escreveu muito vago. Direto demais, sem se aprofundar muito nos sentimentos dos personagens. E a tradução (péssima) não ajudou muito. Talvez o original, em inglês, seja melhor.

FL%P&R@M@ 11/08/2010

Wake foi um livro que me fez superar o preconceito que sempre tive com livros narrados em 3ª pessoa. Até então, não gostava deste estilo narrativo porque não conseguia me envolver com a narração feita por um interlocutor. Mas a estrutura dramática é construída de uma forma que torna impossível não se envolver com a história.

Wake é estruturado como uma coletânea de recortes da vida da protagonista: Janie Hannagan. Acompanhamos flashes de sua vida desde que ela começou a ser sugada pra dentro dos sonhos das pessoas aos 8 anos de idade.
Sempre que alguém cochila próximo de onde ela está, Janie literalmente apaga e torna-se espectadora do sonho ou pesadelo da pessoa. Na maioria das vezes são sonhos inofensivos, mas em outros momentos ela é obrigada a viver situações agonizantes sem poder escapar.

Como se isso não bastasse, ela ainda tem que aprender a sobreviver na miséria com uma mãe alcóolatra que a ignora completamente.

Por conta dos sonhos ela se isola de todos e não tem amigos, até que uma garota chamada Carrie se torna sua vizinha e melhor amiga.
Com medo de ser chamada de louca, Janie nunca contou sobre sua "maldição" pra ninguém, nem mesmo pra Carrie ou sua mãe. Ela está convencida que nunca vai poder revelar seu segredo e que ficará sozinha pro resto da vida.

Quando está com 17 anos ela arranja emprego num asilo, ajudando a cuidar dos idosos. Com o dinheiro que recebe compra comida e paga algumas contas da casa, já que a bolsa auxílio que sua mãe recebe do governo cobre apenas o aluguel e as garrafas de vodca que sustentam seu vício.
Batalhando pra sobreviver com o pouco que ganha arduamente no trabalho, ela ainda consegue economizar uma parte pra fazer faculdade.

Por usar roupas velhas Janie é constantemente humilhada pelas meninas ricas da escola. Num dia, quando está sendo alvo de mais um comentário maldoso, ela é comparada ao garoto problema do colégio: Cabel Strumheller.
Pobre como Janie, ele também anda com roupas surradas e pelo seu jeito “largado” todos pensam que é um drogado.

Mas Janie não se importa, ela consegue ver além da aparência de Cabel. Os dois se identificam por terem vidas parecidas e ela percebe que Cabel também esconde um grande segredo.

A grande angústia de Janie é que não consegue interferir nos sonhos, é obrigada apenas a observar sem poder fazer nada. Mas quando um pesadelo terrível se torna frequente e a pessoa (que ela não consegue ver o rosto) lhe pede ajuda desesperadamente, Janie decide que enfrentará seus próprios medos para ajudar.

Wake é um livro que desperta vários sentimentos. Me emocionei com a história de vida de Janie, ela não é só mais uma garota mimada (como estamos acostumados a ver em livros YA). Com tantos dramas pessoais, ela acaba amadurecendo rapidamente e se torna responsável por sua sobrevivência. Não sei muito sobre a vida da autora, mas a narração é tão real que fiquei imaginado se a própria Lisa ou alguém que ela conheceu talvez tenha passado por algo semelhante.
O ALTOR: LISA MCMANN ALEM DE SEU FILME O LIVRO TAMBEM FOI LANCADO E PUBLICADO COM 208 PAGINAS DA SERIE : WAKE.

A combinação perfeita de emoção e suspense prende a atenção até o fim e quando termina, fica aquela vontade louca de ler a continuação. De verdade, estou me segurando pra não baixar o ebook e esperar os outros livros da trilogia: Fade e Gone, que a Novo Século lançará ainda este ano no Brasil.

Ah! Já estava me esquecendo de avisar que a edição brasileira tem 2 surpresas para os leitores ao final do livro: uma cena muito importante narrada pelo ponto de vista do Cabel e um trecho de Fade.

Meu único arrependimento é não ter descoberto esta série antes. Já entrou pra minha lista de favoritas.

Os direitos do livro já foram comprados e vai virar filme, citaram até Miley Cyrus para viver Janie no cinema, mas ainda não há nada certo. Pra ser sincera, não vejo Miley como Janie, a personagem é forte, desbocada, sofrida. Nada contra a Miley, mesmo não curtindo o estilo musical dela, gostei da atuação em A Última Música. Mas acho que quem ler o livro vai concordar comigo que ela simplesmente não tem nada de Janie.

Mone 13/08/2010

Li de uma vez só... Estava suuuuper curiosa, pois a idéia da autora é mt boa e original. Uma pessoa ser sulgada para o sonho das outras... Mt interessante! Maaaaaaaaaas... Acho que poderia ter sido melhor.
Achei este legal, mas n pretendo ler o restante da trilogia.
Recomendo este pela novidade ponto... Fora isto, é melhor ler outro livro.

Bárbara 29/09/2011

Wake - Lisa McMann
Querem que eu vá direto ao ponto? Janie é uma apanhadora de sonhos.

Ela é sugada para os sonhos das pessoas que estão dormindo perto dela e não consegue ter controle sobre eles. Não consegue sair dos sonhos, não entende o porquê de isso acontecer com ela. Ela só sabe que isso ocorre. E esse é o maior segredo que ela guarda até mesmo de sua própria mãe. Até que ela conhece Cabel, um garoto da escola. Na verdade, até que ela começa a conversar com ele, já que sempre soube quem ele era. Quando ele muda de visual, ela acaba dando uma carona para ele e eles começam a conversar.
O que Janie não sabe é que já esteve em um dos sonhos de Cabel.

O início do livro me deixou super confusa. A narração da Lisa é diferente das narrações com as quais eu estou acostumada. Ela escreve como se fosse no presente, falando o que a pessoa está sentindo ou fazendo na hora. Eu não gosto muito quando o livro é narrado no presente, tanto que reclamei bastante de Bubble Gum. Mas, diferente da narração da Lolita Pille, depois de um tempo eu acabei me acostumando ao jeito que a Lisa escreve – e gostei. Gostei tanto que devorei o livro – literalmente.
São poucos os livros que leio em apenas um dia. Wake entra nessa lista.

Tati 09/10/2010

Eu gostei desse livro, mas não amei e nem me surpreendeu muito! Ainda não tenho certeza se vou continuar comprando a trilogia, pois a leitura não é tããão empolgante quanto eu imaginava!

Michy (VPL) 24/08/2010

Confuso, mas interessante
Como todo leitor de Wake, também tenho meus 'prós' e 'contras' (sendo que muitos leitores só tem 'contras'...). Ainda não sei se acho legal essa leitura em 3ª pessoa, pelo menos da forma em que foi tratada no livro. Confesso que achei a narrativa um pouco pobre, com muitos erros de ortografia e concordância, mas no resumo geral até que gostei da história. Talvez por ter um final não tão esperado por mim, tenha achado interessante.
No início, tudo ainda é meio confuso. Janie Hannagan é uma adolescente de 17 anos que conta como passou a ter o 'dom' de ser sugada para os sonhos das outras pessoas. Desde que tinha 8 anos, quando teve sua primeira experiência ao entrar no sonho de um desconhecido, ela tem que conviver com isso.

"Janie teve apenas alguns problemas na escola, dos quais se livrou por um triz, antes da escola secundária. No entanto, quanto mais velha, com mais frequência seus colegas de classe dormem. E quanto mais crianças dormem, mais confusão trazem para Janie. Ela tem de fugir, acordá-los ou arriscar-se a sofrer as consequências."

Leia o restante no blog: http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

Tempestade 02/08/2010

Bonitinho...
O livro vai se tornando interessando progressivamente, por isso, se vc começar a leitura, não desista. Não me arrependi de continuar a lê-lo. É meigo o romance entre Janie e Cabel, a forma como se preocupam um com o outro e se entendem... pena q a narrativa seja tão 'econômica'. Bem, é isso.

Ciro 16/01/2012

Ideia boa, autora fraca
A idéia do livro é boa, é um livro fácil de ler. No entanto, não gostei muito do estilo da autora - a tradução também não ajuda.

O que me decepcionou mesmo foi que o livro é as vezes muito juvenil - algo tipo Crepúsculo (falando do filme, porque o livro eu não li), com personagens adolescentes na minha opinião vazios.

De qualquer forma, estou lendo a sequencia - FADE.

Lady 13/11/2010

Sabe quando você lê um livro e percebe que ele sai do nada pra lugar nenhum? Com Wake foi assim. Eu esperei o livro todo que alguma coisa acontecesse, qualquer coisa, que um enorme segredo se revelasse, que houvesse algum clímax. Não veio.
O pior de tudo é que o tema sobre o qual Wake se baseia é super original e muito legal, e a autora poderia ter trabalhado um monte de coisas em cima disso. Mas nada acontece durante praticamente 200 páginas. Sem contar que a narrativa da autora Lisa McCann é totalmente diferente e, pelo menos pra mim, muito chata; o livro todo é narrado na terceira pessoa, mas no presente. Foi como ler um roteiro. E não era um roteiro muito legal.
O único ponto positivo do livro é que os personagens são muito reais. Desde o protagonista até os secundários, todos são muito críveis, podendo ser qualquer pessoa. Mas acho que foi o único lado que me cativou.