Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Jordana 04/08/2010

Estava meio receosa para ler esse livro devido às opiniões divergentes dos leitores. Mas eu me surpreendi e gostei muito do enredo. Principalmente porque acho fascinante esse universo dos sonhos.
A história começa relatando etapas da vida da protagonista, Janie, desde seu primeiro contato com os sonhos alheios. A forma direta e pouco detalhada da autora pode ser um pouco irritante (e muitas vezes confusa) para quem está acostumado as narrações em 1ª pessoa, mas nao acho que seja um fator que vá depreciar o livro.
Enquanto estuda, trabalha o quanto pode para juntar dinheiro para a faculdade e ainda sofre diariamente com os sonhos que lhe "atacam" a todo momento ela ainda consegue encontrar tempo para um romance. E aí que entra Cabel, quem realmente deixa a historia interessante.
Ele entra como o cara misterioso mas confesso que me decepcionei com o seu "misterio", esperava algo mais sombrio... Ou talvez eu só esteja muito influenciada por vampiros, anjos e afins.
Como uma fã de narrações em 1ª pessoa eu adoraria uma narração mais elaborada e detalhada da história, mas é esperar pelos proximos livros e ver se melhora

And 10/09/2010

Acorde e leia !
Nossa, muuuuuuuito bom! *---*
Fantástico esse livro. Imagine você entrando e observando os sonhos dos outros? VIXE.
Mas já pensou você ser um dos participantes do sonho!? *o* TENSO
É isso acontece com Janie.

Tati 25/07/2010

FALTA ALGUMA COISA
Bom vejamos, o enredo dessa serie é beem bacana (uma apanhadora de sonhos), mas a meu ver o dema não foi muito desenvolvido pela a autora, vc chega no final do livro e pensa "é só isso", ela da um desfecho muito rápido a estória fica um pouco sem sentido as coisas meio que não se ligam o romance de Janie não convence muito, e o livro tem uns problemas de pontuação que atrapalham um pouco a leitura. Mesmo com todos os problemas acho que é um livro que merece se lido pq o enredo é muito bom e como se trata de uma serie sempre fica a esperança que os proximos sejam melhores e que a estória seja melhor desenvolvida.

Vanessa 10/08/2010

A Decepção Não Poderia Ser Maior
Resolvi ler este livro porque se tratava de uma história nova, confesso que eu ainda não havia lido nada do gênero. Uma adolescente que pode entrar nos sonhos das pessoas, algo absolutamente sem controle para ela, tendo que viver os mais íntimos sonhos e os piores pesadelos das pessoas. As críticas que li a respeito de Wake (Despertar)foram muito positivas, e por isso me convenci a lê-lo. Porém, minha decepção não poderia ser maior, pra ser sincera não abandonei o livro porque sou extremamente persistente e curiosa, e no fundo tinha esperanças que o mesmo se mostrasse mais interessante. A narrativa é muito ruim, mas não falo isso porque está em terceira pessoa, simplesmente porque há momentos em que não fica claro se é a personagem quem está falando ou se é o narrador quem fala, narrativa em terceira pessoa é ótima, desde que seja bem feira. No mínimo confuso, a história é desenrolada de forma muito objetiva, o que não é ruim, desde que seja bem escrito, o que não acontece aqui. Assim perde-se detalhes e o livro fica realmente "pobre". Talvez tenha ficado muito decepcionada por esperar demais da história em si, mas na verdade acredito que faltou mesmo paixão na escrita, a autora não me convenceu, as explicações não me convenceram, os acontecimentos não me convenceram. Duvido muito que lerei os outros dois da trilogia. Agradeço por ter adquirido o livro através de uma promoção. Assim não lamento ter gasto dinheiro demais num enredo tão fraco.
Não recomendo.

deniseayres 25/07/2010

Wake - despertar
Janie é uma menina pobre, discriminada, não sabe quem é seu pai e ainda tem uma mãe Off, que vive bêbada. Acha que é mto problema??
Nãoooo, o problema maior que ela tem na vida é um estranho fenômeno que a suga para os sonhos de quem quer que esteja dormindo ao seu lado.
Com isso, além de viver experiências involuntárias em horários pertubadores, ela ainda passa a conhecer intimidades que não gostaria dos que a rodeiam.
Como uma coisa puxa a outr, ela ainda se apaixona por um rapaz também problemático. Um suposto traficante de drogas... é mto pra cabeça dela.
Esse é o enredo dessa inusitada história.
Foi difícil entrar na história, a escritora optou por fazer como uma agenda de acontecimentos, narrando a história hora a hora, no começo achei muito confuso. Mas depois da página 61 comecei a me envolver.
A entrada de Cabel torna tudo muito mais interessante, além de você se perguntar "qual é a do rapaz" você torce que ele amenize tanto sofrimento eu ela passa.
Para a leitura desse livro tens que ter a mente aberta, pois se você se ligar a sua própria experiência oniríca "não vai rolar".
Creio que nunca acompanhamos tantos sonhos organizados e próximosa da realidade. Freud ficaria extasiado.
Mesmo assim, creio ter valido a leitura!!

Nessa 27/08/2010

Fique de olhos bem abertos
Sabe aqueles livros que você começa a ler por pura falta de opção, mas que no final das contas, você acaba se envolvendo com a história de tal maneira que não para mais? Foi assim com Wake.

depois do fracasso de abandonar "Sussurro" (Não consegui terminar de ler aquele livro chato), comecei a ler Wake por pura falta de vontade, com medo que fosse mais um livro chato! Mas não. O livro é bem dinâmico e mexe com uma coisa que poucas pessoas conseguem escrever bem: Sonhos.

Imagina você ser sugado para o sonho das pessoas e achar que isso é uma maldição? Acontece isso com a Janie. Uma garota de 17 anos que é "Apanhadora de Sonhos", como uma amiga resolveu chamá-la.

Janie precisa primeiro, saber de todo seu poder, que pode ajudar as pessoas em seus sonhos! E ela só se dá conta disso quando entra no sonhos (ou melhor pesadelos) de Cabel, um garoto solitário como ela. Eles acabam descobrindo que são perfeitos juntos, Cabel, já nutria uma paixãozinha por ela, só não sabia como fazer para demonstrar isso.

Depois disso, Janie, confusa em relação ao que sentia por Cabel, precisa encontrar forças para entrar nos sonhos das pessoas e fazer algo produtivo para isso.

Em meio a tudo isso, ela trabalha dois turmos para juntar dinheiro para ir para a faculdade! Ela tem uma mãe alcoolatra e não quer ficar tão distante assim dela!...

É uma história lírica, româtica e boa de se ler! Sem personagens chatos e irritantes!

Eu aconselho

cristianepf 25/07/2010

Rapidinho
É muito pequeno, li em 5 horas. Comprei porque a história parecia interessante, mas achei tão rápido que mais parece mais uma introdução. Talvez por isso mesmo achei que tinha poucos detalhes e a maneira como a autora escreve é meio vaga, não deixa o leitor se apegar em nenhum personagem.

Me lembrou um pouco de "Crepúsculo" pois além de ser direcionado para adolescentes as duas autoras parecem dar atenção a detalhes pouco importantes, como banalidades do dia-a-dia. Mas este é pior ainda porque parece que a autora tem uma boa história para contar mas não tem muito talento pra isso. Acaba ficando simplista demais.

"Bebe o suco e o leite.
Come o sanduíche.
Não olha para Cabel.
Nem fala com ele."

Nada contra, mas muito longe de ser um favorito.

Lu 19/09/2010

Wake é penetrante.
Oito horas de leitura, sem parar.
Por mais que a narraçao seja um tanto vaga, permite imaginar as cenas exatamente do jeito que o leitor deseja.
É um tipo de livro diferente, do qual é impossivel largar.
A medida que a história se desenrola, você só consegue passar as paginas, lendo as palavras, querendo saber o final.
E o final, ah, o final. Simplesmente inesperado.
Realmente nao sei exatamente o que dizer.
Janie é totalmente cheia de problemas e ela consegue equilibrar de uma forma que esforçadamente muitos nao conseguem. O que deixa de mensagem - para mim - que só precisa de força de vontade e interesse.
O que Cabel faz? Simplesmente a ajuda nisso tudo.
É um romance simples, calmo, lindo e muito bom.

Pamela V 10/02/2011

De regular a bom
Primeiro que eu nao gostei da narrativa em 3 pessoa, ficou muito pobre, se fosse em 1° poderia ter tido muito mais detalhes. As ações são simples, pouco impacto, sem atitudes e muitas vezes irritante.
A personagem em pleno sec xxi, nos eua onde a net é desenvolvida desde os anos 80, nunca pensou em na propria escola acessa-la para tentar descobrir o que ela tem, ou que é, se tem outras pessoas iguas a ela. So vai procurar pelo assunto na biblioteca dps de receber uma carta de uma falecida de onde trabalhava dizendo a ela o q realmente ela é e ainda era igual a ela.

A escritora parece q esta por fora da personalidade dos adolescentes ou pelo menos 95% delas ignoram o fato que eles tem hormonios e jamais ficariam imoveis (ou dormindo tendo ela entrando nos sonhos dele ou ele jogando sonhos pra ela!?) ao lado um do otro, em uma cama, sem mãe, pai para incomodar durante uma noite inteira,semanas ou pro resto da vida!!
É o q mais me irrita.

Bah 17/02/2011minha estante
Apesar de ter gostado do livro eu concordo com seu ponto de vista. Pensei isso também. ^^

Gil 14/12/2011

A história começa quando Janie tem 8 anos, foi quando seu dom apareceu pela primeira vez, mas é com 17 anos que a história realmente começa. Ela mora na parte pobre da cidade e por não ter muito dinheiro, até para comprar comida e roupas novas, ela é humilhada por algumas garotas e por isso não tem muitas amigas, até que a nova vizinha Carrie, torna-se sua amiga. Na escola, Janie aproxima-se de Cabel, um garoto cuja reputação não é muito boa e algumas coisas que ele faz não é certo, mas nem tudo que parece realmente é. A mãe de Janie permanece bêbada durante todos os dias e Janie não se preocupa mais com isso, apenas tenta levar sua vida e os estudos, pois quer ir para a faculdade, por isso começa a trabalhar.

Janie fica vulnerável e fraca, toda vez que sai de um sonho, pois ela é sugada, literalmente, para um sonho alheio e toda vez que alguém dorme perto dela, ela desmaia participando integralmente do sonho ou pesadelo desta pessoa, sentindo as mesmas emoções em questão e mesmo querendo não consegue escapar, pelo menos até que aprenda a controlar, se isso for possível. O enrendo não fica só nisso, em Janie vivenciar os sonhos das pessoas e no romance que surge, há uma trama policial, na tentativa de desvendar quem comanda o tráfico de drogas.

A narrativa é em terceira pessoa e os personagens são ótimos, Janie é forte, decidida e mesmo gostando de Cabel, ela toma as rédeas da sua vida e não fica dependente dele, como algumas personagens (eh garota!). Já Cabel, ele é um fofo, parece um bady boy sensível e com sentimentos, adorei ele, e mesmo quando está afastado de Janie, ele cuida dela sem ela saber. O tempo é contado como em um diário, data e hora e não em capítulos como vemos. Os fatos ocorrem no momento certo e não tudo de uma vez no fim e até quando ela está nos sonhos das pessoas, tudo é bem descrito e não deixa pontas. O mistério é resolvido, assim não ficamos ávidos pela continuação, mas acontece um fato novo na vida de Janie, o que nos faz querer saber como será a vida dela dai por diante. Super recomendo esse livro, o enredo é inovador, e os personagens cativantes. O livro é fino e a leitura flui muito bem. Acho que a capa tem tudo a ver com a história. Ele entrou para meus favoritos.

Mania de Ler 06/08/2010

A vida não é fácil para Janie. Ser adolescente não é fácil. Ser uma adolescente pobre e filha de uma mãe alcoólatra e mais difícil ainda. Agora junte a tudo isso o fato de Janie possuir um dom/maldição que faz com que ela se sinta ma aberração.

Todas as vezes que alguém dorme em um mesmo ambiente que Janie ela é sugada para dentro dos sonhos desta pessoa. Ela simplesmente não pode evitar. Seus olhos perdem o foco, suas mãos e pernas adormecem e se for um pesadelo seu corpo todo sofre com isso, como se ela estivesse tendo um ataque epilético.

Janie não pode e não quer confiar seu segredo a ninguém, nem mesmo sua única amiga Carrie.

Ma a vida de Janie está prestes a mudar. Ela deixara de ser apenas uma expectadora dos sonhos alheios e se tornara uma participante, o que será ao mesmo tempo uma experiência horrível e encantadora.

É no meio de toda essa confusão que Janie se envolverá com Cabel. Um garoto meigo que tem um profundo carinho por Janie e que como ela esconde um grande segredo.

Será que eles conseguirão confiar um no outro, ou este relacionamento já está destinado ao fracasso?

Thaís 27/08/2010

Diferente
ake muda definitivamente o protótipo de escrita dos livros. Nele você não encontrará longas cenas descritivas, analises emocionais ou explicações sobre diversas coisas. O livro é curto e direto. Sem enrolação a cada página somos apresentados a algo novo, o ritmo dele é alucinante, parece que em momento nenhum a história para.

O livro não tem uma crise, ou algo de muito ruim que acontece. É uma espécie de caminhada de Janie pela descoberta de seus poderes. Outro ponto para o livro é o fato de que o livro é centrado em Janie, a paranormal. Eu realmente me identifiquei com ela. Ela é tão sofredora e luta tanto para realizar suas metas que não tem como não admira-la. A anormal do livro é Janie e o tema tão utilizado no momento no genero "do garoto esquisito, perfeito, obscuro e que é lindo de morrer" não é usado aqui. Mas é lógico que tem um menino na história (sempre os meninos... vivemos sem eles?). O deste livro é Cabel, um garoto da escola de Janie que se transforma de um ano para outro, mas que também guarda alguns segredos. Eu levantei as mãos para o céu de não ter que ler outro livro (por enquanto), onde o amor por uma criatura sobre natural predomina.

Felizmente ou infelizmente o romance não é muito explorado no livro, nem o romance e nenhum outro sentimento. Isso talvez seja um ponto negativo para a história, já que a autora acabou por abrir mão de muitas explicações sobre os personagens e suas vidas. Eu senti falta de explicações sobre o relacionamento de Janie com sua mãe e com Cabel. Felizmente eu ainda amo livros enormes e com diversas descrições. O livro é curtinho (para mim 200 paginas com letras grandes é um livro pequeno) e quando você menos espera a história já acabou.

Veja um post completo no meu blog http://obsessaoliteraria.blogspot.com/2010/08/wake-de-lisa-mcmann.html

Cacá 06/03/2011

Janie era uma garota comum, estudava, trabalhava para juntar dinheiro para a faculdade. Vivia com a mãe alcoólatra que não fazia nada além de esvaziar garrafas de bebidas e as deixar espalhadas pela casa. Mas o maior problema de Janie era a hora de dormir. Não a hora em que ela dormia, mas se alguém dormisse no mesmo cômodo que ela. Janie era sugada para dentro do sonho das pessoas e ficava presa neles, na maioria das vezes paralisada, enquanto o sonho durasse. Alguns sonhos eram íntimos demais, embaraçosos, aterrorizantes. E ela não podia fazer nada além de assistir e esperar a pessoa acordar. E como era difícil encarar as pessoas após assistir aos seus medos, desejos e fantasias mais profundas. Alguns pesadelos eram tão apavorantes que a deixavam impressionada. Mas apavorante mesmo foi o momento em que as pessoas começaram a enxergá-la durante os sonhos e a lhe pedir ajuda, e de mera expectadora, ela descobriu que podia ser participante...

Fiquei agoniada com a Janie cada vez que ela era sugada para um sonho e não podia fazer nada, em que as pessoas lhe pediam ajuda e ela não sabia como ajudar, em que o sonho era tão apavorante que ela ficava paralisada. E, claro, não consegui evitar desenvolver uma quedinha pelo Cabel. O solitário, misterioso e surpreendentemente atencioso Cabel. Tive tanta vontade de colocar ele no colo... E no final das contas, o segredo dele era algo que eu não imaginava.

Resenha completa no blog: